Para Estudantes, Para imigrantes

Como Saber Se Seu Diploma Vale Nos EUA?

Escrevi um artigo sobre reconhecimento de diplomas nos Estados Unidos, mas acho que muita gente não entendeu o recado, pois continuo recebendo perguntas do tipo:

“Você sabe me dizer se meu diploma em tal vale nos EUA?”

“Você sabe se minha faculdade valerá nos EUA?”

E diversas mil combinações de perguntas desse tipo nos comentários do próprio post que mostra o que fazer. No artigo que escrevi sobre o assunto, explico que certas profissões exigem estudo e certificações extras e como saber se isso vale para casos específicos.

Não estou aqui para repreender ninguém, mas para dizer que não sei se seu diploma será aceito ou não aqui e que cada caso é um caso, que varia de acordo com muitos fatores, entre eles:

 

  •  Os objetivos do brazuca  que busca validar seu diploma,
  • A empresa que possivelmente o contratará,
  •  Do tipo de visto que ele quer tirar e etc.

 

Mas posso dizer que há diplomas que são aceitos, há diplomas que serão parcialmente aceitos, ou seja, nesse caso o indivíduo terá que estudar mais sobre o assunto aqui e/ou fazer cursos para conseguir certificações para poder exercer a mesma profissão que tem no Brasil.

E há também os diplomas que não serão aceitos, mas esses últimos casos são raros. Geralmente o que acontece é que o diploma é parcialmente aceito.

É importante lembrar que a grade curricular e treinamento para certas profissões nos EUA são muito diferentes das suas equivalentes no Brasil.

 

Algumas dessas áreas são as seguintes:

 

  • Medicina (o treinamento é diferente, a tecnologia usada em hospitais é diferente, o currículo acadêmico é diferente, portanto é preciso estudar mais);
  • Letras (como o ensino nos EUA é descentralizado, cada condado faz praticamente o que quer e isso também se resume às credenciais de quem eles querem contratar);
  • Direito (leis são diferentes em diferentes países, não dá para querer virar advogado do dia para  a noite nos EUA com um diploma e conhecimento em leis brasileiras);
  • Enfermagem  (a mesma coisa que acontece com medicina);

 

Se você acha que é só mostrar seu diploma dessas áreas acima aqui e conseguir um emprego na mesma área profissional, você se engana. Será preciso refazer o curso aqui, ou estudar um pouco mais aqui, fazer treinamentos e passar em exames adicionais para poder exercer as profissões ciadas acima nos EUA.

E a lista dos tipos de certificações e cursos extras mudará de estado para estado e até de condado para condado americano. Ou seja, você precisa saber onde você vai morar com certeza para saber exatamente o que você precisará estudar/refazer/exames a passar e etc.

Então entenda que quando você me pergunta se seu diploma será aceito nos EUA e quer uma resposta exata, você deve ter respondido essa perguntas por si mesmo:

 

  • Com que visto quero ir para os EUA?
  • Em que cidade americana vou morar?
  • Em que tipo de empresa vou trabalhar?

 

E o que você tem que fazer para saber se seu diploma será aceito nos Estados Unidos depois de ter respondido as perguntas acima é o seguinte:

 

  • Você tem que contatar associações da sua área profissional nos EUA, mais especificamente da cidade/região na qual você vai morar e se informar com eles sobre os procedimentos e requerimentos para validar seu diploma aqui (são eles que indicarão serviços de validação e tradução de diplomas estrangeiros e quaisquer testes que você tenha que fazer para exercer a profissão).
  • Caso você esteja contemplando estudar nos EUA também, você deve contatar a universidade/escola que oferece o curso de seu interesse, informar sua situação e eles te darão passo-a-passo o que fazer.
  • Você pode também contatar possíveis empregadores (mais uma vez da área na qual você vai morar), explicar sua formação acadêmica e profissional e perguntar se seu diploma é aceito ou se é preciso de mais estudo e etc.  O que uma empresa considera ok, outra pode ignorar mas você só saberá se perguntar e não tem mal nenhum nisso.

 

E leve em consideração que até americanos tem que passar por esse processo de voltar para a escola, isso não é uma coisa somente para estrangeiros que querem trabalhar nos EUA.

Para dar um exemplo, um enfermeiro que mora em um estado onde para exercer sua profissão o requerido é 2 anos de Registered nurse school, pode se mudar para outro estado onde para trabalhar na mesma posição, ele precisa de mais dois anos de estudo.

Se esse indivíduo realmente quer trabalhar nesse outro estado e na mesma profissão, o que ele fará? Ele vai estudar mais dois anos e conseguir sua licença.

E como ele sabe que precisará de mais estudo? Por que ele fez aquilo que citei acima. Se você quer saber se seu diploma valerá nos Estados Unidos, você deve fazer o mesmo.

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Quero saber mais!

Gostou do Post? Compartilhe!

43 comentários sobre “Como Saber Se Seu Diploma Vale Nos EUA?

  1. Percebo que as pessoas estão sempre fazendo as mesmas perguntas e esquecem de ler atentamente e fazer as pesquisas necessárias. Aqui tem vários posts sobre diversos assuntos portanto galera pesquisem, vasculhem porque muitas das perguntas feitas já foram respondidas em outros posts ou até mesmo nos comentários dos leitores.

  2. Oi Mike,

    Vc tem que checar isso na board dessa profissão no estado americano no qual vc gostaria de exercer sua profissão.

  3. Um assistente social, por exemplo, no Brasil, tem uma linhagem totalmente diferente da norte-americana. O que poderia ser feito?

  4. Eduarda,

    Continuar a estudar aqui para fazer os cursos que não foram feitos no Brasil, além de certificações e etc…

  5. Adorei o site, estou iniciando o ensino médio aqui no Brasil,pretendo morar nos estados unidos mais antes quero me formar aqui em administraçao e fazer varios outros cursos prepatatorios (ter um bom curriculo e diploma), mais tenho duvida em relaçao onde especificamente morar ai, sugestoes?

  6. Thais,

    Obrigada pelo comentário. Não há uma fórmula para te dizer qual é o melhor lugar daqui para vc, cada caso é um caso e depende de muitos fatores… Por isso mesmo escrevi diversos posts sobre como escolher o melhor lugar dos EUA para se viver. Faça uma pesquisa pelos posts do blog.

  7. Lu, gosto muito do seu blog,muito legal!! parábens!!!

    Tenho uma pergunta…

    no caso de medicina que a tecnologia usada é bem mais avançada eu queria saber,tipo eu tenho um curso de medicina mas não sei usar totalmente a tecnologia usada um um hospital nos eua tem um curso rápido de aprendizagem lá?

  8. Olá Lu, sempre ligado no seu blog! Bem, queria sobre Arquitetura, é necessário mais estudos também!? E a propósito, Arquitetura é uma boa profissão nos EUA, principalmente em NYC? No aguardo, bjs..^^

  9. Olá Gabriel,

    É possível, portanto recomendo que você siga as dicas do artigo acima para descobrir se é preciso estudar mais ou não e qual o processo no seu caso. Engenharia está em maior demanda do que arquitetura e oferece bem mais vantagens para estudantes e profissionais estrangeiros que desejam trabalhar e morar aqui mas certamente é possível conseguir algo com arquitetura.

    O que você consideraria uma “boa profissão”? Isso vai depender dos seus parâmetros mais importantes. Quais os seus?

  10. Olá novamente Lu, obrigado por responder minha pergunta anterior. Em relação a “uma boa profissão”, referi ao comercio de trabalho, se há grandes oportunidades em Arquitetura, o qual você já esclareceu na minha pergunta.^^
    Gosto muito de arquitetura, a arte, cultura, nisso vejo tudo em NYC, não tenho vocação para engenharia, por não ser bom em matemática (é acredite)rsr..Na verdade não tenho dificuldades, apenas não gosto. Mais eu acredito no meu potencial, no próximo ano irei fazer minha faculdade, esse ano é o ultimo do Ensino Médio. Agora em “estudar novamente” nos EUA, acho que não será necessário, na faculdade de Arquitetura e Urbanismo no Brasil(creio que em todos os país, não só no Brasil), se estuda a arquitetura do mundo inteiro, cultura(…) Aliás, acho muitO bonita a arquitetura americana, aquelas casas bonitas, com cercas brancas, numa rua larga, limpa bonita…^^ Bem diferente daqui, quebradas, buracadas, sujas, ainda mais se você tiver morando no Maranhão, como eu…enfim, agradeço muito seu esclarecimento, ótimo blog, até breve!!^.^

  11. Olá, Lu! Sempre achei seu blog muito interessante! Parabéns!

    Vamos lá. Estou quase me formando em Ed. Física e gostaria de atuar na área nos EUA. Li muito a respeito e descobri que nos EUA a profissão de Personal Trainer não é considerada profissão e sim uma ocupação (acredita?), não sendo necessário ser um bacharel, apenas ter uma certificação. Procurei alguns desses cursos e descobri que posso obter essa certificação daqui do Brasil mesmo e estar apta para exercer a profissão nos EUA.

    Pergunta: Ter o diploma de bacherel mais este certificado seria um diferencial para arrumar um emprego? Pois como não há faculdade, ter um estudo aprofundado na área, pode ser um grande atrativo já que os americanos gostam de pessoas especializadas!

    Outra pergunta: Você que mora aí pode me dizer- como é a área de academias, como mais ou menos funciona essa função nos EUA… Vi que é uma área que cresce muito e que não possui tantos profissionais especializados.

    Obrigada desde já!

  12. Olá Marcella,

    Obrigada pelo comentário. Não sei se realmente seria um diferencial mas tenho certeza que se você traduzir seu diploma e usar os mesmos argumentos que você utilizou ao tentar me convencer rsrs a probabilidade de você conseguir ma vaga é boa. Mas vc tem que tentar isso com futuros empregadores americanos. Entre em contato com eles e pergunte… Você não tem nada a perde! 😉

    Boa sorte!

  13. Lu, adorei o post! Acho até que vou colocar um link lá no blog, porque o que eu recebo desse tipo de pergunta! Só fazendo um adendo, em medicina o processo é o mesmo para todos os estados, independente dos títulos que você tenha no Brasil, a validação se dá através do processo de residência aqui nos EUA. Só para ser mais clara (vai que algum médico/estudante de medicina leia esse comentário), para clinicar nos EUA, não importa os cursos que o médico fez no Brasil, ele terá que fazer a residência aqui 🙂

  14. Lu adorei o post muito interessante,parabens!!!Gostaria de saber se meu diploma de relaçoes internacionais vale nos EUA?E se o mercado nos EUA e amplo?Agradeço desde de ja..

  15. Oi!! Estou me formando em bioquímica aqui na USP e tenho muita vontade de virar mestre em alguma boa faculdade americana.

    Você sabe me dizer se, caso eu fizesse o mestrado nos EUA, meu diploma iria valer de algo por ai?

    Nota: minha família tem greencard devido a investimentos nos EUA, isso facilita minha vida no quesito “ficar por ai”?

    Muito Obrigado!!

  16. Gustavo,

    Para saber vc tem que entrar em contato com a universidade de sua escolha que eles te informarao sobre o processo. Vc tera que fazer a transcricao das suas notas e ver se eles aceitam seu diploma ” inteiro”. Se vc fizer mestrado aqui e tiver a documentacao certa, o green card, vc podera morar e trabalhar sem problemas.

    Vai depender de que membro da sua familia possui o green card. Se vc quiser saber se vc tem direito de recebe-lo atraves de familia e saber quanto tempo mais ou menos demora o processo, ha um post no blog intitulado ” como funciona a famosa fila para o green card” . Procure por esse artigo que ha um grafico que explica as diferentes maneiras de se obter o GC e o tempo medio de espera.

    Sucesso!

  17. Olá Lu!. Minha esposa e eu somos professores de Matemática e estamos decididos a morar nos EUA e trabalhar como professores. Já entrei em contato com o Arizona Education Department e eles me enviaram todo o procedimento para conseguir a licença para ser professer. Porém seria bacana se pudéssemos conversar com alguém que já tenha percorrido este caminho. Você conhece alguém? Você tem alguma dica para nós, por exemplo quanto a como conseguir o visto H1-b?

    Muito Obrigado!

  18. Queria saber sobre a area de biomedicina com especializaçao em ciência forense, como é o mercado de trabalho no eua

  19. Olá, sou fisioterapeuta e trabalho com Pilates. Não sei se estpue enganada, mas parece que para trabalhar com Pilates nos EUA, não há necessidade de nível superior. Sabe me informar algo à respeito de como posso trabalhar com Pilates nos EUA? Não achei nada na internet sobre isso. Obrigada.

  20. Olá Clarissa,

    Geralmente instrutores de pilates tem certificados específicos que academias exigem para que se possa trabalhar nelas, os quais variam dependendo da academia em questão. Recomendo que você faça o seguinte: Faça uma pesquisa em inglês no Google (no .com não no .com.br) sobre academias de ginástica americanas da região de seu interesse e veja o que eles dizem. Praticamente todo site nos EUA tem informações de contato. Sucesso!

  21. Olá lu, queria saber se a opção de engenharia de computação tem uma grande demanda aí? Será que consigo exercer minha futura profissão aí?

  22. Ola Lu

    Gostei das dicas a respeito de validação profissional nos EUA…gostaria de saber se vc sabe de informaçoes especificas p/ fisioterapeuta? ou de fontes de informação como blog ou sites de algum fisio brasileiro que trabalha nos EUA? Obrigado desde ja….aguardo resposta!

  23. Olá Luciano,

    Visite o site do bls.gov. Eles tem informações sobre todas carreiras dos EUA e links para quem está interessado e indicam quem contatar caso queira trabalhar aqui. Isso além de estatísticas. Quanto a blogs e sites de brasileiros que trabalham nessa área, infelizmente não conheço. Se eu encontrar algum pela net te digo.

  24. Olá Lu, estarei indo trabalhar em Miami de cabeleireira e tenho o diploma da Loreal Internacional com 400 horas, esse curso contém todos os módulos exigidos no Brasil para atuar na profissão!
    Gostaria de saber se seria o suficiente para trabalhar nos Estados Unidos.
    Obrigada!

  25. Olá Cristiani, você provavelmente terá que no mínimo tirar sua licença de cabeleireira aqui para poder exercer a profissão. Você pode dar uma pesquisada nesse site para maiores informações: Cosmetologia – Florida. Sucesso!

  26. Boa tarde Lu,
    Acompanho seu blog já faz uns meses e já li bastante sobre trabalho e pesquisei na net, mas não achei nada sobre professores de ensino básico. Gostaria de saber se você tem conhecimento de brasileiros que conseguem trabalhar como professores, mas para crianças, o que seria nosso ensino fundamental (1ª a 4ª série aqui). Tenho dúvidas porque mesmo valendo ou adequando o diploma seria justamente o ensino inicial da língua inglesa e das matérias iniciais. Sei que não é a sua área, mas se tiver alguma informação eu lhe agradeço. Um abraço.

  27. Oi Lu ! Adorei o post… Entendi tudo , sou médica e meu marido fez faculdade e pós graduação de administração. Medicina eu sei que tem jeito lá , e administração? Vai poder exercer?

  28. Eu moro na California e estou achando bem dificil informacoes sobre isso. Tenho ensino medio completo no brasil, consigo validar aqui nos U.S?? preciso do High diploma americano e to com pouquissimo tempo para estudar.
    agradeco

  29. Olá Roger,

    No seu caso é só você usar serviços de tradução e equivalência de diplomas (foreign credential evaluation), tipo a empresa Josef Silny.

  30. Minha carreira se chama engenharia de produção, mas nos Estados Unidos se chama engenharia industrial (industrial engineering) como saber se eles reconhecem pois o nome da carreira é diferente. E será que tem boa demanda nos Estados Unidos?

    Obrigado.

  31. Olá, gostaria de algumas informações sobre como posso saber se meu diploma e do meu namorado valem nos EUA! Tenho mts dúvidas. Você poderia entrar em contato comigo através do meu email??
    Ficaria muito feliz! Bjs, e obrigada!

  32. Olá, sou publicitario e tenho ingles fluente, gostaria de saber se vc pode me dar alguma informação sobre essa área de publicidade e propaganda, se existe a necessidade de fazer mais dois anos de aperfeiçoamento. Obrigado pela atenção!

Faça parte da conversa: