Cultura Americana, Curiosidades, Dicas de viagem, Para imigrantes

Como Fazer Pedidos Em Restaurantes dos EUA

fazendo pedidos restaurantes americanos ingles

Restaurantes brasileiros não são gerenciados da mesma forma que seus correspondentes americanos.  Os costumes em relação ao comportamento nesses locais e fazer seu pedido também muda de forma significativa.

Obviamente saber falar (e entender) bem a língua inglesa ajuda bastante nessas horas. Mas cá entre nós, sabemos que a maioria dos brasileiros que visitam os Estados Unidos não falam muito inglês e uma porção deles sequer quer aprender a se comunicar na língua inglesa. Quanto menos entender certas peculiaridades de vocabulário específico para restaurantes nessa língua.

Até aí, tudo bem… Se você somente quer vir para os EUA a passeio (nesse caso somente algumas frases básicas costumam bastar). Mas o que dizer quando se imigra para cá? Quando devemos nos adaptar ao estilo deles em praticamente tudo?

E como não saber muito inglês influencia no seu pedido em restaurantes e naquilo que você acabará comendo de verdade? Esse guia básico vai te ajudar a decodificar e entender mais sobre costumes que revolvem quando o assunto é encher a barriga… mas aqui, é claro 🙂

Algumas dicas gerais:

Antes de tudo precisamos saber de algumas regras básicas em relação aos pedidos em restaurantes americanos:

  • Em muitos casos já é bom ter em mente aquilo que você pretende comer, especialmente se o restaurante é de fast-food e há filas (há certos horários de pico para isso). Se você não fala inglês muito bem, escolha um número que fica mais fácil.
  • Somente entre na fila quando souber o que quer comer por nome ou número e não empaque ou corte filas nesses lugares ou você sentirá a ira dos outros contra você.
  • No caso de restaurantes em geral, é preciso ter em mente o que já se quer beber para evitar atrasar todo seu pedido. Essa aliás será provavelmente a primeira coisa que o garçon ou garçonete te perguntará enquanto você escolhe quais pratos deseja.
  • Se você tiver crianças a tiracolo, faça o pedido delas primeiro – isso evita drama.
  • Saiba que americanos gostam de opções em tudo. Portanto prepare-se para dar voz às suas preferências de alimentos. Nem as crianças escapam disso, portanto se você está viajando com sua família, prepare os pequenos também.

Vocabulário básico:

O ponto de pratos principais:

fazendo pedidos restaurantes americanos

Algo muito importante a fazer quando você pedir qualquer tipo de filé grelhado ou asado é especificar o ponto da carne que você prefere (clique nos links para pronúncia):

Geralmente itens opcionais estão incluídos nos menus, outras vezes eles variam dependendo do dia da semana e é preciso perguntar quais são eles. Os itens opcionais mais comuns em menus de restaurantes americanos são:

Acompanhamentos:

Acompanhamentos nos EUA são chamados de side dishes ou simplesmente sides:

Molhos de saladas:

como fazer pedidos restaurantes dos EUA ingles
Cesar salad

Falando em saladas, há certas coisas que se deve saber sobre aquelas servidas em restaurantes dos EUA: saladas simples com vinagre e óleo não basta para os americanos, por essa razão as saladas daqui são regadas a tipos de molhos meio incomuns na maior parte do Brasil.

Há diversos molhos de salada (salad dressings) que americanos curtem, entre elas podemos citar:

  • Dijon mustard – molho com mostarda dijon, vinagre branco, vinagre comum e pimenta caiena, entre outros ingredientes;
  • Thousand island – feito com maionesa, leite evaporado (tipo de leite condensado sem o açucar), molho inglês e outros ingredientes;
  • Balsamic Vinaigrette – feito com óleo de oliva, vinagre balsâmico, ervas e condimentos.
  • Ranch – feito com maionese, creme azedo e temperos verdes;
  • Blue cheese – feito com queijos azuis (um exemplo de blue cheese é o gorgonzola, mas há outros que são servidos nos EUA);
  • Cesar – feito com molho inglês, suco de limão, parmesão entre outros ingredientes.

Escolha um deles e continue experiemando outros até encontrar seu favorito. Se você quiser que o molho venha separado da sua salada, peça por dressing on the side.

Opções de queijos para sanduíches:

sanduiche americano, tipos sanduiches nos EUA

Sanduíches: você tem que estar preparado para escolher seu tipo de queijo (cheese) preferido, geralmente as opções serão:

É importante lembrar que caso você queira retirar qualquer item do sanduíche, tal qual tomate  por exemplo, é também possível fazê-lo, é só pedir.

Opções em restaurantes ítalo-americanos:

pedidos em restaurantes dos EUA
pesto

Em restaurantes ítalo-americanos as opções mais comuns de molhos (sauces) para massas (pasta) costumam ser:

  • Marinara;
  • Pesto;
  • Parmesão e manteiga ou por seu nome mais conhecido : molho “Alfredo”.

pedidos restaurantes americanos ingles

Já as Coberturas (toppings) de pizzas mais comuns em restaurantes americanos são:

Opções em restaraurantes com comida apimentada:

fazendo pedidos restaurantes eua

Pequeno (grande) detalhe sobre os molhos e outras comidas mais encontrados em restaurantes mexicanos, indianos, cajun e tailandeses: Certas cozinhas, como as citadas a pouco, são famosas por pratos picantes, portanto é preciso saber pedir o tipo certo de molho para seu prato.

As opções de  molhos (sauces) e de pratos nos menus desses restaurantes costumam ter a seguinte legenda:

  • Hot – Esse é mais picante porém é possível ver restaurantes com molhos super hot ou com outro nome, os quais são mais picantes ainda.
  • Medium – é a opção um pouco picante, mas não tanto quanto o hot.
  • e mild – é o menos intenso de todos e aquele que você deve escolher caso não seja muito fã de pimenta.

Esses mesmos nomes de molhos podem ser encontrados em restaurantes de churrasco estilo americano (barbecue ou BBQ) e em pratos tal qual a famosa asinha de galinha (chicken wings), que ”e um dos pratos favoritos dos americanos no Super Bowl. Neles a correspondência dos nomes e a quantidade pimenta é a mesma.

molhos para chicken wings eua
chicken wings com barbecue sauce e molhos ranch e hot on the side

Falando em chicken wings: há também outras escolhas de molhos nos restaurantes que servem esse prato (seja em churrascarias americanas ou sports bars).

Asinhas de galinha é uma das comidas favoritas dos americanos e se você quiser experimentar deve saber qual tipo de molho pode escolher. As opções nesses estabelecimentos costumam incluir:

  • Hot, medium e mild sauce;
  • Buffalo (feito com maionese e hot sauce);
  • Barbecue sauce: molho barbecue;
  • Honey garlic (feito com mel, alho, suco de limão e molho de soja);
  • Ranch (já explicado acima);
  • E molho de queijo azul (blue cheese).

Essas são algumas das dicas para melhorar a maneira de se fazer pedidos em restaurantes americanos e entender o menu dos mesmos.

Você tem alguma dúvida ou gostaria de falar mais sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo.

Quer saber mais sobre os EUA? Leia os ebooks da Lu!

Gostou do Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

15 comentários sobre “Como Fazer Pedidos Em Restaurantes dos EUA

  1. Tenho muita vontade (curiosidade) de provar o tal “barbecue sauce” que divide tantas opiniões…Alguns amigos que moram nos EUA dizem ser ótimo! outros já dizem ser horrível…

  2. Obrigada pelo comentário Dayane! Continue participando, compartilhando e seguindo o blog!

    Abçs
    Lu

  3. Marion,

    Obrigada pelo comentário 😀 e por participar sempre! Sua participação e dos outros leitores com certeza dá sua ajudinha para que os posts melhorem cada vez mais.

    Abçs,
    Lu

  4. Pois é, cada vez mais o teu blog tá mais útil. Daqui a pouco tu devia escrever um livro sobre sobrevivência nos Estados Unidos para quem irá morar lá. ahahhahaa

  5. Muito bom esse post.

    Um único comentário pra facilitar o entendimento seria traduzir blue cheese como gorgonzola…

    Parabéns pelo blog,
    Ricardo – Hudson, MA

  6. Obrigada pelo comentário, Ricardo.

    Não traduzi o blue cheese para gorgonzola pois há outros tipos de queijo azuis vendidos nos EUA e todos eles são colocados nessa categoria, especialmente quando servidos em restaurantes dificilmente há uma distinção entre os nomes deles no menu.

    Abçs,
    Lu

  7. pessoal boa tarde, frequentemente viajo ao USA e falando do tratamento dado em alguns restaurantes pelos atendentes, principalmente em N.Y ou orlando, eles tratam os BRASILEIROS como se nós fossemos CUBANOS.
    Fazem 10 dias estive em N.Y e ao fazer o meu pedido ao atendente, eu resolvi trocar de prato e ele não queria trocar, dizendo que se eu não estivesse satisfeito que procurasse outro restaurante, eu como BRASILEIRO e paviu curto parti pras cabeça e começou um fuzuê, ele ficou apavorado e me atendeu prontamente, do momento que eu disse que iria chamar a policia, eles tem medo de se envolver com os MEGANHAS {policia } não sei porque !

  8. Ja estive por 5 vezes nos USA, e concerteza fiquei admirado com a diversidade na comida. E concerteza os garlons falam rapidos, ainda bem que estava acompanhado de americanos. Um molho que estou tentando achar ainda no Brasil é o RANCH, pois adorei esse molho. Vc tem ideia se é vendido por aqui ?

  9. Fabricio,

    Infelizmente não faço idéia se eles vendem esse molho por aí. Você já tentou encontrá-lo em lojas de produtos importados?

  10. Muito bom, obrigado pelas dicas! Só queria comentar a respeito de algumas coisas que li aqui nos comentários… Sobre o “tratamento de cubano”, posso afirmar que depois de ir 2 vezes pra NY e 3 pra Orlando, nunca fui tratado como tal, até mesmo frequentando restaurantes de bairros residenciais, nunca tive problema algum, muito pelo o contrário, os garçons e garçonetes sempre foram muito atenciosos e simpáticos! 🙂

    A respeito do molho BBQ, fiquei surpreendido que haja pessoas que não gostem, pra mim é o melhor molho que existe haha, amo colocar esse molho em tudo!

    E agora eu queria tirar uma pequena dúvida que tenho a respeito da hora de pagar a conta, qual o procedimento certo da hora de pagar com dinheiro e ao pagar com cartão de crédito? Em alguns lugares eles querem levar o cartão com eles, nunca deixei, já tive um cartão clonado num Fridays em Orlando, depois disso fico mais esperto!

    Obrigado e parabéns pelo excelente blog! Ano que vem, se tudo estivem dentro dos planos, me mudo para os EUA de vez haha! 🙂

  11. Olá Rodrigo,

    Obrigada pela participação! Bem, quanto ao cartão esse é o procedimento por aqui e infelizmente o risco existe mas em alguns restaurantes você consegue ver a máquina de cartões de onde você está sentado. É importante sempre checar o total no recibo e também monitorar sua conta online para ver se está tudo certo e disputar quaisquer cobranças que não tem mérito. O que você pode fazer é pagar com dinheiro vivo ao invés de usar o cartão. Mas me diz uma coisa, quando você não deixa eles levarem o cartão para corrê-lo, como é que eles fazem a transação? Na sua frente? Pelo que sei os sistemas de POS em restaurantes costumam ser máquinas grandes, não aquelas pequenas comumente encontradas em lojas. Qual a reação deles? Eles pedem para você ir atrás deles ver eles enquanto eles fazem a transação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *