Curiosidades, Para imigrantes

Por Que Montar Negócios É O Sonho De Muitos Imigrantes?

Todo mundo sabe que abrir o próprio negócio no Brasil é um sonho quase impossível de ser realizado pela maioria da população. E por essa razão (entre outras, obviamente) muitos brazucas se aventuram na terra do tio Sam em busca desse sonho americano.

Portanto nem nos espantamos quando descobrimos que muitos daqueles que criam seus impérios nos Estados Unidos são estrangeiros ou filhos de imigrantes. Alguns dos quais estãs hoje entre os homens e mulheres mais ricos e importantes do país. Mostra disso é que estima-se que quase 13% dos donos de pequenas empresas nos EUA são estrangeiros.

Mas como os EUA facilitam a vida de quem tem um business plan viável para abrir uma empresa?

Podemos começar com o pequeno detalhe da diferença entre a burocracia americana e brasileira. Enquanto nos Estados Unidos leva-se em média 6 dias para abrir um pequeno negócio, no Brasil esse tempo pode passar para 5 meses. Isso mesmo, quase meio ano!

Além disso, o valor mínimo para começar seu próprio negócio também difere de um país para o outro, sendo que no Brasil ele é de 704 dólares e nos EUA de 325.

E quem pensa que esses negócios não sobrevivem tanto tempo, se engana. Por aqui 70% deles ultrapassam dois anos de vida. Algo considerável. Outro fato interessante é que 54% desses negócios são operados da própria casa do dono e somente 2% deles são franquias.

Mas o que os americanos e imigrantes fazem com toda essa liberdade e menos burocracia em relação à criação de pequenas empresas? Eles aproveitam a situação e buscam realizar o sonho americano de independência financeira.

Para ilustrar isso podemos ver que nos Estados Unidos há cerca de 28 milhões de pequenos negócios. Eles empregam 57% dos trabalhadores do setor privado americano e eles chegam a gerar até 80% de novos empregos.

Algo que deve ser incentivado mais ainda para ajudar a demorada  recuperação da economia americana e curar os ainda altos níveis de desemprego que são encontrados em certas partes do país.

Não fica difícil entender por que o sonho de muitos imigrantes que vêm morar por aqui é o de construir seu próprio negócio e que muitos deles o conseguem realizar.

Você conhece alguém que conseguiu montar uma empresa nos EUA ou simplesmente gostaria de comentar mais sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

 Referências:
BusinessInsider
CCBJ

 Você Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

27 comentários sobre “Por Que Montar Negócios É O Sonho De Muitos Imigrantes?

  1. O sonho de ter uma empresa é desejo da maior parte do mundo. No Brasil a abertura de pequenas empresas foi facilitada com o Empreendedor Individual. 90% é feito pela internet e você precisa pagar apenas o INSS ( um pouco mais de R$30/mês ) para ativar a empresa – pelo menos em SP está assim.

    Entretando, no Brasil ainda existe o alto custo da compra dos equipamentos e tudo mais que nos EUA é muito mais barato, além da qualidade de vida que também é superior nos EUA.

    Fiquei com uma pequena dúvida sobre o post: Se os EUA facilitam a abertura de uma empresa, existe alguma facilidade para se conseguir um visto de trabalho para abrir a própria empresa? Por exemplo: eu tenho uma empresa no Brasil, mas realmente queria me mudar para os EUA. Ter uma empresa no Brasil aumenta a change para um visto legal?

    Obrigado

  2. Tadeu,

    Obrigada pelo seu comentário. Respondendo à sua pergunta, vai depender muito do ramo da empresa. Você pode ler mais sobre os procedimentos e requerimentos no site do USCIS na seção de Green Card e investor visas.

    Abçs
    Lu

  3. Obrigado pela resposta Lu. Fui até o site que você indicou e para minha surpresa é necessário investir US $1 milhão de doláres ou pelo menos US $500.000 doláres em áreas com alto número de desemprego…

    Obrigado.

  4. Lu mais tipo assim se eu for como turista e ficar nos eua um bom tempo e decidir abrir um pequeno negocio imigrante ilegal consegui? Obrigada

  5. Janaina,

    Sei que há muitos imigrantes ilegais que montaram negócios, mas sinceramente não sei como isso funciona.

  6. Lu, eu sei que a resposta ideal pra minha pergunta é: depende.
    Mas, por favor, responde sem pensar muito:

    Colocando na balança a burocracia brasileira e a resistência americana em conceder vistos de trabalho, qual pesa mais?

  7. Descordo totalmente de que abrir seu próprio negócio é um sonho quase impossível, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar basta sonhar.

  8. Sei não Douglas, mas só pelo fato de um imigrante poder abrir seu própio negócio por lá, mesmo que ilegal, sem essa burocracia toda já é muita coisa…

  9. Bom dia, sou C. Dentista e tenho muita curiosidade em saber como é o sistema de trabalho de um profissional ( Dentista ) nos EUA.Você tem alguma informação ou algum local onde possa me informar?

  10. Eduardo,

    Voce pode se informar sobre a regulamentacao e como e a vida do profissional da sua area no Board de odontologia do estado e cidade na qual voce pretende morar. Lembre-se de ser especifico e procurar no estado no qual voce deseja morar ja que as regras, certificacoes e etc mudam de estado para estado.

  11. Basta sonhar? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Acho que o Douglas anda assistindo muito a Xuxa, bem no estilo: “tudo que eu quiser, o cara lá de cima vai me dar”. Infelizmente, na vida real não é assim :~

    Sonhos só se realizam quando alicerçados em muita competência, suor e OPORTUNIDADES! Acredito realmente que os EUA, com sua melhor organização e burocracia reduzida, colocam esse último item e, consequentemente o ‘sonho’, bem mais próximos.

  12. Lu,
    Me tire uma duvida… Estou querendo montar uma pequena empresa em NY. Meu primo é legal e já mora a anos lá. Quero abrir com ele.
    Qual é o passo a passo burocrático e legal para abrirmos??
    Queria que fosse bem especifico se possível, e se você tiver algum profissional que entenda desta área, favor indicar. Obrigado e no aguardo

  13. Lu, parabéns pelas informações, tenho uma dúvida:

    Como consigo a informação de quais são as regiões onde há alto índice de desemprego que viabilizaria a redução do mínimo para investimento em $ 500K, que é minha meta inicial hj?

  14. aki no brasil eu e a minha companheira queremos abrir uma fabrica de iates que queremos fazer com que a nossa fabrica vire multinacional por isso agente queira saber como funciona será funcionamento de abrir uma outra fabrica sendo que agente quer abrir nos EUA e no canadá estou no 1º ano da faculdade de engenharia civil e tambem queria abrir uma construtora aki e nos EUA será possivel ?
    obrigado

  15. Olá Lu amo seu blog estou lendo tudo quero ir visitar esse país um dia, tenho uma curiosidade sobre esse post que vc fez, assim eu sou muito fissionada em produtos americanos beleza make cosméticos etc.. eu comprou muito direto de sites americanos eu pintou uma curiosidade, se vc souber responder : queria saber o que eles mais compram aqui do brasil se eles compram algo do brasil também. Bj continua com blog maravilhoso estou aprendendo mtas coisas valiosas!

  16. Olá Lidiane,

    Provavelmente os produtos de tratamentos de queratina. E não por amerianos “comuns” mas geralmente brasileiros que moram aqui e trabalham em salões e outros profissionais de salões de beleza ou ainda algumas lojas de produtos de beleza. Mas achar as todas marcas brasileiras é mais difícil e nem sei se os produtos feitos no Brasil vendidos aqui são conhecidos e/ou vendidos no Brasil.

    Engraçado isso. Tava pensando em escrever um post sobre produtos de beleza 🙂 Agora já sei que o assunto vai interessar pelo menos a um leitor 😀

  17. Oie, faz um post sobre produtos de beleza sim, eu tb ia adorar, eu amooo!!! principalmente perfumes, cremes, só não gosto de maquiagem, qualquer coisa em mim já parece super carregado, principalmente aquelas com brilho. mas aqui no brasil não tem muitas opções tb, e é tudo caro…. esses dias vi o site da too faced e tem muita muita muita coisa…. coisas que eu nunca nem tinha ouvido falar, então talvez se eu soubesse usar melhor eu poderia gostar, sei lá. Já comentei várias vezes aqui kkkkk, desculpe incomodar mas tenho muitas dúvidas, curiosidade, seu site é maravilhoso…. bjos

  18. Lu
    Sou nova aqui e gostei muito do seu blog.
    Provavelmente vou pra CA, Redwood ou Menlo Park, no fim do ano, acompanhando o marido que vai a trabalho (por tempo indeterminado), aqui no Brasil já faço vendas pela internet e pretendo continuar daí ou montar um pequeno negócio, mas gostaria de confirmar se com esse visto, não sei qual seria o nome (acompanhar marido) eu posso estudar ou trabalhar.
    Você sabe me responder?

  19. Olá Polly,

    Você tem que se informar sobre isso no site do consulado americano no Brasil e no do USCIS na secao de visto sobre trabalho. Eles explicam tudo. Sucesso!

  20. Lu, você indica ou conhece alguma franquia para investir aí? Pretendo me mudar com minha familia no final de 2015 e gostaria de investir em empresa daí. Indica alguma coisa ou algum ramo que veja promissor na Florida? Grata e parabéns pelo blog, Cintia Pineda

  21. Olá Cintia,

    Nossa, o que não faltam são franquias. As que a gente mais vê são as de comida mas há franquias para tudo que é gosto. Para ter uma ideia veja essa lista: Top 500 franquias

  22. Ola! Lû. Minha esposa tem um tio que mora em Miami há 20 anos ele tem Cidadania americana há muitos ele é um dos diretores da Florida State University e ninguém da família brasileira ainda foi morar com ele. Eu e minha esposa temos visto de turismo pros EUA fui e voltei na data informada.
    Minha pergunta é ? É difícil ou fácil conseguir o visto de imigrante pra lá no nosso caso e qual caminho devemos trilhar ? Obrigado pela atenção..

Faça parte da conversa: