Há Casamentos Inter-raciais Nos EUA?

É muito comum pensar na população americana como homogênea e brasileiros costumam definir o esteriótipo racial dos americanos e os dos europeus da mesma maneira, ou seja, a clássica imagem do gringo ou do “alemão” que visita o Brasil. Consequentemente imaginamos os Estados Unidos como um país onde casamentos inter-raciais (que costumam ser comuns no Brasil) são raros. No entanto, nos esquecemos da enorme diversidade racial americana e que a opinião e reação dos americanos a esses tipos de uniões mudaram consideravelmente nas últimas décadas. Exemplos claros disso foram as pesquisas feitas pelo Instituto Pew Research combinadas com o resultado do Censo americano.

Segundo os dados dessas fontes, um entre cada sete casamentos realizados nos Estados Unidos em 2008 foi inter-racial ou entre esposos de diferentes origens étnicas. Essa porcentagem  é seis vezes maior do que na década de 60 e o dobro do que  na década de 80. O que nos mostra que os americanos estão cada vez mais abertos a esse tipo de relacionamento. As porcentagens para cada tipo de união inter-racial analisadas foram as seguintes:

  • 41% dos casamentos inter-raciais entre brancos e latinos/hispanos;
  • 17% entre duas pessoas de “outras”  minorias étnicas (indígena entre outras);
  • 16% entre duas pessoas de raças não caucasianas;
  • 15% entre brancos e asiáticos e
  • 11% entre brancos e negros;

Quando  o sexo e raça/etnia dos esposos foram comparados, alguns fatos interessantes foram expostos, entre eles:

  • Entre os negros é muito mais comum para os homens casarem com pessoas de outras raças/etnias do que as mulheres e que o oposto ocorre com os asiáticos, onde as mulheres tem muito mais tendência a casar com homens de outras raças/etnias;
  • Ja em relação aos latinos /hispanos e brancos não houve diferença significativa entre os sexos.

A pesquisa também revelou certa distribuição na quantidade desses casamentos pelas regiões americanas:

  • A quantidade de Negros que se casaram com pessoas de outras raças é maior no Oeste americano;
  • A quantidade de hispanos que se casou com pessoas de outras raças é maior no Centro-Oeste dos EUA;
  • A quantidade de asiáticos que se casaram com pessoas de outras raças é maior no Sul do pais.

Podemos perceber que naquelas regiões onde há menos indivíduos de certa raça ou etnia, eles costumam se casar com pessoas que não pertencem a mesma raça /etnia. Ou seja, morar em uma região com muitos brasileiros, aumanta sua probabilidade de se casar com um brasileiro. Mas se você viver em uma região onde a população brasileira é pouca suas chances de se casar com pessoas de raça ou etnia diferentes da sua aumentam.

Referencias:

Pew Research Center

More about Lu

Brasileira casada com americano. Moro nos EUA há mais de uma década.

5 thoughts on “Há Casamentos Inter-raciais Nos EUA?

  1. Rick

    Podem cair de pau em mim, mas é por isso que o “império americano” está irremediavelmente ruindo…

  2. Nilrib

    A “ruina “americana não está relacionada a etnias, basta estudar um pouco a policita americana e as relações com o mundo globalizado. Mundo globalizado não tem nada ver com “rede globo”, para os incautos.

  3. DECA

    Rick, quanta ignorância! Afff!!!!!

  4. Ninna Alves

    Conheci alguem ele é americano acho ele engraçado romântico e exagerado. .confesso que gosto de conversar com ele..Mas sou uma brasileira sensata e descolada. .moro a 4 anos na Europa em fim eu tenho minha rotina de trabalho e vivo bem aqui.mas gostaria de me relacionar com ele pois acho os homems europeus pacatos e muito parado contrario do Mr.América. mas os exagero dele me faz recuar e ficar em stand by. .Isto deixa ele irritado. .pois ele quer planejar e idealizar um encontro então eu disse pára o próximo ano.ponto lá veio ele com reclamações . .emfim me liga uma vez por semana falamos todos os dias. Pelo skype pediu foto. .e me mandou foto tb..nos já nos vimos pela webcam .afff ele é homem bonito minha duvida e como um homem feito ele vem pra Internet procurar uma esposa. .pois é isto que ele quer chegar no final. ..outra sou uma mulata bonita e o que todos dizem. .mas isto não muda o fato de ele ser branco e eu negra isto me deixa um pouco assim alerta.!!! Outra ele é impetuoso e passional adoro isto..mas me assusta. .ele mora Rode island..mas trabalha em..Huston .texa emfim ando muito curiosa. .adorei seu blog e tudo que li me esclareceu muitíssimo. .um abraço.

  5. Lu

    Olá Ninna,

    Obrigada por partilhar sua experiência conosco e por ler o blog. Vocês já falaram na possibilidade dele ir te conhecer na Europa primeiro?

Faça parte da conversa: