Cultura Americana, Curiosidades

Nomes Dos Cortes De Carne Nos EUA

Se já não bastasse a mudança de medidas de temperatura, de comprimento e peso usadas nos Estados Unidos serem diferentes daquelas usadas no Brasil, os cortes de carnes também também mudam.

E obviamente se você vai cozinhar por aqui precisa conhecer o bê-a-bá dos cortes de carne vendidos por essas bandas. Dê uma olhada na imagem abaixo:

 

cortes carne americanos
Cortes de carne usados nos Estados Unidos.

 

Americanos divivem os cortes de carnes bovinas em oito tipos principais:

  1. chuck,
  2. rib,
  3. shortloin,
  4. sirloin,
  5. round
  6. brisket,
  7. plate
  8. e flank.

 

Cada um deles pode dar origem a diversos outros nomes de carnes vendidas por aqui.

Através da rib (a costela do animal), por exemplo, é possível se retirar a prime rib, shortribs e o famoso rib-eye steak.

Já a  área chamada de plate (parte próxima à barriga da vaca – correspondente à fraldinha) pode resultar tanto em skirt steaks quanto em hanger steaks.

carne nos EUA
Skirt Steak.

Entre todos os cortes citados acima, aqueles chamados de sirloin são  equivalentes ao nosso contra-filé. O sirloin, top sirloin, shortloin e bottom loin são os mais aprecidados pelos americanos devido a maciez da carne. Eles também costumam ser os mais caros devido ao processo usado para maturação da carne, ou seja, para fazê-la mais macia e saborosa.

Inclusive, os bifes servidos nas famosas (e caras) Steakhouses americanas são retirados dessas áreas do animal. Entre os mais conhecidos deles estão o T-bone steak, porterhouse steak, strip e tenderloin steak.

Já os cortes derivados do round, flank e shanks são considerados menos nobres e demoram mais para cozinhar.

Agora que você já conhece o nome dos cortes principais de carne é preciso saber qual a melhor maneira de cozinhar cada uma delas e também seus preços médios:

Chuck:

Na grelha ou refogada ( geralmente custa de $2 a $4 por libra).

Hangtown Burger
Exemplo do uso de um Chuck Steak em um hamburger.

Rib (costela):

Elas são perfeitas para o BBQ ou churrasco americano. O preço varia de $4 a $6 por libra.

Shortloin:

Ótimas para grelhar ou espetinhos. Um dos pedaços mais caros saem daqui, chegando a custar $1 por onça (sendo que uma onça é aproximadamente 28 gramas).

Sirloin:

Tanto para grelhar quanto para cozinhar lentamente. Custo de $2 a $4 por libra.

exemplo carne servida EUA
Bife Sirloin, um dos favoritos dos americanos.

Round:

Carnes dessa parte costumam ser mais duras, portanto o tempo de preparo é maior e a maneira mais aconselhável de fazê-la é refogá-la. A maioria das carnes moídas vendidas em supermercados também são retiradas daí. Custo: até $5 por libra.

Plate:

Os derivados do plate costumam ser grelhados. Mas o preço pode sair salgado, um hanger steak pode custar até $30.

Flank:

Carnes dessa área devem ser refogadas na panela e/ou marinadas. Preço: $4 por libra.

Brisket:

O brisket merece atenção redobrada. Marinar a carne pode ajudar bastante na hora do preparo e a melhor forma de preparo é refogar na panela. Preço: até $4 por libra.

É interessante saber que alguns desses cortes e seus derivados possuem mais de um nome. Um New York Stripe Steak é também chamado de Delmonico Steak ou Boneless club steak ou Shell steak ou ainda Kansas City steak. Muitos nomes para um só bife.

Dependendo do tipo do corte é possível preparar a carne utilizando uma gama de técnicas. Entre as preferidas dos americanos e os chamados de experts da grelha daqui estão:

  • Braise: grelhar rapidamente em alta temperatura e terminar de preparar a carne de maneira refogada.
  • Sauté: fazer a carne sauté.
  • Marinate: marinar a carne.
  • Roast: assar.
  • Stew: cozer a fogo lento.

 

 

Créditos Imagens:
Sirloin steak By Penarc (Own work) [CC-BY-SA-3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
Nomes dos cortes de carne Americanos By Ysangkok [Public domain], via Wikimedia Commons
Chuck Steak Hamburger By John Herschell [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons
Skirt Steak By LPLT (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons

 

[jetpack_subscription_form title=” Fique por dentro dos posts do blog!” subscribe_text=” Coloque seu email abaixo” subscribe_button=” Confirme Sua Assinatura!”]

Quer morar nos EUA?

Gostou do Post? Compartilhe !

3 comentários sobre “Nomes Dos Cortes De Carne Nos EUA

  1. Lu, não sei se você tem animais, mas poderia fazer um post sobre animais (parques, locais pra passeio, se podem entrar em restaurantes, shopping, etc) e sobre a alimentação deles? Aqui no Brasil, as rações são de péssima qualidade, então não uso elas, sigo uma dieta parecida com RMB, mas que é cozida e com carbo e já vi sites pet americanos divulgando esse tipo de alimentação natural, vendendo várias opções, inclusive orgânica, e me disseram que é bem mais aceito e tem muita variedade. Aqui o povo faz cara feia pq dou carne pra meu cão :/
    Poderia falar algo sobre isso?
    Obrigada 🙂

  2. Obrigado pelo artigo. Vc saberia dizer se seria possível conseguir o ribeye de um corte brasileiro? Eu não tenho certeza mas acho que daria para conseguir o ribeye do contrafilé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.