Curiosidades

Guia De Sobrevivência Para Furacões

Furacão Katrina 2005
Imagem do furacão Katrina

Já ouvi tanta gente comentar sobre a “falta de segurança” que há nos Estados Unidos. Mas quando eles falam de segurança estão falando sobre incidências de catástrofes naturais. Afinal de contas (não estou tentando assustar ninguém rsrsrs) aqui nos Estados Unidos há de praticamente tudo nesse sentido, desde terremotos a furacões e até um super-vulcão dormente.

Por isso sempre digo que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim e que o lugar perfeito é pura utopia mesmo. Os EUA não são exceção à regra, mesmo com todas as vantagens de se viver aqui.

E quando se fala em furacões, caso você more em uma das áreas americanas que fazem parte do famoso “corredor de furacões” é importante saber o que você pode fazer para proteger sua propriedade e sua família desses desastres naturais.

Primeiramente devemos lembrar que há diferenças entre furacões e tornados (e ambos acontecem todos os anos pelos estados americanos a fora). Enquanto tornados podem se formar em terra firme (e por isso a região central dos EUA é uma das mais atingidas), os primeiros somente se formam em oceanos, ou seja, eles precisam de água como “combustível”.

Tornados podem acontecer sem aviso algum e seu poder de destruição é enorme (ventos podem atingir mais de 512km por hora), já furacões podem ser previstos e por isso avisos costumam ser emitidos com bastante antecedência em regiòes que podem ser afetadas. Isso faz com que seja possível se preparar para a chegada de furacões.

corredor dos furacões
O chamado corredor de furacões
Os estados americanos mais atingidos por furacões são: Flórida, Texas, Louisiana, as duas Carolinas e o Alabama. Aqui na Flórida a incidência de furacões é grande.

Para se proteger dessas pestes é preciso ter  primeiramente alguma noção sobre elas. Vamos começar com os nomes.

Assim como terremotos e tornados possuem uma escala para medir seu potencial de destruição, furacões também possuem sua própria escala. Ela é chamada de escala Saffir-Simpson e mede  a intensidade dos mesmos.

Para ser considerado um furacão nessa escala, uma tempestade tropical deve ter rajadas de vento de no mínimo 74 milhas por hora (119km por hora). A partir daí os furacões são classificados em categorias, da mais fraca (1) até a categoria 5 que é a mais forte com ventos podendo ultrapassar 250 km por hora.

Katrina-port-sulphur-la-2005
Exemplo do estrago que o furacão Katrina causou.

Se Protegendo de furacões:

Quais os passos para proteger e preparar sua propriedade e sua família? Instalar proteções para janelas, podar árvores e limpar seu jardim de qualquer entulho (esses procedimentos devem ser feito antes da época de furacões – início de junho a fim de novembro – e são obrigatórios para quem vive em áreas costumeiramente atingidas).

Se você mora num condomínio ou num complexo de apartamentos e paga HOA (home association fees) quem cuida disso é são os funcionários do condomínio.

Deve-se lembrar de proteger documentos de identificação, documentos em geral, fotos e etc em containers que sejam a prova de fogo e água.

Ter dinheiro vivo em mãos é outro aspecto imporante.

Comprar e estocar alimentos não perecíveis e água mineral na despensa. Faça isso com atencedência pois depois de alertas de furacões, os estoques de supermercados praticamente desaparecem. E não esqueça o abridor de latas ou somente compre comida enlatada que que possa ser aberta sem um deles.

O mesmo acontece com gasolina, portanto abastecer o carro assim que possível. Um tanque cheio pode vir a calhar em casos de emergências e caso a sua família precise ser evacuada.

Mapas e telefones celulares carregados na bolsa de emergência.

Ou seja, comprar qualquer item importante torna-se um verdadeiro horror. Deve-se lembrar que o mesmo deve ser feito caso alguém da família tome remédios diariamente.

Ter um um rádio de pilha, farolete e velas em casa em caso de quedas de energia. Já que na Flórida a maioria dos fogões são elétricos, é importante comprar butijões de gás para poder cozinhar alimentos na churrasqueira caso a energia acabe.

Ter sua bolsa de evacuação pronta e ficar atento a alertas de evacuação para sua área.

Se não tiver que evacuar, enquanto a tempestade não passar, se esconder no quarto mais reforçado da casa e que não tenha janelas. A regra básica aqui é ficar longe de quaisquer janelas.

Os quartos mais fortes em casas americanas tendem a ser os seguintes tipos de cômodos:

  • Banheiros
  • porões (os quais são inexistentes na Flórida)
  • Walk-in closets
  • E até mesmo corredores.

Mas como se sabe quando um furacão se aproxima? Alertas de furacões são emitidos antes da tempestade chegar através de TV e rádio e até em anúncios pela estrada, portanto preste atenção até quando estiver dirigindo por rodovias.

De qualquer forma a melhor opção tende a ser ficar dentro de casa ou em outro local seguro. Há pessoas que deixam a região para outros estados (em caso de evacuação mandatória), se você possui familiares ou amigos em cidades afastadas que não vão sofrer com a chegada do furação, pode fazê-lo. Embora na maioria das vezes possíveis furacões tendem a se tornar somente tempestades tropicais ou se dissipar.

A não ser que você more em áreas de evacuação. Aqui nas cidades costeiras da Flórida são aquelas próximas às praias. Se um furacão se aproxima a última coisa que você vai querer é estar perto do mar e pessoas que moram nessas áreas costumam ser as primeiras a serem evacuadas.

Enfim, essas são algumas das dicas para você proteger sua família caso um desastre natural desse tipo invada a cidade na qual você reside. Veja mais dicas no infográfico abaixo:

 

Você já passou por algum furacão , tornado ou tem outras dicas e gostaria de compartilhá-las conosco? Comente abaixo.

 

Referências: 
MNN.com
Chiff.com

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Gostou do Post? Compartilhe!

22 comentários sobre “Guia De Sobrevivência Para Furacões

  1. OI Lu
    Vivendo aqui com a família americana eles dizem que em 1004 ficaram 7 dias sem energia elétrica. Como TUDO na casa é elétrico nem pra fazer um café dava. Também depois do furacão não se encontrava mais geradores em lugar algum. Então eu diria ainda para aqueles que vivem nessas áreas, para comprar um gerador e ter um pequeno fogão de acapamento com butijão de gás pequeno. Assim dá pra cozinhar alguma coisa, esquentar água pra tomar banho, fazer um café, cozinhar umas salsichas etc até que a energia elétrica seja reestabelecida. Outra coisa também ter uma lamparina a gás senão à noite vai ser só com velas…
    Bjs!

  2. É verdade Renato,

    Por enquanto a previsão é para o furacão Irene não passar por aqui e tomara que não passe. Mas mesmo assim todo mundo aqui no Sul da Flórida está se preparando.

  3. Jaffe,

    Depende da intesidade do furacão e do tornado e também do preparo das pessoas que residem nas áreas a serem atingidas.

  4. Lu, Queria saber se a maioria das casas, ou todas possuem um ABRIGO, não sei se é o nome ESPECÍFICO, é tipo uma grande espaço embaixo da terra feito um PORÃO, e queria saber se uma pessoa que tem um desses em casa,NO JARDIM, como se ver nos filmes e na TV pode se livrar de TORNADOS? E realmente eu fiz uma pesquisa e descobri que os TORNADOS são muito rápidos e o tempo que as SIRENES tocam para alertar a chegada de um é muito pouco. Queria saber também o que é que a pessoa deve fazer quando tornado está prestes em vim em direção a sua casa, ou já destruiu? A quem se deve pedir ajuda e etc.

  5. Minha professora de Inglês, ela está pra ser encaminhada para trabalhar em MISSOURI, USA-EUA, um dos, ou o mais que afetado por TORNADOS. Ai meu DEUS, ela não sabe o que a espera. Minha mãe conhece uma mulher que o apelido dela é LUCY, ela mora no TEXAS USA-EUA, creio que ela já teve a experiência de ser vítima de um. Teve um post, que li em seu blog(não lembro qual foi) que dizia que os americanos costumam se mudar de residência, uma coisa mais ou menos assim, e é verdade. Essa mulher é casada com um americano, e já morou na FLÓRIDA, NOVA YORK, LOS ANGELES, CHICAGO, já morou até em LAS VEGAS se não me engano, e agora ela mora no TEXAS. Isso sim é uma pessoa que se encaixa muito bem em seu post.

  6. Bem para quem não sabe, Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superficie da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de altura e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores à 480 km/h, medir até 1,5 km de altura e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância. Os tornados possuem 5 categorias de F0 à F5 com danos provocados sendo considerados de LEVE à INCRÍVEIS e DEVASTADORES. Nos EUA, os tornados acontecem mais na região do MEIO-OESTE conhecida como TORNADO ALLEY,ou em português ALAMEDA DOS TORNADOS,Os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa e Missouri estão totalmente incluídos na Tornado Alley, bem como o nordeste do Texas, oeste do Colorado, norte da Luisiana, centro e sul do Minnesota e Dacota do Sul, noroeste do Mississippi, centro e sul do Illinois, sudoeste do Indiana, e partes do centro, sudeste e sudoeste do Nebraska, pequenas áreas no extremo oeste do Tennessee e Kentucky e algumas zonas do Wisconsin.
    Estatisticamente, a maioria dos tornados americanos produz-se no Texas . Pelo critério da superfície terrestre atingida, é a Florida que tem o mais forte índice de episódios de tornados.
    Outro fenômeno é o CICLONE TROPICAL. Ciclone tropical é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças.Gera intensos ventos que podem ultrapassar 300 km/h em grandes ciclones. Formam-se costumeiramente nas regiões trópicas, aos arredores da Linha do Equador, onde constitui uma parte do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Os ciclones tropicais podem ganhar várias outras denominações, tais como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.

    Espero ter ajudado, e desculpem-me se falei d+.

  7. Sameky,

    Não. Vai depender da região onde essas casas se encontram. Acredito que em outras áreas do país, abrigos desse tipo sejam “padrão”. Não onde moro. Praticamente se esconder de acordo com as dicas dadas no post.

  8. Você acha, que em casas nos estados do Kansas, Virgínia,Georgia, Tennessee é importante haver um PORÃO especial, para esse tipo de fenômeno?

  9. Lu,outra pergunta, você acha que um TORNADO categoria F3 a F5, pode destruir completamente uma casa de TIJOLOS?

  10. Há alguma cidade ou estado que seja “imune” ou que tenha probabilidade bem pequena de ter furacões e tornados? Qual?

  11. Lu, estou pensando em morar em Boca-Raton, na Flórida, neste local costuma ter muito furacão e tornados?

    Tânia.

  12. Sim, Tânia. Praticamente toda Flórida é atingida por furacões, tornados de vez em quando.

  13. Lu
    Estamos indo a Miami, mas vamos alugar um Motor home como se proteger dentro dele?
    Agradecida
    Adelaide

  14. Adelaide,

    Quando voce receber um alarme no seu celular em caso de tornado (baixe um aplicativo do jornal da area onde voce vai ficar pra receber alertas) ou fique atenta em alertas de radio, sinais eletronicos na estrada e etc, voce procura o shelter mais proximo de voce. Quando e furacao, a gente sabe que vai atingir com antecedencia e voce tera tempo para fazer um plano de evacuacao e etc.

  15. Pelo que sei, os estados que menos ocorrem tornados são: rhode island, new hampshire, vermont, maine, novo méxico, arizona, utah, nevada, califórnia, oregon, washintgon, idahoo, wyoming, montana, aslaka, hawaii.

Faça parte da conversa: