Para imigrantes

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre O Green Card

exemplo de Green Card EUA
Esse é o famoso Green Card. Ele não é verde. 🙂

Muito se ouve falar do tão sonhado Green Card, o qual é sinônimo do sonho americano para muitas pessoas. No entanto percebemos que algumas pessoas não sabem exatamente o que é esse documento americano e outros detalhes importantes sobre o mesmo. Para tirar essa dúvida escrevemos o post de hoje. Vamos “começar pelo começo”.

Afinal, o que é o Green Card?

O Green Card, também chamado de cartão de residência permanente, é um cartão (tal qual um cartão de identidade, com dados biométricos e etc) que identifica e mostra que um estrangeiro possui o que se chama de residência permanente dentro dos Estados Unidos.

Mas o que é a tal da residência permanente?

Ao contrário do que se pensa, e isso costuma causar muita confusão devido aos termos usados, para ser considerado residente nos Estados Unidos não basta somente estar morando aqui, no caso de pessoas de outros países é preciso ter a autorização para tal.

Estrangeiros que possuem o Green Card podem morar indefinitivamente nos Estados Unidos, ou seja, possuem a autorização (que é o Green Card) para poder morar nos Estados Unidos e para poder sair do país (por quanto tempo quiser) e voltar para os EUA sem problemas na fronteira.

Mas como assim “poder sair do país”, você pergunta.

Vistos para os EUA possuem os mais variados tipos de restrições (a quebra dessas regras impostas pelo consulado significa perda dos direitos de usar esse visto, ou seja, visto cancelado).

Alguns vistos possuem restrições de número de entrada e saída dos EUA e re-entrada em determinado período de tempo. Indivíduos que possuem o Green Card podem entrar e sair do país quantas vezes quiserem e sem essas restrições.

Vantagens de se ter o Green Card:

Além da vantagem de menos restrições em relação à viagens, aqueles que possuem o Green Card podem aplicar para a cidadania americana (depois de 5 anos em processos comuns e depois de 3 anos para quem é casado com cidadão americano) após conseguirem o cartão de residência permanente, se quiserem,  já que obter a cidadania não é algo obrigatório.

O Green Card também dá direito a trabalhar sem precisar tirar a autorização de trabalho, que é outro documento (cartão) que diz que o estrangeiro tem o direito de trabalhar nos Estados Unidos.

Vamos à algumas das perguntas mais frequentes sobre o cartão verde:

Quem tem o Green Card pode votar?

Não. Somente cidadãos americanos, no caso de brasileiros, os brazucas naturalizados, podem votar.

Quem tem um Green Card, pode ter o mesmo cancelado?

Sim. Em certos casos, como nos de crimes, isso é possível.

Para fazer a cidadania americana é  preciso ter o Green Card?

Sim. O Green card é parte do processo de obtenção da cidadania. Não há como ir direto de vistos para a cidadania. É tudo um processo. Primeiro o visto que dá direito a obtenção do GC, depois o processo para o  Green Card e daí a cidadania.

Se eu tenho o Green Card, eu posso ficar tranquilo para sempre?

Não. O Green Card tem a validade de 10 anos. Depois desse período você tem que renová-lo.

E por último uma das dúvidas mais perguntadas pelo blog:

São todos os vistos que dão direito a obtenção do Green Card?

Infelizmente não. Já escrevemos sobre isso nesse post.

Qual grau de parentesco que dá direito ao Green Card?

Basicamente três:

  • Se um de seus pais é cidadão americano;
  • Se um de seus filhos maiores de 21 é cidadão americano;
  • Se você possui irmãos ou irmãs que são maiores de idade e cidadãos americanos.

Portanto se você tem um primo, uma tia, um tio, um amigo nos EUA e etc eles não podem patrocinar o Green Card para você. Somente parentes imediatos e o esposo ou esposa podem fazê-lo.

Quer saber quanto tempo demora para conseguir o Green Card em cada um dos tipos acima e de outras categorias/ tipos de vistos (como através de trabalho e etc?) Então leia nosso post sobre como funciona a fila para obter o Green Card para entender mais sobre a duração média de cada um desses processos.

O Green Card é verde?

E para fechar,  quando falamos de Green Card, pode-se pensar que ele é verde, mas na verdade ele é branco 😀

Quer saber mais? Deixe seu comentário abaixo.

Quer mais dicas? Leia os ebooks da Lu

Gostou Do Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

76 comentários sobre “Tudo Que Você Precisa Saber Sobre O Green Card

  1. Olá LU, como vai? então, tenho todas as dúvidas esclarecidas sobre o Green Card, mas não sobre este outro documento que vc citou aqui para não possuidores do GC. Qual é esse tipo de documento? é um visto? poderia me explicar o básico desse cartão? é só pra ter uma noção mais profunda não precisa ser nada detalhado.
    Obrigado

  2. legal adorei seu post tenho uma pergunta bom vc deve saber que estao falando de tirar o visto para brasileiros para entrar nos estados unidos como isso vai funcionar?
    voce pode me explicar bjus obrigada!

  3. Eu queria saber assim…
    Eu consigo um visto de estudante por exemplo.. ou um de trabalho…
    com esses vistos é possível conseguir o green card ?
    se for possível, como fazer para conseguir ?
    tipo .. documentos, idade, o tipo de trabalho ou o tipo de faculdade..
    Se puder me responder desde já fico Grata !

  4. Outro excelente artigo. Quero saber como faco para ir a turismo para ai desacompanhado (sem ninguem mesmo, nem mesmo para me buscar na imigracao), pois nao sou maior de idade (16), mas ja possuo o visto de turismo e ja fui uma vez, so que acompanhado (no caso levei autorizacao do DPF pois nao fui com meus pais).
    Pretendo ir agora em julho, entao, preciso saber o que fazer logo.
    E uma ideia para um artigo seria sobre a rede de parques Six Flags, excelentes parques, que merecem mais atencao de estrangeiros.
    Bye

  5. pelo que eu saiba, não se pode passar mais 6 meses fora dos EUA se não vc perde o seu Green Card

  6. Jeff,

    Quando você tem o GC provisório e quando você se ausenta para morar em outro país, você perde seu GC. Agora se vc mantem residência nos EUA e sair à trabalho ou temporariamente, você pode sim… Até dois anos. A única coisa que vc tem que fazer antes de sair é preencher um formulário chamado de re-entry permit.

  7. Olá Leo,

    Pelo que sei menores de 18 devem viajar acompanhados de um adulto responsável mais a autorização dos pais. Lembrando que você não poderá fazer muita coisa aqui sendo menor de idade.

  8. Dayane,

    Pelo que entendi da sua pergunta, você está falando da proposta de usar o mesmo programa de isenção de vistos que os Estados Unidos fazem com os europeus. Funciona assim:

    * vc não precisa de visto para entrar nos EUA
    * vc ainda passará pela inspeção
    * poder entrar no país ou não será decidido pelo oficial que te entrevistará no porto de entrada
    * essa isenção garante que a pessoa pode ficar nos EUA por 3 meses somente e como turista

    Ou seja:

    * não dá direito a estudar ou trabalhar. Muito menos ao Green Card.

    Se a pessoa quiser estudar ou trabalhar, terá que entrar nos EUA com um visto de estudante ou de trabalho.

    Portanto essa isenção seria somente para visto de turista.

  9. Hi (again)!
    Bem, já fui e aproveitei bastante no ano passado, só que tinha ido com minha avó.
    No caso tenho alguem lá para me dar assistência, só que devido a condição legal deles, não podem me buscar (representar, não sei o que ao certo, só me disseram que não podem) na imigração. Enviei um e-mail à embaixada, só que eles não costumam detalhar as respostas, sempre sendo bem sucintos. Se necessário, tenho como comprovar que vou voltar (pois realizo estágio e estudo).
    Fiquei um pouco perdido em relação a o que fazer. Desculpe pelo incomodo, mas toda ajuda é bem vinda.
    Thanks

  10. Olá Kelvin,

    Se você fala da autorização de trabalho, escreverei um post explicando esse documento em breve.

  11. O meu green card tem validade de 20 anos, segundo a carta que recebi junto, renovaveis. Sera que tem algo errado?

  12. Olá, meu irmao possui green card há anos e pretende tirar cidadania. Como se da esse ‘patrocinio’ do green card para imaos? Procurei informacoes mas ja li regras confusas truncadas e as vezes divergentes. Eh certo receber o green card o irmao ou demora e ha muita burocracia?

  13. Neusa,

    Não sei quando vc recebeu seu Green Card, mas posso dizer que as leis de imigração não são estáticas. Se a carta oficial que veio junto com o GC disse que ele vale por 20 anos, melhor ainda 🙂

  14. Boa noite, minha mãe tem o green card (foi casado com cubano por 4 ou 5 anos e neste meio tempo deu entrada na cidadania), porém se separaram (não legalmente, ela apenas veio para o Brasil), ela tem 60 anos e voltou do EUA à 4 meses. Pelo que li não se pode ausentar do país por mais de 6 meses, pois perderá o direito ao GC.
    A minha dúvida é, tenho 27 anos e sou casado, ela pode aplicar para o GC pra mim? e em seguida eu aplicar para minha esposa? Isso nos dará direito de morar no EUA e trabalhar?
    Obrigado e desculpe pelas tantas perguntas

  15. Leo,

    O processo e simples, seu irmao vai no site do USCIS, preenche o formulario para esse caso e envia para o escritorio de imigracao. Nao precisa de advogado nem nada. So que esse tipo de processo atualmente demora em media 12 anos para finalizar, ou seja, vc tem que esperar 12 anos para ter sua entrvista e se aprovado receber o GC.

  16. Diego,

    Ela pode aplicar para vc e o processo ja inclui sua esposa e filhos menores de 21. Ela tem que aplicar o quanto antes possivel pois o processo e demorado para caramba, garanta seu lugar na fila logo! Sim,caso seu processo for aprovado vc e ela terao esses direitos sim.

  17. Oi tenho greencard fazem 5 anos e moro nos EUA, mas pretendo ir ao Brasil resolver uns problemas, venda de minha casa e outros assuntos ok pretendo ficar no Brazil por 10 meses ou seja 4 meses a mais do permitido Gostaria de Saber qual o Orgao que me dirijo para fazer este pedido, Se puder me responder via email fico agradecido thanks…luiz pedro

  18. Luiz,

    Vc tem que ir no site do USCIS e preencher o formulario apropriado para seu caso, vc encontrara todas as informacoes que precisa la.

    Boa sorte!

  19. Olá, eu gostaria de saber se tem como conseguir o green card, mesmo sem estar trabalhando nos EUA? Como por exemplo se eu estiver fazendo alguma especialização, ou algum curso, eu teria como conseguir um green card, e até mesmo um trabalho? Já agradeço. Esse blog é muuuito bom, tem dicas incríveis. 🙂

  20. Oi, eu queria saber se quando vc consegue o Green Card, vc pode trabalhar normalmente como se fosse um cidadão americano, meu sonho é ser cantora, e acho mais fácil quando já mora ai, vc é considerada já como um cidadão americano quando tem o card?! Beijos

  21. Larissa,

    O GC é uma coisa, já se tornar cidadão é outra. São dois processos separados, mas é preciso primeiro conseguir um Green Card para depois se tornar cidadão. Acho que o post responde a sua primeira pergunta.

  22. Lu, no caso, se eu possuir o Greencard, eu poderei patrocinar meus avós para eles conseguirem o Greencard também?

  23. Oi Lu, amei seu blog, aqui descobri muita coisa e tirei muitas dúvidas também.
    Gostaria de te perguntar o seguinte: meu visto é o de Turista, porém meu pai (já falecido) é cidadão italiano, vc acha que se eu tiver essa cidadania facilita para que eu viva nos EUA? Ou nem adianta eu correr atrás disso?

  24. Olá Lu,

    Como você disse neste post, o Green Card só tem validade de 10 anos, e quando a validade termina posso renová-la dentro dos Estados Unidos, e antes da validade do Green Card terminar, posso renová-la antes?!

    Thank You.

  25. Olá Yuri,

    Você tem que renová-lo antes. Durante o processo para receber o Green Card, o USCIS tem informa sobre tudo incluindo sobre como renovar e quando.

  26. Nossa Lu,
    Acho que sou seu blogeiro oficial, suas dicas são as melhores das melhore.

    Agradeço muuuito!

  27. Eu gostaria de saber onde poderia fazer o green card? E o meu caso e que pretendo mirar bos EUA mas para fazer o green card seria muito deficil mesmo eu tendo o passaporte italiano? Eu poderia trabalhar la durante dois messes seria mais facil eu tentar fazer o green card? Obrigado

  28. Olá Yasmini,

    Os EUA não reconhecem dupla cidadania, portanto seu passaporte italiano não ajuda. Usar passaporte europeu para entrar nos EUA é quase a mesma coisa que ter um visto de turista para os EUA (com a diferença que você não precisa tirar um visto), você pode entrar no país, ficar alguns meses mas depois disso tem que retornar para seu país de origem e visto de turista não dá direito a autorização de trabalho portanto você não poderá trabalhar aqui.

    Os passos para obter o Green Card são (basicamente) esses:

    * tirar um visto que permita que você aplique para o Green Card (não são todos vistos para os EUA que permitem isso) e fazer o processo de acordo com as exigências e período de espera (cada visto tem seus requerimentos e tempo de espera).

    Você pode ler mais sobre a Fila para o Green Card nesse outro post do blog:

    Opções Para Conseguir o Green Card

    Boa sorte!

  29. Oi tudo bem? Gostaria de saber quanto tempo eu posso dar entrada na cidadania americana. Sou casada com um americano ha 2 anos…obrigada

  30. Oi Lu , poxa eu sou doida para morar ai nos Estados Unidos .. mas tenho medo de ser ilegal ai e ficar presa ..rs’
    Eu ainda sou de menor , sei falar inglês o básico mas vou fazer um curso mesmo de 5 anos para aprender a falar fluentemente , vou fazer faculdade e ai sim quando eu tiver de maior quero morar ai nos E.U.A , mas primeiro quero fazer a minha vida aqui no Brasil , vou fazer intercambio e vou estudar ai nos E.U.A , mas eu queria que você me respondesse uma coisa , eu ainda não entendi como se faz pra conseguir esse Green Card , eu consegui ele aqui no Brasil certo ? mas aonde eu devo ir para conseguir ele ? e eu não tenho parentes por ai , como eu faço para conseguir esse Green Card ,pois eu não quero ir para os Estados Unidos e me prender em um homem e ter que me casar para Legal e conseguir o Green Card , o que eu faço ? beijoos e me responda , obg !

  31. Ola, a uma duvida que vem me incomodando a tempos,tenho menos de 18 anos e gostaria de pegar um green card nos Estados Unidos, mas a triste noticia é que tenho apenas um primo de 1 grau lá, e a minha pergunta é , se meu primo se inscrever como meu ”tutor” e eu for morar com ele, em baixo de seu teto, estudar, é possivel fazendo isso, conseguir um green card?

  32. Luks,

    Infelizmente não. Somemente parentes diretos (filhos, pais e/ou esposos) conseguem o green card através de parentesco. Minha dica para você é procurar outra forma (mais concreta) de conseguir um visto e posteriormente o Green card. Escrevi sobre quais vistos dão mais chances de obter o GC e como obter vistos. Faça uma pesquisa pelo blog e boa sorte!

  33. Olá Caroline,

    Você está certa, tem que planejar bem o futuro para evitar decepções. No site do consulado americano no Brasil eles explicam todo o processo de obtenção do Green Card e o que é melhor: em português. Dá uma passadinha por la e boa sorte!

  34. Pedro,

    Vá ao site do USCIS, na área de Green Card através de família. Eles explicam todo o processo e tudo que você precisa fazer no seu caso.

    Boa sorte!

  35. Lu seu blog é de mais amei, meus parabéns , minha dúvida é se eu casar com um americano vou ter direito ao Green Card? se eu tiver esse Green Card , e conseguir a cidadania Americana meu irmão ou pai mãe poderão vir morar nos EUA ?

  36. Olá Gabriela,

    Não basta só casar com americano para obter o GC. Depois de casada vc tem que fazer seu ajustamento de status, vc pode obter a cidadania depois de 2 anos e 9 meses de GC. Sim, vc pode trazer sua familia, para pais o processo é um e para irmãos o processo é outro. Ambos tem tempo de processo diferentes, sendo que a média de espera para pais é 6 meses e de irmãos 12 anos e vc somente pode aplicar para eles quando vc se tornar cidadã.

    Boa sorte e obrigada por acompanhar o blog!

  37. E ai lu tudo bom ? tenho alguma duvidas sobre o Greencard para casados.Tenho uma namorada americana, caso eu casasse com ela eu teria direito ao grenncard certo ? pelo que leio demora cerca de 2anos pra isso correto ? se caso algo aconteça e nosso casamento não de certo eu perco o direito do greencard mesmo recebendo o mesmo ? Obrigado agradeço se você me responder

  38. Olá Raí,

    Nossa, você nem casou e já está pensando em se separar? hahaha Mas falando sério, o processo do Green Card através de casamento está levando me média 3 meses, então demoraria 3 meses depois de enviar a papelada para vc receber o Green Card provisório que vale por 2 anos. Com um 1 ano e 9 meses depois que vc recebe o provisório vc pode aplicar para receber o Green Card definitivo, o qual é válido por 10 anos.

    Então, depois de vc receber o de 10 anos, mesmo se vc se separar vc não vai perder o GC.

  39. Obrigado por responder LU, hehe não estou pensando em separar,mais sabe como é ,as vezes não da certo, e por isso que perguntei,imagina se largo tudo aqui vou pros USA e depois da tudo errado ? Se eu me acostumar com o pais não vou querer voltar pra cá depoios. Esse seria o problema, quando meu greencard de 10anos vencer eu necessito ser casado ainda para pedir a prorrogação ou cidadania ? Obrigado seu blog é muito bom

  40. Raí,

    Não. A partir do momento que vc renova o seu GC de 2 anos para 10, vc está livre. Voce pode até se separar se quiser hahaha

  41. Quanto tempo se pode ficar fora dos EUA para nao perder o Green Card? Se eu passar pelos EUA por um dia,entrar e sair e valido para nao ultrapassar esse tempo permtido? Meu Green Card tem validade de mais 5 anos ainda….Obrigada pelo informaçao
    Thais

  42. Ola, gostaria de saber, quem tem o green card pode ficar quanto tempo fora do E.U.A

  43. Olá, ótimo artigo. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho o green card, cheguei a ficar 4 meses no USA, mas resolvi voltar para o Brasil por alguns motivos pessoais. Queria saber como funciona sobre o prazo correto para sair e voltar no USA, qual é o tempo limite que posso ficar fora do USA.

    Obrigado!

  44. Leonardo,

    Veja o link que indiquei para a Valmira e a Thais nos comentários desse mesmo post.

  45. Quero saber se é obrigatório o portador do green card ir uma vez por ano ,só porque tem o green card, ou se pode ir quando quiser(por exemplo : de 2 em 2 anos).

  46. Pat,

    O portador do Green Card tem que morar aqui e não pode se ausentar do país por mais de seis meses por ano.

  47. Olá Lu, gostaria de tirar uma duvida, minha filha entrou com o processo pedindo o gree carde para mim, quando sair , tenho que ficar quanto tempo lá? Sei que não posso ficar mais do que 6 meses fora.

  48. Marilu,

    Quando uma pessoa aplica para o green card, subentende-se que ela vai morar nos EUA indefinitivamente. Ou seja, não tem essa de querer morar aqui e no Brasil ou em outro país, mesmo por que se você ficar fora dos EUA por muito tempo sem uma boa justificativa, você perde o green card. Se você não está pensando em morar aqui, nem peça o green card. É perda de dinheiro.

  49. Olá. Tenho algumas dúvidas. Cheguei nos Estados Unidos no começo do mês. Sei que como turista posso ficar aqui por 3 meses e pedir prorrogação pra 6 (sem certeza de ser aprovado). O carimbo da alfândega tem uma data que é pra Abril de 2015. Isso significa que ganhei 6 meses legalmente como turista aqui?
    Sou gay e estou visitando meu namorado em Indiana. Temos planos de nos casar e nessa semana foi aprovado o casamento nesse estado. Qual seria um bom prazo para se casar e dar entrada em um possível greencard com maiores chances de aprovação? Existe algum preconceito com relação a casamento homossexual e obtenção do greencard? Obrigado e parabéns pelo blog!

  50. Olá Rô,

    Sim, o oficial te deu até Abril de 2015 para ficar aqui legalmente. Tem gente que ganha menos e tem gente que ganha menos ainda rsrs você teve sorte 😉 As leis que regem o green card são as federais, então você e seu namorado tem que ir no site do USCIS.gov e ver o que a lei fala sobre casamentos homossexuais atualmente (as leis estão sempre mudando e é preciso ficar atento) quando escrevi sobre casamento gay nuns dos posts do blog, por exemplo, esse tipo de união ainda não tinha sido aprovada em muitos estados, hoje a coisa está melhorando.

    O site do USCIS é oficial e vai informar vocês dois a como proceder, o tempo que vocês podem aplicar, o que mandar para a imigração e etc. Quanto a se casar em Indiana, vocês tem que se informar no site do condado no qual vocês pretendem se casar, para ver quais documentos vocês precisam e etc. Parabéns e sucesso para vocês dois!

  51. Lu, obrigado pela resposta. Tenho outra pergunta: Tenho passaporte de turista válido pra os EUA e Canadá. Como você confirmou, tenho 6 meses de estadia legalmente aqui. Tenho intenção de ficar todo esse tempo nos Estados Unidos. Estou planejando uma viagem pra o Canadá porém se eu for e retornar nos Estados Unidos, vou ganhar uma nova stamp? Como funciona a polícia na fronteira? Eles podem me dar um tempo menor, maior, ou vai continuar valendo a data dos 6 meses de quando cheguei aqui? Obrigado!

  52. Olá Rô,

    De nada. Bem, primeiramente você tem que ter um visto para entrar no Canadá. Supondo que você já tem isso, infelizmente não tenho certeza, suponho que eles vão te dar outra carimbada mas não sei ao certo. Então recomendo que você ou seu namorado/noivo se informem ligando ou mandando um email para o pessoal do USCIS.gov. Só os oficiais mesmo para confirmarem isso. Boa viagem!

  53. Oi sou Marilda,eu tenho o GC a 4 anos,porque casei no USA.E vim i embora para ES,porque fiquei muito doente e nao tinha seguro no USA,e ai meu Pai ficou muito doente na cama ,me tocou a cuidar dele,ate o mes apassado,porque ele morreu.Eu nao tinha mas planos de voltar para USA,mas a coisa ficou muito ruim para mim aqui e agora gostaria o que fazer para voltar,ou sera que ja perdi o GC.?,O que tenho que fazer para arrumar minha situacao.Meu GC vence em 2019,inclusive tenho todos os documentos de la,com SS,Carteira de motorista,etc.Gostaria de saber ,se eu posso ir direto,para resolver isto la,ou tenho que ir no Consulado aqui,enfim o que fazer.Por favor poderia me ajudar.Obrigada

  54. Olá Marilda,

    Infelizmente não sei, Marilda. Sei que há um limite de temp que voce pode ficar fora e sei que você tem que pedir uma reentry permit no caso de fica rmuito tempo fora mas tbm não sei como funciona direitinho. Então suas opções agora são ou contatar um advogado de imigração ou ir direto ao consulado americano aí e ver o que eles te dizem sobre isso.

  55. Boa tarde, caso eu me mude para ir trabalhar nos EUA, mesmo nao tendo nenhum parente la, e não pretendendo me casar, é possível conseguir um Green Card?

  56. Olá Julia,

    Sim, supondo que você venha para cá com visto de trabalho, a empresa que patrocina o visto para você pode te oferecer a chance de obter o green card.

  57. Estou morando nos eua ha 6 meses, e meu sogro ja morou aqui e tem o green card, porem minha dúvida e a seguinte ele ja foi embora para o brasil tem 4 anos.existe alguma possiblidade do meu marido conseguir o green card atraves dele??ou com esse tempo todo nao ha nada que se possa fazer?

  58. Seu sogro pedeu o green card (caso nao tenha se naturalizado) por morar muito tempo fora dos EUA. Entao recomendo que voces conversem com um advogado de imigracao licenciado e que trabalhe no estado americano no qual voces pretendem morar. Seu esposo depende do status do seu sogro para poder conseguir o documento. Sem ele, nao tem como. Entao o primeiro passo é ver se seu sogro tem como restabelecer o green card dele. Só um advogado para te dizer.

    dicas para contatar e contratar advogados aqui

    Sucesso!

  59. Você disse que após 10 anos consegue o green card definitivo que na verdade não é definitivo que tem que renovar após 10 anos, essa renovação é automática ou vai depender de alguns requisitos?
    Outra pergunta você acha válido se tornar cidadão americano, visto que o green Card Já te concede a livre entrada e saída no território americano e a permissão para trabalhar.

  60. Olá Giovanna. Suponho que a renovação de 10 anos é que nem renovar qualquer documento nos EUA, você manda a papelada que comprova seu status, suporta seu pedido e renova o documento. Você pode ler mais sobre isso no site do USCIS.gov, na seção de green card. Há limites no que a pessoa pode fazer com o green card versus a cidadania. Então por isso muita gente ao invés de renovar o green card, se torna cidadão antes dos 10 anos. E a pessoa pode ir e vir mas há limites no tempo que ela pode ficar fora do país sem correr o risco de perder o green card, ela não pode trabalhar em certas vagas que são somente para cidadãos, ela não pode votar e etc.

  61. Olá! Minha mãe é cidadã e aplicou entrada para GC para mim, vou fazer a entrevista a qq momento e resido e trabalho no Brasil. Após a entrevista preciso retirar o GC nos EUA ou no consulado aqui no Brasil? Preciso ir embora pra lá após quanto tempo? Posso ir lá para passear qd quiser e continuar trabalhando e morando aqui sem perder meu GC? Pretendo morar lá, mas não queria ir de imediato, porém tenho receio de perder o GC, corro este risco? Obrigada pelas informações

  62. Rafaella, você vai receber o GC nos EUA, você vem para cá primeiro com tudo pronto e daí você receberá ele depois que chegar aqui. Quanto a sua segunda questão: você vai ter que seguir as instruções do consulado, você provavelmente terá que vir imediatamente para cá ou perderá o GC. O GC é para quem está pronto para morar aqui e quer morar aqui indefinitivamente, se não mora aqui perde o green card. Leia as normas no site do consulado americano no Brasil, eles explicam tudo em português e se tiver dúvidas não respondidas no site entre em contato com o consulado. Sucesso!

  63. Oi boa tarde meu nome e kethle e gostaria de tirar uma duvida .Minha mãe entrou com um pedido de green card pra mim ja a uns 2 anos porem essa semana fui informada pelos advogados que a documenteçao que devia ser enviada ao consulado do Rio de Janeiro foi enviada ao consulado do.mexico que disse ter devolvido essa documentaçao ao consulado do Rio que por sua vez disse nunca ter recebido essa documentaçao. Eu ja tinha o pedido aprovado porem nao acham mais as documentaçoes o que devo fazer devo entrar novamente com o processo ? Desde ja obrigada.

  64. Kethle, o que seu advogado disse para você fazer? E peça uma segunda opinião (de outro advogado de imigração) para ver o que ele/a diz. Sinceramente não faço idéia por que seus documentos foram parar no México?! Se duvidar você precisa de outro advogado pois se isso foi erro do seu, é melhor trocar. Sucesso!

Faça parte da conversa: