Para Estudantes

Dicas Para Estudantes Nos EUA

dicas para estudantes nos EUA

Estudar no Estados Unidos é uma experiência incrível, mas deve-se aproveitá-la ao máximo. Para fazer isso é preciso entender alguns fatores peculiares em relação à educação americana.

Veja abaixo algumas dicas de um americano que se formou com dois diplomas em somente três semestres pode passar para alunos internacionais que pretendem cursar o ensino superior nos EUA:

Saiba exatamente por quê você quer estudar em uma universidade americana.

Como a educação nos EUA é bem mais específica do que no Brasil, é preciso saber exatamente o que se deseja obter com o diploma de sua escolha.

Para isso deve-se pesquisar sobre as especializações que podem ser feitas através desse diploma e quais matérias são essenciais para seus objetivos.

É importante também ter em mente suas prioridades enquanto se estuda em uma universidade americana, já que oportunidades para festar e outras distrações certamente não faltarão.

O importante é se concentrar naquilo que é o seu o objetivo final. A não ser que seu objetivo seja jogar o dinheiro dos seus pais pela janela ou perder sua bolsa ou ainda ser expulso da faculdade por não alcançar o GPA necessário 😀

Estudar nos EUA é uma oportunidade de ouro e que certamente beneficiará sua carreira no Brasil, portanto faça bom proveito da mesma e saiba  balancear diversão com estudo.

Saiba o tipo de experiência que você deseja ter na universidade e procure saber como realizá-la assim que estiver por aqui.

Se você chegar por aqui com receio com mitos bobos, tal qual o de que brasileiros somente devem se socializar com compatriotas e outras coisas desse tipo, obviamente a riqueza e variedade de suas experiências serão diminuídas.

Seja positivo e não dê bola para o que aqueles que nem conhecem sobre a experiência por aqui ou que tiveram momentos negativos nos EUA dizem. Somos nós que criamos nossa experiência.

Portanto esteja aberto a mudanças e busque ter uma mentalidade tolerante em relação à outra cultura e comportamentos diferentes, pois você certamente conhecerá muitas pessoas e costumes com os quais você não está acostumado.

Por quê você escolheu tal grade curricular?

Embora nos primeiros anos a maioria dos cursos aqui possuem certas matérias similares entre si, conforme o tempo vai passando e o curso evoluíndo a grade curricular se diferencia.

Sendo assim é possível escolher algumas matérias de acordo com seus objetivos finais. Então pense na razão pela qual você escolheu tal grade e você poderá eliminar tempo e prestar mais atenção àquelas matérias que te interessam mais ou que serão de mais ajuda na sua carreira.

Se você quiser uma carta de recomendação de um professor ao término do seu curso, por exemplo, você terá que prestar mais atenção àquela aula e chamar a atenção dele/a (da melhor maneira possível, claro).

Não espere que um  professor que mal se lembra de você (de tanta aula dele que você mata) escreva nada de bom a seu respeito.

Aprenda a matéria da primeira vez que o professor a ensinar:

Se você não aprender o material logo de cara, você perderá tempo re-estudando ele mais tarde.

A melhor maneira de ultrapassar essa barreira é pedir ajuda para outros colegas de classe, conversar com o professor depois da aula, visitá-lo/a no escritório dele/a ou ainda contratar um tutor para te ajudar.

Use ou aprenda a criar seus próprios macetes para memorizar coisas importantes.

Dessa forma você grava informações dadas pelos professores logo de car. Isso economizará muito tempo e te dará mais tranquilidade na hora das provas, especialmente das finais.

Além de que, fazendo isso, você terá mais tempo disponível para se socializar, conhecer a cultura americana mais a fundo e melhorar seu inglês.

Afinal de contas a gente só melhora praticando e quem melhor do que americanos para praticar?

Você gostaria de compartilhar sua experiência de estudo nos EUA ou simplesmente falar mais sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Crédito Imagem:
 By PENG Yanan (Neo-Jay) (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

[jetpack_subscription_form title=” Fique por dentro dos posts do blog!” subscribe_text=” Cadastre seu email abaixo” subscribe_button=” Confirme Sua Assinatura!”]

Quer morar nos EUA?

Gostou do Post? Compartilhe!

31 comentários sobre “Dicas Para Estudantes Nos EUA

  1. Bom, desse assunto eu posso falar né? Afinal sou estudante aqui nos EUA. Os brasileiros que eu conheço na faculdade se dão muito bem! Os 2 únicos brasileiros que eu conheço só têm boas notas e são muito dedicados. Muito diferente de alunos de outros países como México, França e principalmente Porto Rico.
    Os portoriquenhos têm cidadania americana e conseguem facilmente empréstimo do governo para estudar nos EUA. Por este motivo talvez, ou talvez seja cultural eles não dão valor a isso. A grande maioria fala muito mal inglês (só falam espanhol, mesmo dentro da sala de aula!), não fazem lições e trabalhos e estão sempre atrasados com tudo. Outro dia mesmo, em uma aula que vai das 9 à 1 da tarde, muitos portoriquenhos chegam depois das 11. Uma chegou pra aula às 12:15!! Eles também são os maiores críticos dos brasileiros. Procuram defeito em tudo que os brasileiros fazem. Como você mesmo disse, não aproveitam a experiência e a oportunidade que têm. Muitos ainda falam mal dos EUA e da cultura americana mas negam-se a voltar pro seu país que, está, a cada ano, mais pobre e violento.
    Se você tiver uma cabeça aberta, evitar ficar fazendo comparações e críticas, pode ter uma experiência maravilhosa estudando nos EUA…

  2. Muito interessante esse assunto. Meu maior sonho é estudar nos EUA. Na verdade quero estudar e depois ficar, conseguindo um green card. O Brasil não dá. Odeio esse cultura do “jeitinho brasileiro”.

    Uma dúvida que tenho e gostaria muito de ajuda é sobre a forma mais fácil de conseguir estudar nos EUA. Por exemplo, algumas faculdades rejeitam mais e outras menos. Quais eu deveria tentar? Gosto do jeito da Flórida, do jeito da Califórnia, etc. Qual dessas são mais fáceis ( ou seria menos difícil ? ) ser aceita?

    Tentar ir para uma faculdade menos popular, como as de Nova Orleans, é mais fácil?

    Muito obrigada e por favor, crie posts sempre que você puder. Adoro seu site e a cada post meu coração acelera e nutre meu sonho de um futuro melhor.

    Obrigada.

  3. ola querida lu nao sei como agradecer por tudo que tu escreves neste post,o meu caso e o seguinte eu quero muito estudar nos estados unidos em community college e quero estudar enfermagem e que eu li a pouco tempo em um blog que a maioria dos community colleges que tem enfermagem as vagas sao muito concorridas e que muitos tem de fazer teste para conseguir a vaga e quem nao conseguir fica na lista de espera ou tera de tentar de novo.o que tu me dises?ajuda-me com mais esclarecimentos por favor,e outro ponto eu tenho 28anos e so poderei ir daqui a dois anos e meio ainda e possivel?e sera que ai tem estudantes angolanos ?e que oiço falar muito pouco dos meus compatriotas nos eua.obrigada e continue sempre nos ajudando.

  4. Katia,

    Obrigada por acompanhar o blog. Entrar em community colleges (agora chamados de State Colleges) é mais fácil do que ser aceito em Universities. Muitos americanos inclusive começam em State Colleges e depois são transferidos para universidades, é uma maneira de conseguir mais créditos para ser aceito.

    Universidades mais conceituadas terão requerimentos de aceitação mais elevados devido à competição. Isso também depende do curso, há universidades menos conhecidas que possuem um ou dois cursos excelentes e que por isso exigem mais para ser aceito nesses determinados cursos.

    Em geral o ensino na Califórnia é melhor do que na Flórida. Há inúmeras instituições de ensino superior nos EUA, cada qual com seus requerimentos, embora certos testes sejam padrão para aceitação na maioria delas, como já escrevi no post testes que estudantes internacionais devem fazer.

    Portanto vc deve fazer uma lista com aquelas universidades que mais te atraem e procurar no site de cada uma delas os requisitos para aceitação e ver em qual você mais se “encaixa”. E resumindo a forma mais fácil de estudar nos EUA é obter o visto de estudante.

    abçs
    Lu

  5. Oi Camila,

    Obrigada por participar do blog. Todos os Community Colleges (agora chamados de State Colleges) exigem testes para alunos interessados, independentemente do curso escolhido, sendo que esses testes podem variar de acordo com a escola e/ou o curso.

    Competição sempre existirá, ainda mais nos cursos da área de saúde. Mas se é isso que você quer, tem que tentar ué. Certamente há angolanos por aqui e pode ser até que certas regiões americanas possuem maiores números deles. Penso que sua idade não é problema, aqui não existe limite de idade para estudar (que nem no Brasil, por exemplo).

    Boa sorte,
    Lu

  6. Olá,

    Estou indo para Oklahoma em agosto fazer mestrado em administração, quais as caracteríticas mais marcantes deste estado?
    Att

    Marco Schacker

  7. Marco,

    Oklahoma e um dos estados que fazem parte do Bible Belt, portanto e de se esperar que sua populacao seja super religiosa. Sendo que a maioria deles e protestante. Em relacao a politica eles sao conservadores. Esse estado tambem faz parte da chamada Tornado Alley. Essas sao algumas das caracteristicas que fazem parte da cultura do estado.

  8. Lu, se puder me orientar.
    Meu filho tem inglês fluente, obteve ´certificado de Personal Trainer Spec. pela CANFITPRO, exame feito no Canadá. Está no último ano de Licenciatura em Ed.Física na UNESP Rio Claro, uma das melhores do Brasil e fará até junho/2012 Especialização em Fisiologia do Exercício na UFSCAR. Gostaria de fazer Mestrado nos USA na área de Kinesiology que em alguns cursos tem ênfase para Exer.Physiology, Human Performance, que é a área dele. Caso consiga entrar numa Univ.americana, depois de formado êle registra o diploma onde aí nos USA ? Consulado Brasileiro ?
    Depois precisará de uma Univ.aqui para registrá-lo também.
    Obrigado Wilson

  9. Wilson,

    Se seu filho se formar em uma universidade daqui, ele não precisar registrar nada. Mas se ele quiser trabalhar nos EUA, ele provavelmente terá que fazer uma certificação na Board do estado que ele quer trabalhar. Para saber o que ele precisa saber ele deve entrar em contato com a Board da area de atuacao dele.

    Agora, para validar o diploma americano no Brasil dê uma lida nesse link que explica passo-a-passo:

    Revalidacao diploma estrangeiro

  10. Ola , Adorei o blog e realmente tem dicas muito Boas

    Eu estou pensando em ir fazer faculdade nos EUA ano que vem e até certo modo tenho um conhecimento das faculdades por acompanhar muito os esportes americanos e até mesmo a NCAA

    Mas eu estou com uma duvida , eu não gostaria de estudar em Universidades que ficam em cidades muito grandes , então estou meio que descartando algumas como UCLA por exemplo , e estou pensando em Universidades como Oregon , Auburn , Notre Dame , Michigan State e até mesmo North Carolina e South Carolina

    Oque você acha do estudo em cidades não tão grandes como estas ? você acha que irei sair perdendo por causa disto ? e por ultimo , qual destas universidades você escolheria ?? Obrigado e Parabens pelo Blog 😀

  11. Eu esqueci de mencionar no outro post , mas eu tenho Passaporte da União Europeia , sendo assim não preciso de visto para ir a os EUA , sendo assim tenho maior facilidade para escolher uma Faculdade na cidade aonde eu quiser

  12. Vitor,

    Primeiramente obrigada pelo comentário. A qualidade de uma universidade aqui não está ligada ao tamanho da cidade na qual ela se encontra. Quando você pergunta qual eu escolheria, somente posso te dizer que há muitos outros fatores a levar em consideração além do tamanho da escola e do ranking dela entre as melhores. Às vezes também, a cidade pode ser pequena, mas a escola é enorme. Você deve analisar se o curso que você pretende fazer possui um bom ranking entre outras coisas que você pode ler nesses posts do blog:

    Como Escolher Em Qual Universidade Americana Estudar
    Perguntas Que Você Deve Fazer Antes De Escolher Uma Universidade Nos EUA

  13. Vitor,

    Não. A isenção de visto para europeus somente vale para o visto de turista, ou seja, você pode vir sem visto e ficar como turista por 3 meses no máximo. Enquanto você está aqui, você não tem direito de trabalhar ou estudar. Para isso você terá que aplicar para um visto de estudante e sendo assim o que contará são seus vínculos com o Brasil e sua situação financeira.

    Tipos de Vistos de Estudantes Para os EUA

  14. Concordo com a Katia quero estudar e ficar nos EUA consseguir o Green Card e ainda ne naturalizar , quero um site onde possa achar universidades boas e acessiveis no maximo uns 30.000U$ de preferencia em New York, New Jersey, Chicago e outros estados do norte gosto do jeito de Chicago e o Suburbano american nortista. mas pode ser em qualquer lugar mesmo.

  15. Leonardo,

    Leonardo,

    Esse website é super completo com reviews, preços, informações sobre universidades em todo país e até sobre os testes que devem ser feitos para ingressar em uma delas. Dê uma olhada por lá:

    College Board

  16. Olá tenho 13 anos e estou na 8ª série e sempre quis ir para os EUA(estudar depois morar lá) tenho uma tia que mora em NY meu inglês é regular mais minha tia disse que eu iria aprender fácil lá(no maximo uns 6 meses) Não aguento mais estudar aqui queria fazer a High School(ensino médio) lá vale a apena?

  17. Leo,

    Depende. Se você tiver vontade e tiver condições de ficar aqui legalmente, vale a pena.

  18. Fiz um teste e meu inglês é Lower Intermediate e o requisitos minímo para ir para a High são ter no mínimo 14 anos ( que irei fazer esse ano) e ter inglês Intermediate se até o final eu tiver Intermediate vou para lá minha tia disse que conssegue me legalizar lá(ela tem cidadania) porém eu pergunto: Posso sobreviver na High School usando o inglês Intermediate(sei que o um dos objetivos do intercâmbio é melhorar seu inglês mais POSSO SOBREVIVER NA HIGH SCHOOL COM UM INGLÊS “INTERMEDIATE”?

  19. Leo,

    Se você se esforçar, claro q vc consegue e depois pessoas na sua idade tem mais facilidade para aprender inglês rapidamente. Agora quanto a sua tia te legalizar, a única maneira dela fazer isso é conseguir o visto através de família (o que dá direito a obter um Green Card posteriormente) para o irmão ou irmã dela (no caso não sei se é seu pai ou sua mãe) e você entraria no processo como dependente do seu pai/mãe, já que vc é menor de idade.

    Só que sua tia tem que começar esse processo logo, pois ele geralmente demora 12 anos em média. Não existe de processo de tia para sobrinho. Ela tem que patrocinar seu pai ou mãe primeiro e você é beneficiário atravé de seu pai ou mãe e não diretamente da sua tia.

    Boa sorte!

  20. Ola Lu,

    Eu estou terminando junto com o colegial, o High School, aquele programa que da diploma internacional para os alunos que fizerem os 3 anos desses programa… O projeto é realizado pela Texas Tech Univesity. Enfim, eu quero fazer um curso relacionado a comunicacao nos Estados Unidos (publicidade mais especificamente). Me falaram que o diploma internacional da Texas Tech se equivale ao TOEFL. E verdade? Se sim, o que mais seria essencial para que eu conseguisse ser aceito em uma universidade? Outra coisa, me falaram que uma das melhores universidades de comunicacao americanas sao a UCLA ou A University of Texas in Austin. Essas sao boas? Tem outras melhores?

    Muito Obrigado!

  21. Rafael,

    Qual o nome desse programa? Sem saber disso não tem como eu te responder. Já em relação as universidade que vc perguntou, vá no site do College Board, eles possuem ranks e todas informações que voce gostaria de saber sobre essas e demais universidades do país todo.

  22. Lu, não sei se é o topico certo, mas queria perguntar uma coisa. Estou no 2º ano do ensino médio, me formo no inglês ano que vem (IBEU), minha média mais baixa ano passado foi 7,0 em Biologia, minhas notas foram tão boas que cheguei a alcançar 39,5 de 40 em Inglês no 1º ano. Estou no 2º bimestre do 2º ano e minha nota mais baixa foi no 1º bimestre, 7,0 também. Tenho muitos dez, sou considerado um aluno ótimo, não sei isso conta mas faço natação e já ganhei um campeonato regional. Uma boa faculdade americana me aceitaria? Sou de classe média baixa e tenho parentes nos EUA. E estudo como BOLSISTA numa escola tradicional no Rio. Obrigado!

  23. bom, gostei bastante das informações, e queria aproveitar e perguntar:
    Quais os requisitos para bolsas em faculdades.
    Uns dizem que é preciso ser muito inteligente ou ser animadora de torcida ou jogar algum esporte, me disseram que se souber cantar também.
    Gostaria de saber se cantar ou mais alguma coisa entra 😀
    obrigada

  24. Carla,

    Os requisitos vão mudar dependendo da faculdade em questão. A maneira mais eficiente de saber o que você precisa é entrar em contato com o escritório de admissão da escola de seu interesse. Recomendo que você faça isso.

    Boa sorte!

  25. Sendo menor de 21 é possível estudar em universidades nos EUA morando com uma pessoa maior de 21 ? E também, existe estudantes que vem de cidades que não tenha universidades, ou até mesmo daqui do Brasil que dividem apartamento para estudar em universidades das grandes cidades ? Eu me interessei em Rochester, MN; pois tem um baixo custo de aluguel e tem boas universidades lá e é uma cidade de tamanho médio. Outra coisa: Por exemplo eu, caso eu vá ano que vem que estarei com 19 apenas com o visto de estudante, dá para dirigir nos EUA com a carteira de motorista brasileira ou tem que refazer o curso ?

  26. Iago,

    Muitos alunos americanos e estrangeiros estudam e moram no campus da própria universidade e os custos dos quartos e alimentação são incluídos ou pagos extra em cima da tuition do aluno e costumam ser detalhados nos preços dos sites das faculdades. Sim, há aqueles que preferem morar fora do campus, geralmente eles moram já moram na cidade onde a escola se encontra. Recomendo que vc pesquise sobre o quanto vc gastaria com os dois modelos de habitação.

    Muitos alunos também são menores de 21 e sim vc pode dirigir com a carteira brasileira por 3 meses, no entanto no seu caso (estudar mais que isso) vc deve se informr sobre como tirar a carteira de motorista do estado americano onde vc morará até o término do seu curso.

    Boa sorte!

  27. Oi Lu, adoro seu site e estou me informando muito sobre ir morar nos EUA!!! Estou no segundo ano do ensino médio aqui no Brasil e vou fazer um curso de inglês intensivo pra qdo estiver terminando o ens. médio possa ir para aí sem me preocupar com esse aspecto. Mas só que eu quero fazer faculdade aí, mais precisamente o college community pois é mais acessível para mim. Como eu tiro o visto de estudante sem ainda ter feito nenhum exame para a faculdade aí ou ter resolvido alguma coisa? N precisa apresentar nenhuma matrícula no consulado? Como funciona?
    Grata!

  28. Dandara,

    Para tirar o visto de estudante vc tem que provar que está matriculada em uma instituição de ensino americana sim. Recomendo que vc leia os pormenores do visto de estudante no site do consulado/embaixada americana no Brasil. Eles explicam tudo direitinho lá. Recomendo que vc busque se informar sobre o processo de seleção da escola que te interessa também e saber o qu evc tem que fazer segundo eles (os requerimentos mudam de escola para escola).

    Boa sorte!

  29. Olá Lu, adoro este site, me dá dicas valiosas e só aumenta minha vontade de me tornar definitivamente um americano. Hoje estava lendo este assunto, sobre estudar no EUA. Meu sonho sempre foi ir para os EUA principalmente para morar. Hoje estudo na FATEC de Ourinhos o curso de Programador de Jogos Digitais. Este curso alem de programção tem algumas materias que acredito ser comum para curso de cinema. Bem, tenho 34 anos e gostaria de ir fazer este curso aí, entao minha maior duvida é se devo procurar no estado da California? Outra pergunta seria se existe algum Site ou blog específico com lista de pelomenos as principais State College?

    Desde já, “thank’s for this help” 😉

  30. Olá Ricardo,

    Se você quer uma carreira em cinema, mais cedo ou mais tarde vc teria que se mudar para a Califórnia. Para cortar custos faz sentido, mas isso não quer dizer que as escolas deles são as melhores nesse curso.

    Indo o site do collegeboard.org. Eles têm TUDO sobre colleges e universities e community colleges em todo o país. Esse site é indispensável para quem quer estudar nos EUA.

    Dê uma checada nele e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *