Cultura Americana

Abóboras, Abóboras e Mais Abóboras

Alguns de vocês já devem ter se perguntando o porquê das abóboras no Halloween. Nessa época tem abóboras para tudo que é lado: Abóbora nas decorações de casas, lojas, restaurantes, promoções de abóboras nos supermercados, barracas de abóboras na beira de estradas (as quais vimos durante nossa viagem pelo Noroeste americano) e até nos quintais de igreja é possível encontrá-las (nada mal para um festa de origem pagã, não?).

abóboras na beira de estrada
Falando em abóboras na beira de estradas…

Até grandes redes de fast-food e restaurantes lançam produtos com a abóbora como ingrediente. Exemplos disso são o café pumpkin spice da Starbucks (que por sinal é uma delícia) e de outras marcas também. A cerveja Samuel Adams que coloca 11 libras de poupa da fruta (sim, é uma fruta!) em cada barril para fabricar uma de suas cervejas sazonais (a Harvest Pumpkin Ale que traduzindo para o português ficaria mais menos como cerveja da colheita de abóbora).

decoracao de halloween com aboboras
Decoração de Halloween usando abóboras em estabelecimento americano.

A loja de chocolates Godiva, oferece diversos presentes inspirados pelo Halloween e entre eles a trufa de abóboras e chocolate. O supermercado Publix tem um sorvete de pumpkin pie (que também é uma sobremesa do Thanksgiving e Natal) especial para a ocasião. E a lista não fica só nisso, há velas aromáticas com cheiro de abóbora, sabonetes, perfumes e etc. Tudo com um toque de abóbora e canela. Esses produtos são disponíveis somente durante a época do Halloween.

Mas voltemos à pergunta do início do texto.. Afinal por quê tanta abóbora? De acordo com a tradição (que veio com os imigrantes irlandeses que chegaram aos Estados Unidos) o dia 31 de Outubro (ou Halloween) é o dia no qual os espíritos estão mais próximos e vagam pela terra.

abóboras à venda
Vai uma abóbora aí?

Com a intenção de guiar os espíritos de antepassados e familiares pelas trevas e convidá-los (além de espantar os espíritos ruins), os irlandeses colocavam velas dentro de abobrinhas, beterrabas e batatas ocas e as posicionavam nas janelas e varandas de suas casas (essas lanternas são chamadas de Jack-o’-lanterns).

Mas quando eles chegaram aos EUA eles não encontraram tantas abobrinhas e por essa razão eles começaram a usar a opção que era mais abundante por essas bandas, a abóbora. A partir daí a tradição foi modificada um pouco e por isso vemos tanto elas quanto a cor laranja nas decorações de Halloween.

As abóboras também são usadas no que é chamado de pumpkin carving, que é o ato de criar Jack-o’-lanterns, basicamente uma abóbora oca com vela dentro.  É possível comprar kits com ferramentas especiais para criar os mais variados tipos de Jack-o’-lanterns.

abobora halloween
Exemplo de pumpkin carving criativo.

É comum  também que grupos de amigos se reúnam para se divertir e fazer o pumpkin carving e ver quem fez o melhor trabalho. Portanto não são somente as crianças que podem brincar com as abóboras, mesmo porque elas precisam de supervisão de pelo menos um adulto já que os instrumentos usados para pumpkin carving são afiados.

Isso sem falar nos concursos de pumpkin carving, pumpkin pie baking e festivais de abóboras gigantes. Esse ano a maior abóbora veio do estado de Winsconsin com peso de aproximadamente 821 quilos!

Podemos dizer que abóboras possuem um lugar de destaque em todos os tipos de comemorações de Halloween durante o mês de outubro nos Estados Unidos.

Créditos Imagens:
Pumpkin Carving By Jackins (Transferred from en.wikipedia) [Public domain], via Wikimedia Commons 
Demais fotos: arquivo pessoal da autora.

[box title=”Quer morar e/ou se adaptar nos EUA?” color=”#f00″] Veja as as Dicas da Lu  [/box]

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

7 comentários sobre “Abóboras, Abóboras e Mais Abóboras

  1. Gostaria de saber, como é a educação infantil nos EUA. Sou professora aqui no Brasil e tenho curiosidade em saber como é a profissão lá fora. Se possível, me mande fotos ou blogs, sei lá..o que puder!!Adorei seu blog, muito esclarecedor..parabéns!!!

  2. Elizângela,

    Farei um post sobre o assunto em breve pois o assunto é bem longo. A educação infantil aqui é diferente da brasileira. Aguarde.

  3. Adorei esse post!
    Fiquei espantada como nos EUA, durante esse mes tem abobora por tudo quanto e’ canto!
    Na frente da Walmart tinha um montao! Cada uma mais linda q a outra!
    So tenho uma duvida: Aquelas aboboras pequenininhas naturais q vendem p/ decoracao sao comestiveis?
    E as enormes, tb sao?
    Eu gosto muito de abobora mas nao sei se nos USA tem algum tipo que nao possa comer. (Sei la… Fiquei com medo de levar p/ casa e depois passar mal… Inseguranca de turista “fora de casa”. Risos. )

  4. Margot,

    Nao sao comestiveis, e so para decoracao mesmo. Agora as grandes sao comestiveis sim! 🙂

  5. Oi. Tudo bom? Adorei o post.

    Essas abóboras de halloween (redondas) existem no Brasil?
    Aqui só encontro aquelas achatadas..

    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *