Para Estudantes

Quer Estudar Nos EUA? Que Tal Estudar Online?

A demorada recuperação da economia americana e as taxas ainda altas de desemprego estão fazendo com muitos adultos pensem em voltar à estudar já que aqueles que possuem diplomas universitários têm maiores chances de entrar ou subir no atual mercado de trabalho americano.

E levando em consideração que muitos adultos possuem famílias e empregos de tempo integral, cada vez mais esses americanos optam por matrículas em cursos universitários online. E mesmo com a crescente popularidade desse tipo de ensino à distância ainda há certo receio sobre o mesmo …Mas quais são as vantagens e desvantagens desses tipos de cursos? Comecemos pelo lado bom desses cursos:

Mais oportunidades para estudantes adultos e horário super flexível:

Certamente uma das vantagens mais visíveis de cursos online de universidades é o horário mais flexível. Adultos com maiores responsabilidades familiares e que trabalham em tempo integral podem voltar a estudar mais facilmente através desses cursos já que muitos  deles podem ser feitos na hora que for mais conveniente para o aluno (dentro do período estipulado pela escola obviamente)e praticamente de qualquer lugar. Só é preciso um computador e uma conexão com a internet.

Menos gastos:

Um curso em uma universidade americana pode ser exageradamente caro para estudantes americanos,  quanto mais para os estudantes internacionais ou aqueles considerados como não-residentes do estado onde a universidade está localizada.

Mas se você opta por um curso online, diversos dos custos que um curso em um campus “real” exige são cortados ou diminuem significantemente. Tais quais, materiais didáticos incluídos na tuition – isso sem contar que cursos online geralmente exigem menos material didático além daquele colocado na tela do computador.

Board and room – você não precisará morar no campus universitário portanto esse gasto é inexistente. Alimentação – você não precisará gastar com comida fora de casa e o transporte – As viagens de ida e volta para a escola são praticamente nulas.  Com isso gastos com Gasolina, milhas extras no carro no caso de um lease, por exemplo, estacionamento, conserto de automóvel caem.

Professores disponíveis 24 horas por dia:

Muitos cursos online oferecem auxílio de professores 24 horas por dia, ou seja, enquanto em um campus “normal” o aluno possui uma janela de tempo menor para poder obter ajuda individualizada do professor, em cursos online os professores estão basicamente sempre disponíveis.

Participação nas aulas e o anonimato:

É incrível acreditar, porém timidez costuma atrapalhar muito o aprendizado de qualquer matéria e em universidades americanas, nas quais a participação do aluno nas aulas conta por certa porcentagem de suas notas além de testes e trabalhos, participar das aulas é obrigatório em muitos casos e com a internet os timidos sentem menos pressão para dar suas opiniões devido ao anonimato que a web oferece.

Integração da tecnologia à educação:

A maioria dos adultos possui certa familiaridade com tecnologias, afinal estamos rodeados pelas mesmas e incluí-las no processo de aprendizado é algo que pode ser considerado positivo já que muitas vezes o uso das mesmas acelera o processo de educação e facilita a apresentação de certas matérias.

Agora qual é o lado ruim de tudo isso?

Obviamente as desvantagens são relativas e variam de acordo com a percepção de cada um. No entanto os fatores negativos mais citados para cursos universitários online são os seguintes:

É preciso muita disciplina:

O aluno está em total controle de sua nota e seu resultado final (passar ou não no curso). Ele deve ter bastante disciplina (muito mais do que em uma escola regular onde há professores usando de motivação para com a classe) para terminar as tarefas e trabalhos a tempo, fazer as provas, reservar tempo para tudo isso em meio à correria do dia-a-dia e etc.

O aluno precisa saber controlar seu horário e suas prioridades:

Alunos que não sabem lidar com seu tempo de maneira eficiente podem sair perdendo nesses casos.

Só por que o curso é online ele não é necessariamente mais fácil de passar:

Portanto quem pensa que esses cursos são mais fáceis só por que são cursos à distância, estão enganados. Cursos universitários oferecidos online são tão senão mais puxados do que aqueles em campus normal.

Problemas com conexão, computador, servidores e etc:

Se o computador não for bom o suficiente ou se houver qualquer problema com o sistema da universidade, informações podem ser perdidas, alunos podem deixar de terminar testes online a tempo, entre outros erros que podem ocorrer.

O lado social da coisa:

Uma das desvantagens mais óbvias de cursos online é a questão da interação social…Ou falta dela. O lado social, o qual é criado naturalmente em ambientes universitários, não pode ser oferecido através de um computador, o que de certa forma diminui a oportunidade de networking profissional que pode ser de ajuda para conseguir um emprego depois do término da faculdade.

Esses são definitivamente fatores tanto positivos quanto negativos que devem ser considerados antes de optar por cursos em universidades online americanas.

Você conhece alguém que já cursou algum desses cursos online nos EUA? Gostaria de compartilha sua experiência ou falar mais sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

2 comentários sobre “Quer Estudar Nos EUA? Que Tal Estudar Online?

  1. Primeiramente queria parabenizar teu blog, ele ajuda, e muito, a sanar grandes dúvidas. Eu queria saber se você sabe qual é a melhor universidade on-line dos EUA e, é claro, que seja reconhecida. Eu queria tentar engenharia, mas não sei se esse curso está disponível à distância. Você já ouvi falar de algum curso de engenharia online nos EUA ?, poderia me enviar um link ?. Agradeceria muito a sua ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *