Cultura Americana, Curiosidades

President’s Day: Como Aproveitar Esse Feriado

American flag

Na terceira semana do mês de fevereiro, o President’s Day ou George Washington Day, como ele é chamado no estado da Virgínia (Você entenderá o porquê dessa diferença de nomes mais abaixo) é celebrado nos Estados Unidos.

Esse é mais um dos feriados considerados nacionais pelo governo americano e ele foi criado em  em honra ao primeiro presidente americano (George Washington – para aqueles que não sabem).

Mas você pode estar se perguntando por que diachos você ligaria para esse dia se você sequer mora nos EUA.

Bem, se você é como a maioria dos turistas brazucas que adoram suas comprinhas por aqui e por acaso se encontra no país nessa época do ano, suas chances de conseguir comprar aqueles sonhados itens da sua enorme lista de compras por preços bem, digamos, mais interessantes do que em outras épocas do ano é alta.

E sim, preços melhores até que no Natal ou Black Friday! Esse é mais um dos feriados americanos voltados ao comércio e repleto de super promoções. Está aí mais uma dica para suas compras nos EUA.

Agora, voltando às origens desse feriado e algumas curiosidades. Como dissemos acima, o President’s Day é celebrado em honra de George Washington, o qual é considerado como o fundador da Pátria americana.

Washington nasceu no estado da Virgínia (entendeu o porquê o President’s Day é chamado de George Washington Day nesse estado?). Mas não foi somente o primeiro presidente que nasceu lá, outros sete presidentes também são da Virgínia.

O que faz com que esse estado seja o número um onde presidentes americanos nasceram. No entanto a lista dos estados   não pára por aí e é seguida de:

  • 2º lugar: Ohio
  • 3º lugar: Massachusetts
  • 4º lugar: Nova Iorque
  • 5º lugar: um empate entre Carolina do Norte, Vermont e Texas (sim, e a gente pensava que eles estariam em primeiro lugar 🙂 ).

Aliás, Barack Obama foi o primeiro presidente a nascer no Havaí (embora ainda existam certos grupos americanos que divulguem que ele nasceu no Kênia 🙂 ).

Para ser presidente nos Estados Unidos não basta se naturalizar americano, ou seja, é preciso ter nascido por aqui para poder alcançar o posto mais importate do Estado.

Deve ser por isso que o ex-governador da Califórnia voltou a atuar em filmes (ser governador é o máximo onde ele pode ir politicamente, já que ele é naturalizado americano… Pobre Schwarzenegger).

De qualquer forma, o President’s Day é um dia de compras e de celebrações que comemoram a história do país e dos veteranos que lutaram por essa pátria.

Você já fez compras nos EUA durante esse feriado? Gostaria de falar sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Crédito Imagem:
By Vít Luštinec, Wikipedia (Own work) [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

2 comentários sobre “President’s Day: Como Aproveitar Esse Feriado

  1. Olá Anoildo,

    Normalmente não. Fica a critério das lojas abrir ou não abrir suas portas nesse feriado, a maioria abre mas cada uma escolhe os horários de funcionamento. Alguns bancos ficam abertos, outros fecham. Para saber você tem que checar o site das lojas de seu interesse numa data próxima a esse feriado, todas elas informam em seus sites seus horários de funcionamento normal e para feriados como esse. E esses últimos podem variar de ano para ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *