Mitos De Imigração Para Os EUA

Infelizmente imigrar para os Estados Unidos não é algo fácil como todos que acalentam esse sonho pensam. Há muitos mitos sobre o processo imigratório, o qual é mais compexo do que se pensa também e muitos brasileiros desinformadas que vêem para cá com reais intenções de imigrar acabam complicando  seus processos de estabelecimento  por acreditarem nessas histórias. Abaixo algumas das mais conhecidas e por que elas estão incorretas:

“Você não precisa falar inglês para ir para os Estados Unidos”:

Poder vir pra cá sem falar inglês você até pode, mas cá entre nós você passará por mais apertos do que um indivíduo que fala a língua. Se seus motivos são imigrar, pior ainda, como é que você conseguirá emprego e etc sem falar nada?

“Imigrantes possuem os mesmos direitos que cidadãos americanos”:

Tem muito brasileiro que imigra para os EUA e pensa que terá tudo que é benefício cedido aos nascidos aqui. As coisas não funcionam assim  não, e embora residentes permanentes, ou seja, aqueles com Green Card, tenham um pouco mais de direitos, eles não são tantos quantos os dos cidadãos.

“Casamento arranjado ou falsificação de documentos é OK”:

Não é não! Quem foi que disse que isso ajuda brasileiros? Além de manchar a reputação dos brasileiros honestos e da comunidade toda aqui presente, essas fraudes (sim, elas são fraudes) dão cadeia e deportação para os meliantes envolvidos e adivinha? Eles provavelmente jamais pisarão aqui novamente depois de uma dessas.

“Qualquer visto da direito a trabalhar. Você pode chegar aqui com visto de turista, conseguir um emprego e ir ficando” :

Se brasileiros lessem as páginas nos websites dos consulados e embaixadas americanas no Brasil (elas estão disponíveis em português também para aqueles que duvidam) de verdade eles saberiam que somente vistos específicos dão autorização para trabalhar. Portanto trabalhar sem ter o visto adequado para tal pode te colocar em situações indesejáveis.

“Qualquer visto dá direito ao Green Card, você tira qualquer um deles e tá tranquilo”:

vistos específicos que dão a oportunidade de se aplicar para o Green Card. E cada um deles tem seus requerimentos específicos também. Então de nada adianta conseguir um visto que não te dá essa brecha ou para o qual você nã se qualifique e acabar complicando sua situação  por aqui se suas intenções são de realmente imigrar. Portanto você tem que buscar vistos que o permitam.

“Se o visto que te trouxe aqui para trabalhar em tal empresa, você pode a qualquer hora largar ela e arrumar outro emprego”:

Sério? Então você vêm prá patrocinado por uma empresa e se você deixar esse emprego ou for despedido, sabe o que isso significa? Que você tem que voltar para o Brasil! Esses tipos de vistos são vinculados à empresa, caso o contrato seja quebrado por qualquer uma das partes, bye bye America.

“Ah, você tem parentes nos EUA. Daí fica mais fácil tirar o visto”:

Essa é outra história que não faz sentido. Sabe por quê? Americanos querem que você entre no país deles especificamente para fazer o que você tem que fazer e tchau. Se eles desconfiam que sua verdadeira intenção é morar aqui permanentemente (e eles podem deduzir isso caso você tenha família por aqui) eles farão de tudo para te barrar.

“Conseguir bolsa para estudar nos Estados Unidos é fácil”:

Quem é que inventou essa? Todo mundo sabe que a maioria dos alunos brasileiros não estão nem aí para os estudos (muitos alunos americanos tambem), mas quando chega a hora de querer morar por aqui todo mundo quer bolsa. No entanto as melhores instituições de ensino americanas somente selecionam os melhores alunos nacionais, quanto mais os internacionais.

Não estou dizendo que aqueles que desejam estudar aqui não conseguirão fazê-lo, somente estou alertando para que eles se preparem desde já, se esforcem e sejam os melhores em tudo que fizerem para conseguir essas bolsas. O mesmo vale para aqueles que querem estudar medicina, advocacia e enfergamem. Ninguém nunca disse que seria fácil.

“Viver em cidades cheias de brasileiros nos EUA é a melhor opção para brasileiros”:

Isso depende de muitos fatores. Você não fala inglês, nesse caso ajudaria porém ao mesmo tempo te alienaria do restante da comunidade americana. Además você  saiu do Brasil para ter novas experiências não para reviver o que acontece por lá, não é?

Você quer melhorar seu inglês, estudar essa língua ou se aprofundar no assunto? Você acha que aprenderá alguma coisa conversando em português o tempo todo? Se você quer jogar fora a oportunidade de aprender mais, ande com brasileiros e você será mais um dos muitos que voltaram para o Brasil depois de anos no exterior sem falar bolhufas.

O último fator e um dos mais tristes é que não existe uma rede sincera de ajuda dentro das comunidades de brasileiros nos EUA. Eles costumam se reunir para festar, comer comidas típicas, mas fica por aí. Además a velha história do brasileiro explorando compatriota, infelizmente, continua até aqui.

“Se você não tem dinheiro, emprego, casa no Brasil, isso não influencia em nada para tirar o visto”:

Isso não é o que o governo americano pensa. Se você não possui vínculos com o Brasil, qual a primeira coisa que eles deduzirão disso? Que você quer morar na terra deles… E caiam na real, isso é o que eles não querem (e não estou aqui para julgá-los por isso, inclusive ouvi histórias de que brasileiros não queriam imigrantes peruanos no país).

Então antes de vir para cá planeje bem para que você possa provar o contrário para eles e conseguir seu visto mais facilmente.

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

30 thoughts on “Mitos De Imigração Para Os EUA

  1. Sheila

    Infelizmente por causa do “casamento arranjado” pessoas sérias tem que enfrentar o processo do k1 or k3 visa que cá entre nós é um stress! Ainda vou aplicar provavelmente o k3 mas sei o que me espera. Pessoal não compre um casamento porque se eles descobrem a farsa é encrenca na certa.

  2. Douglas

    Boa noite, desejo saber quais são os “direitos” ou “facilidades” pra eu que tenho cidadania italiana e quero ir para os EUA. Preciso de visto para sair daqui do Brasil ou eu apenas passo pela imigração nos EUA? Existe alguma outra forma de obter a cidadania americana com a cidadania italiana? Obrigado e se puder escreva um post sobre o assunto.

  3. Lu

    Douglas,

    A cidadania italiana te dá somente o direito de entrar nos Estados Unidos como turista e ficar por 3 meses. O resto é tudo a mesma coisa seja para brasileiro, italiano, japonês, português e etc. Se você apresentar o passaporte italiano você não precisa de visto, mas se você usar o passaporte brasileiro você precisa de visto sim.

    Não há outra forma de se obter a cidadania . Todos os processos de imigração são os mesmos, tanto para brasileiros quanto para italianos.

  4. Douglas

    Obrigado Lu

  5. Larissa Sene

    Oi Lu, faz uns 2 meses que acompanho o “Viver nos EUA” e gostaria de te agradecer por oferecer informações tão valiosas pra pessoas que sonham em morar, trabalhar ou estudar nos EUA, e a melhor parte é que aqui voce mostra a realidade e não aquela imagem “mágica” que adolescentes de 15 anos como eu tem dos estados unidos, sonho em morar lá e com sua ajuda estou ciente das minhas dificuldades!
    Muito Obrigada!

  6. Lu

    Obrigada Larissa! É muito bom saber que meu blog está sendo de valia.
    Abçs
    Lu

  7. guilherme

    Olá.
    Bom, queria saber como, ou melhor, é possivel ( e facil) um brazuca se naturalizar americano? (mesmo sem se casar com um nativo(a) do país)?

    E outra coisa, só por curiosidade: tenho um amigo que é professor de história ( ele se formou na USP, e acabou de terminar o mestrado em história social, tbm pela USP); eis a questão: existem professores estrangeiros nos EUA? se sim, eles dão aulas em boas escolas ou o oposto? e o salário, como é? os alunos, quer dizer, o sistema educacional publico e particular dos EUA é de boa qualidade?…

    outra coisa: será que você poderia me dizer quais são as áreas( se existirem) que mas faltam profissionais na terra do Tio.Sam? a área das engenharias( tanto civil, como as várias outras), e a área de tecnologia e computação(nesse caso analista de sistemas) existe oportunidades boas de emprego? ou a melhor maneira de se poder ir trabalhar nos EUA é somente entrando em uma multinacional, e depois pedir transferência?
    Agora é p/ encerrar: o mercado, mas especificamente p/ o ramo da economia( desde analista á corretor de finanças) é propenso para haver contratações de estrangeiros( em especial de brazucas)?

    Grato

    Guilherme Santos

  8. Sergio

    Oi, tenho uma pequena histótia de quem ja morou nos EUA
    Bom… Eu morei nos EUA por 5 anos, voltei para o Brasil no dia 13 de agosto de 2010
    fui com visto de trabalho temporario através de um tal parque de diversão camado de Six Flags, onde antes de embarcar foram feitas varias promessas do tipo, não se preoculpem com a comida e alojamento
    Passei fome, mais fome mesmo de parar no hospital de New jersey e o tal alojamento mais parecia um canteiro de obra, sujo e para 4 estranjeiros que eram 2 jamaicanos que nem de longe falavam ingles americano e mais um russo
    No tal parque nao existia restaurante. Só lanches, aliás, não existia nada num raio de 100 quilometros.
    Não existia assistencia ou organização no tal parque
    Tinha uma especulação de uma tal prorrogação de visto (extensão de visto) Tudo furada!
    não existia internet, aliás tinha sim, mais discada e uma fila enorme para usa la.
    Então eu e uma amiga de trabalho que eu conheci la tivemos uma brilhante ideia de trocar o visto de trabalho por um de estudo numa escola de ingles em Newark NJ.
    Depois de esperar uns 8 meses do processo da imigração, (foi negado). Nessa altura do campeonato não fui informado pela escola e assim é que começou a minha ilegalidade nos EUA
    Aruumei trabalho numa oficina de automoveis, entreguei pitza, limpei casa e fui ajudante numa construção civil.
    No final percebi; se comece bem não ganhava dinheiro e quando ganhava as taxas baixissimas de país de primeiro mundo comia todo meu pouco dinheiro que não passava de 500 dolares no banco
    Sem contar que a mentira de se aprender ingles nos EUA não passa de mentiras, ja que menos da metade da população fala ingles e a maioria fala espanhou, e esses sites deveriam adimitir isso a não ser que vc va viver na selva americana onde que la sim vc encontra uma meia duzia que esta disposto a falar com vc por um curto periodo de tempo
    Pra mim EUA foi uma bela experiência para mostrar pra mim que tenho que arrumar um jeito de não sair mais do Brasil
    Tinha Social Security e carteira de motorista do local, mais mesmo assim so ficava com as sobras de trabalho dos outros imigrantes
    Eu morava em Malden Massachushusetts, e hoje vivo na minha terra natal que é São Paulo
    São Paulo não se compara com a pobreza escondida que é os EUA
    Boa sorte pra quem vai e para quem fica tbm
    Tchau!

  9. Lu

    Guilherme,

    Você pode conseguir o Green Card através do visto de trabalho. São as duas maneiras de se conseguí-lo: trabalho e através de família. Há muitos professores (em todos os níveis de ensino) e profissionais brasileiros nas mais diversas áreas nos EUA. Você pode ler sobre a educação aqui nesse post do blog:

    Educação Nos EUA

    Pode-se dizer que profissões da área de exatas e tecnologia são as que mais precisam de mão-de-obra qualificada, a qual por sua vez costuma ser encontrada no exterior. Você está certo quando diz que uma das maneiras de se conseguir trabalhar aqui é possuir as qualificações necessárias para trabalhar em uma multinacional e depois ser transferido. Veja algumas das profissões que mais precisarão de profissionais:

    Profissoes Promissoras Para A Proxima Decada Nos EUA

    Você pode descobrir qual o possível salário do seu amigo nesse site:

    Comparação de Salários Nos EUA

    Boa sorte!

  10. Lorna

    Ei Lu, tudo bom?

    Eu estou no processo de entrar no mestrado aqui nos EUA e acabou surgindo uma dúvida, gostaria de saber se você sabe alguma informação que possa me nortear, ficarei grata.
    Bom, eu tenho o visto J2, estou trabalhando meio período aqui nos eua e quero começar o mestrado. O meu visto permite que eu trabalhe e estude. A questão é que em 3 anos meu visto mudará para o H4 e isso significa que não poderei trabalhar, eu gostaria de saber se existe algum tipo de procedimento para mudar do H4 para o H1, por exemplo, para eu poder trabalhar. Outra coisa é que se eu tiver o visto H4 e for aluna do doutorado, na época do internship o meu visto muda para outro (tipo o F) ou com o H4 eu consigo estagiar?

    Mil desculpas pelo tanto de questões e desde já agradeço a atenção,

    Eu não sabia onde colocar esse comentário

  11. Lu

    Oi Lorna,

    É difícil dar uma opninião, pois nenhum dos vistos que vc se referiu supre suas necessidades. O negócio seria você buscar outra forma de conseguir ficar por aqui, quem sabe um sponsor para visto de trabalho por exemplo.

    Se você se formar aqui vai ser difícil você validar seu currrículo para trabalhar na mesma área no Brasil, então vc tem que pensar nisso também. Leia o comentário e experiência do Carlos sobre validação de diplomas estrangeiros no Brasil, o qual se encontra no post O Que Esperar De Cursos De Engenharia Nos EUA.

    Boa sorte!

  12. Leonardo

    Olá Lu muito obrigado por mais um post útil e bem explicado….Mas quando você disse que Imigrantes não tem o mesmo direito que cidadão americano mas se naturalizando este problema é resolvido né?

  13. Lu

    Sim, Leonardo.

  14. Jose Rodrigues

    Olá, estarei fazendo um intercambio de 1 ano para os EUA. Caso no final do período, eu queira ficar mais no pais, tem como a minha host family conseguir ou dar entrada em um Green Card pra mim? Obrigado.

  15. Lu

    Jose,

    Infelizmente não. Host families não patrocinam Green Card.

  16. maria

    olá, eu gosteria de saber uma informação muito importante para mim.
    Conheci um cara pela net, namoramos e noivamos. Vamos casar aqui no Brasil. Ele mora e trabalha em new york. ele não é americano e sim mexicano. ele ja reside la um bom tempo te uma situação estavel em new york. quero saber se depois de casada com ele poderei ir com ele morar em new york? se for possivel, poderei levar meus filhos?
    Por favor me ajudem com essa resposta, pois preciso muito.

  17. maria

    olá pessoal me ajudaram muito se me responderem esa pergunta:

    Meu noivo é mexicano. Mora ha muito tempo nos EUA, trabalha e possue residencia em new york. Vamos nos casar no Brasil, depois de casados, poderei morar com ele legalmente nos EUA?
    qual sera o processo que vai acontecer para poder entrar nos EUA mesmo depois de casada com ele. Tenho 3 filhos que não sao filho do meu noivo. dois dos meus três filhos tem meu sobre nome e o outro não, pois é meu filho só de consideração. se for possivel minha entrada nos EUA, mes filhos poderao ir morar comigo em new york? qual sera o processo?
    por favor, me responda!

  18. Lu

    Maria,

    Depende. Se seu noivo for residente permanente, ou seja, tiver o Green Card, ou ainda for naturalizado, dai sim, vc podera conseguir o GC atraves de casamento. Lembrando que o processo corre mais rapido se o noivo for cidadao. O processo e Green Card atraves de familia. Seu filho de consideracao nao podera entrar no processo para poder morar aqui. Dependendo da idade dos seus filhos (se todos forem menores de 21 anos) eles sao incluidos no seu processo.

  19. João Pedro

    Ola
    Gostaria de saber se é possivel eu imigrar para os estados unidos e ter direito de votar

  20. Lu

    João,

    Votar só depois de tirar a cidadania. 1o o visto, depois o Green Card, depois a cidadania e só depois da cidadania poder votar… É tudo um processo e dependendo do tipo de visto pode levar anos. Lembrando que a cidadania é opcional, ninguém é obrigado a virar cidadão americano e há muitos brasileiros que sequer o fazem, mas podem morar aqui pq tem o Green Card.

  21. mariana

    Olá Lú, sou Mariana de São Paulo e gostaria de levar meu filho para estudar por 1 ano nos usa, ao mesmo tempo quero fazer um curso de artes em locais particulares,pagos !
    Não consigo informação se meu filho pode ser matriculado em uma escola pública sendo estrangeiro, e não precise pagar a escola ! Ele esta no ensino primário, 6 grde, seria middle school !
    Já enviei emals para escolas mas só uma respodeu, mesmo asim não sei quanto ao direito dele de frequntar uma escola pública sem pagar !
    obrigada
    mariana

  22. Lu

    Mariana,

    Não tem como não pagar. Até para colocá-lo em uma escola pública vc terá que pagar.

  23. Romero

    Tenho cidadania italiana, sei que só posso ficar nos U.S.A. por três meses, mas se eu ficar mais tempo, trabalhando e pagando a tax id number, eles vão atrás de mim pelo endereço?

  24. Lu

    Olá Romero,

    Como você acha que vai conseguir emprego sem autorização de trabalho?

  25. Mateus (@mateusb1)

    Olá, queria saber sobre detalhes de como é morar fora de status nos EUA, qual a diferença entre morar fora de status e morar ilegal? Tem como residir nos EUA ficando fora de status e com o tempo pegar o green card? Desculpe qualquer coisa, tenho 16 anos e estou doido pra sair desse país futuramente, desde já obrigado.

  26. Lu

    Mateus,

    Ilegal e fora de status e a mesma coisa, assim como indocumentado. Nao sei como e morar nessa situacao por que nunca fui ou fiquei ilegal mas acho que essa nao e uma boa ideia nao. Voce e novo ainda e tem bastante tempo para planejar seu futuro, se tiver que morar em qualquer pais va mas legalmente. Sucesso!

  27. Jaqueline

    Oi Lu. Parabens pelo blog.
    Se eu entrar nos USA para passeio com visto com visto de turista, e arrumar um emprego (informal claro) o que devo fazer? Se o empregador me der referências posso aplicar para um visto de trabalho.?
    E devo procurar a embaixada?

  28. Lu

    Sorry, Jaqueline mas voce simplesmente não deve fazer. Trabalhar sem permissão (e visto de turismo não dá permissão para tal) é ilegal e não recomendo que ninguém faça isso. Agora, se voce quiser deixar seu curriculo em empresas e ver se alguma dela se interessa pela sua experiencia e qualificacao profissional enquanto voce estiver aqui, dai sao outros quinhentos e se alguma delas se interessar, ela pode abrir um processo de visto de trabalho para voce mas voce tem que voltar para o Brasil para receber o visto de qualquer maneira já que o processo de vistos é consular.

    Mas, o bom é que voce NÃO precisa estar nos EUA para conseguir uma empresa que queira patrocinar o visto de trabalho para voce, voce pode fazer isso do seu computador. Como o Flyner fez: Suas dúvidas sobre os vistos de trabalho respondidas.

    Alguns sites de empregos para voce: Sites de empregos americanos e uma lista de empresas americanas que contratam funcionarios estrangeiros, alguma delas pode ser da sua area profissional, entao vale a pena conferir: Empresas que fazem o H1B

    Também recomendo que voce entenda mais das restricoes do seu visto e da possibilidade de obter outros vistos nesses vídeos: Advogados dao dicas de imigração

    Sucesso!

  29. Priscila

    Primeiramente, muito bom o post Lu!

    Mas eu queria saber se ser cidadão e residente no Canadá facilitaria em alguma coisa na imigração para os Estados Unidos. Você sabe alguma coisa a respeito disso?

  30. Lu

    Acho que a única coisa que muda é o nome de alguns vistos,como os de trabalho se não me engano Priscilla, mas eles são os mesmos. Portanto as mesmas opções. Mas cheque isso no site do consulado/embaixada americana no Canadá e veja o que eles dizem e/ou compare com as informações do consulado no americano no Brasil. Mas infelizmente se a pessoa é da América Latina há sempre aquela presunção por parte da imigração de que ela vai tentar a todo custo morar aqui e se a pessoa é do Canadá, isso deve ser bem menos sentido. Leia o exempo da Bárbara ao entrar nos EUA 2 vezes, uma com o passaporte brasileiro versus com o Canadense para ter uma idéia nessa entrevista:

    Qual é o melhor país para imigrantes? Os EUA ou Canadá?

    Pesquise nos 2 sites oficiais e sucesso na sua jornada!

Faça parte da conversa: