Para Estudantes, Para imigrantes

Evite Esses 7 Erros Ao Aprender Inglês Nos EUA

Tem gente que pensa que morar nos Estados Unidos é garantia para aprender inglês rápido e facilmente. Mas as coisas não sabem assim e há certas “manias” de brazucas que moram por aqui que ao invés de ajudar, somente atrapalham o aprendizado da língua.

 

1. Morar em cidades cheias de brasileiros.

Morar em cidades onde a população brasileira é grande pode até ajudar àqueles que  aqui chegam sem falar nadinha de inglês. Mas se seu objetivo é melhorar seu inglês, você tem que praticá-lo e praticá-lo e de preferência com nativos da língua.

 

2. Evitar falar em inglês ao máximo.

Quando se aprende inglês (e qualquer outra língua aliás) é muito importante usar de todas e quaisquer oportunidades para falar o idioma.

Tem gente que chega aqui e quer que todo mundo fale em português com eles, sem ter a noção de que o máximo que eles vão conseguir é espanhol.

 

3. Fazer amizade somente com conterrâneos, portugueses e/ou hispânos.

Tem muita gente que olha para americanos e fica desconfiada ou com medo de se aproximar deles como se eles fossem morder. Americanos são mais bacanas e abertos à novas amizades do que se pensa. Não custa nada tentar fazer amizade com eles e quem sabe eles não tem muito a te ensinar, afinal de contas, ninguém conhece melhor a terra deles do que eles mesmos, não?

 

4.  Assistir somente a canais de TV brasileiros ou em espanhol.

Uma das primeiras coisas que alguns brasileiros que chegam aqui fazem é assinar canais de televisão brasileira que transmitem suas programações internacionalmente.

Não estou condenando quem gosta de uma novelinha. Mas se sei objetivo é melhorar seu inglês, nada melhor do que TV americana para acelerar seu entendimento da língua.

 

5. Ouvir somente estações de rádio em espanhol.

Especialmente em áreas onde há bastante hispânos (o que costuma coincidir com grandes números de brazucas também) há estações de rádio 100% em espanhol.

Se ao invés de tentar entender o que radialistas americanos falam você prefere enrolar no portunhol, bem, não pense que você vai aprender inglês tão cedo.

 

6. Ter vergonha ou medo de praticar seu inglês.

É falando e errando que se aprende. Praticar, praticar e praticar é estritamente necessário. Então nada de vergonha, gato comer a língua ou medo de errar.

 

7. Não usar recursos online para melhorar diferentes áreas do seu inglês.

Uma das coisas que mata quando o assunto é aprender inglês, é a falta de curiosidade daqueles que dizem que “querem”aprender.

Ter curiosidade de buscar saber o que é tal palavra ou expressão, como ela é usada ou ainda como ela é escrita ajuda em muito no seu aprendizado e garante que você não será somente mais um daqueles que somente fala inglês, mas não escreve e assim por diante.

A internet está cheia de recursos (muitos deles grátis) e ferramentas que podem te ajudar a dar um “upgrade” nas suas habilidades na língua inglesa. Use e abuse deles!

 

13 comentários sobre “Evite Esses 7 Erros Ao Aprender Inglês Nos EUA

  1. OI Lu
    Gostei do post
    Acho que tem mais um ainda. Alguns alunos vêm aos EUA e em vez de ficar em uma casa de família americana, perde a grande oportunidade de aprender a língua com eles e acaba ficando em alojamentos com outros brasileiros. Só saem com eles e só falam inglês na sala de aula. Como se estivesse no Brasil!
    EU vi isso de perto quando vim estudar inglês em 1995. Fiquei em uma casa de família e com 2 meses já estava falando bem enquanto os que estavam nos alojamentos não falavam quase nada. Dinheiro rasgado e jogado no lixo.
    Além disso, quando chegam em casa (alojamento ou casa de família) não saem do facebook, twitter, skype e msn praticando o “português” e perdendo a grande oportunidade de aprender inglês…
    Bjs

  2. Obrigada pelo comentário Renato! É isso mesmo que acontece. Adorei seu último post! Aliás gosto de todos eles. Pena que não consigo comentar no seu blog! hehehe

    Bjs

  3. Minha filha veio para aprimorar o Ingles e fazer um MBA aqui, eu tenho cidadania Americana e moro numa ilha no sul da FL, mas nao conhecia bem Miami, fiz a burrice de escolher um curso justamente la para ela se iniciar. Sinistro! Ela so aguentou 4 meses porque ja estava pago. NINGUEM fala Ingles em Miami. So Cubanhol.

  4. Oi Lu, gostei muito do seu post. Concordo com tudo que disse a cima. Sabemos que de inicio ficamos frageis e impotentes, por vezes tentamos recriar nossa vida no Brasil. O bom e perceber a tempo e reparar esse erro. Vivo pouco mais de 2 anos aqui e aos poucos estou me adapatando aos costumes, a nova vida, ao Novo Pais.

    Beijos

    Lu Lopes

  5. Obrigada pelo comentario Luana. A gente se acostuma com tudo, e so dar tempo ao tempo. Bjos

  6. Amei seu blog. É um sonho meu morar nos eua, estudei inglês só por 3 anos (tive que parar por falta de tempo :() mas gosto bastante e tenho um sonho de morar em NY (talvez no começo terei que ir para um cidade mais barata ahirhsguiahu). Você saberia me dizer um local nos eua que não seja tão caro quanto NY e também que não seja tão pacato? Obrigado <3

  7. Tenho sonho de viver nos EUA. Em Kansas City.No estado de kansas e Missouri. Pois pesquisei e sei que e uma cidade maravilhosa para se viver.

  8. Eu tenho 56 anos , meu sonho sempre foi morar nos estados Unidos, mais sou muito limitada não sei mais o que fazer pra aprender inglês,vou ver se existe intercambio pra pessoas da minha idade.

  9. Olá Maria,

    Para aprender não é preciso fazer um curso nos EUA. Há diversas opções para começar a a se preparar no Brasil:
    Veja o porque aqui:

    Exemplos disso são cursos online ( alguns são grátis), cursos em escolas de inglês no Brasil, dvds, cds, enfim diversas opções você pode ver outras aqui:
    10 Websites para aprender e praticar inglês

    Além disso leia dicas de como praticar no Brasil aqui e os demais artigos da seção “aprenda inglês” do blog.

    Quanto a morar aqui, veja as dicas: aqui

    Sucesso!

Faça parte da conversa: