Para Estudantes

O Que Você Tem Que Saber Antes De Se Matricular Em Universidades Americanas

Antes de mais nada veja se a instituição de ensino que te interessa é acreditada, ou seja, se ela pode conceder certificações e diplomas que serão considerados válidos pelo mercado de trabalho americano.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a saber se a escola é realmente acreditada.

Depois de ter certeza que essa escola é legítima e que seu investimento será bem colocado, é hora de procurar pelo website da escola e estudar as opções de curso, requisitos e etc.

Se você não encontrar respostas para suas dúvidas, seja em relação à escola ou o curso, procure entrar em contato com o escritório de admissão da universidade por email ou telefone (todas escolas possuem informações de contato em seus sites, se ela não possuí-las, há algo de errado).

Caso você prefira falar com uma pessoa ao invés de “vasculhar”o site da escola por informações, ligue e procure saber o seguinte:

Qual o currículo a escola oferece para seu curso de interesse?

Pergunte quais matérias são o foco do curso de sua escolha, pergunte se há matérias extras que te preparam para o mercado de trabalho e se a escola também oferece ajuda para arrumar emprego e/ou estágio assim que você tiver se formado (algumas universidades o fazem, outras não).

Se o currículo te interessar e for realmente o que você busca para melhorar ou te ajudar a criar sua carreira profissional você deve perguntar quais os passos e requisitos para se matricular.

Quantos créditos você precisa para ser aceito na universidade?

Dependendo do seu caso ( escolaridade e tipo de visto) as exigências e as quantidades mínimas de créditos mudam.

Qual empresa de acreditação que a escola indica?

Se você já possui crédito, ou seja, se você já estudou por certo tempo ou já é formado no Brasil, pergunte qual a empresa de accreditation (empresas que avaliam seus créditos e quais deles podem ser transferidos para universidades americanas) que a escola indica que você contate.

Lembre-se que a tradução dos seus documentos e a accreditation custa dinheiro, portanto prepare se para enviar os documentos que a empresa pedir e pagar a conta.

Se você somente possui o segundo grau (ensino médio) completo, você precisará traduzí-lo e validá-lo através dessas mesmas empresas de accreditation.

Quais testes você deve fazer antes de se matricular?

Escolas precisam saber se você é apto para completar os cursos que elas oferecem. Como elas o fazem? Através de testes padrão.

Pergunte quais os testes que você precisa fazer e para qual escritório da escola (muitas universidades possuem vários campus em diferentes cidades) você deve enviar suas notas.

Eles te darão um código que você colocará no seu teste para que a empresa que o aplica envie seus resultados diretamente para a universidade em questão.

Saiba quais os testes mais pedidos para estudantes internacionais e como se preparar para o TOEFL nesse post.

Assim como a validação, esses testes têm seu preço, portanto separe dinheiro extra para fazê-los.

Preciso escrever um essay (texto) ou apresentar um portfolio?

Pergunte se é preciso que você escreva um essay (artigo, texto etc) e sobre o que ele deve ser. Determinados cursos exigem a apresentação de portfolios antes da matrícula.

Certas escolas pedem que o aluno expresse suas experiências passadas e o por quê ele deseja estudar nessa instituição estudantil.

Quanto custa tudo isso?

Saber quais os custos do seu curso, materiais e formas de pagamento aceitas é extremamente importante. É necessário lembrar que custos com moradia e comida costumam ser separados e devem ser adicionados ao seu orçamento.

Você certamente será considerado o que se chama de international student, o que aumenta um pouco os seus custos se comparado com alunos americanos.

Saiba mais sobre custos para estudantes internacionais no post Custo da Educação Superior Nos EUA.

Posso conseguir ajuda financeira para estudar nos EUA?

Se você já mora nos EUA há certo tempo e busca ajuda financeira para custear seus estudos, prepare seus documentos que comprovam sua renda (W-2’s entre eles) e ligação empregatícia e quaisquer outros papéis pedidos pela escola.

Dependendo do seu caso (se você possui visto de imigrante ou Green Card, por exemplo) ajuda financeira é possível. Portanto procure se informar sobre isso.

Enfim, essas são as perguntas básicas que você deve fazer antes de colocar seu rico dinheirinho em qualquer universidade ou faculdade nos EUA.

Você gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Achou Esse Post Útil E Conhece Alguém Que Se Interessa Sobre O Assunto? Compartilhe Esse Post!

15 comentários sobre “O Que Você Tem Que Saber Antes De Se Matricular Em Universidades Americanas

  1. Amei este post, assim como todos que ja li aqui , todos muitos uteis.
    Pretendo fazer faculdade nos EUA futuramente pois ainda curso o ensino medio e agora ja sei por onde comessar.
    Obrigada!
    Ana

  2. ola lu.como sempre a uma materia que chama muito a atençao dos leitores desta pagina,lu eu gostaria de saber se depois de terminar o community college e querer ingressar em uma faculdade, a escola e que fas a transferencia neste caso o community college ou o estudante e que tem de entrar em contacto com a faculdade?e se for o estudante, durante o tempo que ele ficar sem estudar nao tera problemas com a imigraçao?e depois do estudante terminar os seus estudos e ele tiver trabalhando sera que ele pode ter direito de estagiar no minimo um ano?aguardo a resposta muito obrigado.

  3. Camila,

    Você deve mostrar seu interesse de transferir seus créditos para uma universidade e informar a secretaria do community college sobre isso. Eles te informarão dos procedimentos que você deve seguir.

    O visto de estudante é válido somente para o período no qual a pessoa estiver estudando. Se você estuda dois anos e seu visto expira você tem que conseguir outro visto para a universidade.

  4. lu muito obrigada pela explicaçao,confesso que quando o assunto e estudar trabalhar ou viver nos estados unidos algumas pessoas nos desencorajao ja li alguns blogs assim mais no seu caso e do renato alves e de outros tem sempre a paciencia de preparar a pessoa com boas dicas e conselhos muito bons,cada pessoa tem o direito de sonhar ne?e como eu li certa ves em uma das suas paginas,nao e um sonho impossivel,a pessoa e que tem de ter juiso ler muito planejar muito bem estar bem imformada e pedir ajuda e bons conselhos.muito obrigada e continue sempre assim,e que deus te acompanhe,bjs

  5. Eu tenho 14 anos, e eu tava olhando em algumas empresas de cambio, pra estudar nos EUA sabe, só que os custos são muito altos, eu gostaria de saber se tem algum meio de fazer uma prova ou algo do tipo que seja grátis, já ajudaria muito! sobre o visto, como posso tirar indo com meus pais? e supondo que eu consiga ir, eu teria que ir acompanhado? chegando lá eu ficaria por responsabilidade de alguem?

  6. Olá Washington,

    Infelizmente estudar fora custa caro e aqui nos EUA o ensino não é grátis nem para os americanos, quanto mais alunos estrangeiros. Olha, pesquise várias agências de intercâmbio. Não desista na primeira e muito menos coloque dinheiro na primeira que você achar. Os testes costumam ser pagos mesmo, mas penso que para membros de clubes tal qual o Rotary pode haver descontos, então peça para seus pais pesquisarem também. Quanto ao visto, seus pais vão certamente te acompanhar, já que vc terá que apresentar documentos deles, portanto eles farào isso.

    Se você quiser alguém pode até te acompanhar, mas geralmente estudantes de intercâmbio viajam sozinhos com autorização de viagem assinada pelos responsáveis e eles são colocados em uma casa de família americana (no caso) assim que chegam nos EUA. Os testes que são feitos também servem para escolher a família certa para o intercambista.

    Não desista e boa sorte!
    Lu

  7. vc recomenda algum site? indica algum lugar pra começar a me informar? eu tenho lido todos os teus post’s e só me da mais vontade de estudar nos EUA. e além de site, vc sabe de alguma empresa confiável que providencia quase tudo e informa os pais?
    Obrigado desde já

  8. Muito obrigado! Já to divulgando o site pra outros amigos que tenham duvidas!
    Vc saberia me informar, em que casos, um intercambista fica em uma casa de família durante o tempo de estudo?

  9. Washington,

    Isso dependerá do tipo de intercâmbio.Você deve tirar suas dúvdias nos sites que te falei, cada um deles trabalha com certos tipos de intercâmbio e eles poderão tirar todas suas dúvidas.

  10. poderia me recomendar um site para eu achar uma universidade americana boa para mim e acessivel tambem uma que de uma boa relação entre qualidade e preço em lu? me ajuda pf

  11. Leonardo,

    Esse website é super completo com reviews, preços, informações sobre universidades em todo país e até sobre os testes que devem ser feitos para ingressar em uma delas. Dê uma olhada por lá:

    College Board

  12. lu teno uma duvida sobre a idade dos universitarios pois vejo a moçada jovem atraves do filmes sabe e eu quero me inturmar quando for estudar e aco que nao vou me dar bem se tiver muitos alunos na faixa dos quarenta sabe? queria ir para uma que podesse cursar o que quero mas que podesse ser com a galera jovem na faixa dos vinte sabe ja que vou chegar sem conecer ninguem c me entende ? bj e amo teu blog! tem alguma que pense nesse criterio de idade?

  13. Vai depender, community colleges tem mais diversidade de faixa etária de seus alunos, já universities tendem a ter mais jovens.

Faça parte da conversa: