Se já não bastasse a mudança de medidas de temperatura, de comprimento e peso usadas nos Estados Unidos serem diferentes daquelas usadas no Brasil, os cortes de carnes também também mudam.
E obviamente se você vai cozinhar por aqui precisa conhecer o bê-a-bá dos cortes de carne vendidos por essas bandas. Dê uma olhada na imagem abaixo:

Americanos divivem os cortes de carnes bovinas em oito tipos principais:
- chuck,
- rib,
- shortloin,
- sirloin,
- round
- brisket,
- plate
- e flank.
Cada um deles pode dar origem a diversos outros nomes de carnes vendidas por aqui.
Através da rib (a costela do animal), por exemplo, é possível se retirar a prime rib, shortribs e o famoso rib-eye steak.
Já a área chamada de plate (parte próxima à barriga da vaca – correspondente à fraldinha) pode resultar tanto em skirt steaks quanto em hanger steaks.
Entre todos os cortes citados acima, aqueles chamados de sirloin são equivalentes ao nosso contra-filé. O sirloin, top sirloin, shortloin e bottom loin são os mais aprecidados pelos americanos devido a maciez da carne. Eles também costumam ser os mais caros devido ao processo usado para maturação da carne, ou seja, para fazê-la mais macia e saborosa.
Inclusive, os bifes servidos nas famosas (e caras) Steakhouses americanas são retirados dessas áreas do animal. Entre os mais conhecidos deles estão o T-bone steak, porterhouse steak, strip e tenderloin steak.
Já os cortes derivados do round, flank e shanks são considerados menos nobres e demoram mais para cozinhar.
Agora que você já conhece o nome dos cortes principais de carne é preciso saber qual a melhor maneira de cozinhar cada uma delas e também seus preços médios:
Chuck:
Na grelha ou refogada ( geralmente custa de $2 a $4 por libra).

Rib (costela):
Elas são perfeitas para o BBQ ou churrasco americano. O preço varia de $4 a $6 por libra.
Shortloin:
Ótimas para grelhar ou espetinhos. Um dos pedaços mais caros saem daqui, chegando a custar $1 por onça (sendo que uma onça é aproximadamente 28 gramas).
Sirloin:
Tanto para grelhar quanto para cozinhar lentamente. Custo de $2 a $4 por libra.

Round:
Carnes dessa parte costumam ser mais duras, portanto o tempo de preparo é maior e a maneira mais aconselhável de fazê-la é refogá-la. A maioria das carnes moídas vendidas em supermercados também são retiradas daí. Custo: até $5 por libra.
Plate:
Os derivados do plate costumam ser grelhados. Mas o preço pode sair salgado, um hanger steak pode custar até $30.
Flank:
Carnes dessa área devem ser refogadas na panela e/ou marinadas. Preço: $4 por libra.
Brisket:
O brisket merece atenção redobrada. Marinar a carne pode ajudar bastante na hora do preparo e a melhor forma de preparo é refogar na panela. Preço: até $4 por libra.
É interessante saber que alguns desses cortes e seus derivados possuem mais de um nome. Um New York Stripe Steak é também chamado de Delmonico Steak ou Boneless club steak ou Shell steak ou ainda Kansas City steak. Muitos nomes para um só bife.
Dependendo do tipo do corte é possível preparar a carne utilizando uma gama de técnicas. Entre as preferidas dos americanos e os chamados de experts da grelha daqui estão:
- Braise: grelhar rapidamente em alta temperatura e terminar de preparar a carne de maneira refogada.
- Sauté: fazer a carne sauté.
- Marinate: marinar a carne.
- Roast: assar.
- Stew: cozer a fogo lento.
Créditos Imagens:
Sirloin steak By Penarc (Own work) [CC-BY-SA-3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
Nomes dos cortes de carne Americanos By Ysangkok [Public domain], via Wikimedia Commons
Chuck Steak Hamburger By John Herschell [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons
Skirt Steak By LPLT (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
[jetpack_subscription_form title=” Fique por dentro dos posts do blog!” subscribe_text=” Coloque seu email abaixo” subscribe_button=” Confirme Sua Assinatura!”]
Lu, não sei se você tem animais, mas poderia fazer um post sobre animais (parques, locais pra passeio, se podem entrar em restaurantes, shopping, etc) e sobre a alimentação deles? Aqui no Brasil, as rações são de péssima qualidade, então não uso elas, sigo uma dieta parecida com RMB, mas que é cozida e com carbo e já vi sites pet americanos divulgando esse tipo de alimentação natural, vendendo várias opções, inclusive orgânica, e me disseram que é bem mais aceito e tem muita variedade. Aqui o povo faz cara feia pq dou carne pra meu cão :/
Poderia falar algo sobre isso?
Obrigada 🙂
Olá Polly,
Obrigada pela sugestão, escreverei algo sobre isso em breve. Enquanto isso você pode ver os posts sobre animais de estimação que já escrevi:
Sobre bichinhos de estimação nos EUA
Obrigado pelo artigo. Vc saberia dizer se seria possível conseguir o ribeye de um corte brasileiro? Eu não tenho certeza mas acho que daria para conseguir o ribeye do contrafilé.