Cultura Americana, Curiosidades

Estereótipos Que O Mundo Tem Dos Americanos

estereotipos dos americanos
Afinal de contas, o superman é americano.

Aqui no Viver Nos EUA já falamos de estereótipos que os americanos possuem do mundo e até de estereótipos regionais dos Estados Unidos. Porém ainda não falamos sobre como o mundo vê os americanos e é sobre isso que falaremos no post de hoje.

Vamos aos estereótipos mais comuns que são atribuídos aos americanos e seus fundamentos (ou falta de fundamentos):

Americanos se vestem mal para caramba:

Vamos ver se você já se encontrou nessa situação… Você está num ponto turístico famoso brasileiro, digamos o Pão de Açucar, e você vê uma multidão de estrangeiros… Te garanto que você será capaz de diferenciar os europeus dos americanos e das européias para as americanas.

O turista americano se veste de maneira que nos EUA é chamada de sloppy, ou seja, sem ligar muito para a aparência desde que a roupa seja confortável.

Por essa razão é tão fácil encontrá-los em pontos turísticos ao redor do planeta. Mas isso não acaba aí não…

Se você pensa que americanos são sofisticados no seu dia-a-dia, se engana. O mantra do vestuário americano deveria ser “confortável e extra-grande” ou “quanto maior, melhor”.

O pior é que isso é usado tanto para mulheres quanto para homens. Na verdade a parte mais assutadora é aquela que inclui as mulheres.

Na terra dos pijamas e chinelos de dedo no supermercado, padaria e na rua, eles pregam que “Imagem é tudo”… Um pouco irônico, não? 😀

Americanos são pésimos em geografia outra forma de dizer isso é um pouco mais pesada “americanos pensam que são o umbigo do mundo”

Se você perguntar para um americano onde fica a Escandinávia, por exemplo, ele provavelmente não saberá onde. Alguns sequer saberão listar os países que fazem parte da Escandinávia.

Mas se você perguntar quais as capitais de qualquer estado americano eles saberão te responder prontamente.

Então isso é mais uma questão de que eles pensam em geografia no sentido nacional do que mundial… Talvez a teoria do umbigo esteja certa, mas te garanto que eles não fazem isso por mal.

Eles só estão mal-acostumados 😉

Americanos comem de maneira estranha:

Com isso devo concordar. Minha mãe ( e a sua provavelmente também) dizia que devemos comer na mesa.

Mas americanos ignoram isso e não é incomum vê-los comendo dentro do carro (o que pode virar uma nojeira, especialmente no carro de mulheres – já que homens tendem a lavar o carro bem mais vezes do que elas), andando na rua e na frente da TV.

Outra coisa estranha (pelo menos para nós brazucas) é o fato de que eles possuem três refeições que mudam um pouco das brasileiras:

  • Café-da-manhã altamente calórico (mais calórico do que muitos brasileiros sonham!);
  • Almoço (que nem deveria ser chamado de tal, por ser mais um lanche)
  • E jantar (que é mais um café da tarde, não pelo tipo de comida mas pelo horário – certos americanos jantam à 5 ou 6 da tarde!).

Americanos são super-educados, mas parece que eles não gostam muito de conversar de verdade.

Se você trabalha em uma empresa americana, prepare-se logo cedo para cumprimentar a todos que você encontrar pelo caminho, pois se você não o fizer pode sofrer olhares de reprovação em sua direção.

Americanos costumam levar cumprimentos e a famosa pergunta “How are you?”super a sério. Bem, na verdade nem tanto… Já que quando você vai responder que você não está muito bem por que seu cachorro está doente, por exemplo, eles não ligam muito para sua resposta.

Estranho, não? Para quê perguntar como vai você se eles não querem saber da resposta de verdade? Vai entender 😀

Americanos costumam fazer perguntas que no Brasil (e em outras partes do mundo) são consideradas indiscretas.

Se no Brasil você perguntar “Quanto dinheiro você faz por dia ou por mês”, Deus-nos-livre. Mas nos EUA essa pergunta e outras relacionadas ao seu status são coisas do dia-a-dia americano.

Da mesma maneira que em países onde a população é mais estudada e que um masters ou doutorado é um sinal de status, algumas das perguntas feitas ao conhecer uma pessoa é “No que você é formado”, nos EUA as perguntas serão:

  • Onde você trabalha?
  • Quanto você ganha?
  • Que carro você dirige?
  • Quanto você paga por mês no seu carro?

Entre outras similares.

Mas ao mesmo tempo enquanto no Brasil perguntar para quem votou é quase uma ofensa, se você perguntar para um americano ele te responderá prontamente e sem hesitação.

Enfim essas são alguns dos esterótipos americanos mais divulgados pelo mundo. Você conhece outro estereótipo americano ou gostaria de falar sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

crédito imagem: mikerastiello via photopin cc

Quer morar e se adaptar nos EUA? Veja as Mil e Uma Dicas da Lu

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

9 comentários sobre “Estereótipos Que O Mundo Tem Dos Americanos

  1. Muito bom o texto Lu
    Eu sempre ouvia no Brasil que os americanos são “tapados” ou seja, que eles não sabem muito sobre quase nada. Muitos americanos não sabem coisas sobre o Brasil assim como nós brasileiros não sabemos quase nada da Bósnia, Ilguslávia, etc. O Brasil tem quase a mesma evidência para eles assim como esses países tem para os brasileiros.
    Também achava que os americanos eram 100% o governo deles (era o que me diziam) e vejo hoje que a maioria é bem crítica e não têm medo de falar a verdade ou o que pensam sobre o governo e o país deles.
    Por fim que americano não tem cultura e que a culinária deles é só hamburguer e comida enlatada. Fiquei espantado com a variedade e qualidade das receitas americanas.
    Mas o resto é assim como você falou
    Ah, sabia que a palavra “lanche” que pra nós significa um sanduiche vem da palavra americana lunch que é o que eles comem no almoço, ou seja um sanduiche?
    Bjs

  2. Oi Renato,

    Obrigada pela participação e por enriquecer os comentários. O engraçado é que tem muitos brasileiros que não aceitam que os americanos não ligam tanto para o Brasil 😀 Essa comparação que você usou é muito boa, é por aí mesmo. Eu sempre ouvi no Brasil a história de que americanos não tem cultura, que americano não sabe cozinhar entre outras coisas. Mas vendo minhas amigas americanas, percebo que elas cozinham, tricotam e costuram até bem mais do que minhas amigas brasileiras. E até homem faz essas coisas por aqui!

    bjs

  3. Pois e Lu… muitos Brasileiros acham os Americanos egoistas, que eles pensam ser o ‘umbigo do mundo’, mas nao e a mesma coisa que esses mesmos Brasileiros sentem, ao nao aceitar que os Americanos nao liguem tanto para o Brasil??? Me parece puro recalque!!!

    Adoro o jeito direto e sincero dos Americanos!! Eles ate podem parecer mais formais (e sao) num primeiro momento, mas voce pode ter a certeza de nao estar sendo enganado, ja que muito brasileiros sao tao simpaticos desde de o primeiro momento, mas por tras estao tentando te ‘puxar o tapete’ ou se dar bem as suas custas…

    Eles sao divertidos e engracados, sem precisar fazer piada de mal gosto, como acontece aqui tambem…

    Parabens pelo post… sempre nos atualizando!!!

  4. Oieeeeee
    ouvi falar que os americanos sao mais porcos que os brasileiros. Tipo arrotar na mesa…
    é verdade que se tratando de educaçao (higiene) eles sao piores que os brasileiros?
    bjs adoro seu blog

  5. Susana,

    Depende, nos Estados Unidos assim como no Brasil, há pessoas bem educadas e há aquelas que nem são tanto. Os costumes à mesa mudam de país para país. Inclusive ouvi dizer que em Portugal arrotar à mesa é normal. Nos EUA desde que você se desculpe depois de ter arrotado é OK, agora fazer isso toda hora não é muito bem vindo não. “Acidentes”acontessem.

    Aqui, por exemplo, se você espirrar ou tossir sem tapar a boca é algo muito mal visto. Já no Brasil fazer isso não parece ser problema. Americanos inslusive podem chegar a ser considerados “cheios de frescura” por muitos brasileiros por causa da maneira que eles agem em relação à limpeza e higiêne.

  6. Nossa por isso que ana Serie “Todo mundo odeia o Crhis” eu via que ele mal chegava da escola a tardinha e a mãe deles chamavam pra jantar, bom eu aqui só janto depois das 19:00Hs kkk Muito intereçante!

  7. Queria saber a respeito da beleza feminina americana. Eles só consideram mulheres bonitas se forem magras com peitão? Ou se vc tiver perna grossa, bunda e peito grande e uma barriga magra tb é considerada bonita?

Faça parte da conversa: