Para Estudantes

O Que As Universidades Americanas Têm De Diferente?

aspectos diferentes em universidades americanas
por blakejohnson via flickr

Muitas vezes quando converso om outros brasileiros que estão de visita por aqui eles me perguntam sobre como é o ensino superior nos EUA. E quando digo que há inúmeras diferenças entre os métodos e sistemas de ensino no Brasil e aqui eles ficam espantados.

Por essa razão, se você pretende vir estudar por aqui é importante saber quais essas diferenças e estar preparado para se adaptar desde já a elas.

Veja algumas das diferenças entre os métodos de ensino brasileiro e americano na tabela abaixo:

Estados Unidos – Brasil
Custos anuidade + material + alojamento + alimentação + taxas (laboratório e etc) seu transporte + seus materiais
Admissão testes padrões como
ACT, SAT, GRE, GMAT, MCAT, TSE e TOEFL (para estudantes internacionais).
vestibular (varia de escola para escola)
Planejamento escolar é preciso planejar o curso de acordo com as necessidades profisisonais do aluno grade curricular igual para todos alunos do mesmo curso
Currículo eletivo, depois de estudadas as matérias básicas o curso se torna mais pessoal igual para todo mundo
Tipos de aulas online e offline em sua maioria offline
Início do ano letivo setembro
agosto ou ainda outros meses (depende da escola)
fevereiro
Ajuda financeira possível em certos casos cotas e bolsas
Nota para passar GPA acima de 3.0 Média final acima de 50 ou 70 (depende da escola)
Diplomas que dão mais dinheiro engenharia
física
economia
matemática
bioquímica
medicina
odontologia
direito
Avaliações testes
presença
participação na aula
trabalhos online e offline
testes
presença
trabalhos

 

Fique por dentro dos posts do blog!

Cadastre seu email abaixo

Quer saber mais dos EUA?

Gostou do post? Compartilhe !

35 comentários sobre “O Que As Universidades Americanas Têm De Diferente?

  1. Lu

    Tenho uma dúvida: O que significa o item ‘dinheiro’? São as carreiras que pagam melhor?

    Outra dúvida: Os cursos de mestrado seguem esses itens? É feito em quantos anos (área: nutrição)?

    Terceira dúvida: Posso aplicar para o meu filho fazer todo o high school aí ou só curso de férias?

    Parabéns pelo post!!

    Bjs,

    Marion

  2. Marion,

    1: sim, aquelas carreiras costumam pagar bem e alguns dos estrnageiros que conseguem entrar mais facilmente nos EUA seguem essas carreiras;
    2: Vai depender da universidade, do estado, do tipo de curso (offline ou online) entre outras coisas.
    3: Olha vai depender do tipo de visto que você tem. Se você vem com visto de imigrante, ele entrará no high school sem problemas. Agora se você vier com outros vistos, de turista por exemplo, daí não.

    Abçs

  3. Lu, como estava escrito no item “dinheiro” economia, gostaria de saber se uma pessoa que estuda em universidades prestigiadas tem chances de ser bem sucedido financeiramente? E qual é em média o salário de um economista.

    bjss.
    Natália

  4. Natália,

    Só o diploma não garante que o formando será bem sucedido. O que faz mais impacto na situação financeira do mesmo é o que ele faz com esse diploma depois de conseguí-lo… Não concorda? 🙂 Mas é claro que diplomas de universidades famosas podem contar mais, só que há um outro porém aqui… às vezes o que é mais reconhecido é um curso ou dois cursos específicos da tal universidade. Há uma universidade em Miami que é prestigiada, mas ninguém vai estudar economia lá e sim medicina, já que esse é um dos melhores cursos que eles oferecem, senão o melhor e um dos melhores do país, por exemplo. Estudar direito ou economia lá é praticamente jogar dinheiro fora.

    Então não procure somente saber se a universidade é prestigiada mas também se o curso que você quer fazer oferecido pela universidade prestigiada é prestigiado também. Pode ser que uma universidade menos conhecida tenha o melhor curso de economia do país… É esse o diploma no qual empregadores americanos estarão de olho.

    Boa sorte!

  5. Natália,

    O média de salário incial para economistas recém-formados que trabalham em Miami é de $48,266 por ano. O que não é muito, mas um profissional com 5 anos de experiêrncia ganha em média $65,787 por ano e um profissonal com 10 anos de experiência ganha $77,977 em média, mas esse total dependendo de outras variáveis pode chegar no máximo até $117,399… o que é bastante. Isso tudo dependerá de onde você mora, quaisquer qualificações extras que você obteu, para quem você trabalha e seu cargo exato.

  6. Olá Lu, eu sou Técnica de radiologia e tenho familia lá, e eu estou querendo ir… então, a área de radiologia é fácil de arrumar, salário é bom e no que preciso me preparar??

    Agradeço desde já;

    Priscila

  7. Pri,

    Você já parou para pensar no seguinte?

    * Que tipo de visto você vai solicitar? Se esse visto vai permitir que vc trabalhe aqui?
    * Que ter família nos EUA não facilita em nada. Pelo contrário, dificulta a obtenção de vistos?
    * Que você precisará validar seu diploma (em certos casos ter que refazer seu curso todo daqui, além de tirar certificados adicionais para poder trabalhar aqui?)

    Então, você tem que pensar em tudo e”começar do começo”. Quanto ao salário, isso dependerá dos seus anos de estudo, experiência, especializações, a empresa que paga seu salário, a região que você mora. Mas vc pode ter uma idéia nos sites descritos no post abaixo:

    Quanto VC Ganharia Nos EUA?

    Boa sorte!

  8. Olá Lu..
    Hoje tenho 23 anos.. eu pretendo estudar letras Inglês nos estados unidos, estou pensando em Nem York.. vc sabe me informa algumas universidades q possuam o curso e valores? Nos Estados Unidos quanto ganha um professor de Inglês?

  9. Olá Lu.. tenho 23 anos eu pretendo fazer a faculdade nos EUA , vc sabe de faculdades que tenha o Letras inglês??
    e valores com alojamento? é possivel eu escolher tbm sem alojamento? vom o visto de estudante posso trabalhar normalmente mesmo depois de ter terminado a faculdade? no mometo em estou com New York na cabeça, pq gosto de cidade grande.

    E em media quanto vc acha q eu vou gatar por que tenho que começar a economizar..

  10. Oi Lu.. bom eu tenho vontade de estudar nos EUA, andei dando uma pesquisada, tenho gostado bastante de Houston, tanto pelo clima, quando por ser uma cidade bastante comercial(pelo menos foi isso que eu entendi,rs) então, você sabe me dizer se em Houston tem muitas universidades e cursos (para brasileiros) ? se tiver pode me citar alguns? Parabéns pelo blog e Obrigada!

  11. Priscila,

    Para poder trabalhar com visto de estudante é preciso fazer um processo adicional para pedir autorização para tal. Alguns vistos de estudantes permitem que se trabalhe, porém somente meio período e dentro do campus e o salário não é lá aquelas coisas.

    Tenho alguns posts para vc:
    Custo de vida
    todos posts sobre universidades americanas do blog
    Como pesquisar por info no blog

  12. Olá, gostaria de saber como fazer para ganhar uma bolsa esportiva em uma universidade americana e se é mais facil conseguir em uma publica.
    Obrigado, 🙂

  13. Jó,

    Entre em contato com as universidades de sua escolha e peça para saber mais sobre como o processo de bolsas escolares funciona e se eles podem te indicar instituições e/ou organizações que dão bolsas.

    No site do consulado brasileiro nos EUA ha uma lista de instituições que tem convênios com universidades americanas, de uma olhada lá tbm.

  14. olá, Lu,
    Sou americano, e me formo em Direito ano que vem.
    Estava pensando em ir para os Estados Unidos.
    Quais são as perspectivas pra mim? Sabe me informar?

    Muito Obrigado.
    Raisler

  15. Raisler,

    Suas perspectivas sao de q vc precisara fazer seu curso novamente aqui,isso se vc pretende exercer a mesma profissao.

  16. Luuuu, preciso mto de ajuda..Desde pequeno o sonho foi AMERICA, ouvir The Star Spangle Banner, e saber tudinho haha desde que Tallahassee era a capital da Florida (Não Miami haha) e o nome de quase todos os presidentes, enfim, um sonho !

    Estou com 18 anos e quero mto realiza-lo, estive por ai em 2011 e sei que Orlando não é o melhor exemplo do American Way of Life, enfim, nem tudo é o mar de rosas, mas mesmo assim continuo nesse espírito ! Falo ingles perfeitamente, e quero cursar minha faculdade por ai e me instalar, quero obviamente antes conhecer melhor o país e estou de viagem marcada para L.A. onde pretendo me fixar. Os custos pra pagar a facul e tudo mais, já temos ciencia de que é alto, mas estamos dispostos a batalhar por isso. Queria te pedir uma ajudinha pra entender melhor como funciona a admissão, os vistos e o que é necesstário, enfim, preciso de uma orientação mais clara de alguem que está por ai ! haha pretendo cursar ou medicina ou história, em ambos os casos, em qualquer universidade em qualquer estado, claro que um bolsa seria mto bem vinda hahaa, enfim, por favor imploro tua ajuda, estou vendo o tempo passar e estou muito carente de informação, não consigo entender o passo a passo, e se é ou não possível, desde já agradeço ! Obrigado !!!

  17. QUER DIZER QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NOS EUA TB SÃO PAGAS? QUAL A M[EDIA DE CUSTO? E O QUE [E O TAL PRE-MED? OBG

  18. Olá Lu, eu queria saber quais são as semelhanças que existem entre as faculdades brasileiras e americanas.

    Agradeço desde já;

    Maria

  19. Ola´ Lu, gostaria muito de saber quanto um medico profissional recebe ai por mes ,meu sonho e fazer medicina no EUA e quero saber se um medico pode ser bem sucedido com a carreira de medicina.se vc poder mim respoder, serei muito grata bjs

  20. Olá! Eu conheci o seu blog por acaso pesquisando sobre a vida nos EUA. E você é bem informada, você mora aí há quanto tempo?

    Eu gostaria de saber, eu sendo brasileira, se dia quiser morar nos EUA posso fazer faculdade (segunda) apenas para aprender??

    Por exemplo, eu curso fisioterapia. Depois que me formar, pretendo realizar especializações. Daqui a uns 6 anos, pretendo fazer Artes Visuais como segunda faculdade, só aprender, e não usar como uma profissão, pois já terei uma, que é a fisioterapia. Muita gente aqui no Brasil faz mais de 1 faculdade. O mesmo ocorre nos EUA?
    Vamos supor que daqui a 10 anos eu quero morar e trabalhar nos EUA e quero me ingressar numa faculdade público para fazer um curso que eu quisesse.

    Lá é permitido? Como funciona?

    Desde já agradeço pela resposta.

  21. Camila,

    Moro aqui há quase 10 anos. Quanto a faculdade, é claro que você pode fazer quantas faculdades quiser aqui. Tendo o dinheiro, você pode. Por que aqui se paga até por faculdade pública. Sucesso!

  22. OLA,
    Sou medico com especializacao em radiologista. medico radiologista.
    Desde novo, sempre sonhei em morar e trabalhar nos EUA, porem os acontecimentos da vida não me levaram a isso. Ainda….
    Gostaria de saber como validar meu diploma de medico e trabalhar como radiologista nos EUA. Qto mais completa ou links sobre os passos agradeço..
    Aproveito para elogiar seus artigos…. todos muito proveitosos.

  23. Olá Wolmir,

    Vá na board de medicina radiológica do estado americano no qual você deseja trabalhar. Eles poderão te informar sobre isso. Mas para isso você precisa de permissão de trabalho ou green card. Sem isso você não tem como trabalhar aqui.

  24. Lu, faço faculdade de enfermagem aqui no Brasil, minha faculdade é a segunda melhor privada do Brasil, e meu curso é o melhor privado do meu estado, isso conta lá? E gostaria de saber se pagam bem o enfermeiro, se é mais fácil conseguir um visto, tenho 19 anos, li que no Canadá eles aceitam e estão procurando pessoas com graduações na área da saúde para ir morar lá , os EUA também andam a procura ou pra eles tanto faz? Obrigado, adorei seu blog, parabéns.

  25. Olá Patrick,

    O que sei que é um pouco complicado validar diplomas da área de saúde e em muitos casos a pessoa tem que estudar mais, fazer certificações extras e etc e esse é um dos motivos pelo que vejo brasileiros formados nisso no Brasil que trabalham em outras áreas profissionais aqui. Quanto o enfermeiro ganha varia, há vários títulos de enfermagem nos EUA. Você pode saber um pouco deles e como se tornar um aqui: Como trabalhar com enfermagem nos EUA?

    Quanto aos salários, dê uma pesquisada usando esses sites: Quanto você ganharia nos EUA?

    Infelizmente o visto de enfermagem não existe mais, e as profissões em alta que mais contratam aqui são as da área de tecnologia. Mas como a Bárbara me contou nessa entrevista: É melhor morar nos EUA ou no Canadá? essa é uma das áreas que o Canadá bate os EUA, pois parece ser bem menos complicado conseguir um visto de trabalho para profissionais formados lá do que aqui, desde que a pessoa seja fluente em inglês ou francês, claro, pois o Canadá exige um teste para verificar isso, os EUA não.

    Talvez o Canadá seja a melhor opção… Sucesso!

  26. Olá, gostaria de saber se as universidades ai são todas em tempo integral?
    Porque aqui no Brasil há universidades em tempo integral, geralmente as públicas, e algumas privadas. Mas em algumas privadas tem cursos que não são em tempo integral, o que acaba facilitando a vida de quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
    Gostaria de saber se ai tem como trabalhar e fazer faculdade, e se dão alguma bolsa para fazer a faculdade de graça?
    Porque se eu fosse morar sozinho teria que trabalhar para me manter e estudar a noite.
    Desde de já agradeço.

  27. Olá Felipe, sim universidades oferecem cursos mais flexíveis e o aluno pode ir fazendo o curso conforme puder. Bolsas são difíceis de conseguir e integrais mais ainda. Há um post no blog sobre bolsas.

    Trabalhar ao mesmo tempo que estudar só se o estudante tiver o green card ou estiver em processo para conseguir um. Estrangeiros com visto de estudante não podem trabalhar enquanto estudam.

    O que você tem que se preocupar agora é conseguir um visto que te dê as chances de obter o green card, não sao todos que oferecem essa possibilidade. Recomendo que você pesquise mais a fundo sobre o assunto no site do consulado americano no Brasil e se prepare de acordo. Sucesso!

Faça parte da conversa: