Para imigrantes

Por Que Os Brasileiros Falam Mal Do Brasil? Por Que Podem, Oras!

censura no Brasil
Se tem alguém que pode falar mal do Brasil são os brasileiros. Será?

** AVISO ** Se você é daqueles que se ofende facilmente, leia nosso disclaimer e não diga que não avisei**

Parece que existe certa censura por parte de muitos brasileiros, especialmente quando seus conterrâneos expressam sua descontentamento com problemas encontrados no Brasil.

A situação fica ainda mais visível quando esses conterrâneos vivem no exterior (no nosso caso, nos Estados Unidos).

Inclusive já discutimos em artigos anteriores tanto sobre mitos bobos e mirabolantes espalhados sobre os brazucas que vivem aqui quanto sobre o esteriótipo de brazuca metido só por que mora nos EUA (só para limpar essas idéias absurdas que em sua maioria haters ou invejosos dissipam por aí).

Mas na minha opinião, essa é uma situação engraçada, tendo em vista que a época da ditadura já passou e que brasileiros deveriam ter o direito de falar sobre o que quiserem e para quem quiserem.

E sim! Isso inclui falar mal do Brasil quando der na telha também. Parece que expôr o lado ruim da nossa terrinha (tanto para brazucas ou americanos) e buscar uma solução para isso é algo vergonhoso de se fazer.

Mesmo por que imagina se há algo ruim sobre o Brasil! O país é perfeito, não é? Imaculado 😀 e portanto devemos somente falar das coisas boas.

E quais coisas boas que ouço como argumentos ou que deveria falar mais a respeito:

Número 1: Os “sagrados” recursos naturais do país.

Eles me dizem isso como se não houvesse matéria-prima em outros lugares do mundo e como se o Brasil utilizasse esses recursos valiosos para o interesse de seu próprio povo. Quem dera! Pelo que sei o desmatamento continua a doidado. Isso sim que é terra sagrada.

Fala-se muito dos porquês que o país demorou para progredir historicamente, mas parece que a exploração dos recursos sem um fim que beneficie os mercados locais ainda parece a norma.

Sim, Brasil é um país rico em recursos naturais e em muitos outros pontos porém isso em si não leva o país a lugar algum. Pelo menos até hoje é o que parece ser evidente.

Número 2: Carnaval e futebol.

Carnaval e futebol é cultura? Tenho essas palavras de argumento aqui: Pão e circo.

Carnaval era cultura, no seu início no Brasil, hoje em dia é equivalente a sacanagem.

Futebol? Como se o Brasil tivesse monopólio sobre futebol. Brasileiros não inventaram o jogo e esse esporte é o que mais possui fãs pelo planeta. Dizer que futebol é cultura no Brasil implica dizer que é cultura no restante dos demais países que amam o esporte na mesma medida, ou seja, praticamente no mundo todo.

Jamais ouço alguém se referir aos nossos escritores, poetas e artistas com tanto ardor ao que brazucas se referem a jogadores de futebol e escolas de samba ou às buzanfas das mulheres das escolas de samba.

Resumindo, esses dois items acima não me convencem. Ponto final.

Mas vamos responder à pergunta do porquê brasileiros falarem tão mal do Brasil – detalhe – especialmente quando eles vivem no exterior. “Aqueles traidores da pátria” Ai!

Primeiramente devemos lembrar que não existe país perfeito.Tem muita gente que lê o blog e pensa que aqui é uma maravilha… Sim, aqui é bem melhor que outros lugares (e há outros países melhores) mas tudo tem seu porém.

E em seguinda devemos lembrar  que seres humanos reclamarão daquilo que acham injusto ou incorreto (até americanos reclamam).

O mesmo vale para brasileiros acostumados com uma cultura diferente (depois de ter passado pelo choque cultural de morar fora) e que quando voltam para o Brasil dão de cara com a falta de vontade do povo de melhorar sua própria situação e em muitos casos, até de reclamar por seus direitos!

Ai! Aqueles traidores da pátria novamente tentanto chacoalhar o status quo da nossa belíssima sociedade… Tudo aqui funciona tão bem, não? Para quê mudar? Vamos continuar com futebol, mulher pelada e carnaval. Isso sim que é cultura!

E finalmente, voltando à menção da ditadura acima, pelo que sabemos brasileiros são livres para falar o que quiserem. Não é isso que é democracia e liberdade de expressão?

Não entendo por que há pessoas que querem de qualquer forma que engulamos a vontade de masquear os podres do Brasil.

Não estamos aqui para forçar nossa visão para cima de ninguém. Essa é nossa casa e os incomodados que se mudem.

O ponto interessante disso, no entanto , é que eles não se mudam, eles continuam voltando aqui.

Sinal de que bem lá no fundo, eles gostam do que escrevemos, só não querem admitir. Portanto agradecemos a visita de todos os nossos leitores, as dos assíduos e que nos apoiam e aquelas dos indignados com a vergonha que esse site é 😀

Se tem alguém que pode falar mal do Brasil, são os brasileiros. E se engana quem pensa que os americanos se preocupam com nossos problemas tupiniquins tanto quanto nós nos preocupamos com os problemas deles.

Eles se preocupam em sanar os podres e garantir um futuro melhor para seu povo ao invés de se preocupar com os negócios de seus vizinhos.

Parece-me que os indignados estão demasiadamente preocupados com os problemas de um tio que sequer é parente deles, o Tio Sam.

Gostaria de falar sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

Crédito Imagem:
  By Stefan-Xp(Own work)[GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

19 comentários sobre “Por Que Os Brasileiros Falam Mal Do Brasil? Por Que Podem, Oras!

  1. Axo que esse eh um assunto bem polemico pq tipo eu falo mal do meu pais e muito… e as coisas que devem ser melhoradas mas tambem exalto as coisas boas e que prefiro aqui ao que um IRA ou IRAQUE da vida! Mas e que os americanos sao mais parcipativos em sua comunidade e pais e o que mais notamos a brasileiros no pais e que as coisas funcionam quando se tem uma comunidade ativa…. o que falta no Brasil e isso exigirmos mais de nossa comunidade e politicos assim quem sabe podemos chegar na EXCELENCIA DE SER UM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO!

  2. Mike,

    É verdade, o Brasil está longe de ser um dos piores países do mundo assim como os EUA não é um paraíso na terra (e devo dizer que jamais afirmei essa última coisa aqui no blog 😀 ). Concordo que o que falta é um envolvimento mais ativo na sociedade e luta pelos direitos e isso começa com a conscientização das coisas ruins por parte do povo e com a busca de soluções e não somente exaltar as maravilhas do país e tentar encobrir os podres.

  3. O problema é que os brasileiros são muito ufanistas, mais até que os americanos, com a diferença que os americanos realmente tem vários motivos para sê-lo.
    Para a maioria dos brasileiros, o Brasil é o primeiro, o melhor em tudo:
    Os rios teem mais peixes, o céu tem mais estrelas, a mata tem mais bichos, o povo é o mais alegre e receptivo, as mulheres são as mais lindas, é o mais rico do mundo e por aí vai.
    Daí quando alguém ousa a discordar ou dizer que não é bem assim, “os caras” ficam bravos !!!
    E no fundo sentem uma certa “dor de cotovelo” dos americanos, se é que me entendem…

  4. pela primeira vez nao sei de que lado concordar…. na minha opinião tanto o post quanto os comentarios estão meios que incabíveis ….. mas enfim… é um assunto polêmico nao?! ..

    se pudesse lu mostrar um “pouco” das besteiras dai… pq nunca vi esse mesmo.. assim como existe brasileiro bom e o ruim .. devem ter alguns norte-americanos que sujam a bandeira.. entende?!

  5. Meu Brasil é futebol, carnaval, cerveja e mulheres (nuas ou semi-nuas). Falta educação, falta respeito, falta lutar pelos nossos direitos, mas o que não falta aqui é malandragem e cara de pau. As leis só servem se for para benefício próprio. Soube da história de uma mulher que levou um tapa na cara de um homem porque a mesma reclamou com o segurança que ele estava no vagão das mulheres no trem, detalhe o homem saiu do vagão, mas quando o trem foi para outra estação onde não tinham seguranças, o malandro voltou e deu um tapa na cara da mulher e ficou por isso mesmo. Esse é o meu país onde tem impostos altos, desorganização, só de pensar que 68% do valor de um carro é só imposto, que a gasolina do nosso país onde tem petróleo é mais cara do que dos países vizinhos não tenho palavras pra expressar meu descontentamento. O Brasil tem tudo pra ser um país melhor, com melhores hospitais, com escolas adequadas mas isso não interessa, bom mesmo é ter brasileiros sem cultura sem educação pra continuar colocando no poder os mesmos sanguessugas…

  6. A Sheila merece parabéns: disse quase tudo !

    O governo brasileiro prefere gastar milhões e milhões com estádios de futebol para sediar essa nojeira chamada copa do mundo, dinheiro que a meu ver seria muitíssimo melhor empregado em escolas, hospitais, moradias populares e outras coisas que trariam benefício VERDADEIRO para o povo.
    Fazer o que…pão e circo para o povão!
    Eu fico completamente revoltado com os absurdos que vejo aqui:
    Não consigo entender por que , só por possuir um carrinho 1000 c.c que os americanos não iriam querer nem de graça (um FIAT, nem é vendido nos EUA) sou obrigado a pagar TODO OS ANOS 6% do valor do ‘carro’….sendo que quando o comprei uma boa parte do preço já era só em impostos !!!
    Como se não bastasse, se eu quiser fazer uma viagem com meu pequeno bólide a cada 80 ou 100 km sou obrigado a pagar pesadas taxas de pedágio…………..é o cúmulo!!!

    Depois não é para falar mal do Brasil…

  7. Acho que o nosso país nao merece alguns brasileiros ( assim como eu) que fala besteiras…… acho que em qualquer lugar haverá esse tipo de coisa. posso tá sendo hipócrita ( até admito) e concordo quando a lu disse em outros post em que o pior inimigo seu nos exterior nao é o próprio estrangeiro.. e sim o seu conterrâneo.. enfim apenas vejo isso como um debate e que assim seja se estiver saindo um pouco do padrão da conversa sorry…

    tenho que confessar que apesar de gostar dos eua ainda defendo minha pátria e não tenho coragem de falar mal dela pra outros estrangeiros ate porque quando eu falei com estrangeiros todos adoraram aki.. inclusive uma americana de nova iorque, estuda na escola sttony brooks ( acho q é assim o nome do colegio)

  8. Uau Sheila, falou o que eu sinto, vamos lá…
    Bem sou uma pessoa que não VALORIZO nem um pouco o BRASIL…. Por que? Bem a maioria das pessoas falam o BRASIL é o melhor no futebol! Eu detesto FUTEBOL tenho pavor a ver aqueles “HOMENS” correndo atras de uma bola! 2°: Ó, o Brasil tem o melhor CARNAVAL! Que se dane carnaval, uma grande *****, Aliás eu sou CRISTÃO/EVANGÉLICO, e por tanto outro motivo para mim preferir os EUA, lá se não me engano, cerca de 51,3%(De acordo com a WIKIPEDIA) da religião dos EUA é qual? O CRISTIANISMO! é isso aê! Ó o Brasil tem paisagens naturais! Bem, e daí? O outros países não tem não é, e aliás, há belas paisagens paisagens naturais nos EUA, não tanto quanto no BRASIL, tenho que admitir,mas há! E O QUE várias “PESSOAS” dizem do próprio “BRASIL”, os próprios “BRASILEIROS”, numa pequena frase “BRASILEIRO GENTE MAL EDUCADA” e são! isso se refere ao comportamento, mas também a EDUCAÇÃO ESCOLAR (entre aspas!) onde qualquer pessoa termina o ENSINO MÉDIO, mais não sabe nem o que é um ADVERBIO na língua portuguesa (isso é só um exemplo) ó, os BRASILEIROS, a maioria são alfabetizados, o próprio governo falou, que era pra alfabetizar o máximo de pessoas que poder, e aí, termina o ensino médio de qualquer forma, e aí, Onde está a EDUCAÇÃO ESCOLAR, tudo bem há escolas boas, mas são um LIXO comparada as dos EUA! Tudo bem nem todo é flores nos EUA, mas ele é um país fantástico. Possuindo a fantástica ESTÁTUA DA LIBERDADE, o maiora maior empresa de mídia e entretenimento do mundo, a WALT DISNEY COMPANY, éh, lá é onde que fica HOLLYWOOD, onde se produz filmes que os próprios BRASILEIRINHOS amam assistir, lá é onde fica as mais prestigiosas universidades do mundo, inclusive A mais PRESTIGIOSA: HARVARD, muitos brasileiros dizem que no BRASIL, há mais mulher GOSTOSA, e daí? Nos EUA também há belas mulheres, e GOSTOSAS!E o BRASIL é um dos países mais CORRUPTOS do MUNDO, estando muito na frende dos EUA, na lista. Sei que não é muito legal falar mal do BRASIL, pois nele também há qualidades, e também pois eu nasci nele, mas não sou obrigado a deixar de sonhar e lutar, para realizar o meu sonho: ” Viver nos EUA”!

  9. E Lu, por favor, você tem que escrever um livro, e eu garanto: “Vou ser o primeiro a comprar”.

  10. Concordo com Mike existe muitos países piores que o Brasil mas oq eu falo mal do Brasil é fato meu caso é que não gosto da cultura brasileira e odeio carnaval pagode samba e etc.. se eu criaçe um país este seria os Estados Unidos da América este país se indentifica com minha cultura pessoal….

  11. Ah..nosso país tem mts coisas ruins, claro q tem!
    mais td tem um lado bom, ou ao menos deveria ter!
    Acho os EUA um país incrível + aposto q lah também tem seus podres!Antes deu falar..a o Brasil isso o Brasil aquilo…Eu deveria parar e pensar..+ o q q eu posso fazer para melhorar?…pq afinal foi aq q Eu nasci, cresci…n sei se continuarei aq no futuro..sei lah + Eh o meu país entawm…

    e..Lu parabéns pelo Blog..Perfeitoo!!=))

  12. Moro nos EUA há 25 anos, e para mim a comparação é muito simples e clara como água cristalina. O Brasil(políticos e classe alta) não querem e não permitiram que a educação seja levada as massas, pois logicamente e muito mais fácil de controlar a maioria do povo. O que não acontece até onde eu pessoalmente vejo e acompanho, e que se uma criança não vai a escola sem uma notificação, a escola tenta entrar em contato e não havendo uma satisfação ela mesma notifica as autoridades competentes para irem pessoalmente averiguar os motivos. Você já pode imaginar o cenário??? Estive em 2009 no Rio de Janeiro e presencie uma cena que me revoltou e muito da várias que vive lá em 2 semanas, e não vendo a hora de voltar. Esta em um pier/cais próximo a praia do Pepe, admirando o mar, etc… qdo vinha duas adolecentes e uma delas tomando coca-cola e distante de uns 5 metros de uma cesta de lixo, sabem o que aconteceu….já deu para imaginar…vou te dar mais alguns minutinhos…. pois é, a infeliz jogou a lata no chão e pela metade para que aquele líquido ficasse grudando ou chamando moscas, enfim… Não se pode generalizar, mas por favor… eu vi muito disso em outros cenarios. Vem fazer isso aqui na Florida, especialmente Orlando ou Miami, você é preso ou vai passar por uma vergonha sem tamanho.
    Abração a todos!

  13. Nosso inimigo é a ignorância (aquela que se recusa a reconhecer que, na sociedade do conhecimento, a ferramenta para superá-la passa, necessariamente, pela educação). Uma educação em que o sujeito do conhecimento assume a responsabilidade de tomar as rédeas para mudar o seu destino.

  14. a ditatura pode ter acabado mas a reepresão nao, aqui nao temos voz , e a unica soluçao e a educação , mas ela nao da voto , se tu nao ficou sabendo os professores de 51 unirvesidades publicas entao em greve , estudantes ja foram se manisfeta em brasilia ,mas midia aqui nao divulga , tenho um grupo no face chamado liberta-vos que divulga essa ideias pra tenta criar uma resistencia

  15. Lu, sou paulistano e sempre vivi em São Paulo, e com a experiência de quem lida com atendimento ao público há 12 anos posso afirmar que o brasileiro médio típico, auqele que não tem sobrenome estrangeiro ou é evangélico, é um tipo falso, fingido e dissimulado, que adora posar de bastião da moralidade e dos bons costumes, mas não perde a oportunidade de roubar, mentir, fraudar, sonegar, extorquir – fazer tudo aquilo que não presta está em seu DNA. Fora isso, somos recorditas mundiais em homicídios com armas de fogo – algo também relativamente comum aí onde volta e meia algum maluco abre fogo sobre uma multidão de inocentes. Além do mais também abomino a cultura do futebol, samba, jeitinho, etc., essas coisas com as quais os brasileiros se
    identificam. Como eu caso dentro de dois anos, pretendo sair daqui de São Paulo pois essa cidadede – e esse país – estão se tornando insuportáveis.

  16. Gostei do tópico e quero deixar minha quase humilde opinião. Acho que ninguém pode falar mal do Brasil como ninguém pode falar mal do U.S.A ou de qualquer pais, acredito que todos podemos dizer ” Eu vejo isso e penso isso e essa é minha opinião” comparar esses dois países, ou outros quais quer, acredito ser a maior falha que se possa cometer. É a mesma coisa que comparar Beethoven com Led Zeppelin. Não é porque são nomes alemães que posso compará-los. Mozzart com Led Zeppelin não é por que tem a letra “Z” que tem mesma origem. Vivemos na américa mas somos povos diferentes com problemas diferentes, decorrentes de origens diferentes e escolhas diferentes diante de problemas semelhantes. É a isso que chamamos cultura. E essa é a minha opinião!! 🙂
    Mas se quiser falar mal pode falar. Pois acredito que dá critica pode nascer um agente de transformação! Mas o que eu não suporto em qualquer ser humano é quem reclama mas não é melhor de quem é vítima da reclamação. Reclama e não faz parte da solução. Reclama é parte da causa do problema!

  17. Sou apaixonada pelo meu país e não poderia deixar de dar o meu piteco. Sei que por aqui existe uma corrupção que está detonando o nosso país, mas nem por isso penso em me mudar daqui. Entro em todas as conversas e insisto que TUDO DEPENDE DE NÓS, que podemos mudar a situação de nosso país se cada um fizer a sua parte. Participei de um evento esta semana do FORMULA DE LANÇAMENTO 4.0 onde 2.500 brasileiros passaram das 8,00hs às 20,00hs durante 3 dias buscando ensinamentos para mudar sua própria vida e a de milhares de outros que serão por eles beneficiados. Visam apenas os milhões de reais que lhe são prometidos? Não, são pessoas que querem fazer a diferença! Temos inúmeros problemas, mas nosso povo é cordial, solidário e honesto . Embora existam alguns que não o sejam, A MAIORIA É. No início de minha vida fui ajudada por pessoas que não me conheciam e que me levaram para dentro de seus lares ( palácios ou casebres na favela para me protegerem ou apenas para que eu pudesse continuar meus estudos). Hoje sou grata a todos que me ajudaram em meus momentos de dificuldades (desde o estudante na época e hoje renomado médico Dr. Haruo Okawara que revisava comigo as apostilas do curso que eu fazia por correspondência para prestar o artigo 99, até o livreiro da Faculdade Católica de Direito de Santos , Orlando Correia Leite que me vendia fiado os livros dos quais necessitava , mesmo sabendo que eu levaria muitos anos para pagá-los. Gosto dos EUA, admiro muita coisa do modo de vida americano mas mesmo viajando anualmente para fora,vou ficar por aqui e lutar para mudar tudo aquilo que estiver ao meu alcance bem como mostrar aos brasileiros que eles podem chegar aonde chegaram os países de primeiro mundo. Tenho dito!

  18. O brasileiro é oportunista, preguiçoso, só pensa em tirar vantagem de tudo e todos. É sem caráter como o Macunaíma de Mário de Andrade.
    Por isso, desde a independência que o pais não prospera, não sai do seu subdesenvolvimento.
    Ninguém confia em ninguém. Não há justiça. Não há polícia eficiente e nem uma educação eficiente.
    Os alunos não precisam estudar e fazer provas para passar de ano.
    Ser bandido no Brasil é muito compensador, pois, se mesmo em algum dia ele for preso, ele recebe muitos benefícios do Estado.
    Estelionato não é considerado crime, mas sim um desviu de comportamento.
    Empresas e pessoas que querem investir e produzir, gerar empregos e impostos, para prosperar e gerar riqueza são punidos pelo Estado e suas diversas instituições.
    Contratos, patentes, fiadores não têm valor, não são respeitados. Nem a própria Legislação Trabalhista é respeitada – um trabalhador mesmo recebendo todos os seu direitos previstos em Lei, ao término de seu contrato, se ele entrar na Justiça, ele recebe direitos a outros valores que não eram previstos.
    Esse é o Brasil.
    Resumido: Brasil não é um pais sério.

Faça parte da conversa: