Cultura Americana, Curiosidades

Como Se Preparar Para A Black Friday?

BlackFriday

Com os preços malucos de produtos eletrônicos e outros dentro do Brasil, não é de se estranhar que a maioria dos brasileiros (senão todos) que visitam os Estados Unidos possuem uma lista gigantesca de presentes para levar de volta para casa.

E aqueles que vêm para cá durantes os últimos meses do ano podem se deparar com preços ainda menores. Especialmente na Black Friday, que é o dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças, no qual as mais variadas lojas oferecem descontos e super descontos para eliminar seu estoque.

Mas se você já acompanha o blog há algum tempo, pode perceber que as estratégia que americanos usam no seu dia-a-dia é basicamente a mesma: planejamento antecipado. Essa mesma estratégia pode ser aplicada à confusão e loucura da Black Friday e se você quer economizar e aproveitar esse feriado ao máximo, você precisará ( e muito) de planejamento. Vamos ver como fazê-lo abaixo:

O que comprar?

Isso vai depender do que você quer comprar. Então faça uma lista com itens que você quer comprar há tempos ou que você precisa de verdade. Não interessa se é uma cafeteira ou torradeira, se é isso que você deseja, coloque na lista.

Outra coisa que não vale a pena é entupir sua lista com itens impossíveis ou mais do que você pode comprar ou colocar no carro (loja americanas não fazem entregas de produtos na porta da sua casa ou hotel, então certifique-se que você tem espaço suficiente para levar o que você comprou).

Saiba quais os itens que geram maior competição:

Lembre-se que alguns dos itens mais procurados durante a Black Friday são os listados abaixo. Portanto é de se esperar que a competição para levá-los para casa seja maior e deve-se preparar para tal.

  •  Cartões de memórias;
  • Televisores;
  • Cafeteiras;
  • Churrasqueiras;
  • Câmeras fotográficas;
  • Impressoras;
  • Malas;
  • DVD’s, entre outros produtos.

Prepare-se para comparar os preços (com antecedência):

Nem tudo que  brilha é ouro, como dizem eles por essas bandas de cá. E esse ditado vale para os descontos da Black Friday. Portanto busque saber qual o preço regular dos itens que você quer comprar no site das lojas de interesse e compare-os no dia para ver se vale mesmo a pena levá-los para casa.

Escolha qual será a loja principal:

Há muitos “experts” em compras durante a Black Friday que te dirão que a melhor coisa a se fazer é comprar o máximo de itens que você deseja na mesma loja. Isso te ajuda a conseguir melhores itens e a se estressar menos.

Se você realmente precisar ir a mais de uma loja, é necessário pedir para que um amigo o faça. Nesse caso vocês precisarão de dois carros. Isso nos leva ao próximo item do plano.

Divida a lista e faça as compras em grupo:

É importante ir com pelo menos uma pessoa em cada loja e deixar outra no carro para cuidar das compras (essa inclusive é uma das dicas de segurança para o dia, já que muitos deixam itens sozinhos no carro e não os encontram mais quando voltam lá).

Divida a lista e deixe bem claro quem comprará o que e em qual loja. E nada de perder tempo com produtos que não se encontram na lista só por que os descontos parecem irresistíveis. Nem tudo é o que parece nesse feriado.

Para minimizar tempo gasto, vá à loja um dia antes:

Ao contrário do que muitos podem pensar a Black Friday é um dos dias mais estressantes do ano. Imagine uma multidão lutando por itens com quantidade limitada. É, a cena não é nada bonita. Por essa razão quem conhece a localização dos produtos que deseja dentro da loja alvo, sai na frente e economiza dor de cabeça, tempo e possíveis band-aids.

Guarde todos os recibos das compras:

Afinal você nunca sabe quando precisará devolver um item defeituoso ou que você não quer mais por seja lá qual for a razão. Leia também qual a política de devolução da loja em questão para se preparar caso você precise retornar ou trocar algo.

E a última dica (e mais importante): Chegue lá cedinho.

Se você acha que chegar as 7 da manhã na Black Friday é um bom horário, se engana. Nesse horário as filas darão voltas ao redor do edifício da loja, además os melhores itens já terão desaparecido das prateleiras há tempos.

Qual o melhor horário então? Ainda no dia do Thanksgiving, à noite. Inclusive muitas lojas começam suas ofertas à meia-noite da quinta-feira de Thanksgiving. Esse ano há muitos hipermercados e lojas que querem abrir ainda mais cedo, alguns às nove da noite! Como é de se esperar isso está causando muitas reclamações e até abaixo assinados para boicotar essas lojas. Os que mais reclamam são os empregados dessas lojas (já que praticamente todos trabalhadores esperam pegar o feriado de Thanksgiving de folga para passá-lo com a família).

Se você quer se aventurar pela Black Friday leve lanches e água contigo (acredite, você vai precisar) e quaisquer outros itens para fazer sua espera (que será longa) mais confortável.

Você já participou da loucura da Black Friday? Conhece outras dicas para aproveitar ao máximo as compras nesse dia ou gostaria de deixar sua opinião sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Crédito Imagem:
By Gridprop at en.wikipedia [Public domain], via Wikimedia Commons

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

1 comentário on “Como Se Preparar Para A Black Friday?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *