Dicas de viagem, Para Estudantes, Para imigrantes

Como Achar Informações Sobre Os EUA Online

busca
By Jeffrey Beall  via flickr 

OK, então seu sonho é vir morar, estudar ou simplesmente vir para os Estados Unidos a passeio. No entanto você tem várias dúvidas sobre quais os procedimentos para realizar esse sonho. Como e onde você pode se informar sobre aquilo que precisa para vir para cá?

Bem, os nossos textos estão aqui para ajudar e é possível que você encontre muitas das informações que você busca por aqui e para conhecer dicas sobre como fazer isso leia esse post.

Mas cada caso é um caso, sempre aconselho que se busque saber mais sobre sua situação específica, já que ela pode mudar dependendo de onde nos EUA você quer morar, de quanto é seu salário, suas necessidades e objetivos e qual o mais fácil e melhor tipo de visto para você conseguir, entre muitos outros detalhes.

Porém em quais lugares adicionais você pode buscar por informações?

A primeira coisa a responder é se você fala/lê e escreve em inglês. Quanto mais fluente você for na língua, mais fácil será para você encontrar informações específicas que você precisa saber.

Se você não sabe, há opções que podem te ajudar na sua pesquisa. Entre elas o uso de tradutores online (o Google translator é bom e traduz páginas e websites na íntegra, o que já facilita bastante) ou pedir ajuda para algum conhecido que saiba inglês. Essa última opção, inclusive, será muito útil quando você precisar se comunicar diretamente com instiuições e orgãos americanos.

E esse detalhe é essencial, já que você encontrará muito mais informações usando um engenho de busca em inglês do que a versão em português do mesmo.

Agora, se só de ler os dois parágrafos acima você já sentiu uma pontinha de preguiça ou desespero, morar/estudar ou viajar para os Estados Unidos não é algo que você deseja de verdade.

Vamos aos casos básicos de quem quer vir para cá:

No caso de estudantes:

Assim que você escolhe em qual universidade deseja estudar, você deve entrar em contato direto com o departamento de admissões da escola e a partir daí ser informado sobre os passos adicionais que você deve tomar.

Se você quer saber quanto custa estudar lá, você pode simplesmente pesquisar no site da escola em questão. Praticamente todas universidades/ escolas americanas possuem um site com designs simples e exibem seus preços. Mas para dar esse passo, você precisa saber exatamente o que procura.

No caso de quem deseja morar aqui:

Uma das coisas importantes que se deve lembrar é que se você não tem certeza se irá gostar de morar nos EUA por um período maior de tempo, uma opção interessante é passar alguns meses aqui para ver como é o dia-a-dia americano.

Mas se você já tem certeza que irá se adaptar bem, é preciso saber primeiramente se você possui condições de tirar um visto que permita  não somente  sua estadia e oportunidades para conseguir o Green Card e que te dê autorização de trabalho também. Afinal como você vai se manter por aqui?

Procure se informar também se você poderá trazer acompanhantes contigo e se há qualquer restrição nesse sentido(sempre leve em consideração que acompanhantes não podem trabalhar aqui, ou seja, eles adicionam às suas despesas pois você terá que mantê-los).

Nunca se esqueça que você depende do seu tipo de visto para fazer aquilo que você deseja, isso inclui trabalhar. Muitos vistos não dão autorização de trabalho e trabalhar sem a mesma é burlar as leis e pode te colocar em maus lençois.

No caso de quem quer trabalhar nos EUA:

Você trabalha em uma empresa multinacional? Suas chances de conseguir arrumar em emprego nos EUA e de ser transferido para cá aumentam.

Você trabalha em uma área profissional com alta demanda nos Estados Unidos? Certos campos, tais quais o de tecnologia e ciências exatas estão sempre contratando mentes brilhantes de outros países, incluindo as do Brasil. Isso sem falar que o salário costuma ser excelente.

Você possui credenciais  consideradas no mínimo boas para poder exercer sua profissão nos EUA? Se você não as possui, suas chances de trabalhar aqui diminuem devido à alta competição por vistos de trabalho.

Até aqui tudo bem… Mas onde procurar por informações extras sobre requerimentos, processo e outros detalhes? Sempre busque esse tipo de informações em sites oficiais do governo americano, sites do empregador em questão, de empresas que ofereçam serviços de reconhecimento de diplomas estrangeiros e também sites de associações profissionais estaduais e regionais.

Há muitas maneiras de se conseguir informações extras sobre os Estados Unidos e de como realizar seu sonho de vir para cá.  Tudo o que você tem que fazer é buscá-las… Afinal como diz o ditado, quem procura, acha.

 Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

20 comentários sobre “Como Achar Informações Sobre Os EUA Online

  1. Eu quero muito morar nos EUA mas, não falo inglês e não tenho uma profissão só colegial.
    Conheço algumas pessoas que foram morar ai e ralou bastante mas, voltaram felizes e realizadas, será que se eu for ilegal como eles e trabalhar como faxineira dá pra ficar bem? uma amiga ficou quase 15 anos ai mas, não sei detalhes ainda não falei com ela mas, quero muito ir.
    O que acham?

  2. Jo,

    Esses casos de pessoas que entraram ilegais e trabalharam como faxineiras, em construção e etc ocorreram há décadas atrás, quando existia mais oportunidade de emprego, e o sistema de imigração era diferente. Hoje em dia a imigração está em cima dos ilegais, inclusive muitos deles foram embora por que não conseguiam mais trabalhar. Se você der uma olhada nos classificados de emprego daqui atualmente até empregos em restaurantes (como lavar pratos, por exemplo) pedem documentação, algo que anos atrás não acontecia. E para ser babá ou cleaner , por exemplo, hoje eles pedem o chamado background check, carteira de motorista e inglês fluente.

    Você é jovem, a melhor solução para você é estudar muito inglês, entrar na faculdade e se formar em um curso que te dê oportunidades de conseguir trabalho aqui. Esse post possui empregos que possuem alta demanda nos EUA e os quais sempre buscam profissionais, até do exterior:

    Empregos Promissores Para A Próxima Década Nos EUA

    Boa sorte!

  3. Sou médico brasileiro. Vivi e trabalhei na Australia por 3 anos.
    Quero ir com minha família (esposa -farmacêutica-bioquímica) e um filho de 13 anos que já é nadador profissional (campeão australiano da sua categoria), morar nos Estados Unidos. Preciso encontrar um trabalho sponsorado ou não e saber para qual tipo de visa devo aplicar-me. Como faço para encontrar um trabalho (não importa de que), só preciso ganhar o suficiente para suprir minha família e dar sequência ao treinamento do meu filho. Alguem pode me aconselhar. Sou fluente em Inglês (IELTS acima de 7 em todos os módulos.. alguém pode me passar orientações???

    Grato

    João

  4. Joao,

    Coloque seu curriculo na internet, pesquise em sites de empregos americanos, se voce tem especializacao em alguma area fica mais facil. O visto ideal para seu caso seria o de trabalho, ja q voce nao tem nenhum familiar direto que possa ser seu sponsor. Voce tambem pode entrar em contato com escolas que dao bolsas de estudos esportivas para seu filho. Para maiores informacoes sobre tipos de vistos de trabalho, veja o site do USCIS.

    Boa sorte!

  5. Olá 🙂
    Estive nos EUA de férias há dois meses e fiquei bem interessada em passar uma temporada lá. Meu inglês nao é ótimo para fazer uma pós graduação e nao sei para trabalhar serviria … Minhas perguntas são: será que a melhor opção seria entrar com um visto de estudo, fazer um curso de inglês e depois trocar o visto? É possível solicitar o visto de estudante e trabalho, uma vez q precisarei me manter enquanto ‘estudo’?

    Desde já agradeço.

    Paola

  6. Paola,

    Você já pensou na possibilidade de ser au pair? Com esse tipo de visto você estudar inglês, trabalhar e ainda ganhar uma graninha extra e quem sabe conhecer mais dos EUA. Esse parece ser o melhor visto para vc fazer o que deseja por aqui. Mas há limite de idade para esse visto, se não me engano é de 26 anos de idade, então se você é mais jovem que isso, esse visto é uma opção muito boa.

    Visto de estudante não dá autorização de trabalho. Portanto estudantes tem que provar que podem pagar por todo o curso sem precisar trabalhar enquanto aqui.

  7. Lu,

    Obrigada pela dica, infelizmente já tenho 27 anos, não posso mais ser Au Pair 🙁

    Lendo outros posts vi que é possivel estudar ingles ‘de graca’ né? Então, você acha com um nivel de ingles intermediario, é possivel arrumar emprego?

    Nesse caso pensei em solicitar visto de trabalho e estudar ingles nesse esquema …

    Mas minha outra duvida é será para solicitar esse tipo de visto já preciso meio que ‘ter o emprego acertado’, você sabe?

    Muito Obrigada

    PS.: Muito bom seu blog 😉

  8. Paola,

    Para conseguir o visto de trabalho voce tem que já ter uma proposta de trabalho. Voce pode se informar mais sobre o processo para adquirir o visto de trabalho no site do consulado americano no Brasil e tambem no site do USCIS, que é o orgao responsavel pela imigracao para os EUA.

    Boa sorte!

  9. Sou professor de Geografia. Quais chances eu teria em tentar ir trabalhar nos EUA?

  10. Estou vendo que terei que ir ilegalmente mesmo. Uma coisa decidi: NO BRASIL NÃO FICO MAIS. Não queria morar nos EUA ilegalmente, mas como não sou mulher e nem heterossexual, as chances de me casar para obter um visto são raras.

    Além disso, tenho curso superior incompleto e por isso mesmo jamais conseguiria um visto de trabalho. Tenho 23 anos e vejo essa ida com urgência, pois quero sair deste País chamado Brasil o quanto antes, tendo em vista que já perdi 8 parentes meus devido à violência das nossas cidades.

    Eu já não aguento mais tanta pobreza, tanta violência, tanta corrupção… É demais para uma cabeça só. Se eu não conseguir o visto de trabalho para lá, eu vou ilegal mesmo.

  11. Alexandre,

    Você é super jovem e tem chances sim de vir legalmente para cá. Volte a estudar, aprenda/melhore seu inglês. Existe visto para mão-de-obra que exige menos especialização também e parece que o governo americano está trabalhando para facilitar esse tipo de visto.

    Não vale a pena vir para cá ilegalmente, pois vc não vai conseguir trabalho e sobreviver aqui.

  12. Alexandre,

    Volte a estudar e faça um curso que esteja em alta demanda aqui (área tecnológica) ou mesmo venha estudar aqui.

    Boa sorte!

  13. Eu simplesmente amo o USA, mesmo eu nunca tenha ido. Eu ainda sou muito jovem tenho apenas 12, mas ja tem 9 anos que meu pai mora ai, alem de sentir muitas saudades dele tenho uma imensa saudade de ir para ai…
    Lu desde que eu descobri esse blog, nunca mais parei de ler, parabens, com isso voce esta ajudando muitas pessoas, assim como voce me ajudou com seus port!!!
    thank u

  14. Bastante interessante as respostas. Quero cumprimentar a equipe que elabora estas informações que são bastante úteis.

  15. Reginaldo.

    Olá Lu !

    Gostei muito do seu site . tenho muita vontade de morar na Florida , já estive ai algumas vezes e me apaixonei .

    Fiquei sabendo que se vc aplicar uma quantia em um banco americano e tambem adiquirir um imovel vc consegue o green card , isso é verdade ?

    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *