Morar Nos EUA Sem Falar Inglês Dá Certo?

Muitas pessoas gostariam de saber se dá para morar nos Estados Unidos sem saber falar praticamente nada de inglês… Quer dizer, saber se é possível viver por aqui somente sabendo falar que the book is on the table 😀

A resposta para essa pergunta é simples, sim, é possível morar aqui e somente falar português, no entanto isso fará sua vida mais difícil e levando-se em conta que a adaptação de muitos imigrantes brasileiros nos EUA já é algo complicado, para quê complicar mais , não?

Mas vamos às razões do porquê não falar inglês pode dificultar sua vida nos Estados Unidos:

Que língua se fala nos EUA mesmo?

A primeira razão é óbvia, a língua falada nos Estados Unidos é inglês e embora ela não seja oficial (isso mesmo, eles não possuem um idioma oficial), ela é de facto, ou seja, por costume e a língua inglesa é utilizada pelo governo, é ensinada nas escolas e etc.

E mesmo quando você conseguir encontrar tradução para documentos oficiais e tal, eles provavelmente terão algumas poucas opções de tradução e provavelmente será em espanhol e mandarim.

Então a não ser que você fale espanhol (ou mandarim) fluentemente ( e portunhol não vale, ein!)… você já deve ter uma idéia.

Se eu for para os EUA eles terão que falar em português comigo.

Só por que brasileiro fica todo estonteado e tenta falar em inglês quando vê qualquer gringo no Brasil, o mesmo não acontece para essa bandas de cá. Tá pensando o quê? Que ia ser fácil assim? Se você vem para cá, subentende-se que você já fala inglês razoavelmente bem.

Vou morar perto de comunidade brasileira, então não preciso aprender inglês.

Você pode até sobreviver por anos e anos ao morar em cidades onde a maioria da população é constituída por brazucas, porém que graça tem ficar entulhado lá e com dificuldades de se virar em qualquer outra parte da cidade ou até na cidade vizinha?

Muitos brasileiros fazem isso… e quando voltam para o Brasil sequer sabem falar inglês. Que experiência foi essa se nem ao menos o inglês para mostrar que ele esteve aqui de verdade?

Melhorar o inglês é uma das coisas que vale muito a pena fazer enquanto dentro dos Estados Unidos. Quer saber quais são as outras? Então dê uma lida nesse outro post do blog.

Enfim, essas são as razões para que você deixe de preguiça e aprenda inglês logo se seu sonho é morar por aqui. Acredite, isso ajudará em muito sua adaptação ao local e à população e deveria ser o primeiro passo de quem quer chamar a terra do Tio Sam de lar (seja ele temporário ou permanente).

Gostaria de falar sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo.

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

Comentários

  1. mike

    ingles é fundamental saber …. por isso que os e EUA nao gostam de imigrantes eles disseminam a cultura norte- americana trazendo linguas, e rituais de outros povos… entao quem pensa em ir por EUA analise que vc tem que viver de acordo com a cultura dle e nao montar um barraco e colocar um samba bem alto que nem aqui no Brasil…

    Pareci meio rudi a ou xenofobico mas eh a realidade eu sentiria o mesmo se viesse um americano aqui e obrigasse todos a falarem com ele em ingles… fassa meu favor ne rssr

  2. Post
    Author
    Lu

    Mike,

    Obrigada pelo comentário. Sim, é verdade. As pessoas ignoram completamente a importância de saber falar inglês e como não fazê-lo pode complicar a vida delas por aqui. Os americanos gostam de imigrantes que estão abertos a se encaixar e contribuir para a comunidade deles (na Europa as coisas são bem mais puxadas em relação a adaptação de imigrantes e olha que europeus são considerados bem menos xenofóbicos do que americanos), obviamente imigrantes que insistem em desrespeitar as leis usando como motivo sua cultura terão problemas.

  3. Letícia

    Olá. Tenho lido seus posts e me interessado muito. Já estive nos EUA a passeio, mas quero fazer um curso de inglês de duração média (1 ano ou mais) e estou “sondando” o melhor lugar. Inglaterra? EUA?
    Já que vc está aí nos EUA, gostaria de ouvir as suas impressões recentes sobre a crise financeira pela qual passa o país. Acredito que, por ser brasileira, vc saiba bem o que significa uma crise e o que ela gera de medo numa sociedade. Por aí a crise já traz medo? O que já traz ou trouxe de consequências reais (repercussão no consumo, na qualidade de vida, no desemprego…)?
    Ficarei muito grata se vc puder me falar um pouco sobre isso.
    Abraço de uma leitora
    Letícia

  4. Post
    Author
    Lu

    Letícia,

    Supondo-se que vc venha para cá estudar. A preocupação que vc deve ter é quanto o dólar custa, por que vc tendo o dinheiro suficiente para pagar seu curso e suas necessidades vc estará bem, mesmo pq vc não poderá trabalhar aqui, somente estudar. A crise não vai te afetar.

    Parece que a Grã-Bretanha e a Europa em geral está bem pior que aqui.

    Boa sorte!

  5. Davi

    Olá. Visitei o seu blog “acidentalmente” (o encontrei enquanto fazia uma pesquisa aleatória no Google), mas na verdade foi bem conveniente, porque o assunto que o blog trata é de meu interesse. Eu não tenho muito tempo, apesar de estar de férias, então eu ficaria bastante agradecido se você me sugerisse alguns posts que ajudem a esclarecer as minhas dúvidas. Eu gostaria de saber quais são os requerimentos para eu morar legalmente nos Estados Unidos, antes ou depois de entrar na universidade (tenho 15 anos) e mais ou menos quanto teria de pagar para poder viver por lá, uma vez que sou classe média e não posso me dar o luxo de pagar uma fortuna sozinho. A língua não é um problema para mim; sempre tive facilidade com línguas, estudo Francês na escola e tratei de aprender Inglês sozinho, e estou satisfeito com ele (acredito que a minha habilidade esteja bem acima do nível escolar – tenho vários amigos americanos que conheci na Internet ou na vida real, e quando eu viajei para os EUA em Julho do ano passado, na tradicional viagem NY-Orlando, os americanos não tiveram problema em me compreender, apesar do meu sotaque ser deplorável). No entanto, a minha maior ambição, no momento, é me firmar nos EUA. Eu me identifico bastante com o estilo de vida americano e realmente aprecio a liberdade que temos nos países desenvolvidos.

    Devo dizer que o meu foco é morar em Manhattan ou em qualquer outro centro urbano (São Francisco, Atlanta, Philly etc.), mas eu não teria problema em morar no subúrbio ou mesmo em cidades mais isoladas.

    Grato,
    Davi Galindo.

  6. Victor

    Olá!!! Muito legal esse seu blog…por acaso cheguei aqui e confesso que fiquei muito feliz.
    Estou pensando em passar uma temporada por ai, estudar uns 12 meses e confesso que estava meio perdido sem saber bem por onde começar. Já estive por ai algumas vezes a passeio mais agora estou inclinado em ficar mais tempo. Pensei em Miami o que você acha? Com relação a aluguel, seria possível você me dar alguma idéia de quanto sairia um apartamento de 01 quarto contrato anual?
    Forte abraço;
    Victor

  7. Post
    Author
    Lu

    Victor,

    Veja esse site:

    Realtor.com

    Sinceramente e pessoalmente não gosto de Miami. Mas isso depende do seu gosto, se vc já visitou e gostou e acha que vai se adaptar fácil, siga em frente.

    Boa sorte!

  8. Aline

    Olá….Gostaria de saber se tem alguma possibilidade de eu,meu esposo e nosso filho de 3 anos,nos mudarmos para os EUA???Temos uma vida muito boa aqui no Brasil,mais estamos muito descontentes com a violência e justiça zero.Gostariamos muito de comprar uma casa nos EUA,é possível???

  9. Post
    Author
    Lu

    Aline,

    Compra uma casa é completamente possível, só que fazer isso não dá direito a visto de residente. Vocês poderão vir como turistas, ficar na sua casa e voltar para o Brasil quando seu visto vencer (3 ou 6 meses). Se um de vocês for contratado por uma empresa americana, ou fazer uma pós-graduação aqui vocês podem ficar por mais tempo, no entanto não poderão trabalhar.

  10. Nádia

    Olá, muito bom seus comentários ,eu gostaria também de saber se posso comprar uma casa nos Usa ,e montar loja de artesanado ,eu mesmo fabrico muitas peças, minha filha já mora lá, casou com um americano, e vive feliz lá. Queria muito morar lá, pela segurança ,e ter paz ,coisa que no Brasil nao temos mas ,obrigada,

  11. Post
    Author
    Lu

    Nádia,

    Se sua filha já é cidadã e maior de 21 (até mesmo se ela somente possui o Green Card, se bem que somente com o GC o processo demora mais) ela pode patrocinar o Green Card para você.

    Quanto a comprar casa, qualquer pessoa pode comprar casas nos EUA, o detalhe aqui é que comprar casas aqui não dá direito a Green card, ou seja, morar permanentemente aqui (vai entender né?). A melhor solução para vc é pedir para sua filha patrocinar o Green Card para vc.

    Boa sorte!

  12. Celso

    Boa tarde achei muito interessante o seu blog queria uma ajuda sua

    Estou com pensamento de me mudar para os EUA por questao de segurança pois estamos em uma guerra civil nesse nosso pais tão querido o Brasil. E tambem por questão de mudar de vida e para ter uma nova cultura o meu problema é o seguinte tenho um filho de 8 anos e não fala bem o Ingles existe alguma escola ai na Florida que conseguiria coloca-lo para ter a educaçao normal americana e aprendendo o Ingles junto, e que lugar você me indicaria em morar nos Eua garças a Deus não tem problemas financeiros e penso ate em montar ou comprar alguma empresa para poder trabalhar

  13. Post
    Author
    Lu

    Olá Celso,

    Escolas públicas oferecem aulas com professores bilíngues para ajudar na adaptação das crianças que falam pouco inglês. Además a partir do momento que eles estudam em uma escola americana, eles pegam o inglês rapidinho. Crianças aprendem mais rápido.

    Em relação a onde morar, essa é uma pergunta muito pessoal e somente você pode respondê-la, mas escrevi esses posts com o que ter em mente ao escolher onde nos morar EUA :

    Onde Morar Nos EUA?
    Como Escolher Em Que Cidade Dos EUA Morar?

  14. Natanael Louback Junyor

    Olá, então…
    Eu estou pensando eu fazer uma faculdade ai, não falo muito o inglês, e queria saber se existe alguma possibilidade de isso acontecer? Tem alguma faculdade que ajuda a aprender o inglês ?
    Bom se tiver eu gostaria muito de ir, ai pelo menos eu já morava ai logo… Alias tem como?
    Bom se você puder me responder eu agradeceria muito… Até mais.

  15. Post
    Author
    Lu

    Olá Natanael,

    É indispensável que você aprenda inglês antes de vir para cá, recomendo isso para todos mas especialmente no caso de quem quer cursar o ensino superior aqui. Además é preciso passar em testes de proficiência de inglês de nível acadêmico para poder ser aceito em universidades daqui e dependendo do curso que vc quer fazer a nota exigida nesses testes pode ser alta.

    Há cursos de inglês oferecidos por faculdades americanas no entanto ou você faz esses cursos (os quais não sei se dão visto para estudantes) ou o curso de seu interesse e para fazer ele vc tem que falar inglês fluente.

    Minha dica é que você comece a aprender inglês agora no Brasil mesmo, algo que é completamente possível e bem mais barato do que vir pra cá somente para aprender o idioma.

    Para você poder vir morar indefinitivamente aqui você tem que tirar vistos específicos que permitam que você more aqui e adquira o Green Card. Veja quais suas opções nesse post do blog:

    Vistos que mais dào chances de conseguir o Green Card

    Pense nisso e boa sorte!

  16. Alessandro R. C.

    Gostaria de escrever um texto para a autora deste blog mas não sei como faço, pois via comentário irá ficar bastante longo. Estou precisando de ajuda pois tento de várias formas realizar meus sonhos mas sempre tem algum requisito que não consigo preencher. Alessandro

  17. Post
    Author
  18. Aline

    Olá, não falo inglês fluente mas consigo me comunicar até certo ponto, quero ir aos U.S.A para aprender, mas primeiramente gostaria de morar em algum lugar onde tem bastante brasileiro para que não ”me assuste” tanto. E gostaria de trabalhar e morar lá por alguns anos, o detalhe é: Só tenho o dinheiro das passagens, e ao sair daqui deixarei meu emprego, meu apê (que é um aluguel barato), família, tudo. Tenho um pouco de receio sim, mas ao mesmo tempo a minha vontade é imensa.

    O que você indica nesta situação? Alguém que vai realmente começar do zero, sem falar fluente, sem dinheiro, sem ter onde morar. Se puder me indicar algum lugar onde eu possa conseguir moradia e trabalho (qualquer parte dos U.S.A.), gostaria de ir perto de Detroit.

    Acho que estou sonhando mesmo, sem formação sem dinheiro e deixar meu trabalho aqui no Brasil é loucura.. =\ Não é?

    Obrigada.

  19. Post
    Author
    Lu

    Olá Aline,

    Acho que você já sabe qual minha resposta, inclusive você usou ela no fim do seu comentário. Os tempos são outros, não é mais daquele jeito que foi um dia quando se podia chegar nos EUA de qualquer jeito e ainda assim conseguir prosperar. Como você vai aprender inglês nos EUA morando entre brasileiros? Como vc vai trabalhar sem permissão de trabalho?

    Recomendo que você aprenda inglês bem, estude bastante e quem sabe tente um visto de estudante ou de trabalho, por exemplo. Há outras opções, não sei sua idade mas se vc tivesse menos de 26 e falasse inglês fluente vc poderia vir para cá como au pair, por exemplo.

    Pense nisso e boa sorte!

  20. samara

    Olá.
    Quero muito ir para os Estados Unidos depois de completar 18 anos. E eu estou procurando um lugar para fazer curso de inglês. Mas assim, saber o básico do inglês já ajuda?

  21. Post
    Author
  22. Rodrigp

    meu inglês é so-so rs
    mas estou indo para aprender e melhorar e falar fluente, quais são as dicas? matricular em uma universidade?

  23. Post
    Author

Faça parte da conversa: