Quais Suas Chances De Conseguir O Green Card?

suas chances de conseguir o green card

Digamos que seu sonho seja morar nos Estados Unidos. Você já parou para pensar quais são suas chances de conseguir o green card (ou seja, o cartão de residência permanente que permite que você more e trabalhe nos Estados Unidos indefinitivamente)? É sobre isso que falaremos nesse artigo.

Imigração é um dos tópicos que mais geram polêmica nos Estados Unidos. E embora nos últimos anos muito tenha sido falado sobre a reforma imigratória,  nada saiu do papel ainda.

Se você quer imigrar para os Estados Unidos, tem que saber como funciona o processo imigratório para a obtenção do Green Card, em outras palavras, quem é que tem direito a um lugar na “fila do green card” e o período que  o portador do green card tem que esperar em média até obter a cidadania americana.

O infográfico abaixo motra os tipos de processo e vistos (incluindo o de noivos de cidadãos americanos). Uma pergunta muito comum por parte de nossos leitores, inclusive.

Muitos americanos desconhecem o  sistema imigratório deles e por isso costumam ignorar a importância de qualquer reforma imigratória. Na sua ingenuidade, muitos deles acham que se o presidente construir um muro por toda a fronteira do México com os EUA, os problemas imigratórios se acabam de vez… o que não é bem verdade pois imigrantes ilegais entram no país por várias maneiras e alguns até legalmente!

Americanos deveriam procurar entender mais sobre o assunto. Inclusive se você mora nos EUA e conhece americanos e eles não entendem porque a vida de imigrantes é complicada ou acham que isso tudo é frescura, indique o gráfico abaixo para eles rsrs já que ele está em inglês, eles vão entender.

Se você quer saber quais suas chances de conseguir o Green Card e a cidadania simplesmente siga as instruções da imagem abaixo:

Obs.: Lembrando que o tempo de demora listado em cada caso pode variar. Isso é só para ter uma idéia. Clique na imagem para aumentá-la e seu browser abrirá outra janela. Siga as instruções da  imagem. As instruções estão em inglês.

Quer saber se você tem chances de conseguir um Green Card e como funciona o processo? Clique na imagem e siga as instruções da mesma. Imagem via loveinfographics

Quais suas chances de obter o green card e seu tempo de espera pela cidadania de acordo com o gráfico? Já tem o green card e/ou a cidadania? Como você conseguiu? Conte para nós nos comentários abaixo.

Imagem por polytikus via flickr

gráfico por loveinfopgraphics

Quero saber mais sobre imigrar para os EUA!

Gostou do Post? Compartilhe!

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

43 thoughts on “Quais Suas Chances De Conseguir O Green Card?

  1. Bianca

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida:
    Minha tia é casada com um americano e já possui a cidadania americana.
    Isso pode facilitar minha entrada no país, no caso de eu estudar, arrumar um emprego, etc?
    Agradeço desde já.

  2. Lu

    Bianca,

    Geralmente possuir parentes (nao interessa se eles sao proximos ou nem tanto) nos EUA costuma dificultar a obtencao de vistos. Falando nisso… Vc por acaso usou a imagem do artigo para saber cmo seria seu processo?

    Se vc vem para estudar vc nao pode trabalhar aqui. Ha poucos vistos de estudantes que permitem que o aluno trabalhe e mesmo assim eles especificam onde o estudante pode trabalhar e quanto tempo semanalmente e etc, ou seja, mesmo se vc conseguir trabalhar com visto de estudante, vc ganhara pouco e sera de forma bem restrita. Trabalhar for a das estipulacoes do visto de estudante que permite trabalho da problemas.

  3. Bianca

    Lu, muito obrigada pela sua resposta.
    Eu analisei a minha situação na imagem que vc postou. Tenho parentes americanos, mas eles não são pais, marido, filhos, irmãos, etc. É minha tia. Por isso, acho que não me enquadro na categoria de “imigrante legal” com permissão para ficar no país.
    Sou graduada em Direito aqui no Brasil e sei que é impossível validar meu diploma nos EUA.
    Por isso, pensei em fazer um curso de paralegal na Carolina do Sul (Estado que minha tia mora), e posteriormente, quem sabe arrumar um visto de trabalho.
    Uma dúvida que eu tive, é se eu posso ir praí com meu visto de turismo, arrumar um emprego informal, p. ex, numa loja, e com isso, alterar o meu visto junto ao consulado sem sair dos eua.
    Outra coisa, ter parente como “sponsor” ajuda a arrumar emprego?!
    Muito, muito obrigada.

  4. Celso

    Oi Lu! No infográfico em uma dos quadradinhos tá escrito: ”Those who receive H-2A or H-2B temporary visas fory seasonal work cannot transition to a green card.” E no seu artigo: ”Vistos que mais dão chances de conseguir o green card” você fala que o H-2B é um dos vistos que permitem a posse do green card mais facilmente! Fiquei confuso! Num post fala que o H-2B é recusado para transição para green card… no outro fala que ele é um dos melhores para acesso ao green card… Poderia me esclarecer essa dúvida? Não quero passar por nenhum problema quando for pedir o meu greencard rsrs. Regards!!

  5. Lu

    Olá Celso,

    Você tem que checar isso no site do consulado americano no Brasil, na secao de vistos, e/ou no site do USCIS. As leis imigratórias não são estáticas e os dois artigos foram postados em épocas diferentes. A melhor maneira de saber é se informar nos sites oficiais, inclusive recomendo que quem quer tirar qualquer visto fique sempre ligado nas notícias de imigração, muita coisa pode mudar ainda esse ano.

    Sucesso!

  6. Gabriel Miranda

    Ola’ Lu , gostaria de uma pergunta, a mais ou menos dois anos e meio eu recebi uma resposta que tenho o meu i-130 aprovado, minha mae e’ residente permanente e esta em processo para se tornar cidada americana, eu nunca vivi ilegal nos EUA , e gostaria de realizar estudos la, porem como a fila para filhos maior de 21 e muito longa , estou dando entrada no F1 e ja possuo meu i-20 em maos, devo levar a carta de aprovacao do i-130 para a intrevista? as minhas chances de estudar la’ serao menores por ja ter o processo de imigracao em andamento ?
    Obrigado pela ajuda .

  7. Lu

    Olá Gabriel,

    Só se as coisas mudaram de anos para cá, por que não sei agora. O que costumava acontecer é que se vc está no processo para receber visto de imigrante e tentar qualquer outro visto, ele era negado. A lógica detrás disso é a seguinte: Se vc tem um parente que pediu um visto de imigrante pra vc por que é que vc iria vir somente estudar aqui? Entende? Eles pensam que vc provavelmente vem para ficar de vez. E mesmo se ela não tivesse aplicado para vc e vc tentasse pegar outro visto ia dar na mesma. Por isso que digo que ter parentes próximos aqui às vezes atrapalha.

    Ah, e não precisa nem levar o formulário do I-130 para a entrevista eles já sabem que vc tem esse processo pendente e nem pense em mentir se eles te perguntarem. Se vc quiser tentar, tente mas as probabilidades de conseguir são poucas.

    Boa sorte!

  8. Neusa Appler Siegel

    Lu, amo seu Blog que acho super bem bolado, so queria retificar um pequeno detalhe no quadro sobre o Green Card. Realment 1 milhao de dolares e o minimo exigido mas nao como ‘investimento” o candidato tem que abrir um negocio que empregue cerca de 10 Americanos, se voce checar bem no USCIS me parece que ate tem um minimo de horas semanais de trabalho para cada funcionario ( acho que sao 35 horas semanais ) dai so com salario ja vai haver uma demanda enorme de gastos,

  9. Lu

    Olá Neusa,

    Obrigada pela retificação. abcs

  10. Felipe

    Gostaria de saber como eu consigo o visto de trabalho, eu apenas queria trabalhar e viver que tipo de documentação eu presizo, apenas o visto ja esta bom, não tenho famila nos estados unidos e

  11. Lu

    Olá Felipe,

    Vá ao site do consulado americano no Brasil, na secao de vistos de trabalho. Eles explicam tudo. Sucesso!

  12. delma c. da rocha pinto

    oi lu, quero esse ano de 2014 passar final do ano nos estados unidos. quais os documentos para tirar o visto, e quanto tempo demora? obrigada

  13. Lu

    Olá Delma,

    Vá no site do consulado americano no Brasil, eles explicam todo o processo e o que você precisa fazer. Quanto ao tempo de espera, vai depender da carga de trabalho do consulado. Pode variar, mas ultimamente o processo anda bem mais rápido. Feliz ano novo pra você!

  14. Wesysol

    Oi Lu 😀
    Primeiro quero ir de visita mesmo, mas depois planejo morar lá. Não tenho parentes, nem nenhuma habilidade especial, e segundo a imagem, não tem como eu viver lá! E agora? Bem, pretendo hoje, me formar em Engenharia Civil, isso já é algo?

  15. Lu

    Olá Wesysol,

    Sim, é algo interessante já que essa área tem alta demanda aqui e dá maiores chances futuras de obter um visto de trabalho, quem sabe. Sucesso!

  16. Bia

    Sou uruguaia , moro no Brasil com RNE há 42 anos e tenho uma filha brasileira de 18 anos. No próximo mês me caso um americano e vamos morar em NYC. Como seria o visto para minha filha? e qto tempo demoraria? O que seria melhor ela entrar como uruguaia ou brasileira?

  17. Lu

    Olá Bia,

    Você virá ou com visto de casada (se vocês se casarem no Brasil) ou com visto de noiva Escrevi sobre ese visto aqui: (se você se casar aqui nos EUA), sua filha vem como acompanhante do seu visto e portanto ela tem que ser incluída no seu processo. Você pode ler os detalhes de como isso funciona no site do consulado americano no Brasil e seu futuro marido pode se informar do que ele precisa fazer no site do USCIS.gov. Também recomendo que você leia o site do USCIS.gov, inclusive eles tem uma versão em espanhol da maioria das páginas do site, o que pode te ajudar caso você não saiba muito inglês. Se ela nasceu e viveu a vida toda no Brasil, não vejo por que entrar como uruguaia, por que ela tem usar os vínculos do país no qual ela mora por que mesmo se ela nasceu no Uruguai e tem passaporte uruguaio, os vínculos dela estão no Brasil e cada caso é único, o fácil ou difícil não depende só da nacionalidade, por que o processo é igual para todo mundo.

    Sucesso!

  18. vanessa

    oi lu
    se eu for pros estados unidos com visto de turista e conseguir arranjar um emprego simples (já que não tenho nenhuma faculdade), o que posso fazer pra mudar meu visto?

  19. Gabriel Gartz

    Olá,

    Fui chamado para uma vaga no EUA, porém ainda não terminei minha faculdade, eles disseram que existe a possibilidade de conseguirem um visto pra mim mesmo assim, porque a minha especialidade é escassa nos EUA.

    Saberia me ajudar me informando melhor como isso funciona? Ou se torna mais fácil eu terminar a faculdade, uma vez que estou no último semestre.

  20. Lu

    Nao, Vanessa, com visto de turista voce nao tem como trabalhar ja que ele nao da autorizacao de trabalho so para passear. O unico visto que voce pode trocar quando tem o de turista e para o de estudante, o qual tambem nao da autorizacao de trabalho.

  21. Lu

    Ola Gabriel,

    Se uma empresa americana ja quer patrocinar o visto de trabalho para voce, pegue essa oportunidade, se eles estao interessados em voce mesmo voce nao tendo terminado sua faculdade, aceite. Eles sabem que voce nao terminou seus estudos, nao sabem? Se eles ainda assim querem voce, e por que eles realmente querem voce como empregado.Quanto a informacoes sobre vistos de trabalho, va no site do consulado americano no Brasil, eles informam tudo sobre o processo. Sucesso!

  22. Nil Heberson Martins

    Lu, a minha namorada está estudando Nurse nos estados unidos, são 4 anos e depois do Nurse ela irá fazer mais 4 anos Medicina, pois nos estados unidos pra fazer medicina a pessoa tem que ter uma graduação primeiro. Gostaria de saber se quando ela terminar o Nurse ela pode tentar um Sponsor para trabalhar como enfermeira e consecutivamente ter um visto de trabalho? Ela pode ter os dois vistos, estudante e trabalho já que ela continuará cursando Medicina? E essas área de Enfermagem é difícil para arrumar emprego ai, visto que ela terá um diploma americano?

  23. juliana menezes

    ola
    dei uma olhada no grafico tb.tenho uma dúvida..to querendo tirar visto de noiva e queria saber se é possível tirar qdo estiver nos eua com outro tipo de visto ou preciso tirar aqui no brasil mesmo? nao consegui encontrar nenguma informação no site se vistos e imigração

  24. Lu

    Não Juliana. Seu noivo tem que pedir o visto de noiva (escrevi sobre esse visto em artigos do blog – dê uma lida) e vocês se casam aqui ou ele ir pro Brasil, se casar com você lá e você vir com o visto de casada. Pra quê complicar as coisas se há vistos específicos pra isso? 😀

  25. Lu

    Olá Nil,

    Acho difícil mas tudo é possível, se ela for uma aluna exemplar e tudo mais, quem sabe. Ela pode se informar sobre como trabalhar com enfermagem no site do bls.gov, eles dão muitas informaçõe e estatísticas sobre isso e também links importantes e entrar em contato com as boards de enfermagem lá listadas. Ela também vai ter que decidir em que estado tentar trabalhar, cada estado tem seus requisitos. Infelizmente não, ela não pode ter dois vistos ao mesmo tempo, com vistos aqui ou se trabalha ou se estuda, a não ser que estejamos falando de au pairs, o que não é o caso da sua namorada. Fale para ela se informar mais no site que indiquei e sucesso!

  26. Francielly

    Olá, tenho 23 anos e moro no Brasil, ja fui aos estados unidos varias vezes com visto de turista sempre ficando o tempo da viagem, de no maximo 30 dias e ja fui com meu visto de estudante e fiquei por 4 meses, o tempo do meu curso. Enfim, tenho muita vontade de ir pra morar e com isso precisaria do green card, tenho um irmao de 38 anos, americano, eu posso conseguir meu green card atraves dele? e eu poderia esperar por esse processo do green card ja morando nos estados unidos ou teria que ficar no brasil ate conseguir?
    Aguardo resposta, desde ja agradeço.

  27. Lu

    Olá Francielly,

    1. “tenho um irmao de 38 anos, americano, eu posso conseguir meu green card atraves dele?”
    Sim, mas você pode ver no gráfico do post acima pode demorar décadas até seu processo sair através dele. Eu cogitaria a possibilidade de outros vistos que dão chances de se obter o GC (alguns de trabalho ou de investidor já que vc não tem outros parentes facilitam a obtenção mais rapidamente). Para isso leia sobre os processos para eles no site do consulado/embaixada americana no Brasil, em português.

    2. “eu poderia esperar por esse processo do green card ja morando nos estados unidos ou teria que ficar no brasil ate conseguir?”
    O visto vem antes do green card e para conseguí-lo você tem que estar no Brasil. Todos processos de visto são consulares, ou seja, tem que passar por um consulado fora dos EUA. Portanto primeiro ocê tem que esperar pelo seu visto no Brasil e dái depois dele concedido vir para cá e depois disso abrir o processo para o green card aqui. Então a resposta para parte da sua pergunta é sim, você vai esperar pelo GC estando aqui mas antes disso você tem que conseguir o visto no Brasil.

    Sucesso!

  28. Gabriella

    Lu, tudo bem?
    Muito bom o blog, ajudou com várias dúvidas, mas ainda tenho uma que não sei se você consegue me dizer.
    Quem pesquisa sabe que é muito díficil conseguir um green card ( quase impossível), e eu não entendo como tem TANTO estrangeiro! Em Los Angeles, o taxista era da indonésia, o funcionário do bar irlandes, o sócio de outro bar italiano, outro brasileiro, rstava difícil encontrar americabo kkkkk.
    Minha dúvida é, como tanta gente consegue viver ilegalmente lá, com tantas complicações. Pensando sempre em uma cida digna, pois existe também muitos casos de abusos para teabalho ilegal etc!
    Alguém consegue me explicar o que essas pessoas fazen?

    Beijoss

  29. Lu

    Olá Gabriella,

    Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog. Não sabemos se essas pessoas que você encontraram estão aqui ilegais, a não ser que elas ou algumas delas te contaram esse detalhe. Eles fizeram isso? Mas posso te dizer que antes de 2001, as coisas eram fáceis, muitos estrangeiros vinham para cá e “iam ficando” e com o tempo conseguiam se legalizar, muito estrangeiros aqui se legalizam antes ainda com a anistia de 1986. Hoje em dia fica muito dicífil vir para cá ilagelmente e conseguir uma vida, pois as leis apertaram as empresas que antes contratavam ilegais a toda. Nunca se deportou tanto imigrante quanto no governo do atual presidente. Se você der uma lida nas dicas de outros brasileiros, alguns dos quais estão aqui há mais tempo que eu inclusive, vai ver o que eles dizem sobre isso nesse post: Dicas de quem mora nos EUA para quem quer morar nos EUA.

  30. Pedro

    Olá luh a minha situação é o seguinte:
    Minha mae pretende se casar no EUA para pode conseguir o visto e assim solicitar o meu visto mas eu gostaria de saber se a minha irmã de 5 meses já pode ter o visto com ela nos EUA e quanto tempo dura para eu receber o visto tenho 14 anos

  31. Lu

    Olá Pedro,

    Se seu pai está vivo e dá a permissão para você e sua irmã (não sei se ela é somente sua meia-irmã) morarem aqui (se ele estiver vivo ele precisa autorizar que sua mãe os traga para cá), seu futuro padrasto tem que colocar o nome de vocês dois no processo do visto de noiva da sua mãe e vocês dois sendo menores de idade podem vir para cá tranquilamente com o visto de acompanhante do visto de noiva assim que o visto da sua mãe sair – geralmente demorava de 3 a 6 meses – varia de acordo com o caso. Seu padrasto vai ter que fazer a papelada e se informar mais sobre isso ou contratar um advogado de imigração com experiência em casos a categoria de família para cuidar de tudo, a escolha é dele mas é ele quem cuidará dessa parte. E vocês e ele podem ler mais a respeito disso tudo no site do USCIS.gov na seção de green card através de família.

    Agora se sua irmã é filha dele, ela tem o direito a cidadania americana e os pais dela devem ir ao consulado ou embaixada americana no Brasil (caso ela tenha nascido no Brasil) com a certidão de nascimento dela e fazer o passaporte americano dela. Se ela é filha do americano e tem o passaporte, ela não precisa de visto mas você sendo brasileiro precisa.

    Sucesso para vocês!

  32. Mariana Silva

    Oi Lu tudo bem?
    Eu tenho visto de turismo e pretendo viajar no final do ano… tenho tia e primos tem vivem a alguns anos e tem o green card… eu sei que parentes diretos podem solicitar o green card para os seus… e no meu caso que é a minha tia ela pode solicitar pra mim seria uma vinculo familiar indireto… obrigada

  33. Lu

    Olá Mariana,

    Infelizmente sua tia não tem como abrir o processo do green card para você. O parentesco que pode são somente: cônjuges, pais, filhos maiores de 21 anos e irmãos. Recomendo que ao invés de vir para cá com o visto de turismo, no caso a única coisa que você poderá fazer é passear, procure obter um dos vistos que dêem a chances de se obter o green card. Veja quais são eles aqui: Os vistos que mais dão chances de pedir o green card e faça sua pesquisa sobre eles nos sites oficiais para maiores detalhes. Sucesso!

  34. Carolina

    Olá.
    Meu nome é Carolina. Vivi 2 anos na Florida e tive uma filha nascida lá, portanto, cidadã americana. Voltei para o Brasília 7 anos e penso em voltar. Hj minha filha está com 8 anos e tem mais 2 irmãos nascidos no Brasil.
    Tenho algumas duvidas, portanto vou enumerar cada uma delas, rs.

    1) Gostaria de saber se é possível adquirir documentação através dela para mim, meu esposo e os outros dois filhos, se sim, quantos anos ela precisa ter para isso acontecer.

    2) Sou formada em Educação Física aqui no Brasil e meu esposo é Arquiteto, existe a possibilidade de validar nossos diplomas nos EUA através de algum curso para que possamos trabalhar com nossa profissão lá?

    3) Com o Green Card é possível validar nosso diploma lá?

    4) É possível meu esposo ser contratado por algum escritório de arquitetura e a própria empresa dar entrada num visto de trabalho pra ele?

  35. Lu

    Olá Carolina,

    1) Sua filha somente pode pedir o green card para você e seu marido depois que ela tiver 21 anos de idade, então o green card através dela vai demorar um pouco. Se você quiser confirmar isso vá no site do USCIS.gov e leia a seção de green card através de família, cidadãos americanos, esse site que indiquei é oficial e explica tudo sobre todos os vistos e processos.

    2) E quanto a validar diplomas, recomendo que você dê uma lida no site do bls.gov sobre sua profissão, há uma ferramenta de buscas lá, simplesmente digite o nome da sua profissão em inglês que diversos artigos aparecerão, muitos deles explicam o quanto se ganha aqui nessa profissão e como se tornar um profissional da área e outras informações.Seu marido pode achar um link para validação de arquitetura nessa lista: Sites de validação de diplomas nos EUA

    A melhor solução se vocês querem morar aqui agora seria através do visto de trabalho, seu marido provavelmente tem mais chances com a profissão dele (Como você pode ver aqui: Quem consegue tirar o visto H1B?). Isso também vai depender de onde ele trabalha, se ele trabalhar numa multinacional com filiais aqui por exemplo e dependendo do cargo dele, ele poderia pedir uma transferência para cá daí o visto seria o L1. Recomendo que vocês dois leiam sobre esses vistos de trabalho e outros no site do consulado americano no Brasil e vejam qual o melhor visto para seu caso e se preciso consultem um advogado licenciado.

    Sucesso!

  36. MAB

    BOM DIA LU!!!
    ESTOU FAZENDO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E CURSO DE INGLES. GOSTARIA DE SABER COMO ESTA O MERCADO NESSA ÁREA,NOS ESTADOS UNIDOS, E SE EU CONSEGUIRIA UMA VAGA PARA LECIONAR? MEU SONHO SEMPRE FOI EM MORAR LÁ!

  37. Lu

    Olá MAB

    Sobre validar seu diploma: Procure por pedagogia na lista de links

    Sobre a sua área profissional: Faça uma pesquisa nesse site

    Sucesso!

  38. Teresa Moura

    Prezada Lu, tive uma meia-irmã, por parte de pai (cuja mãe era americana e meu pai era brasileiro) mais velha que eu, que infelizmente já faleceu, porém ela teve duas filhas que são minhas sobrinhas americanas.

    Uma mora no Alasca e outra no Texas. Você vê alguma possibilidade de eu conseguir um green card, já que não tive a possibilidade de ter uma contato mais assíduo com minha irmã, pois sou brasileira, filha do segundo casamento de meu pai com uma brasileira.

    Grata,

  39. Lu

    Infelizmente não, Teresa. Sobrinhos não podem pedir o green card para você, somente parentes imediatos e há diferenças de quanto tempo demoram os processos de acordo com o tipo de parente e se você é maior de idade e/ou casada (como você pode ver no gráfico acima). Se seu pai estiver vivo e tiver o green card ou a cidadania americana, ele pode patrocinar o processo para você. Se esse for o caso, recomendo que você converse com seu pai e com um advogado de imigração especializado em green card através de família. Sucesso!

  40. Iara

    Boa Tarde, gostaria de saber se tiver um filho americano, de pais brasileiros se posso permanecer no pais, pra aguardar legalidade através do meu filho ou não?

  41. Lu

    Demora 21 anos até que um filho cidadão americano possa peticionar o green card para seus pais. Ter um filho aqui não dá nenhuma vantagem antes dele/a completar essa idade, então ter filho só por esse motivo aqui não é recomendável e só dá mais motivos para os republicanos dizerem que estrangeiros latinos vem para cá para fazer anchor babies e ficar ilegalmente no país. Portanto você tivesse um filho aqui mesmo assim só poderia ficar legalmente aqui durante o período vigente do seu visto, passado esse tempo tem que retornar para o Brasil de qualquer maneira. Recomendo que você consulte um advogado de imigração licenciado aqui ou procure por essa informação no site do uscis.gov ou no site do consulado americano no Brasil para verificar isso.

  42. Joice Camila

    EU tenho green card desde 1998, vim embora em 2005 e nunca mais retornei, estou no processo de renovação aqui no Brasil, to numa ansiedade, nao sei se vai permitir minha entrada novamente e fazer a renovação

  43. Lu

    Boa sorte, Joice.

Faça parte da conversa: