Para imigrantes

Fatores Que São Redefinidos Ao Viver Nos EUA

o que muda depois da vida nos EUA

Anteriormente comentamos sobre as diversas situações que mudam externamente quando mudamos para os Estados Unidos, como aquilo encontrado no post sobre as maiores diferenças entre Brasil e EUA, por exemplo.

Essas coisas são óbvias e sentimos sua presença logo ao chegarmos por aqui. Hoje porém, falarei sobre um tipo de transformação menos súbita, a qual ocorre ao poucos, enquanto assimilamos (ou em certos casos quando tentamos assimilar) o estilo de vida americano.

Como você já deve ter ouvido (especialmente daqueles que vendem programas de ida ao exterior, é claro rsrs) viver no exterior é uma experiência que tem a capacidade de mudar até a pessoa mais rígida e inflexível em uma versão completamente diferente da “original”.

Você pode até achar que isso é brincadeira, mas é verdade mesmo e essa mudança ocorre simplesmente devido a exposição diária à cultura de um país (americana no nosso caso) que difere drasticamente da brasileira. Obviamente em países com cultura mais similar à brasileira não haverá tanto impacto na atitude do imigrante brasileiro.

Ampliação das suas perspectivas:

Uma das primeiras coisas que acontecem ao chegar nos EUA é o ato mental de comparação entre o que acontece por aqui e no Brasil. É comum ficar “ intoxicado” com tanta coisa diferente, ficar impressionado com tudo de novo e assim por diante (tem gente que exagera nessa deslumbração toda e nem sabe disfarçar – o que costuma ser engraçado).

Nos tornamos mais críticos:

Com isso surge a primeira mudança de atitude mental: passamos a ser mais críticos a respeito nosso país (até ao ponto de fircarmos tristes com certas facetas da sociedade brasileira) e ao mesmo tempo apreciar certas tradições brasileiras ao ponto de lamentarmos que elas não existem por aqui.Isso é comum e inevitável já que nenhum lugar do mundo é perfeito.

O comportamento muda, até o jeito de se vestir:

Outro fator que muda e que ocorre quase que inconscientemente: A partir do momento que vivemos rodeados de americanos, nós passamos a nos comportar e nos vestir de forma mais parecida com a deles, a não ser que você somente compre roupas em lojas brasileiras e latinas e acredite você não vai querer se vestir dessa maneira aqui e passar a imagem “errada”, especialmente se você é mulher.

Mudanças na sua comunicação:

Outra coisa que alteramos é a nossa comunicação, a qual tende a melhorar, tanto em inglês quanto em portugês, já que a partir do momento que temos entendimento de outro idioma melhoramos nossa capacidade de análise da nossa velha língua portuguesa.

Sua visão do mundo:

Finalmente, modificamos nossa visão do mundo ao nosso redor, já que passamos a conhecer outras perspectivas a respeito de velhas idéias através de amigos americanos e de outros países (acredite, há bastante estrangeiros por aqui também) .

Isso não quer dizer que você vá deixar de ser brasileiro ou sentir orgulho em ser brasileiro, pelo contrário, essas novas perspectivas podem ajudar a fortalecer sua identidade brasileira.

Só que agora você terá outros pontos de vista que te ajudarão a entender o mundo de uma maneira melhor. Se você mora nos EUA ou já morou por aqui e gostaria de compartilhar o que mudou na sua vida depois de ter morado aqui, deixe seu comentário abaixo.

Quer saber mais sobre os EUA? Veja os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe em redes sociais!

4 comentários sobre “Fatores Que São Redefinidos Ao Viver Nos EUA

  1. Cara Lu:
    Por que não consigo acessar seu blog sob Windows 7, IE 8 ? Dá uma mensagem de erro.
    Sob Windows XP funciona normalmente.

  2. ola eu sou mocambicana, e tive opurtunidade de vizitar o vosso blog gostei das dicas muito interresantes. Mas eu estou mto interressada em mudar de pais de preferencia para os EUA. Este ‘e o meu desejo agora, mas infelizmente nao conheco ninguem la. Se voces poderem me instruir iria agradecer ou entao mostrar me algumas pessoas que la residem e que estariam dispostas a receber me com os meus cumprimento aguardo uma resposta.

  3. Edma,

    No seu caso acho que seria interessante voce se inscrever em um programa de au pair. Procure se informar mais sobre esse programa em agencias de au pair ai em Mocambique.

  4. Rick,

    Alguns dos computadores aqui de casa usam o Windows 7 e o blog esta funcionando bem neles, ademas tambem sempre procuro testar o blog em outros browsers e sistemas. Talvez seja algum problema no seu browser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.