Cultura Americana, Dicas de viagem, Para imigrantes

Como Achar Roupas Que Sirvam Nos EUA?

lojas roupas nos EUA
Dependendo do seu tipo de corpo, achar roupas que sirvam em lojas americanas pode demorar mais.

Quando se chega nos Estados Unidos, devemos nos adaptar não somente uma nova cultura, a qual por sua vez difere drasticamente da brasileira, mas também a novas medidas em tudo (por quê americanos não descomplicam as coisas né?).

E isso quer dizer que seus números de roupas, calçados e etc que você usava no Brasil serão números diferentes por aqui. Mas não é sobre isso que falaremos nesse post, aposto que você já sabia dessa informação. O nosso ponto hoje é falar sobre algo que complica a vida de bastante brasileiros que vivem aqui: onde encontrar roupas que sirvam direito e que sejam compatíveis com meu gosto mais, digamos, apimentado à la brasileira?

Para usar um exemplo das dificuldades que a maioria dos brasileiros enfrentam ao comprar roupas nos Estados Unidos (e muitos outros sul-americanos, por sinal) vamos conferir as diferenças de altura e peso medianos para um americano e brasileiro “comuns”:

Altura e peso médio brasileiros / brasileiras:

1,73 m e 69,4 kg

1,61 m e 57,8 kg

Altura e peso médio americanos / americanas:

1,79 m e 86,0 kg

1,64 m e 74,0 kg

Você até pode achar que essa diferença de centímetros é pouca, porém quando você chega aqui e percebe que em lojas de roupas femininas, é difícil encontrar roupas que sirvam seu tipo de corpo e/ou no caso dos homens (que é pior ainda) onde encontrar uma camisa ou calça que sirva pode ser perto do impossível e que as opções disponíveis serão bem menores… Bem, as coisas complicam.

Muitas adultas brasileiras são do tipo petite, ou seja, pequenitas e geralmente com curvas generosas na parte de baixo do corpo, o famoso corpão de violão. Já as americanas costumam ser mais altas e com o corpo mais do tipo atlético, ou seja, com menos curvas… exceto na parte de cima do corpo. Portanto as roupas padrão são feitas com a maioria das mulheres americanas em mente. Haja costureira para arrumas as barras e acentuar as curvas brasileiras da  maneira correta!

Muitas vezes, especialmente em lojas de departamento mais populares, mesmo as roupas de tamanho pequeno ficarão grandes nas brasileiras mais pequenitas.

A solução para elas é buscar roupas na seção petite de lojas de departamentos (não são todas essas lojas que terão essas roupas) então se você não encontrá-las, o jeito é buscar certas marcas de roupas que fazem o seu número e que servem se muito esforço.

Sim,  essas grifes costumam ser mais caras, mas o bom disso é que elas também costumam ser mais sexy, o que agrada ao gosto de muitas brasileiras e podemos matar dois coelhos com uma cajadada só (mas não vá exagerar na dose, ou você será vista que nem uma… você sabe o quê).

Então fuja das roupas de lojas de moda latina (elas existem por aqui também), embora elas poderão servir, o gosto delas passa uma imagem duvidável por aqui. Lembre-se que não estamos mais no Brasil e se você quer ser levada a sério, deve se comportar como tal.

Tem roupa para todo mundo nos EUA, é só saber procurar.

Já as brasileiras mais altas e gordinhas provavelmente encontrarão roupas mais facilmente, e para aquelas com curvas super generosas, saibam que há lojas de vestuário dedicadas somente a esses últimos tipos de corpos (veja foto ao lado).

Infelizmente essas marcas não são as de grife mais conhecidas no Brasil (mas o que você prefere: roupas que acentuem suas curvas ou roupas de marca que não sirvam direito?).

Já para os homens brasileiros, muitos deles são considerados baixinhos por aqui e como cada vez mais os americanos se encaixam na categoria tall & big ( sim, altos e gorduchos) as roupas masculinas são em sua maioria voltadas a essa população… Resumindo, encontrar variedade de camisas, calças e etc em tamanho small fica mais complicado.

Nesses casos, o jeito é comprar calças que sirvam na cintura e arrumar a barra mesmo. Infelizmente não há uma seção dedicada exclusivamente para homens mais baixos, embora exista um tipo de roupas para eles, a chamada short (ao invés de petite) mas acredite é mais difícil encontrar etiquetas de roupas desse tipo.

Aliás se você está se perguntando se você deve comprar roupas big & tall,  average ou short, dê uma lida no nosso post sobre tipos de roupas de acordo com alturas.

Agora brasileiros e brasileiras com altura mediana e os mais altos terão uma vasta quantidade de estilos de roupas para comprar. Para eles as viagens de compras serão mais rápidas, do jeito que homens gostam.

Infelizmente o mesmo não vale para os mais baixos, então levar a namorada/esposa e/ou filha à tiracolo no caso desses últimos ajuda a encontrar as melhores roupas em menos tempo. Só não garantimos que elas vão querer sair do shopping center tão cedo quanto você… hehe.

Gostou Desse Post? Compartihe Com Seus Amigos!

 Crédito Imagem:
Imagem: Ambro / FreeDigitalPhotos.net

9 comentários sobre “Como Achar Roupas Que Sirvam Nos EUA?

  1. Ótimo post e ótimas dicas. Usarei-as em breve. rsrs Abraços Lu e Happy New Year belated!

  2. Oi Lu, parabéns pelo site, realmente é muito bom e ajuda a tirar todas as dúvidas que temos sobre uma ida, e sobre a cultura dos Estados Unidos.
    Eu estou com vontade de mudar pra EUA assim que terminar minha faculdade aqui. Ainda falta, mas ja estou olhando tudo desde agora. Me diz uma coisa, quanto, aproximadamente se gasta com isso tudo de papelada, documentos, e todas essas coisas que sao necessarias para ir embora pros estados unidos? Em média quando vc gastou? É que ja quero ter uma idéia do que vou precisar gastar pra ir juntando dinheiro suficiente, até lá, vou poder juntar bastante pra essa parte burocratica. Muito obrigada!

  3. Kathe,

    Meu processo de visto de noiva custou aproximadamente 12 mil Reais, incluindo passagens aéreas e etc. Agora no seu caso, vai depender do tipo de visto que voce quer tirar. No site do USCIS voce pode ter uma idéia de quanto custam os formularios que voce precisara para seu tipo especifico de visto e etc.

    Boa sorte!

  4. Ah sim, que caro que é né! Só o visto custa isso.. ou toda a papelada? alias… é so o visto que preciso ? alem do passaporte e tal… é so o visto?

    Muito obrigada! Estou amando seu blog, todos os dias, sento no pc, e ja comeco a ler os postos. Realmente muito bom!!

  5. Kathe,

    O preço que paguei foi incluído tudo. Viagem,formulários,traduções de papelada e etc. Se voce vem com visto de estudante você precisa primeiramente se matricular numa universidade que dá o formulario I-120, não são todas escolas que dão esse formulário. Depois de matriculada vc pega o I-120 e aplica para o visto de estudante e a embaixada/consulado americano te informara sobre os procedimentos a seguir. Inclusive, voce pode se informar mais sobre vistos de estudante no site do consulado americano no Brasil, tem páginas em portugues tbm.

    Voce poder ler mais dicas sobre isso nesses posts do blog tambem:

    Tipos de vistos de estudantes para os EUA
    O que considerar antes de ir para os EUA
    Testes que estudantes internacionais tem que fazer para estudar nos EUA

    Boa sorte!

  6. Ah sim, muito obrigada Lu!
    Eu estou estudando engenharia de computacao, essa carreira é boa por aí? E mais uma dúvida, se não for muito incômodo… Eu vou me formar aqui né, dai depois se eu procurar algum emprego da minha área nos Estados Unidos, ja posso começar a trabalhar logo? (tendo o visto de trabalho) ou tenho que fazer faculdade de engenharia tuuuuuuuuuudo de novo aí?

  7. Kathe,

    Sim, e um otimo curso. Isso vai depender da instituicao que vai aceitar seu diploma aqui, algumas aceitarao seu historico completo, outras pedirao para que voce continue seus estudos mais levarao em conta suas notas no Brasil e outras nao aceitarao nada e voce tera q fazer tudo de novo. Em certos casos, dependendo do empregador, voce somente tera que fazer certificacoes para poder trabalhar na area. Varia muito,mas voce poder ler mais sobre cursos de engenharia nesse post que escrevi:

    O que esperar de Cursos de engenharia nos EUA

    Reconhecimento de diplomas nos EUA

    Boa sorte!

  8. eu sou muito pequena….. tenho 1.54 m e 42 kg manequim 36 ou 16, dá pra achar roupas bonitas pro meu tamanho?? pq a média das garotas lá é maior que eu…. eu quero ir pra comprar algumas coisas no ano que vem, as coisas que a gente adora e no brasil são caras hehe, quero hollister, juicy couture, american eagle, forever 21… mas eu preciso de umas dicas kkkk…. um beijo e muito obrigada 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *