Cultura Americana, Curiosidades

Como São As Cerimônias E Festas De Casamento Nos EUA

casal saindo da igreja após casamentoDepois do sucesso que o filme de comédia Bridesmaids fez nos EUA e aquela cena onde as madrinhas comem em uma churrascaria brasileira e sofrem de intoxicação alimentar (o que cá entre nós é um pouco de ignorância sobre comida brasileira e certamente fará com que muitos americanos ingênuos pensem duas ou mais vezes antes de comer em restarantes brasileiros), resolvemos falar sobre casamentos à la americana.

Flexibilidade de escolha:

Casamentos muitas vezes são realizados em ambientes religiosos (igrejas, sinagogas, mesquitas e etc) e como nos Estados Unidos a liberdade religiosa é realmente levada a sério, é possível encontrar os mais diversos tipos de cerimônias de casamentos americanos.

Mas afinal, o que esperar de casamentos realizados nos Estados Unidos? É o que veremos abaixo:

Cerimônias e festas de casamentos diferentes:

É comum que famílias dos noivos que pertencem a minorias étnicas queiram manter as tradições durante a cerimônia.

Por essa razão se você for convidado para algum casamento nos EUA, procure saber qual tipo de casamento e se ele for diferente daquilo com que você está acostumado, procure se informar sobre a etiqueta e costumes antes da data para não pagar mico.

Em casamentos judaicos, por exemplo, o noivo deve pisar em um cálice de vinho depois da troca de votos e há danças tradicionais durante a festa. Já em um casamentos italianos é comum (dependendo da região da itália de onde a família vem) ou uma tradição que convidados dêem envelopes com dinheiro para os noivos durante a festa.

Dá para ver que os costumes podem mudar um pouco de casamento para casamento. Então é melhor estar preparado para tal.

Festa de casamento, decoração e wedding planners:

Casamentos nos EUA costumam ser grandes e muitas vezes as noivas não querem se preocupar com todos os detalhes dessas super festas e por isso contratam profissionais especializados no assunto, os chamados wedding planners.

A cerimônia e a festa podem ser decoradas de acordo com um tema ou com o local, tal qual um casamento realizado na praia com tema havaiano, por exemplo.

Como casar em uma igreja nos EUA? A resposta é simples:

Embora se casar em igrejas não seja obrigatório, a maioria dos casamentos nos EUA se dá em ambientes religiosos.

Se o casal decidir se casar em uma igreja eles devem comparecer ao culto desse local antes do casamento, isso costuma ser uma exigência dos padres, pastores e etc. Eles ainda podem ter que prometer participar dos cultos religiosos daqueloa paróquia depois do casamento também.

Algo diferente são os votos dos noivos, os quais podem ser escritos por eles mesmos e ditos durante a cerimônia e não repetidos após o padre/pastor e etc.

O que muda em relação às Madrinhas e padrinhos nos EUA:

Antes do casamento as madrinhas (bridesmaids) são escolhidas pela noiva e uma delas será a madrinha principal (Maid of honor), tendo como responsabilidades promover e organizar o chá de panela da noiva.

As madrinhas devem comprar seus próprios vestidos, mas eles são escolhidos pela noiva e geralmente são idênticos em cor e modelos (o que é o pesadelo de toda madrinha americana).

Os presentes do chá de panela geralmente são relacionados à Lua de mel e com tom humorístico.

O noivo também escolherá um padrinho principal, chamado de best man. Entre as responsabilidades do best man está acompanhar a mãe da noiva e madrinhas ao altar e dar um discurso sobre o noivo e a noiva antes do bolo ser cortado durante a festa.

Os melhores presentes de casamentos segundo os americanos:

Em relação aos presentes para o casal: é comum que a noiva registre sua lista de presentes em sua loja de preferência (gift registry) para evitar presentes repetidos e sem tanta utilidade.

Muitos noivos preferem e/ou também aceitam presentes em quantia de dinheiro ao invés de eletrodomésticos.

Agora quem paga pelo quê em casamentos americanos?

De acordo com a tradição a família da noiva paga por boa parte da cerimônia e da festa, incluindo a recepção, a cerimônia, decoração e/ou wedding planner, o vestido da noiva, fotógrafos, convites e custos de viagem para convidados da noiva e família, se necessário.

Já a família do noivo paga pelo ensaio da cerimônia e tudo que ela envolver, pelos gastos de viagens da família do noivo, pelo presente para o casal e pelo vestuário deles.

Mas a noiva e o noivo não são isentos de custos, já que cada um deles deve pagar pelo anel de casamento,  presente do outro e presentes para suas parcelas de convidados separadamente.

A noiva deve ainda pagar pela sua “preparação”para o dia (spa, cabeleireiro e etc) e pela hospedagem de suas madrinhas, caso preciso.

E o noivo deve pagar pelo anel de noivado e de casamento (como já dito acima), pela documentação do casamento e pelo oficial que realizará a cerimômia, pela hospedagem dos padrinhos e até pelo buquê da noiva.

Obviamente essas regras não são obrigatórias e cada família mudará a divisão dos custos e o orçamento total dependendo da condições financeiras de todos envolvidos.

Coisas básicas que se deve evitar e/ou fazer ao participar de casamentos nos EUA:

Se você é mulher e não será uma madrinha (nesse caso a noiva escolhe seu vestido lindo) não se vista de branco ou pérola. Essas são geralmente cores reservadas para a noiva… A não ser que ela decida vestir vermelho ou verde ou sei lá que outra cor.

Isso também vale para vestidos muito curtos ou de cores berrantes. Mais uma vez, a noiva deve ser o centro das atenções e não você.

Como já falamos no início desse post, procure saber se o casamento será realizado de acordo com tradições étnicas e/ou religiosas diferentes daquelas com as quais você está acostumado.

Enfim, desde os pequenos detalhes até toda  a festa podem mudar em casamentos nos EUA, com isso podemos ver que essas cerimônias são super flexíveis e que tudo é possível de acordo com o gosto e orçamento dos noivos.

Você já participou de casamentos nos EUA? Tem mais dúvidas sobre o assunto ou gostaria de expressar sua opinião sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Imagem:

Elwood W. McKay III / FreeDigitalPhotos.net

Gostou desse post? Achou ele útil? Então compartilhe-o com seus amigos!

 

20 comentários sobre “Como São As Cerimônias E Festas De Casamento Nos EUA

  1. Adorei o post!!!

    Lu, e possivel um casal formado por um americano e uma brasileira se casarem aqui e, ao se mudarem para os Estados Unidos, terem uma cerimonia religiosa ai…para que todos os parentes deles possam participar??

  2. Olá,
    Qual é a possibilidade de um homem de 42 anos, 1m82 de altura, 90 Kg, ítalo-americano,bonitão, muito inteligente e culto, inglês quase perfeito e quase sem sotaque (algumas disseram ter sotaque Britânico, isso provavelmente por ele gostar muito de bandas inglesas) se casar com uma Americana (das legítimas) de até 60 anos com situação financeira estável, carro, casa própria e que goste de viajar ?
    Candidatas favor me contactar.

    P.S-Dou preferência as que não vou me presentear com uma Mother-in-law LOL

    HUGS

  3. Ricardo,

    Acho que vai ser difícil achar americanas legítimas por aqui, mas te dou uma sugestão: faça perfil em sites de relacionamento americanos. Com seu inglês fluente tá esperando o quê? rsrsrs

    Ah propósito , acho que vou criar um site de namoro. Esse povo só quer casar! LOL

    Abçs,
    Lu

  4. Oi Lu , caso eu consiga meu visto em torno de 8 meses, depois de conseguir vc deve saber que eu tenho apenas 3 meses para me casar , meu noivo vai bancar praticamente tudo, eu me sinto mal por isso, aqui eu só estudo e trabalhava como modelo fotografica, mas quando namorávamos Lance me fez desistir, agora veja minha situção: os papéis do casamento civil ja estão preparados, mas e quando eu chegar? eu gostaria de um casamento religioso etc, não sei como vai ser, ao menos um jantar e tal, o que voce me sugere? abçs

  5. Priscila,

    Não entendi a parte que você diz que os papéis do civil estão prontos. Afinal, com que tipo de visto você vem pra cá? Se for o visto de noiva, você tem que casar aqui, não no Brasil e para dar entrada nos papéis na courthouse você tem que estar aqui. Primeiramente você tem que se preocupar com o casamento civil já que o casamento religioso não vale nada para a imigração. Depois do civil, com mais tempo para se preparar você pode fazer uma festa ou até se casar no religioso. Nada te impede de se casar no religioso 🙂

    Boa sorte!

  6. É possível ter um casamento nesse estilo aqui no Brasil?
    Por exemplo, a questão das madrinhas e padrinhos?

  7. Olá Rick,

    Acredito que sim. Da mesma forma que as cerimônias são ditadas pelos noivos aqui, creio que é tudo uma questão de planejamento e informar a todos os convidados sobre os detalhes que são diferentes das cerimônias de casamento brasileiras.

  8. E quanto às tradições sobre o que usar (“Something old, something new, something borrowed, something blue”, por exemplo), quais delas são, digamos, bastante seguidas por aí?

  9. Olá Larissa,

    O ditado completo é “something old, something new, something borrowed, something blue, a silver sixpence inside your shoe” , cada uma dessas frases indica algo que os noivos têm que usar para dar sorte ao casal. Hoje em dia muitas noivas americanas (já que noivas de origem estrangeira costumam optar pelas tradições de seus países de origem) seguem esse ditado mas a maneira como elas incorporam cada uma dessas frases em suas ceriômias de casamento variam bastante já que elas querem um casamento ‘personalizado’.

    Por exemplo, no “something old” a noiva tanto pode costurar um pedaço do tecido do vestido de casamento da mãe dentro do vestido novo dela ou simplesmente optar por um carro antigo para levá-la a igreja. Algumas dessas frases são incorporadas de uma maneira que não é visível aos convidados e somente o círculo de amigos dos noivos e suas famílias presenciam isso. Portanto fica difícil saber quais delas são mais usadas em geral.

  10. Oi Lu, fui convidada para o casamento da minha sobrinha que mora nos EUA. Estou com muitas dúvidas, e entre elas é:
    – A cerimônia religiosa será às 11am e a festa será no final da tarde. O que a gente fica fazendo nesse intervalo?
    – Usa-se a mesma roupa na cerimônia e na festa? Posso usar brilhos no meu vestido sem ofuscar o brilho da noiva?
    – O que vc sugeriria para dar de presente aos noivos já que eu vou ter que viajar do Brasil para participar do casamento?
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

  11. […] Casamentos são diferentes nos dois países. Leia mais; […]

  12. Olá Lu! Estou exatamente com a mesmas dúvidas da Eleonora!! O casamento será em setembro…

  13. Leonora & Maria,

    1. Vai para casa/hotel. Geralmnte o convite especifica a programação da festa. Na dúvida pergunte para a noiva.
    2. Se o casamento é as 11 da manhà vc não vai usar brilho. À noite vc pode usar brilho. O convite tbm costuma especificar o tipo de roupa (attire) que eles querem q vc use, caso contrário pergunte para a noiva ou mãe da noiva.
    3. Dinheiro. Cheque. Se a noiva não tem uma lista de presentes (o que a maioria geralmente tem) dê dinheiro. Pergunte para a noiva se a lista de presentes dela está disponível em alguma loja daqui (Wedding registry). Em caso positivo vc pode comprar um dos presentes da lista dela online mesmo.

    Divirta-se!

  14. Olá Lu,
    Sou Cerimonialista e faço casamentos no Brasil e Exterior… Vc está de parabéns pelo site… Adorei o post sobre casamentos no EUA e se vc autorizar irei compartilhar em meu blog.
    Aqui no Brasil faço muitos casamentos de americanos, normalmente eles querem trazer sua cultura para as cerimônias e é exatamente como você descreveu.
    Mas uma vez parabéns!!,

    Beijinhos,
    Ana Barbosa

  15. Olá Ana,

    Interessante seu blog. Vi as fotos das cerimônias e é mesmo aquilo que já vi por aqui, até os detalhes e etc. Tudo muito bonito. Autorizo contanto que você mantenha um link para o post original e o Viver Nos EUA e que deixe claro que sou a autora do texto.

    bjs e Sucesso!

  16. OI LU QUE BOM QUE TE ACHEI.
    ESTAMOS INDO AGORA EM MARÇO PARA O CASAMENTO DE MINHA SOBRINHA SERA NO DOMINGO DIA 29 ÁS 13:00HS E A CERIMONIA E RECEPÇÃO NO MESMO LOCAL.O CASAMENTO É PROXIMO DE DALLAS.
    QUE TIPO DE ROUPA DEVEMOS VESTIR.COMO É DOMINGO TEM ALGUM SERVIÇO DE CABELEREIRO QUE ATENDE NO DOMINGO.
    AQUI ESTA USANDO MUITA RENDA E AI? COMO AINDA VAI ESTAR MEIO FRIO DEVEMOS USAR UM CASACO?
    ABÇ MARLU

  17. Olá Marlu,

    Escrevi sobre o assunto no post Código vestimenta para casamentos nos EUA para ter uma idéia… Mas você tem que levar em consideração o seguinte também:

    * O que está descrito no convite de casamento. Sua sobrinha nao estipulou os trajes no convite? Se ela nao o fez, converse com a dama de honra ou ainda com a mae da noiva (essas pessoas saberao te informar dos trajes adequados);

    * O casamento é tipicamente brasileiro (já fui em casamentos brasileiros aqui e eles não seguiam a tradição americana) ou tipicamente americano?

    * o casamento tem um tema? Esse tipo de casamento esta na moda aqui mas os noivos vao te informar do tipo de vestimenta exigido no convite.

    * Como o horário do casório é à tarde e no Texas, roupas mais formais (vestido acima do joelho para baixo em comprimento, por exemplo, e sem brilho seriam mais adequadas. Especialmente se a cerimônia for na igreja pois texanos são mais conservadores. Para saber se será preciso de um casaco ou não, você pode usar sites de clima (weather) para checar como será a previsão para Dallas na semana do casório.

    O moda de vestidos de renda aqui já passou mas se você tiver um vestido de renda bonito e adequado, por que nao usá-lo? Desde que ele nao seja branco, claro… 😀 vai que a noiva aparece com um vestido de noiva todo de renda? Eu hein, a minha dica final é que quem deve brilhar no casamento é a noiva, portanto nada de exagero no seu vestido e nada de tons de branco, marfim, bege (tons de vestidos usados por noivas) e preto (afinal não é um funeral e sim um casamento).

    Essas são minhas dicas! Espero que você curta o casamento! Divirta-se.

Faça parte da conversa: