Cultura Americana

Como Os Americanos Celebram O Natal?

Decoração Natal EUA
Decoração de Natal num Shopping da Flórida.

Já falamos anteriormente que americanos levam feriados super a sério, alguns exemplos disso são o uso de fantasias em escritórios no dia do Halloween,decorações desse mesmo feriado e de outros por todas as partes da cidade e etc.

E Natal é uma época para reunir a família (que em muitos casos está longe, já que americanos são uns dos povos que mais se mudam por diversas razões… Então se você quer comprar passagens aéreas para cá nessa época, pode crer que elas estarão mais caras agora devido ao aumento de procura pelas mesmas), de presentes, decorações e outras tradições que americanos celebram nessa data.

Luzes De Natal:

A primeira tradição que notamos são as decorações de Natal pelas casas, luzes coloridas, renas brilhantes, trenós e aqui na Flórida até palmeiras enfeitadas pelas avenidas aparecem. É possível encontrar vizinhanças onde praticamente todas as casas possuem enfeites, o que é muito bonito e faz com que algumas pessoas dirijam por diferentes áreas da cidade somente para ver as luzes e esquemas de decorações das casas.

Xmas tree

Os pinheiros de Natal:

Muitas cidades fazem desfiles de Natal e iluminam árvores de natal gigantes, as quais são localizadas propositalmente no centro da cidade.

Christmas Parade New Orleans
Papai-Noel em desfile de Natal em Nova Orleáns

Para aqueles que querem comprar árvores de Natal falsas e naturais, é possível comprar as  primeiras em supermercados, as últimas em locais que vendem árvores, geralmente tendas na beira-de-estradas ou ainda nas chamadas Christmas tree Farms, caso você more próximo a fazendas desse tipo em áreas mais temperadas/frias dos EUA.

Christmas tree farms operam de maneira à la do-it-yourself, ou seja, você leva seu caminhão, escolhe a árvore, corta e a leva para casa.

Christmas tree farm East Lansing MI
Fazendas que vendem árvores de Natal são super procuradas no fim do ano.

As (horríveis) Blusas de Natal:

Americanos amam fantasias e quando é época de Natal, eles tiram blusas com decorações natalinas (as mais horríveis possíveis) do guarda-roupa, algumas das quais passam de geração para geração e usam as mesmas em festas da época… Quer ter uma idéia da feiúra dessas blusas? Sabe aquela blusa que sua tia-avó fez para você e que você nunca usou por tremenda vergonha e quando você a usou teve vontade de se enfiar num buraco? Esses suéteres são bem desse tipo ou se você quer ter uma idéia melhor, olhe a foto abaixo.

blusas de Natal
Exemplos de blusas natalinas usadas nos EUA.

Alguns acompanham essas blusas com chapéis de papai-noel ou imitações de chifres de rena (esse último é bonitinho e não tem nada a ver com “chifres”no sentido que usamos no Brasil).  Nem os bichinhos de estimação escapam disso.

Troca de presentes:

As trocas de presentes ocorrem tanto em festas familiares quanto em escritórios, embora no último caso as trocas não são necessárias a não ser que todos tenham concordado com tal. Quando em cargos de auxílo, é normal, receber presentes de seu chefe ou superior imediato, por exemplo, sem que seja necessário dar nada em troca.

Gifts xmas
Trocas de presentes nos EUA são um pouco estranhas…

Uma coisa que para nós brasileiros pode soar (muito) estranha, é o fato de que em trocas de presentes entre amigos e familiares é comum que os recipientes de presentes digam o que querem receber… O que certamente facilita a troca, mas que perde no quesito surpresa.

Falando em presentes, no caso de presentes não agradarem é possível trocá-los, veja como fazer isso nos EUA no post Dicas para devolução de presentes natalinos.

Ceia de Natal:

Você pode ler mais sobre os ingredientes e pratos típicos natalinos nos Estados Unidos nesse post.

Enfim, essas são algumas das tradições natalinas comuns nos Estados Unidos. Você conhece outras ou já participou de outras tradições americanas de Natal? Então deixe seu comentário abaixo.

Crédito Imagens: Desfile de Natal By Tory (Flickr: [1]) [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons
  Fazenda árvores de Natal By Ken Hammond [Public domain], via Wikimedia Commons
  Xmas Gifts By Kelvin Kay, en:user:kkmd [GFDL], via Wikimedia Commons 
Blusas de Natal by RustyZipper.com

Quer saber mais de cultura americana? Leia os ebooks da Lu!

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

14 comentários sobre “Como Os Americanos Celebram O Natal?

  1. muito bom Post realmente acredito que os americanos levam muito a serio o feriado de natal como a gente pode notar nos filmes de nata l norte- americanos. Eu realmente fico deslumbrado pq relamente eh muito bonito eles relamente pegam o espirito da coisa… pena que no Brasil nao somos assim.

    Congratulations

  2. Fascinante… A cada post que eu leio, eu fico mais emocionado e chorando… É sério… Os Estados Unidos é incrível, e sua cultura é muito bonita… Minha professora no curso de inglês ela já ficou em MIAMI por 3 meses(Outubro, novembro e Dezembro). Ela disse que realmente os americanos levam os feriados muito a sério. Ela estudou numa escola americana, ela disse que sempre tem se envolver com a comemoração: Halloween: Ir para a escola de fantasia, pedir doces e se fantasiar, no natal ela disse que é fascinante: Casas e mais casas super decoradas e iluminadas. Ela disse que também o o THANKSGIVING DAY é muito importante para eles. Sinceramente, os Estados Unidos é 100.000 vezes melhor que o Brasil em tudo. Melhore Universidades, o melhor banco de fazer empréstimos está lá, na maravilhosa WASHINGTON, a melhor educação com suas prestigiosas universidades a exemplo de HAVARD, PRICENTON, YALE, DUKE, STANFORD e muitas outras. Sua cultura fantástica, sua mídia com seus cantores , séries de TV, a WALT DISNEY. Lá também foi a origem dá maravilhosa COCA-COLA, a MICROSOFT(a melhor empresa do mundo).Os Estados Unidos é um país que não só me surpreende, mais surpreende a muitos brasileiros, e surpreende muitas nacionalidades ao redor do mundo, que sempre tem um sonho de visitar ou morar lá.
    E também quero especialmente dizer que este blog esta de PARABÉNS. E queria dizer que seria muito bom o criador desse blog criar um livro, pois palavras e textos é o que não falta para dizer sobre a cultura americana, e garanto eu seria o primeiro a comprar. Os Estados Unidos me surpreende e este blog também.

  3. AAAh! natal ja é uma data linda mais um natal americano deve ser tudo de bom deve ser como nos filmes
    tudo iluminado, em new york deve ser lindo time square nossa deve ser um sonho um dia iria passar natal em new york se deus quiser lu muito bom seu blog obrigada por sempre esta postando Parabéns boas festas um feliz natal e um prospero ano novo para vc e sua familia

  4. oi Lu! quero saber se fisioterapia ainda está entre os empregos com falta de mão de obra nos eua. Feliz natal!

  5. Marion,

    Sentimos sua falta! Anda sumida. Um otimo Natal para voce e sua familia! Volte Sempre!

    Abcs

  6. Italo,

    Infelizmente a area de saude da mais preferencia para cidadaos americanos e residentes permanentes. Empregos existem aos montes so que para um estrangeiro conseguir competir com americanos esta dificil.

    Um Feliz Natal para voce e sua familia tambem!

    abcs

  7. pois eh… muito trabalho…

    Mas mesmo assim nao deixo de ler os seus posts…ainda que com um certo atraso…lol

    I wish all the best for you in 2012…

    see you

  8. Hi LU, nice post … Merry christmas for you and a happy new year… I see your blog everyday and I continue loving he…. Your blog are awesome…Kiss….

  9. É como sempre o brasil perde nisso e em tudo, brasileiros(não todos) só pensam em sexo, cerveja, futebol Exemplo:o feriado mais amados para essa grande porção de brazukas é a porcaria do carnaval as músicas:`Pagode Carioca(Lixo), Pagode Bahiano(pior ainda)Funk:nem se fala… ACEITEM É LAMENTEM ISTO É A NOSSA CULTURA (I love you USA! very very much !)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *