Para Estudantes, Para imigrantes

7 Passos Para Melhorar Seu Inglês Nos EUA

Para começo de conversa vamos dizer que sempre digo que é melhor prevenir do que remediar, portanto aprender inglês antes de chegar aqui nos Estados Unidos seria a melhor opção (e de preferência inglês fluente). Mas sabemos que nem sempre isso é possível. Esse post foi escrito tendo em vista esses casos mais imprevisíveis.

Vamos às coisas que você pode fazer para melhorar ou aprender seu inglês por aqui mesmo:

1. Faça ESOL:

Se matricule em um curso de ESOL. Já falamos sobre isso nesse post anterior. Veja como se matricular nesses cursos aqui.

2. Procure ajuda:

Contrate um professor particular de inglês (há escolas de idiomas aqui também).

3. Seja social:

Converse com americanos sem vergonha alguma. Quanto mais você praticar, melhor você ficará. Alguns americanos serão mais pacientes ao te ajudar, já outros nem tanto. Leve na esportiva  e erre mesmo. Además, é errando que se aprende.

4. Seja curioso:

Use um bom dicionário online para checar suas dúvidas (de preferência um que tenha áudio para cada entrada/palavra). Se você quiser entrar em detalhes com gramática, compre um bom livro sobre o assunto.

5. Seja fluente:

Procure não somente treinar sua fala, mas também seu listening (o entedimento da língua falada) e também a escrita. Somente é fluente quem domina essas três áreas de qualquer idioma.

Mas mesmo se seu objetivo não é ficar fluente, é importante ter essas habilidades básicas (elas podem não ser básicas para você mas são para os americanos) já que empregadores darão preferência para quem sabe tanto falar, entender  quanto escrever em inglês.

6. Use o idioma para fazer tudo:

Procure ler livros, revistas e jornais em inglês. Sim, há jornais em outras línguas que circulam por aqui. Portanto cair na tentação de só ler artigos em português é algo que pode acontecer.

Além de ficar bem informado sobre o que ocorre na sua região (o que é algo importante),  melhorar suas habilidades na área profissional  (o que pode te ajudar a subir na sua carreira) ou ainda se distrair, ler ajuda a melhorar seu nível de inglês e a descobrir palavras novas, outras maneiras de usar as mesmas e  expressões diferentes (as quais facilitam e muito sua vida nos EUA).

7. Relacione o idioma a algo que te faça sentir bem:

Lembra quando você era pequeno e detestava certa matéria? E que até hoje você tem dificuldades para relembrar certos tópicos sobre a mesma? É mais fácil aprender algo que você gosta.

Se você não gosta muito da língua inglesa, você deve pelo menos tentar relacioná-la a algo que você curta, seja aprender sobre um esporte americano que te interessa, ouvir músicas, aprender qualquer outra atividade de seu interesse (em inglês, obviamente).

Essas dicas devem te ajudar a melhorar seu inglês. Você já usou algumas delas? Quais foram seus resultados? Deixe seu comentário abaixo.

Quer morar e/ou se adaptar nos EUA? Leia os  ebooks da Lu!

Gostou De Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

9 comentários sobre “7 Passos Para Melhorar Seu Inglês Nos EUA

  1. olá
    bem, eu tenho muitos amigos internacionais, desde os 15ans sempre amei o ingles e por isso o interesse por conhecer pessoas de muito longe, e especialmente os falantes da lingua inglesa, sou de moçanbique tenho 18ans,agora tenho mais do q nunca,interesse em morar em u.s.a ,agora o meu ingles é muito melhor, escrevo rasuavelmente e agora intendo um pouco a maneira d falar por exemplo na bbc,aljazira.etc
    E estou pra baixar aulas em audio.
    Ninguem acredita quando digo q futuramente quero morar nos eua, mas graças ao teu blog lu, e comentarios do pessoal essa vontade aumentou muito mais, e espero q 2013/14 eu chegue lá..thank you very much, your blog is fabulously amazing.kissss 🙂

  2. Olá,
    Gostei muito do blog. Tenho a intenção de estudar aí, em um post li que o ESOL, não pode ser fornecido endereço de hotel, como passarei por uma fase de adaptação, ficarei em hotel antes de alugar uma casa, por exemplo.
    Terei dificuldades para conseguir me matricular desta maneira?

    Parabéns pelo blog.

    Abs,
    Fabio Rebechi

  3. Ola por acaso vi esse blog , e estou explorando-o .Gostaria de saber se da para eu aprender ingles fluente apenas estudando pela internet, (videos, youtube, google ) mesmo que leve um tempo, mas tem possibilidades, ?o dia a dia ajuda muito porque escuto pessoas conversando, ok boa tarde, aguardo resposta

  4. Joao,

    Tudo é possível, ainda mais com todos os recursos oferecidos online. Isso só depende da disciplina e dedicacão do estudante.

    Boa sorte!

Faça parte da conversa: