Curiosidades, Para imigrantes

Comer De Maneira Saudável Nos EUA É Possível

como se alimentar de forma saudavel nos EUA

Ao contrário do que muitas pessoas pensam ou temem, não há somente fast-food nos Estados Unidos. E embora grande parcela dos americanos ainda estejam acima do peso e obesos, isso ocorre devido a outros fatores e não porque não há comidas saudáveis por aqui.

Inclusive é possível continuar comendo uma dieta bastante parecida com aquela que comemos no dia-a-dia no Brasil, ou seja, podemos sim comer o nosso arroz e feijão e misturas tranquilamente, mesmo morando nos EUA.

Mas onde e como manter a sua saúde a de sua família(e manter a balança do jeito que você gosta) ao morar por aqui? Há muitas opções para nós brasileiros. Vamos ver quais são elas:

Nosso básico: arroz e feijão

Atualmente é muito fácil encontrar arroz e feijão (e outros produtos brasileiros também) em mercados americanos. Isso quer dizer que você nem precisa ir a um mercadinho brasileiro (há muitos deles em cidades americanas com grande número de brasileiros) para encontrar esses itens básicos da culinária brasileira.

O único cuidado aqui é que muitos dos feijões em latinha vendidos aqui costumam ser doces, vendidos com um molho doce ou apimentado(esses tipos de feijão são acompanhamentos preferidos para comer cachorro-quentes e carnes respectivamente, éca!). Então leia o rótulo para ter certeza de que seu feijão é “normal”.

Mas se você quer quebrar o ciclo do arroz e feijão todo dia há diversas alternativas por aqui.

Saladas, saladas, saladas:

salada e salada de fruta pronta.
Nem precisa se dar ao trabalho de fazer saladas: Elas já vêm prontas.

Ah velha conveniência americana se traduz em saladas prontas também, então é possível comprá-las sem problemas e sem molhos (uma das razões pelas quais saladas aqui não são saudáveis é o molho que as acompanha).

Caso você queira e tenha tempo de fazer sua própria salada, verduras e legumes são vendidos por aqui também, no entanto os de melhor qualidade costumam ser encontrados em farmer’s markets (feiras direto para o consumidor) e mercados latinos de verduras.

Então a dica aqui é procurar se informar sobre quais markets desse tipo estão mais próximos de você e chegar lá cedinho e não cair na tentação de cobrir suas saladas com aqueles molhos altamente calóricos.

Vegetarianos e CIA Ltda:

Veggie burger burger king
Opção fast food para vegetarianos

Os vegetarianos e vegans também encontram comidas para seu gosto. Até algumas redes de fast-food possuem opções vegetarianas.

Pessoas com doença celíaca e aquelas que possuem alergia a determinados tipos de alimento possuem opções também.
Aqueles que preferem comer somente alimentos orgânicos ou sem glúten podem encontrá-los em supermercados que vendem especialmente esses tipos de produtos.

Cozinhas étnicas mais saudáveis

A variedade de restaurantes étnicos nos Estados Unidos é enorme, portanto quebrar a rotina de vez em quando e experimentar culinárias mais saudáveis, tal qual a japonesa ou grega, por exemplo, é uma ótima idéia.

Manter a forma:

É fácil se tornar mais sedentário ainda ao morar nos EUA, já que na maioria do país as pessoas praticamente vivem (e comem) dentro de seus carros.

mcdonalds sign
By Bradleygee  via flickr (CC BY 2.0)

Mas manter uma vida e alimentação saudável é possível e para ter certeza de que você está seguindo o caminho correto, há várias lojas e supermercados que vendem produtos saudáveis, websites e livros especializados no assunto (quer podem servir como guias) e até aplicativos para celulares que “cuidam”da sua dieta.

Nada de desculpas para não cuidar da sua saúde e do seu peso por aqui! Tenha em mente a tradição brasileira e cuidado com as comidas regionais que são “bombas”de calorias.

Você mora nos EUA? Como você faz para comer comidas saudáveis por aqui? Deixe seu comentário abaixo.

Crédito Imagem:
Veggie Burger By Moe via Wikimedia Commons

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

17 comentários sobre “Comer De Maneira Saudável Nos EUA É Possível

  1. mto legal lu.
    a quanto tempo voce mora ai?
    eu visito seu blog a uns anos
    des do começo de 2010 acho.
    vc tem um grande conteudo no seu site.

  2. Como sempre um post esclarecedor !
    Esse é um dos maiores enganos quando se pensa em alimentação nos EUA…as pessoas pensam que os americanos só comem hamburgueres e hot dogs !!!
    Como a Lu disse, existem muitos americanos vegetarianos e é possível ter uma alimentação saudável e saborosa nos EUA.
    Se bem que um Big Mac de vez em quando não mata ninguém ,né?

    Hugs

  3. Ola,
    Amei seu blog.
    Estou planejando ir trabalhar ai nos EuA primeiramente estou fazendo um curso de Ingles eu e meu marido. Sou de BH, e tenhu um bebe de 9 meses.
    gostaria de mais informaçoes da mehor cidade para adptação, tenho em mente o estado da Florida, sendo q deixarei meu imovel alugado.
    Att
    Priscila

  4. Estou conhecendo teu blog agora…e A-DO-RAN-DO. Parabens, viu?!!

    Eu preparo minha comida..e a do meu marido. Nao compro comida pronta congelada. Congelado mesmo…so frango , peixe, camarao…so.

    Passei a me alimentar de maneira muit mais saudavel quando mudei pra ca..gracas ao SENHOR meu marido se preocupa muito com a saude….e eu entrei na “onda”.

    Eh interessante nos supermercados….99% das pessoas tem muito refrigerante, muita pizza..muito biscoito, pao….e meu carrinho ta cheio com frutas, legumes, verduras, ovos, iogurte, leite…frango..rsrrsrsr. As funcionarias dos caixas sempre comentam….
    Vc acredita que uma vez….uma perguntou se estavamos levando legumes para nossos cavalos???? Eu respondi que meu marido eh o cavalo….rsrsrrs. Fiquei boba com a pergunta…como se todo mundo tivesse que comer “junk food” .

    Parabens pelo blog, Lu.

  5. Olá Janaina,

    Muito engraçado a caixa ter dito aquilo 😀 Muitos brasileiros pensam que aqui é impossível comer comidas saudáveis, mas há mais opções de comidas saudáveis. Um exemplo disso é que produtos orgânicos estão em quase todos os mercados e com bons preços. Às vezes até mais baratos que os “normais”.

    Obrigada por passar pelo blog e pelo comentário!

  6. Estou morando a 15 dias em Ottumwa, em Iowa e a cidade é minuscula, logo temos dificuldade para comprar comidas brasileiras e/ou saudaveis.
    Aqui só temos Hy Vy e Wallmart, e as opções de integrais são pequenas.
    Poderia me indicar um site para este tipo de comida online?

    Tks

  7. gente eu fiquei chocada como a comida dai eh boa… nunca tinha experimentado green beans, sneap beans e aquela cenoura (eu odeio cenoura)… mas eh tdo gostoso, macio e docinho, e os peixes? gente oq eh aquilo… as carnes baratas, as verduras cortadas…. deus eh mais… passei 10 dias la e adorei as comidas, odiei os cupcakes (sou mais os meus, recheadinhos e macios, o cookie eh mole… odeio biscoito mole… mas o certo eh mole ne, e aqueles bolos com buttercream… sao de doer… os chocolates e porcarias sao bons logico… mas da pra viver tranquila e com a vida saudavel e barata…

  8. Concordo com você, Carla. Não acho muita graça nos cupcakes também. Obrigada pela participação.

  9. Hi, nossa sabe o que é você está desesperada para achar um blog que fale sobre esse assunto? era eu antes de encontrar o seu blog, nossa ele é tipo ÓTIMO!! amei o seu blog, ele é muito bom mesmo!
    Meus parabéns *u*

  10. Olá Isabella,

    Que bom que você encontrou o blog! Fico contente em saber que ele é de ajuda. Volte sempre! 😉

  11. Fui aos EUA duas vezes nesses ultimos dois anos e voltei algumas gramas mais magra do que quando fui. Comprava os ingredientes no Whole Foods e Trader Joe s e andei ate dizer chega.

Faça parte da conversa: