Para Estudantes, Para imigrantes

Cursos De Inglês Grátis Nos Estados Unidos

Muitos leitores perguntam se é possível estudar inglês grátis nos Estados Unidos. Há outras que nem pensam que isso é algo que possa ser feito, mas a verdade é que existem cursos de inglês grátis nos Estados Unidos.

Atualização> * *Alguns condados americanos estão atualmente cobrando por cursos de ESOL, ou seja, eles não são mais gratuitos em muitas áreas.

Turistas têm que pagar mais para poder fazer o curso e algumas escolas exigirão documentação que prove que o aluno é residente permanente no país (= green card) para poder fazer o curso. Ou seja, em algumas escolas SOMENTE imigrantes residentes podem estudar nos cursos de ESOL? Como saber? Informando-se com antecedência na escola que oferece o curso. **

Agora você deve estar com a cabeça cheia de dúvidas sobre onde achar esses cursos, quem pode fazê-los e etc. Então vamos responder uma delas de cada vez.

Qual o nome desses cursos e como eles funcionam?

Os cursos de inglês grátis nos Estados Unidos são chamados de ESOL (English for speakers of other languages). Nessas aulas você dividirá a sala  com alunos que falam pouco ou nada de inglês e que vêm das mais variadas partes do planeta.

Os professores são certificados e americanos, sendo que a maioria deles falam somente inglês. Se você tiver sorte de encontrar algum que fala outro idioma, ele tende a ser espanhol. O que no caso de alunos brasileiros pode ajudar um pouco.

Para quem esses cursos são criados?

Eles são feitos especialmente para imigrantes adultos que moram nos EUA e que precisam se adaptar à cultura e ao idioma do país. Esses alunos costumam falar pouco ou nada de inglês.

Mas ao contrário do que se pode pensar, eles estão disponíveis para qualquer pessoa que está dentro dos EUA, seja ela residente permanente ou não. Resumindo,você pode estar aqui a turismo por alguns meses e pode participar das aulas também. Só cheque isso com a escola antes de fazer sua matrícula, pois como disse na atualização no topo desse texto, as regras mudaram um pouco em certas cidades e condados.

Onde encontrar cursos de ESOL?

Cursos de ESOL são dados em  colégios (high schools)  espalhados por todo o país. É só procurar a escola mais próxima de você e pedir informações sobre esse tipo de curso.

Quanto custa tudo isso?

Os gastos serão basicamente a gasolina que você terá que usar para se locomover até a escola , para pagar o ônibus ou qualquer outra forma de transporte de sua escolha.

Em algumas escolas que oferecem ESOL é preciso pagar uma taxa irrisória na hora da matrícula (diga-se 10 ou 30 dólares). A única diferença aqui é que o valor da taxa de matrícula pode variar numa mesma escola, ou seja, se você for residente ela será menor, já se você for um turista ou não-residente ela será maior. Tudo aqui nos EUA funciona assim, não-residentes na maioria das vezes pagam mais.

Os materiais são providos pelos professores durante as aulas e portanto não é necessário comprar livros. É possível se informar sobre isso entrando em contato com o departamento de ensino para adultos da escola em questão.

 ebook aprender ingles

101 Dicas Para Aprender Inglês
Price: $15.00 USD

Quais as vantagens e desvantagens dos cursos de ESOL?

Tudo tem seu lado positivo e negativo, uma das desvantagens desse curso é que as salas costumam ter um número muito grande de alunos, o que dificulta um pouco o aprendizado.

Outro fator negativo é que geralmente uma só turma possui pessoas com diversos níveis de conhecimento da língua inglesa e isso com um só professor em sala, portanto o professor terá que dividir sua atenção com vários grupos, os quais por sua vez possuem necessidades diferentes. Pode virar uma bagunça.

Os professores costumam falar somente inglês, se o aluno possui pouquíssima noção do idioma fica difícil ou até frustrante entender os conceitos que o professor está tentando te explicar no idioma dele. Imagine que você não fale nada de alemão e seu professor seja alemão e tente te explicar o significado de um verbo em alemão para ter uma idéia.

Agora esse mesmo fator citado acima pode ser visto de maneira positiva por um aluno que já sabe um pouco mais, já que como o professor somente fala inglês ele exigirá atenção máxima e o aluno terá que realmente pôr tudo aquilo que ele sabe em prática e ir além dos seus limites.

Outra coisa boa que esses cursos tendem a oferecer é aprender um pouco mais sobre a cultura americana e como as coisas funcionam aqui ( em termos de política, seus direitos e deveres e etc) e em certos casos isso ajuda caso o objetivo do aluno seja fazer a prova da cidadania americana  e obviamente a facilitar a adaptação dele e da sua família por aqui.

Outro fator positivo é a socialização, já que é possível conhecer outros brasileiros e estrangeiros que são imigrantes como você e trocar idéias sobre adaptação nos EUA ou simplesmente fazer novos amigos. Algo que é escasso quando se chega aqui sem conhecer muita gente ou praticamente ninguém.

Tá esperando o quê? Vá fazer sua matrícula.

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Quero saber mais! 

Gostou Do Post? Compartilhe!

78 comentários sobre “Cursos De Inglês Grátis Nos Estados Unidos

  1. Gostei muito legal 😀
    ainda bem que imigrantes podem fazer isso ajuda muito
    thanks lu

  2. Olá!

    Mas será que vale a pena sair do Brasil só para esse curso?
    O que economizamos no curso não se gasta a mais em hospedagem/alimentação/etc devido a “lentidão” do curso devido a esse desnivelamento?

    Pretendo ir ano que vem estudar por uns 2 ou 3 meses, e não tinha considerado essa hipótese..

    Abraços!
    Carlos Mafort

  3. Certo! já tinha ouvido falar sobre este curso, porém, tenho uma dúvida.

    Hoje estou nos EUA com o turista e estou providenciando a troca de visto por aqui mesmo. Teria como eu, entao, passar o visto pra estudante e estudar nesse ESOL?

  4. Lu,adoro seu site…está me tirando muitas dúvidas 😀 parabéns!
    só algumas coisas….pretendo fazer a faculdade de estética/cosmética no brasil e logo depois ir para o EUA,e não sei se quero voltar pro brasil…Qual visto devo tirar,supondo que não vou trabalhar pra nenhuma empresa no EUA? e nessa área terei sucesso aí? beijcoass.mais uma vez parabéns e obrigado por tirar a maioria de nossas dúvidas ;D

  5. Olá Carlos,

    Não há visto específico para esse curso. Ele é dado para pessoas que já vieram pra cá com outros vistos, em sua maioria vistos de imigrantes. Muitos deles são já residentes permanentes nos EUA.

    Leia mais sobre vistos de estudantes nesse post: Tipos De Vistos De Estudante Para Os EUA

    Abçs

  6. Olá Rodrigo,

    Há diversas escolas que oferecem ESOL no estado do Arizona, entre no site oficial do município onde você mora ou vai morar, faça uma lista das escolas e colégios públicos da área e procure os websites de cada um deles. A partir daí fica fácil entrar em contato com o departamento de educação para adultos de cada escola e perguntar sobre o curso de ESOL.

    Abçs e boa sorte!

  7. Mariana,

    Se informe se é possível tirar um visto de estudante para estudar esse curso aqui nos EUA mesmo. Validar o diploma brasileiro é um pé você sabe onde e na maioria das vezes os formandos tem que fazer o curso todo novamente por aqui, portanto a melhor solução é esta.

    Abçs e boa sorte!

  8. Olá Bruno,

    Não, o ESOL não dá visto de estudante. Ele é somente um curso designado especialmente para pessoas que já estão aqui aprender inglês. Para tirar o visto de estudante seu curso deve ter uma duração mínima de tempo e não pode ser gratuito. A escola/ universidade deve poder fornecer o I-120, não são todas instituições de ensino que fornecem esse documento.

    Abçs e boa sorte!

  9. Olá Lu,

    Isso é uma das melhores dicas que já li. A oportunidade de aprender inglês com um nativo e quase de graça é uma coisa formidável.

    Se eu for para os EUA e depois, conseguir o greencard, quem da minha família teria direito ao greencard também? Por exemplo, se eu consigo, minha mãe e meu pai também teriam direito?

    Obrigado e parabéns mais uma vez pelo artigo!

  10. Carlos Alberto,

    Com o Green Card você pode aplicar para seus filhos e esposa e com a cidadania você pode aplicar para seus pais e irmãos.

  11. Olá, tenho uma dúvida, nada a ver com o post. haha.
    é que não achei em nenhum outro lugar.

    Estrangeiros podem ter empregos “públicos” nos EUA?
    Eles precisam ser naturalizados, casados ou algo do tipo?
    E pra fazer parte da polícia, como funciona?

    Obrigada!

    o blog é realmente muito bom.

  12. Patricia,

    Para obter cargos públicos estrangeiros precisam ser naturalizados. Veja o caso das pessoas que trabalham nos escritórios da imigração aqui, muitos deles são estrangeiros. Um estrangeiro naturalizado somente não pode se candidatar ao cargo de presidente da república.

    Abçs

  13. Boa note.
    Gostaria de saber se vc conhece cursos ESOL na Florida?
    Estou planejando ir com minna esposa e filha de 6 anos.
    Att

  14. Ola Goi,

    Praticamente todas escolas de ensino fundamental oferecem cursos de ESOL no periodo da noite. E so voce ver em que cidade voce ficara e [procurar se informar com a secretaria das escolasmais proximas de voce.

  15. Olá Lu!

    Deveras eu começar dando-lhe os parabéns pelo blog de extrema qualidade. Sou amigo do Renato Alves (blog Um Brasileiro Na Terra Do Tio Sam). No entanto por conta do tempo com estudos e afazeres cotidianos dele, acabamos nos falado pouco e como ele já foi os US falando muito bem o inglês ele ainda não soube me responder uma coisa.

    Eu estou pretendendo ir para Orlando entre Agosto e Outubro. Minhas intenções é lutar para ficar, meu plano é me matricular em um curso de inglês por seis meses e depois aplicar para uma universidade no curso de graduação em enfermagem (eu acho), durante esse tempo vou trabalhar no que encontrar.

    Só tenho uma pequena grande duvida, o meu inglês é básico e fazer um curso de inglês no prazo que tenho aqui em Curitiba vai me sair na media de 900 reais o mês em 5 aulas por semana com 2 horas por dia.

    Mas no momento não estou trabalhando e o dinheiro para minha mudança, estou tentando preservar e se for mexer nele para cobrir esse gasto, vou acabar mexendo também no meu plano orçamentário para minha estadia inicial (primeiros seis meses).

    Pretendo fazer o curso em inglês na UCF e estou realmente querendo adquirir todo o habito cotidiano americano (portanto pretendo manter o menor contato possível com culturas que passam influenciar na minha imersão inicial (com exceção do Renato é claro, porém evitar ao maximo os hispânicos, afros ou conterrâneos desinteiriçados na cultura norte americana.).)

    Minha duvida é. Você acha que com o inglês básico não terei muito problemas ao chegar ai e durante o tempo em que aprendo? Você acredita que com três meses de curso eu mais já vou estar apto a me comunicar de maneira espontânea? (claro não vou conseguir debater assuntos prolongados, mas conseguirei comprar comida no supermercado, tirar minha habilitação americana, fazer o Toelf, assistir TV sabendo sobre que assunto se trata ou pedir uma coca-cola e não passar vergonha pela fluência.)

    Muito obrigado pela atenção disposta.

    Novamente elogio o maravilhoso trabalho feito aqui.

    Atenciosamente Max Marcondes.

  16. Olá Max,

    O que você vai conseguir fazer:

    * se comunicar no dia-a-dia e aprender mais convivendo com americanos.

    O que você não vai conseguir fazer:

    * se matricular diretamente em um curso de inglês avançado logo de cara.
    * fazer o TOEFL (o TOEFL é um teste difícil, especialmente se vc não tem nível avançado de inglês e dependendo do curso, as notas requeridas no TOEFL podem ser altas ou baixas, mesmo assim o teste é considerado super difícil pela maioria dos brasileiros).

    Para você entrar na faculdade com o menos tempo possível vai depender so seu esforço para aprender inglês. Se vc não pode gastar com cursos agora no Brasil, você pode usar websites grátis para aprender inglês. Veja esses dois links:

    10 sites úteis para quem quer aprender inglês
    Onde Aprender Línguas – Dicas para quem quer aprender inglês

    Boa sorte!

  17. Olá Lu!

    Muito obrigado pelas informação.

    Eu já sou usuário do LiveMocha e o único mal é que eles não ensinam as regras de estrutura. Eu estou pensando em fazer algum tipo o Englishtown que ouvi dizer que é bom e o custo não é alto, quanto à dedicação isso eu já tenho e a minha garra para aprender quando chegar aos estados unidos será maior ainda…

    Não tem problemas se só conseguirei fazer o Toelf ou aplicar para a universidade entre 6 a 12 meses estudando inglês e morando ai.

    A única coisa que tenho duvida é se com três meses eu consigo ter uma boa estrutura no inglês, estando morando e estudo inglês ai? (não precisa ser apto a fazer essas provas, mas pelo menos consigo um nível de inglês bacana com os três primeiros meses?).

    Abraço e novamente muito obrigado.

    Atenciosamente Max Marcondes.

  18. Olá Max,

    Uma boa gramática inglesa ajuda bastante com a questão da estrutura, então compre uma. Conseguir ou não é uma questão do seu esforço, se você já tem facilidade para tal e se você vai realmente minimizar seu contato com brasileiros e portugueses. Você já disse que esforço não é problema, então alie seu esforço a sua curiosidade de aprender e siga em frente!

    Boa sorte!

  19. olá gostaria de saber se eu tenho chances de fazer esse curso porque moro no brasil nunca fui nos EUA e ainda nao falo o ingles eu vo entrar no curso esse ano estou esperando fazer 18 anos sera que ate la esse curso vai esta ainda em ativa..???

  20. Felipe,

    Tudo depende do governo do condado onde a escola se encontra. São eles quem decidem cancelar esse tipo de programa, ou não, ou até cobrar pelo mesmo.

  21. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Eu estou planejando ir para os EUA no mês de setembro ou outubro, para ficar em torno de um mês, que são minhas férias, para praticar o inglês. Por ser apenas um mês, e não ter tanto capital, não acho que a opção de cursos convencionais de inglês sejam a melhor opção. O ESOL me chamou mto atenção por ser gratuito, mesmo com os pontos contra! Mas só consigo me matricular quando já estiver em terras americanas?
    Eu ainda não tenho definido para qual cidade seria o meu destino, e é para isso que gostaria da sua ajuda!
    Qual cidade/estado que você indicaria para essa minha imersão express na lingua? Onde tenha um bom custo x benefício, e um bom local para cursar o ESOL?
    Aguardo ansiosamente sua resposta! =)
    obrigada!!

  22. Camila,

    Sim, vc tem que estar aqui para se matricular em cursos de ESOL. Además você não pode dar endereço de hotel na hora da matrícula, ou seja, esse curso é de graça para estrangeiros que moram aqui, não para turistas.

  23. Estou aqui nos EUA, e posso indicar os cursos de English as a Second Language, que acredito ser a mesma coisa que ESOL… O curso geralmente tem duração de 4 meses e você faz um teste para saber seu nível e aprender certo. Na minha sala por exemplo somos em 25 alunos, mas todos com mesmo nível, ótimo e da pra aprender muito!!
    site: http://esl.about.com/
    Estou em North Carolina, mas até onde sei tem esse curso na maioria dos estados.

  24. É possivel se mudar pro EUA sem falar a lingua e sem ter parentes e amigos pra aprender a lingua? como?

  25. Olá, primeiramente queria parabeniza-la pelas exelentes ajudas que você está me dando e dando para os outros também, pois eu pretendo me mudar daqui alguns anos para os EUA 🙂
    E então agora a pergunta, desculpe-me se alguém já perguntou isso ou algo parecido, mas vale a pena a pessoa se mudar oficialmente para lá não sabendo muito de inglês (não que eu não saiba nada, mas em vista dos meus amigos eu sei muito mais coisas)? Será que é uma boa ideia ir para lá, ficar fazendo o curso e ao mesmo tempo tentando ganhar a vida? Ou é melhor fazer um curso aqui no Brasil mesmo e me mudar falando inglês fluente para lá?

  26. ola me ajude com essa duvida estou querendo fazer esse curo mais eu tenho 19 anos e sou do brasil são paulo tem como eu fazer esse curso aqui eu entrei num site que me indicarm aqui na pagina e ele diz sobre esse curso se chama cambridged english eu já ate me enformei eles me disseram que o exame custa 200.00 reais mais tem como eu fazer esse exame sendo ele axo que no mesmo site do esol?

  27. Olá Kauan,

    Qual endereço do site? Infelizmente o ESOL na maioria dos condados americanos não é mais gratuito e tem que se provar que é um residente americano, ou seja, ter o Green Card, para poder fazer o curso. Com visto de turista não dá mais certo, por exemplo (antes o pessoal conseguia já que as escolas não exigiam muita documentação). Você vai ter que estudar inglês aí no Brasil ou vir com vistod e estudante para cá, inclusive sempre recomendo que se aprenda inglês aí mesmo. É um mito que TEM que morar nos EUA para aprender inglês.

    Boa sorte!

  28. Olá td bem ,eu estou pesquisando e descobri que também é possível até moradia , isso é verdade ?
    Também gostaria de saber se o curso existe entre os mês de dezembro a fevereiro , pois neste período estrei de férias da facul, obrigado

  29. Olá Emerson,

    Moradia de graça? É isso que vc quis dizer? Onde você viu isso? Se não me engano os cursos de ESOL são no meio do ano, para saber se há outras datas para o curso entre em contato com escolas que oferecem esse curso na área na qual vc pretende ficar.

  30. Parabéns pelo Blog Lu,

    São dicas super importantes para quem planeja passar um tempo no USA sem saber o idioma.

    Está sendo útil para mim.

    Abs, Artur Virginio

  31. Olá Romero,

    É provável. Faça uma pesquisa nas escolas públicas perto da área de Boston que te interessa. Mas lembrando que atualmente esses cursos cobram pelas aulas. Sucesso!

  32. Ola Lu,
    Ainda ha possibilidade deste curso?
    Como faco para arrumar uma moradia la? Ou tenho que ficar em hotel mesmo?

    Obrigado

  33. Olá Guilherme,

    Infelizmente de graça e sem ter residência no país (= green card) não mais. Cada vez mais escolas estão cobrando pelo curso e exigindo documentação que comprove que a pessoa é residente permanente. Dá para comprar casa até com visto de turista, o problema é ficar no país, tem que ter o green card para poder morar e trabalhar, portanto recomendo que você se informe sobre diferentes tipos de visto no site do consulado americano no Brasil, eles explicam tudo e em português. Você também pode pesquisar especificamente sobre os vistos que mais dão chances de obter o green card.

  34. Olá Julio,

    Vai depender, geralmente 3 meses cada etapa. Para saber mais procure no site da escola que você pretende estudar.

  35. Mais uma vez você ajudando aos brasileiros cheios de dúvidas iguais a min parabéns

  36. eu estou sempre fazendo este cursonunca termino fica tao aborrecido.e arrastado parece que o programa nao desenvovle para num estagio.pra quem tempaciencai e muitos anos a perder e aprender legal mas pra quem emum foco e precise de rapidez e cortar algumas etapas entao..caia fora

  37. Obrigada pelo comentário Adelia. É verdade, há desvantagens em cursos de ESOL grátis ou quase gratuitos ofereceidos em escolas americanas mas há cursos de ESOL pagos oferecidos em universidades que costumam ser melhores, embora os preços sejam obviamente maiores e alguns cursos de ESOL grátis são bons, tudo depende da filosofia da escola e da qualidade do professor além dos tamnhos das turmas (quanto menores melhor). ESOL também é algo bom para o lado social aqui, a pessoa pode conhecer outros estrangeiros que estão se adaptando aqui e isso é especialmente bom para quem veio para cá sozinho e não tem família ou amigos aqui ainda.

  38. Olá Luis Carlos. Infelizmente ESOL não da visto de estudante. Procure se informar sobre outros vistos ou mais detalhes sobre os diferentes tipos de vistos de estudantes no site do consulando/embaixada americana no Brasil. Sucesso!

  39. Bom dia. Já procurei de todas as formas info sobre o ESOL e nada acho. Já perguntei em fóruns e ninguém sabe nada. AFINAL, o que preciso fazer pra me matricular no programa? Estou indo pra NY em Janeiro e ficarei um mês e meio. Como saber quais escolas têm esse programa? Posso me matricular por algum site? É garantido que se eu for, eu consigo fazer algum curso de graça? Pq é só isso que eu preciso definir para realmente ir. E para eu ir preciso ter a garantia do curso. Aguardo. Obrigado.

  40. Olá Gabriel,

    As especificações de ESOL variam de escola para escola, por isso ninguém consegue te afirmar nada com certeza. Se a pessoa não tiver feito o curso exatamente na mesma escola na qual você quer fazer o curso, ela não saberá te informar dos pormenores. O único jeito de saber é:

    1. fazer uma pesquisa online (no google.com – não no .com.br) em inglês buscando escolas que ofereçam o curso na cidade de seu interesse, coloquei em NYC (por exemplo, usar a frase: ESOL in NYC) e achei esse curso de ESOL da Biblioteca Pública de NY.

    2. “o que preciso fazer pra me matricular no programa?” e “É garantido que se eu for, eu consigo fazer algum curso de graça?

    É preciso ler o site da escola para saber dos requerimentos, documentos e preço se necessário (alguns sites tem versão em espanhol, caso contrário simplesmente use o google tradutor para traduzir o site). Nem todas escolas cobram ou exigem documentos, porém em outras é preciso pagar (mas não se preocupe pois o preço costuma ser irrisório) e elas exigem documentos, em alguns casos a pessoa precisa ser residente no país para poder fazer o curso. Embora isso seja raro acontecer. Então olhando o site da Biblioteca de NYC: vemos que:

    Classes are open to adults (age 16 or over). O requerimento mínimo é que a pessoa tenha 16 anos de idade.
    Testing follows registration. Que elas serão testadas logo após que fizerem a matrícula no curso para saber em que nível elas estudarão.
    Documentation is not required. Que eles não exigem documentaçao (a não ser que voce pareça ter menos de 16 anos de idade, né? rsrs)
    Space is limited. que o curso é concorrido, espaço é limitado portanto deve prestar atenção nas datas de início do curso para não perder a vaga.
    Please do not bring children to registration.” e que eles não querem saber de crianças, nem na hora da matrícula.

    “Posso me matricular por algum site?”

    Não, as matrículas tem que ser feitas quando você já estiver aqui nos EUA. Se alguém conseguiu se matricular online me diga nos comentários, mas nunca ouvi isso. Esses cursos não oferecem I-120, ou seja, para o visto de estudante, portanto não é preciso ter o visto de estudante para fazer ESOL, na maioria das escolas até turistas podem fazer o curso, pois ele é de duração curta.

    A garantia de conseguir o curso vai depender das regras da escola/ instituição oferecendo o mesmo e se você vai chegar aqui há tempo para fazer a matrícula e garantir a vaga. Mas fora a pesquisa para saber em que escola estudar e as regras dela, o resto deve ser feito aqui.

    Resumi isso nesse outro artigo: Como fazer cursos de ESOL nos EUA?

  41. Oi, parabéns pelo blog! Soube desse curso ESOL sem querer pelo YouTube e quis me aprofundar no assunto. Gostaria de tirar umas dúvidas, a maior idade nos EUA são 21 anos, certo? Será que com 18 consigo fazer esse curso tranquilamente?

    Vou com mais 2 amigos para Orlando em Janeiro e gostaria de saber se em Orlando mudou a legislação ou se o curso ainda é totalmente gratuito, pagando apenas a taxa de matrícula…

    Gostaria de saber tbm se tem algum site pra me indicar para aluguel de casas em Orlando.

    Agradeço desde já a atenção e carinho do blog =)

  42. Olá Beatriz. Obrigada. Respondendo às suas perguntas: Sim, você pode fazer tranquila. Você tem que procurar por escolas que ofereçam o curso em Orlando e entrar em contato direto com elas ou ir na secretaria delas mesmo, não tem como saber sem perguntar para eles. Sobre aluguel: esses posts podem te ajudar:

    Como alugar apartamentos nos EUA
    Sites de compra e aluguel de imóveis nos EUA
    e tente o Craigslist ou classificados de sites de jornais brasileiros mesmo.

    Sucesso!

  43. bom dia estou em deerfild e gostaria de saber o endereço mais perto pra mim do curso.

  44. Olá Alessandro. Coloque isso aqui no google.com “ESOL course near Deerfield Beach, FL” que você vai ver quais escolas oferecem esse curso perto de você. Sucesso!

  45. Olá, como posso saber e encontrar escolas com o curso de ESOL em San Diego ou St. Louis? Se puder ajudar, agradeço.

  46. Olá Fernando,

    Experimente digitar isso no google.com (nào no .com.br): ESOL classes in San Diego, ESOL classes in St. Louis e veja os resultados. Sucesso!

  47. Olá Lú,

    Tenho procurado informações sobre o programa Esol na região de Maine. Antes mesmo de ler seu blog, já havia feito contato com a prefeitura local e eles me indicaram um site. Mandei diversos e-mails sem retorno. Sinto inclusive dificuldade em alugar uma casa. Ninguém responde. Tenho projeto de ficar no país durante 6 meses com meu marido e filho de 1,5 anos. Você indicaria outra região para o curso? Teria contato de alguém que possa me auxiliar em achar uma residência?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    Bianca

  48. Oi adorei o post.
    Como faço para saber das ESOL que tem em Santa Monica ?
    Pode me indicar alguma ??

  49. Procure por “ESOL courses in Santa Monica, CA” no google.com que você verá uma lista de sites de escolas que oferecem o curso. Sucesso!

  50. Ola, procurando informações sobre o ESOL, achei esse post.
    Fui atrás das escolas que oferecem o programa em Miami – Florida e pelo o que eu me informei:
    – matrícula somente pessoalmente;
    – consigo fazer o curso somente por 1 mês;
    – o valor do curso é uma taxa de 30 dólares (mais ou menos) – é por semestre.

    Eu só não achei uma informação: quais documentos são necessários para fazer a matrícula?
    Tipo: cópia passaporte? comprovante residência de lá? documento válido do brasil?
    Alguém sabe?

    Gostaria de saber só para já levar tudo prontinho para no meu primeiro dia la, já estar com tudo em mãos.
    Obrigada

  51. Sim, a matrícula é somente pessoalmente. Por que você só consegue fazer o curso por 1 mês? Cursos de ESOL geralmente são dados em blocos de 3 meses. Sim, ESOL não são mais gratuitos e esse valor é a média. Leve um documento de identidade (carteira de motorista ou carteira de identidade americana) e 2 comprovantes de residência nos EUA. Há muitas escolas que não aceitam mais turistas fazendo o curso, portanto passaporte não vale como documento de identidade em muitos locais.

  52. Obrigada pela resposta!!!
    Eu só vou fazer 1 mes de curso pois é esse o tempo que vou ficar em miami. Por causa do meu trabalho no brasil, nao consigo ficar mais tempo afastada.

    E novamente muito obrigada pelas informacoes!!!

  53. Ola Marília por favor voce poderia me indicar a escola?Tenho procurado mas nao consigo contato.
    Agradeco desde ja sua atencao.
    Abs
    Bianca

  54. Ola Bianca, procurei no google COUSERS ESOL MIAMI – FLORIDA.
    achei esse link que tem todas as escolas, no condado de miami, que oferecem esse programa.

    link

    espero ter ajudado!

  55. Olá Marilia, vou pesquisar. Procurei bastante em outras regiões inclusive NY. Mas não deram muitas informações. Agradeço sua atenção. Qual seu email direto? Caso eu tenha dúvida, te mando um email.

    Abs,
    Bianca

  56. Olá, boa noite!

    Li alguns posts antigos e outros mais atuais e fiquei na dúvida: atualmente, ainda existem cursos do ESOL de graça e para quem vai para os EUA apenas para aprimorar o Inglês por uns 3 meses, sem ser morador?

  57. Rodrigo, vou falar da minha experiência com ESOL:
    estou em Miami e procurei a escola mais próxima de onde estou morando, que oferecesse o programa.
    Fiz teste de nivelamento, paguei uma taxa $35 (isso seria para um trimestre) e comecei as aulas (acontecem de segunda a quinta das 18h30min às 21h30min).

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!!!

  58. PEDIRAM SOMENTE PASSAPORTE.
    EU MESMA PREENCHI UMA FICHA COM ALGUNS DADOS E FIZ UM TESTE ORAL NO MESMO DIA.
    NO OUTRO, DIA O TESTE NIVELAMENTO – listening e reading (POR COMPUTADOR).

  59. Obrigada pela resposta, Marilia. Atualmente o que as escolas pedem varia bastante de lugar para lugar, mas essa parece ser a maior dúvida de quem quer fazer ESOL. Mas pelo que percebi tem que ir pessoalmente na escola e perguntar, muitas não passam essas informações por email ou telefone.

  60. boa tarde!
    Adorei o post! Queria saber algumas escolar nos EUA que tenham esse programa! Já procurei e não encontrei! Pretendo ir esse ano pra la, qual a duração do curso? Poderia me dizer algumas escolas que ofereçam o curso? Como eu faria para me matricular?
    Poderia me mandar essas informações por e-mail? Ajudaria bastante!

  61. Olá me chamo Gustavo tenho 14 anos e meu sonho é morar nos Estados Unidos.Slà pq eu amo tudo daí sabe! A cultura, o clima 😍, as pessoas e etc.Porém sou pobre (em condições financeira) meus pais sempre me apoiaram,qual e os pais que não querem ver seus filhos felizes? Acho que nenhum né!. Toda noite eu penso meu Jesus será que um dia eu vou realizar meu sonho? As vezes eu penso em desistir por não ter nenhum parente Ai pois Deus sempre mim fortalece!.Se possível eu vou fazer o CCEE. Vc pode mim ajudar a explicar como eu Fasso para conceguir ir um dia morar ai? Preciso muito de sua ajuda! As vezes fico tão triste e penso que nunca vou conceguir!!!

  62. Olá
    muito bacana as suas dicas.
    Sou Pollyana e Irei com minha filha no final de ano para Miami e como pai dela mora lá ela deve ficar o resto das férias. No caso, ela tem 17 anos sabe me dizes se ela poderia se inscrever no programa ESOL. eu estive pesquisando mas fiquei com a impressão que o programa é para adulto.
    Obrigada e parabéns pelo site

  63. Não sei se ela poderá se inscrever mais se não for residente da Flórida (ou seja, se não tiver o green card) muitas coisas estão mudando até me relação ao ESOL. Então recomendo que você confira isso com a escola na qual deseja matricular ela. Em geral o programa é para pessoas acima de 16 anos contanto que elas tenham terminado o ensino médio, mas pode haver diferenças de distrito para distrito, portanto esta é mais uma pergunta que você pode fazer na escola de sua escolha. Sucesso!

Faça parte da conversa: