Lista De Universidades Que São Grátis Nos EUA

Quem já pesquisou sobre o assunto sabe que o ensino superior nos Estados Unidos é caro (mesmo nas universidades públicas). No entanto o que muitos estudantes não sabem é que há opções de escolas baratas e que não cobram a temida tuition. Algumas dessas universidades abaixo:

Engenharia – Webb Institute:

Localizada em Nova Iorque essa instituição de ensino oferece cursos de engenharia e é considerada uma das melhores do país na sua área. A competição para entrar nessa escola é acirrada já que ela dá bolsas integrais para os alunos mais brilhantes. Mais detalhes sobre essa escola:

  • Ela não aceita transferência de créditos (horas-aulas),
  • Uma entrevista faz parte do processo de seleção e é de peso para a possível aceitação do aluno,
  • Aplicantes devem ter cidadania americana ou Green Card,
  • Espera-se que o aluno tenha alta nota no SAT.

Música – Curtis Institute of Music:

Localizada na Filadelfia (Pensilvania) é outra escola super seletiva que oferece bolsas integrais para alunos que conseguem admissão. Ela é considerada como um dos melhores conservatórios de música do planeta.

  • Alunos estrangeiros (para bacharelado)precisam das seguintes notas mínimas no SAT e TOEFL: SAT I (verbal, critical reading e writing): 500 em cada uma dessas provas e no TOEFL: 550 no teste escrito, 79 a 80  no iBT  ou 213 no computer-based.
  • Para aqueles que desejam obter mestrados e certificados somente as mesmas notas do TOEFL mencionadas acima são necessárias.
  • O aluno interessado também precisa fazer uma audição para demonstrar se seus talentos estão dentro do esperado pela escola.

Educação – CUNY Teacher Academy:

Outra instituição de ensino de Nova Iorque que oferece bolsas e além disso alunos que terminam seu curso conseguem uma vaga para trabalhar como professor em NY.

Academias Militares Americanas:

Os benefícios para aqueles que desejam se matricular em escolas militares são muitos, desde ter os estudos pagos pelo governo como também treinamento na sua área profissional (ha varias escolhas de cursos possiveis). Além dos testes regulares , é  preciso passar num teste físico para conseguir admissão.  É preciso também possuir pelo menos o Green Card.

Administração e Ciência da computação – University Of The People :

Essa universidade é a primeira online (ou seja, você pode estudar nela do Brasil mesmo) que não cobra tution fees de seus alunos (a única taxa cobrada é para fazer testes no fim de cada curso) e até o material escolar é grátis. No entanto ela ainda não oferece diplomas, já que ela está no processo de conseguir acreditação. Deve-se saber porém que as taxas para testes mencionadas acima variam dependendo do país de origem do aluno (conforme o site dessa escola informa essas taxas não são mais cobradas, porém eles se dão ao direito de mudar essa política para turmas subsequentes).

É importante lembrar que todas essas escolas possuem um processo de seleção bastante competitivo e que a maioria delas exigem que o aluno estrangeiro tenha cidadania ou Green Card. Além disso quando nos referimos a grátis, estamos falando exclusivamente das tuition fees, as quais costumam consumir a maior parte do dinheiro de estudantes universitários nos EUA, mas há outros gastos “universitários” a se considerar. Porém se você tem os requisitos necessários vale a pena tentar.

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

4 thoughts on “Lista De Universidades Que São Grátis Nos EUA

  1. daniel bergues dos santos

    Tenho 40 anos, ja conclui o ensino medio e domino o ingles no nivel intermediario, nestas condiçoes posso cursar faculdade gratis nos EUA? Se a resposta for positiva, o que devo fazer para conseguir?

  2. Lu

    “(…) É importante lembrar que todas essas escolas possuem um processo de seleção bastante competitivo e que a maioria delas exigem que o aluno estrangeiro tenha cidadania ou Green Card. Além disso quando nos referimos a grátis, estamos falando exclusivamente das tuition fees, as quais costumam consumir a maior parte do dinheiro de estudantes universitários nos EUA, mas há outros gastos “universitários” a se considerar. Porém se você tem os requisitos necessários vale a pena tentar.”

    Alem disso e preciso ter ingles fluente e notas excelentes nos exames de admissao. Voce pode ler mais sobre os tipos de exames de admissao nesses posts:

    Testes Que Estudantes Internacionais Devem Fazer

  3. Leila

    Lu,minha filha começou o hight school aqui na África do Sul.Gostaria de saber se para ela ter mais chances de cursar faculdade aí ela teria que terminar o hight school nos EUA ,terminar aqui mesmo,ou ainda se formar por aqui e depois se mudar pra aí? Gostaria apenas de uma dica.Muito obrigada.

  4. Lu

    Leila,

    Se ela vem sozinha e melhor ela terminar o high school ai e vir quando estiver pronta para fazer a faculdade. Nao acho que o fato de ela ter estudado ai fara muita diferenca e se nao me engano ela nem precisara fazer testes de proficiencia em ingles se tiver estudado anos em uma escola onde a instrucao foi dada em ingles.

    Agora se sua familia vier para ca, com voce ou seu marido conseguindo visto de trabalho por exemplo, dai o quanto mais cedo ela se mudar com voces melhor. Nesse caso fazer o high school aqui.

Faça parte da conversa: