Cultura Americana, Curiosidades

Casamentos Gay Nos Estados Unidos

 LA Gay Pride 2011
Parada Gay em Los Angeles, Califórnia

Antes de entendermos como casamentos gays funcionam nos Estados Unidos, devemos lembrar que quando o assunto é leis americanas, tudo fica mais complicado e que isso ocorre devido à descentralização do sistema jurídico americano.

Aqui cada estado tem suas próprias leis, o que como já comentamos em posts anteriores, pode criar leis esquisitas e até engraçadas. Podemos resumir isso dizendo que cada estado tem autonomia suficiente para banir ou aprovar seja lá o que for.

Como o governo federal americano não reconhece casamentos gays, a aceitação dessas uniões fica basicamente a critério de cada estado, o que cria diferenças incríveis entre aqueles que reconhecem os direitos de cidadãos gays e aqueles onde esses direitos são inexistentes.

Então basicamente podemos dividir os estados americanos em:

  • Aqueles nos quais casamentos gays são permitidos e reconhecidos, ou seja, nos quais os dois cônjuges poderão obter os mesmos direitos que um casal heterossexual.
  •   Aqueles onde casamentos gays são proibidos
  • E aqueles onde casamentos gays não são reconhecidos, no entanto, uniões civis ou uniões civis não registradas entre pessoas do mesmo sexo são possíveis.

 

Leis de matrimônio entre pessoas de mesmo sexo nos EUA:

casamentos gays EUA
Estados americanos podem ser basicamente classificados em 3 maneiras em relação a casamentos gays, porém alguns estados possuem leis de matrimônio mais complicadas, tal qual a Califórnia.

 * em vermelho: casamentos gays proibidos

* em azul: casamentos gays e/ou uniões civis gays reconhecidas

* em cinza: leis não discutem o assunto

Vamos começar com os estados americanos onde o casamento gay é reconhecido. Tudo começou em 2004, quando o estado de Massachusetts se tornou o primeiro estado americano a reconhecer casamentos entre pessoas de mesmo sexo. Atualmente a lista de estados que garantem esse direito possui seis:

  • Vermont
    New Hampshire
    Connecticut
    Nova Iorque (o estado)
    Iowa e Washington D.C.

Você pode estar se perguntando sobre a Califórnia… Esse estado permitiu casamentos gays oficialmente entre junho e novembro de 2008, porém o mesmo foi proibido durantes as eleições para governador naquele ano. Portanto a Califórnia somente aceita uniões civis mas não reconhece casamentos entre pessoas de mesmo sexo. Outros estados nessa categoria são:

  • Washington
  • Oregon
  • Nevada
  • Colorado
  • Illinois
  • Wisconsin
  • Maryland
  • Nova Jérsey
  • Maine
  • Havaí
  • Rhode Island

Alguns estados dos EUA possuem uma política um pouco diferente em relação a casamentos gays, tal qual o Novo México, onde casamentos gays não são reconhecidos porém não são proibidos também ou em Rhode Island, onde casamentos gays e uniões civis dão mesmos direitos e se efetuados fora do estado, eles ainda são reconhecidos.

Os demais estados americanos caem na categoria que proibe casamentos entre indivíduos de mesmo sexo ou que reconhece somente tipos específicos de uniões civis.

Lembrando que como cada estado possui suas próprias leis e que o matrimônio homossexual pode ser proibido tanto através do estatuto e/ou constituição do mesmo, as nuances do que é aceito ou não é específica a cada estado americano.

 Crédito Imagem:
Lokal_Profil [CC-BY-SA-2.5], via Wikimedia Commons

Gostou Desse Post? Compartilhe Ele Com Seus Amigos!

17 comentários sobre “Casamentos Gay Nos Estados Unidos

  1. legal o Post mas achei que poderia ter levantado mais o que os americanos acham sobre isso tipo porcentagem contra e a favor e como funciona a punição contra contra preconceito de orientção sexual ou os americanos nao se importam muito com isso.

  2. Olá Lu, estou amando esse seu site! Só que tenho uma dúvida, os EUA é um país seguro? Tanto os homossexuais quanto qualquer , eles possuem a segurança que falta no Brasil? As pessoas podem sair na rua, atender o celular e essas coisas sem se preocupar tanto com o medo de ser assaltado? Abraços e parabéns pelo site!!

  3. Fernanda,

    Obrigada pela participacao. Se tem coisa que e dificil roubarem aqui e celular rsrsrs Existe seguranca sim,bem mais que no Brasil. Obviamente em certas partes de cidades grandes a violencia e maior, mas isso e um fenomeno mundial. Agora, sim voce pode sair tranquila, dirigir seu conversivel, usar suas joias, falar no seu celular e ninguem vai querer te assaltar ou te sequestrar.

    abcs

  4. Mike,

    Muitos americanos nao se importam com o assunto. Obviamente aqueles que sao extremamente religiosos e conservadores sao contra qualquer tipo de casamento homossexual e os americanos mais liberais apoiam ou pouco ligam para isso.

    As leis com respeito a todo tipo de preconceito sao bem severas e o que e melhor, sao respeitadas e aplicadas. Entao as pessoas pensam duas vezes antes de fazer algo estupido contra qualquer ser humano.

  5. Ah, que bom saber disso!!! Estou partindo para Denver no meio do ano, meu noivo é nascido lá… Estou indo para passar 2 meses, só para ver como é. O bom é que descobri esse excelente site, haha, abraços!

  6. Fernanda,

    Que bom! Venha sim! Tomar esse passo é muito importante. Excelente decisão.

    abçs

  7. Lu adorei seu site, está ajudando muito, eu e meu marido pretendemos morar nos EUA daqui um tempo, de preferencia em buffalo, você acredita que seja uma cidade boa para se morar? ainda mais pelo fato de ser gay?

  8. Olá Beto,

    Não conheço Buffalo pessoalmente, a única coisa que sei sobre essa cidade é que o clima lá é super frio. Certamente há várias coisas que vocês devem considerar antes de mudar para qualquer cidade daqui, especialmente se as cidades são gay friendly. Sugiro que você faça uma pesquisa online usando esses termos e ver o que você encontra e quais os critérios usados nessas listas online e se eles são critérios que vcs consideram importante tbm.

    Agora se vc deseja somente saber informações específicas sobre Buffalo, recomendo que vc pesquise essa cidade no site city-data.com.

    Boa sorte!

  9. Olá, Gostaria de saber qual a maioridade marital dos Estados Unidos. Me refiro a casamentos gays. Por exemplo: minha namorada e eu pretendemos nos casar em Nova York. Daqui 2 anos, ela terá 18 e eu 20. Gostaria de saber se é possível nos casarmos sem que precisemos da autorização de sua mãe. Na verdade, ela se mudou esse ano para os EUA e já tem, como posso dizer, “dupla nacionalidade”. Enfim, aguardo resposta! Obrigada 😉

  10. Ola Milena,

    Voces tem que checar (pesquisar sobre marriage laws in NY) quais as leis do condado no qual vcs pretendem se casar. Cada estado Americano e cada condado possui suas proprias regras de casamentos. Eles poderao te informar mais sobre as leis do casamento gay tambem.

    Boa sorte!

  11. Olá,

    Tenho um parceiro americano que mora em Illinois e estamos planejando casamento nos EUA. Gostaria de saber se é possível nos casarmos em algum estado onde tal casamento é legalizado (Rhode Island, por exemplo) e poder voltar a Illinois, com todos os direitos e com a possibilidade de obter um Green Card (já que sou brasileiro).

    Grato.

  12. Olá Lucio,

    Poder se casar você pode, como vc mesmo disse em estados que permitem casamentos gays e eles serão somente válidos nesses territórios americanos. Agora conseguir o green card através de casamentos gays é algo que infelizmente não é possível, mas dê uma lida nesse outro post nosso para ver uma das propostas que pode mudar isso:

    Imigração é o assunto mais quente na mídia americana

  13. Olá, Você sabe me dizer se um casamento gay em um dos estados que o permitem valida um pedido de greencard? tenho um relacionamento ha mais de 1 ano, mas ele mora em raleigh na carolina do norte, onde o casamento não é permitido, pretendemos nos casar em um outro estado, mas não sabemos se é aceito para o pedido de greencard :/ começamos a nos planejar a mais ou menos 3 meses para minha mudança… mas isso ainda causa duvidas.

  14. Ola William,

    Infelizmente nao. Mas as coisas podem mudar a respeito disso, entao agora nao tem como mas quem sabe num futuro proximo. Fique atento as noticias de imigracao e de direitos gays, elas estao interligadas no seu caso e se a reforma imigratoria sair ela podera beneficiar casais gays tambem.

  15. Boa noite ou bom dia Lu! Primeiro gostaria de parabenizar o seu site e pela iniciativa de dividir a sua experiência de vida ai nos EUA com os seus conterrâneos, rsrs; É tudo muito bacana e informativo, já li outros sites sobre a cultura americana e o seu estilo de vida porém tudo muito superficial para alguém que gostaria de verdade viver uma experiência destas. Faz pouco tempo que eu tive contato com o seu site e achei bastante surpreendente a quantidade de informação bastante útil e muito bem organizada que você reuniu por aqui, além do que é a visão de uma brasileira sobre esta experiência, isso ajuda muito a outros brasileiros que possuem este mesmo objetivo; há algum tempo venho buscando mais informações sobre os EUA porque sempre tive um forte desejo de morar por ai (já venho me planejando a algum tempo), por muitos motivos, qualidade de vida e etc além do que confesso que admiro o estilo de vida dos americanos, pelo menos o que eu sempre observei aqui de longe mesmo no Brasil, porém como eu li em várias de suas matérias só tendo mesmo esta experiência para saber como é “na real”, não é mesmo? Bom é isso que eu gostaria de dizer e por enquanto que eu não arrumo minhas malas para a viagem vou me preparando “consumindo” bastante o seu site, e acredito que me será bastante útil até quando eu já estiver por ai, rsrs. Abraços e obrigado!!!

  16. Olá Robson,

    Muito obrigada mesmo por acompanhar o blog e por ter deixado seu comentário. Fiquei contente com ele 😀 Sim, sempre recomendo a quem interessa morar algum dia aqui fazer um “teste” e morar por um tempinho para ver o que acha antes de maiores decisões. Muito sucesso pra ti!

    abçs

  17. Lu, gostaria de saber se, assim como um casamento heterossexual, com um casamento homossexual(em um estado que seja reconhecido) eu poderia conseguir o Green Card?

Faça parte da conversa: