Curiosidades, Dicas de viagem, Para imigrantes

Quais Os Benefícios De Viver No Exterior?

benefícios de morar no exterior
por rvillar via flickr

Muitos vivem em outros países  não por uma escolha pessoal, mas profissional e não por sempre ter tido o sonho de fazê-lo, mas basicamente por que essa foi uma escolha devido a outros motivos. A mesma coisa acontece com a questão de aprender inglês, muitos o fazem por necessidade ou pressão e não por ser uma escolha pessoal.

Mas independentemente da razão, e quem já morou ou mora nos Estados Unidos, ou qualquer outro país por sinal, pode atestar que morar fora é uma experiência de aprendizado única em todos os sentidos possíveis e pode modificar a repercussão da vida inteira de qualquer um. Morar no exterior pode revolucionar a vida de um indivíduo e colocar as visões de mudo dele de cabeça para baixo.

A primeira coisa que se nota é a expansão do horizonte dessa pessoa, seja no quesito profissional ou pessoal. Isso ocorre pois o dia a dia, a cultura e mais especificamente os relacionamentos que se formam com os nativos daquele país abrem sua cabeça para um jeito novo e diferente de fazer as coisas, um jeito que talvez jamais poderia ser implantado no Brasil, que não funcionaria por lá ou quem sabe ninguém lá tenha tentado antes.

As chances e oportunidades oferecidas no exterior também diferem muito daquelas encontradas no Brasil. Uma pessoa que demoraria anos para subir de vida no Brasil pode ter uma expansão incrível ao morar em outro país.

Tudo pode mudar depois que se vive em outro país, seu estilo de comunicação, seu estilo de se vestir, o papel que você exerce na sociedade, o nível de sua participação na comunidade, entre muitas outras coisas.

Tanto pode mudar que quando você ver seus parentes e amigos cara a cara no Brasil, eles podem não reconhecer  a mesma pessoa. Essa é uma das razões também pelas quais muitos brazucas que moram fora tem dificuldades de se acostumar com a vida no Brasil de novo e acabam voltando para o exterior.

A experiência de morar fora é profunda e você simplesmente jamais verá o  mundo com os mesmos olhos. Você vai encarar a vida de uma maneira diferente, verá mais oportunidades a sua frente, terá mais liberdade de escolha do seu destino e provavelmente dará mais valor a coisas que antes passavam desapercebidas na sua vida e quem sabe não se estressará mais com coisas que te estressavam antes ou vice-versa.

Em muitos casos o que ocorre é uma inversão de pontos de vistas e valores pessoais e isso faz toda diferença. E nem sempre esse processo será fácil de engolir, para alguns ele pode ser traumatizante. Mas como já dizia o poeta, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos!

5 comentários sobre “Quais Os Benefícios De Viver No Exterior?

  1. lu, pegando o ganho, apesar das faculdades terem alojamentos, alguns alunos preferem dividir um ap, ate por ter um pouco mais de privacidade e etc.

    a minha pergunta é: é uma pratica muito comum isso? e quem divide na maioria das vezes é estrangeiro, ou o americano tambem gosta disso de dividir um ap?

    parabens pelo site

  2. Não muito. A maioria dos alunos preferem ficar nos alojamentos mesmo, porém alguns escolhem morar perto da faculdade. Como aluguéis costumam ser caros a pratica de dividir apartamentos é comum entre jovens que estão no mercado de trabalho mas nem tanto entre universitários.

  3. e exatamente tudo isso que sinto,quando tinha apenas dois anos aqui,apesar de ter ficado deprimida,todos passam por isso,voltei para passear no Brasil,nao via a hora de voltar pra ca,e juro,nunca mais quero viver no Brasil,sinto como se tivesse vivido toda minha vida aqui

Faça parte da conversa: