Curiosidades, Para imigrantes

Reconhecendo Selos Em Produtos Alimentícios Americanos

selo de produto orgânico em inglêsVocê já foi a um supermercado nos EUA? Se a resposta for afirmativa você sabe que a variedade de produtos disponíveis é imensa e fica fácil se perder (e escolher) com tanta coisa diferente na sua frente.

Vários dos quais você nunca ouviu falar ou viu estarão nas prateleiras e com eles alguns rótulos (selos) que são desconhecidos ou que não fazem muito sentido para nós brasileiros,  ou ainda que a gente simplesmente pensa que são frescuras mesmo.

Para te ajudar a decifrar esses rótulos de produtos fizemos a lista abaixo:

Organic:

A nova onda de rótulos de produtos agora é a dos produtos orgânicos. Há até supermercados que somente vendem produtos orgânicos (eles também costumam ser mais caros).

Bem, não necessáriamente que isso seja moda agora, afinal esses produtos sempre estiveram (em menores quantidades) nas prateleiras dos supermercados. Porém agora com o crescimento da preocupação dos americanos com um estilo de vida mais saudável seus números aumentaram.

Como saber se aquela carne, por exemplo, é orgânica de verdade?

Propaganda enganosa é algo que existe em todas as indústrias. Afinal o objetivo deles é vender e se eles omitirem ou distorcerem um pouco a verdade as chances de você levar o produto deles para casa aumenta.

Produtos orgânicos de verdade deveriam ter o selo do USDA  que é a secretaria de agricultura americana. Mas nem todos os que possuem são tão orgânicos assim.

No antibiotics , No growth hormones ou No added hormones e outros desse tipo:

Esse selo geralmente será encontrado em carnes. Embora certos tipos de carne, tal qual a de frango, clama ser “livre”de antibióticos, seus produtores ainda recorrem a esse tipo de “proteção”contra bactérias.

Então nem sempre valerá à pena comprar esses itens, especialmente por que eles são mais caros.

Free range:

Esse selo pode ser usado tanto para caixas de ovos quanto em embalagens de carne de frango. Ele quer dizer que as galinhas que botaram os ovos correm “livres e soltas” por aí, ou seja, que as pobres coitadas tiveram uma vida um pouco mais decente do que galinhas em gaiolas. Cá entre nós, nem sempre isso é completamente verdade. Então pense antes de gastar mais nessas caixinhas.

Product of the USA:

Todo mundo sabe que americanos são protecionistas, até quando o produto foi feito em vários países e somente foi embalado ou, no caso de carnes, abatido por aqui… Mesmo assim o produto foi “feito”aqui.

Você sabe né? Deus nos livre se importarmos muitos produtos do exterior… O Wallmart que o diga, não?

All natural ou Contains no artificial ingredients e outros desse tipo:

Hoje em dia é difícil encontrar uma indústria de alimentos que não utilize corantes e outros ingredientes artificiais, produtos químicos para “manipular” seus produtos. Portanto esse selo é meio inútil.

USDA choice beef:

Quando você vê esse selo fica todo confiante que o USDA o considera o melhor. Mas se você estiver de dieta, fique ligado, pois o melhor aqui esse selo se traduz a mais apetitoso e sabemos que o bife mais apetitoso é também o mais gorducho.

Mas não se preocupe demais com isso tudo, já que certas indústrias levam o “natural” mais a sério e diminuíram bastante a quantidade de ingredientes não-naturais de sua linha de produção.

Agora vamos a outros selos que podem ser encontrados em produtos alimentícios nos EUA:

Heart Smart ou American Heart Association:

Esses seles são encontrados em produtos (supostamente) bons para o coração.

Fat Free:

Nem sempre tão fat free assim…

100% Real(…) :

Insira qualquer alimento no (…). Cuidado com esses selos já que propaganda enganosa existe.

Grass-Fed Beef:

Simplesmente significa que o boi/vaca que foi abatido somente comia pastagens, nada mais, nada menos.

Grain-fed Beef:

Essa carne é de gado que come somente rações.

100%  (…) juice:

Complete o (…) com a fruta de sua escolha. Esse é fácil para nós descobrirmos se é 100% suco de verdade. Afinal de contas no Brasil a gente tem várias frutas o ano todo e fazer suco em casa é algo que não é estranho para famílias brasileiras.

Portanto conhecemos o sabor de fruta de verdade e quando se toma esses sucos daqui, sabe-se que o rótulo deveria ser “100% açucar”. Esses não são meus favoritos, mas se você é uma formiga vá em frente.

Você conhece outros selos encontrados em produtos alimentícios em supermercados americanos? Gostaria de falar mais sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Crédito Imagem:
 digitalart / FreeDigitalPhotos.net

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

1 comentário on “Reconhecendo Selos Em Produtos Alimentícios Americanos

  1. No Trader Joe s os alimentos organicos sao encontrados a bons precos, melhores do que os dos outros supermercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *