Para imigrantes

Só Por Que Mora Nos EUA Tá Todo Metido

Você já encontrou aquele seu amigo que você não vê há tempos que mora no exterior (no nosso caso nos EUA) e que resolveu passar as férias no Brasil?

A primeira coisa que você nota ao encontrá-lo é que ele parece outra pessoa… Não tanto na aparência física ( a não ser que ele tenha abusado do fast food e da conveniência americana), mas em seus maneirismos e até no jeito de falar. Pois é, isso é comum pois quando um brazuca vive no exterior por bastante tempo, absorver a cultura do outro país, mesmo que inconscientemente,  é praticamente uma coisa inevitável. E muitas vezes essas mudanças de comportamento podem parecer outra coisa: metidez pura mesmo.

Vamos listar quais as possíveis transformações que um imigrante brasileiro sofre ao viver nos Estados Unidos abaixo e o porquê de cada uma delas:

Agora ele se veste que nem um americano, tá se achando!

A primeira coisa que muda é  a maneira com a qual o indivíduo passa a se vestir. Se você parar para pensar, populações de diferentes países têm necessidades diferentes em relação ao vestuário. Uma das razões mais óbvias para isso é o clima, a outra é a cultura.

Mas como que nos acostumamos com a maneira de se vestir nos Estados Unidos? Simples, as lojas daqui vendem roupas para os gostos americanos, se você quer comprar roupas a moda brasileira/latina, você até pode mas as opções de escolha serão menores e inevitavelmente você acabará comprando itens em lojas americanas.

Además a moda brasileira que há por aqui é bem mais ousada do que a moda brasileira em certas regiões, por exemplo. Portanto vestir de roupas super ousadas não cairia bem em muitas ocasiões do dia-a-dia americano, tendo em vista que eles tendem a ser um pouco mais conservadores nessa área. Então a questão da mudança no guarda roupa é invevitável.

Vixe, o cara tá até esquecendo o português! Se acha!

Se você mora muito tempo no exterior e levando-se em consideração que você passa grande parte do seu dia com americanos e não somente com brasileiros, você certamente acabará falando bastante (senão mais) em inglês. Com o passar do tempo você se acostuma com  certos conceitos e idéias que são melhores expressos na língua inglesa e alguns dos quais sequer existem em português!

Então toda vez que você estiver no Brasil ou até mesmo nos EUA conversando com outro brazuca e a palavra ou expressão é mais “acessível” ou fácil em inglês, essa última versão da frase pode ser a primeira que sai da sua boca. Isso é um processo  automático, não necessariamente implicando que o brazuca quer se exibir com o inglês que sabe.

Agora que mora nos EUA ele tá cheio dos eletrônicos!/ cheio da grana! Tá milionário!

A questão do poder aquisitivo faz toda a diferença aqui. Se você não leu o post do Renato escreveu para o Viver Nos EUA sobre a diferença do custo de vida no Brasil e nos EUA, dê uma lida nele que você entenderá o porquê dessa imagem de que brazucas aqui são milionários ou metidos por que possuem itens de última geração.

Nossa, agora esse cara só reclama do Brasil! Se acha americano só por que mora lá! Onde Já se viu!

E por último a parte mais polêmica que brasileiros que moram aqui ouvem dos conterrâneos no Brasil: que só reclamamos, especialmente quando visitamos o Brasil.

Todo mundo sabe (até nós brasileiros) que nosso povo é acomodado e quando algo desagradável e persistente continua incomodando, ninguém bate o pé para fazer nada além de abrir a boca e reclamar.

Bem, aqui nos EUA as coisas são diferentes. O povo reclama e procurar obter seus direitos, portanto muitas das coisas que aqui funcionam (gosto de usar o exemplo do sistema de atendimento ao consumidor daqui em geral) não funcionam tão bem no Brasil.

Isso sem contar a questão do classismo que é tão insistente no Brasil. Imagina, um indivíduo com aparência mais simples entrando em uma loja de grife no Brasil! Os vendedores nem se dariam ao trabalho de atender o cliente. Aqui os vendedores em qualquer loja devem atender a todos os clientes (os bem vestidos e os mal vestidos – que não são poucos rsrs) da mesma maneira e caso não o façam são despedidos. O mesmo ocorre no atendimento do comércio em geral.

Como os americanos são mais pragmáticos, as coisas correm mais fluidamente por aqui e quando nos deparamos com a realidade da burocracia brasileira, obviamente reclamaremos ou faremos comparações. Esse é outro exemplo da nossa indignação para com aspectos da vida brasileira.

Então antes de criticar, tente entender o lado dos brazucas que estão acostumados com as fluidez das coisas por aqui. Isso não quer dizer que brasileiros que gostam de se exibir não existam… Há desses também, porém lembre-se que como o poder aquisitivo aqui é maior, a gente poderia estar passando nossas férias na Europa ou qualquer outro lugar do mundo ao invés de voltar para o Brasil, não acha?

 Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

4 comentários sobre “Só Por Que Mora Nos EUA Tá Todo Metido

  1. muito bom gostei desse post minha professoara de ingles e canadense viveu quase toda a sua vida e ela gosta muito de mostrar as diferencas daqui do brasil e canada e tbm vale muito isso o que voce disse nesse post nao e porque e metido e que as coisas funcionam diferente daqui e a primeira que vc faz q questionar porque e tao diferente…..
    congratulations!!!!!!

  2. E se você ousa reclamar às vezes te olham como se vc fosse uma atração circense ou super grossa, apenas pelo fato de estar reclamando. O buraco é bem embaixo, eu acho.. questão cultural fortíssima.

  3. Mike,

    Obrigada pela participação e comentário. É, como a Ana Luiza disse, é uma questão cultural mesmo.

  4. Lembro que a alguns anos atras, eu trabalhava em uma clínica e fui comprar um óculos numa ótica, cheguei lá e pedi o Ray Ban , ela me mostrou uma imitação e eu perguntei se não tinha o original e ela que sim ,mas custava uns 600 reais: ela achava que por eu trabalhar num recepção eu não teria dinheiro para pagar. Nunca esqueço isso, me senti humilhada e rebaixada.

Faça parte da conversa: