Cultura Americana, Para imigrantes

Como Se Acostumar Com A Vida Nos EUA?

adaptacao cotidiano nos EUA

A parte mais difícil para muitos brasileiros é a adaptação e lidar com o “choque”cultural que se pode ter ao vir morar nos EUA.

Não quero dizer que todos brasileiros que morarão aqui passarão por situações traumáticas durante sua adaptação, longe disso, cada pessoa tem uma experiência diferente da vida nos EUA.

Mas o detalhe é que tem muita gente que se desespera a respeito de certos aspectos da vida por aqui, em certos casos até antes mesmo de pôr os pés na terrinha do tio Sam.

Por essa razão colocarei dicas simples do que se deve fazer para se adaptar melhor por aqui, sem trauma. Veja abaixo:

Como se acostumar à comida americana (aposto que tem gente que tá pensando “ comida americana… écaaa”):

Minha dica para se acostumar com a comida nos Estados Unidos é simples: Perca o medo de experimentar comidas diferentes.

Uma das coisas boas de morar nos Estados Unidos é o acesso fácil a tudo que é tipo de cozinha internacional, ou seja, você pode comer comida americana um dia, chinesa no outrorussa no outro e assim por diante.

Lembre-se que você está nos EUA, portanto aproveite tudo de bom que esse país tem a te oferecer e aventure-se! Não fique somente naquela de  comer arroz e feijão todo dia. Há muitos outros alimentos para eles serem ignorados. E falando em comida brasileira:

Ai como eu faço para comer comida brasileira nos EUA?

Simples: você cozinha já que achar comida brasileira pronta vai ser difícil… Bem, para falar a verdade é possível encontrar ambas, tanto arroz e outros produtos na seção de comidas estrangeira de mercados americanos.

Se você mora em uma cidade americana que possui uma grande população brasileira é possível encontrar mercadinhos brasileiros, mas cuidado com os preços e prepare-se pois nem sempre será possível achar tudo o que você gostaria com o preço que você quer pagar. Restaurantes brasileiros costumam custar mais e nem todos são bons.

Felizmente para os desesperados pela comida da mãe ou da empregada (como já ouvi por aqui) há alternativas.

Como me acostumo com a rapidez dos americanos ao falar inglês?

Isso é uma questão de tempo e de prestar atenção ao estilo de fala deles. É importante lembrar que nem todo americano fala rápido, isso varia de pessoa para pessoa, da mesma forma que é possível não entender um compatriota que fala português se elé/a falar rápido demais.

Como aprendo inglês morando nos EUA?

Embora quem já acompanha o Viver Nos EUA sabe que eu não aconselho que se venha para cá sem falar pelo menos inglês de nível intermediário, também entendo que às vezes não podemos controlar todas situações em nossa vida e  acabamos em um país no qual a língua falada não é o português. E o que fazer nesses casos?

Nos EUA a solução é simples, matricule-se em cursos de ESOL no colégio público mais próximo de você.As aulas são grátis e praticamente qualquer estrangeiro que precisa aprender inglês pode se matricular. É comum que eles cobrem um taxa símbolica na hora da matrícula, mas é só isso e não se preocupe em relação ao seu nível de inglês pois eles sempre fazem uma avaliação para saber seu nível e colocá-lo na turma correta.

Outras coisas que muitos brasileiros costumam ignorar e que ajudam muito a melhorar o inglês estando nos EUA incluem:

  • Esqueça as TVs brasileiras e em espanhol e assista TV americana. Qualquer programa e/ou canal vale, já que dessa maneira você estará aprendendo o inglês do dia-a-dia e o bônus é aprender expressões e gírias que dificilmente seriam ensinadas em sala de aula.
  • Faça amizade com americanos assim que seu nível de domínio da língua tenha melhorado. Dessa forma você terá alguém para te ajudar a “decifrar” expressões que você desconhece, te ajudar a melhorar sua pronúncia, entre outras coisas.

Como não me sentir um peixe fora d’água e assimilar os costumes americanos?

Mais uma vez a resposta também será fazer amizade com americanos  e participar da sua comunidade e vizinhança. Como participar mais? Simplesmente procure se increver em aulas, fazer algo que você goste, seja ir a igreja, participar de alguma atividade semanal ou mensal esportiva e tal…

O detalhe aqui é tentar fazer isso em locais onde não há somente brasileiros e/ou hispânos mas americanos também. Com o passar do tempo você perceberá que mais e mais pessoas te convidarão para participar de eventos e etc.

Como arrumar empregos nos EUA?

Muitos brasileiros já vêem aos EUA com um emprego engatilhado (aqueles que conseguiram visto de trabalho), porém outros brazucas que chegam aqui (com visto de imigrante) tem que esperar até conseguir autorização de trabalho para poder conseguir um emprego.

A notícia boa para aqueles que esperam é que durante esse tempo eles podem se preparar para ingressar no mercado de trabalho americano das seguintes maneiras:

  • Melhorando seu inglês;

Depois de criar seu resumè é preciso começar a fazer seu networking profissional e é aí que falar inglês, além de conhecer e se socializar com americanos ajuda bastante.

Enfim, esses são alguns dos obstáculos mais frequentes em relação à adaptação nos Estados Unidos e idéias de como superá-los que realmente funcionam.

Você possui mais dúvidas ou simplesmente gostaria de falar mais sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Mais dicas de se acostumar com a vida nos EUA aqui.

Gostou do Post? Compartilhe!

14 comentários sobre “Como Se Acostumar Com A Vida Nos EUA?

  1. Adoro esse blog, tem tudo que um brasileiro futuro morador dos Estados Unidos precisa saber! Bom eu tenho uma pequena dúvida.. me formei em Enfermagem em Dez/2010 e como mais cedo ou mais tarde irei pro exterior, gostaria de saber se tirar o meu COREN aqui no Brasil vai adiantar de alguma coisa nos EUA. Não consigo esclarecimento deste fato. Além do mais, quero estudar Enfermagem Forense, meu inglês é intermediário então estou otimista 🙂 parabéns mais uma vez pelo blog!

  2. Muito obrigada, Lu!
    Como terei muitos gastos, esse é um gasto que quero evitar se for desnecessário. Obrigada pelo link, vou ler agora mesmo.

  3. Alex,
    se você realmente quiser seguir carreira no EUA como enfermeiro você deve estar atento que o fato de ter feito faculdade aqui no Brasil não significa que poderá exercer essa profissão sem antes refazer algumas matérias em uma faculdade lá e ter um bom inglês porque você precisará fazer o TOEFL para estudar em uma faculdade completar o curso. Tem um site chamado imigrar o endereço é http://www.imigrar.com que tem várias informações a respeito de vistos, trabalho e outras coisas, dá uma olhada no forum deles. Uso tanto este site como o blog da Lu para obter informações e tirar duvidas.
    Um abraço

  4. Alex,

    Não há de que. Vai ser perda de tempo fazer o COREN no Brasil. Como a Sheila disse, é possível que você terá que refazer muito aqui, já que dificilmente o currículo dos dois países “batem”, especialmente em qualquer profissões da área médica. Además os procedimentos e muitos outros detalhes mudam de lá para cá em qualquer área profissional.

    Mas não desanime, já que ter feito enfermagem no Brasil ajuda um pouco e pelo menos você não vai ficar completamente “perdida” no curso daqui, já que vc já terá uma boa noção da área e pode se sair muito bem em cursos daqui.

    Minha dica é que você deve se concentrar em melhorar e avançar seu inglês, já que é possível que eles exijam inglês mais avançado para trabalhar nessa área por aqui.

    Certamente haverá uma nota mínima que você terá que alcançar no TOEFL para poder ser aceita por instituições americanas de ensino, essa nota varia dependendo do curso e da instituição. Portanto procure saber qual a nota que você precisa e vá aperfeiçoando seu inglês.

    Você pode ler mais sobre o TOEFL nesses posts do blog:

    Lista de posts do Viver Nos EUA que falam sobre o TOEFL

    Abçs
    Lu

  5. Olá!

    Achei seu Blog super interessante!

    Tenho uma sugestao, vc pode me mandar o seu email?

    Abs,
    Ligia

  6. Meus Parabéns pelo Blog, Estou realmente gostando. Quanto as dificuldades de Pronúncia (Bem lá no início dos arquivos) vale lembrar que palavras no Passado simples nos verbos regulares não se pronuncia o “e” em muitos os casos.

    EX: Learned

    Parabéns : )

  7. Robinei,

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que você gosta do blog. Sobre a pronúncia, valeu por lembrar, Creio que você se refira ao post Erros De Pronúncia De Inglês Mais Comuns…É verdade, o ED dos verbos regulares do passado e passado particípio em inglês pode ser pronunciado de 3 formas diferentes.

    Ex:
    1a forma: asked
    2a forma: changed
    3a forma: decided

    Continue seguindo e participando do blog.

    Abçs
    Lu

  8. boa noite ,
    eu gostaria de saber se portland e um bom lugar para fazer intercambio . Eu irei fazer um curso de idiomas de um mes para la .

  9. Bruna,

    Não conheço Portland. Para estudar inglês praticamente qualquer lugar dos EUA é bom só que um mês é muito pouco para aprender de verdade.

    Abçs

  10. É nessa questao de a maioria dos americanos falar rapido bem que é verdade tem uns que parece uma metralhadora pra falar,nao para nem pra respirar um pouquinho.bom acho que isso é atribuido a questao das palavras tambem,no portugues algumas palavras enormes se torna pequena em inglês.Exemplo: bicicleta,no inglês é back, oh que diferença,entao acho que isso ajuda bastante né, pq quanto menor a palavra for mais rapido o pronuciamento das palavras num conjunto séra. Otimo post Lu!! valeu por dar essas dicas de adaptação.

Faça parte da conversa: