Curiosidades, Para Estudantes

A Equivalência Dos Anos Escolares No Brasil E EUA

Se você vem estudar nos EUA ou tem filhos estudando por aqui é sempre importante saber equivalência dos anos escolares no Brasil e nos EUA, já que há apelidos para alguns deles e isso pode confundir pais e futuros estudantes. Abaixo uma lista que liga cada ano no Brasil ao seu equivalente americano:

 

IDADE DA CRIANÇA ANO ESCOLAR BRASIL ANO ESCOLAR EUA
4-5 Jardim de infância Pre-kindergarden
5-6 Classe de alfabetização Kindergarden
6-7 1ª serie 1st Grade – Elementary School
7-8 2ª série 2nd Grade
8-9 3ª série 3rd Grade
9-10 4ª série 4th Grade
10-11 5ª série 5th Grade
11-12 6ª série 6th Grade – Middle School
12-13 7ª série 7th Grade
13-14 8ª série 8th Grade
14-15 9ª série 9th Grade – High School
15-16 1º ano ensino médio 10th Grade (Sophomore)
16-17 2º ano ensino médio 11th Grade
17-18 3º ano ensino médio 12th Grade
Referencias: mec

 

Muitas vezes americanos se referem aos “apelidos” dos anos escolares para dizer em que ano eles estudam/ou seus filhos. Por exemplo, um adolescente americano de 14/15 anos nao te dira que esta no primeiro ano do ensino medio e sim que ele e um freshman.

educacao nos EUA
por U.S. Department of Education, National Center for Education Statistics, Annual Reports Program. [Public domain], via Wikimedia Commons
Pais de criancas de 10 a 14 anos dirao que seus filhos estao na middle school ao inves de te dizer em qual serie eles estudam e assim por diante.

85 comentários sobre “A Equivalência Dos Anos Escolares No Brasil E EUA

  1. Essa materia por acaso não está faltando o 9º ano do Brasil??? Agora se nao me engano existe o 9º ano, que no meu tempo de escola não existia. E isso esta complicando a cabeça de alguns brasileiros que estao voltando com os filhos em idade escolar para o Brasil

  2. As informaçãoes são bastante interessantes e esclarecedoras. Gostei de ter encontrado este site.

  3. Meu filho terminou o 6 grade nos USA em junho de 2011, no Brasil comecou o 8 ano (7 serie) em fevereiro de 2012 completando 13 anos no ano de 2012 esta certo? Ou 6 grade que e 6 serie nos USA tem que ser 6 ano aq no Brasil? como e feito essa transicao com essa nova lei de nove anos do ensino fundamental?

  4. Lu, meu filho concluiu o ensino medio atraves de um supletivo, que é registrado pelo governo, tudo corretamente. isso seria um problema pra cursar uma faculdade ai, ou nos eua tambem existem esses supletivos, e nao teria nenhum problema?

    obrigad

  5. Marcia,

    Desde que ele possa provar que ele terminou o ensino médio registrado pelo governo, não interessa como ele fez isso. Aqui também há cursos semelhantes.

    Boa sorte!

  6. meu filho vai começar o 6 grade agora em houston, quais sao as materias que tem na middle school.

  7. Lu,

    Eu estava planejando estudar inglês nos US no ano que vem, mas fui surpreendida com a reprovação de meu filho no 1o. ano do ensino médio. Como sou viúva e portanto ele terá de ir comigo, o que vc acha que é melhor:

    1- Ele repetir o 1o. ano aqui e em novembro/dezembro ir pra lá e se matricular no sophomore ou

    2- A gente ir agora em janeiro de 2013 (sabendo que eu terei de correr muito com os documentos) , ele seria matriculado no freshman e em maio ele passaria para o sophomore?

    Resumindo: Vc acha melhor ele repetir aqui ou lá?

    Obrigada

    Denise

  8. Olá Denise,

    Tenta o visto de estudante para vc e o dele como seu acompanhante. Só que para ele estudar aqui vc vai ter que pagar a escola dele, ele não vai poder estudar de graça então tenha isso em mente também.

    Você também tem que ver se ele é fluente em inglês para poder acompanhar as aulas aqui, caso contrário ele vai ficar atrasado. Ele provavelmente fará um teste para ver o nível dele e se eles decidirem que ele tem que repetir o ano ou fazer aulas extras aqui , ele vai ter que fazer. Se ele quer vir contigo, que ele venha logo, quanto mais jovem ele vier com voce melhor para ele se adaptar.

    Boa sorte!

  9. Olá! Vou fazer pós graduação nos EUA (UF/Gainesville) e minha filha de 10 anos irá comigo. Há algum tipo de apoio para alunos estrangeiros de middle school? Ela é muito esforçada, mas tenho medo dela nao conseguir acompanhar aulas em ingles… Outra coisa, há muito preconceito com crianças brasileiras? Há escolas especializadas para alunos de outros paises? Agradeço muito a atenção!! Parabéns pelo site, fico feliz por encontrar pessoas dispostas a ajudar esclarecendo esses tipos de dúvidas!!

  10. Olá Ana,

    Há apoio em relação a aulas de inglês para ajudar alunos estrangeiros a se adaptar com a língua sim. Não vejo porquê sua filha sofreria preconceito. Não sei se há esse tipo de escolas, nunca ouvi falar mas você certamente pode fazer uma pesquisa online sobre as escolas da sua futura cidade para ver se há algo do tipo.

    Boa sorte!

  11. Minha pergunta é um pouco complexa. Vamos lá. Tenho 4 filhos que em janeiro de 2014 terão idades de 2, 6,10,14 anos.
    De 2 anos entrou na escola agora e fará 2 em 06 de setembro.
    O outro completará 6 anos em abril/2013 e já está no primeiro ano, antigo pré.
    O outro tem 9 anos, completará 10 em janeiro de 2014 e já está esse ano na 4º serie – 5º ano atual (está 1 ano adiantado)
    O outro tem 13 anos, completando 14 em outubro / 2013 e também está adiantado, pois no ano que vem ele irá para o 1º ano do ensino medio.
    Gostaria de levá-los para estudar 1 anos em Orlando. Já vi algumas escolas pelos ratings, e inclusive já achei a casa para alugar pelo ZIP Code da escola.
    Fiquei na dúvida quanto a comparação do ano escolar. Por exemplo, meu filho de 10 anos entrará na 5 grades em janeiro e em agosto passará para o 6 grade?, ou ele entrará no 4 e em agosto vai para o 5?.
    Eu não gostaria de perder mais que um ano escolar no retorno para o Brasil.
    A propósito, esse estudo lá é regulamentado e considerado aqui no Brasil ou eles perderão 1 ano?
    Com relação ao meu filho de 2 anos a comp´letar em set 2013 não existe escola pública, mas eu posso matriculá-lo em escola particular?
    E com relação a mim e ao meu marido. Existem cursos de Inglês que possamos fazer no mesmo horário ou escola das crianças?

  12. Lu, queremos mudar para os Estados Unidos no início de 2014.
    Nosso filho vai concluir a 7ª série no Brasil e em Janeiro/14 fará 13 anos.
    Nos Estados Unidos ele entrará na escola em Fevereiro. Existe a possibilidade dele entrar já na 8ª série nos Estados Unidos, ou terá de entrar na 7ª novamente e só em Agosto/14 passar para a 8ª?
    Obrigado pela ajuda!
    Parabéns pelo site!
    Antonio

  13. Olá Antonio,

    Seu filho precisará fazer testes para ver em qual série ele vai entrar. Isso vai depender da adaptação dele ao currículo americano. Mas ele provavelmente entrará em outra série, não na 8a.

    Boa sorte! Espero que vocês curtam sua estadia por aqui 🙂

  14. Oi Lu! Um aluno que está cursando o sétimo ano e no final do ano se mudasse para os E.U.A ele esperaria 6 meses para entrar na escola?
    Obrigado pela atenção!

  15. Gui,

    Acredito que não, mas para ter certeza você tem que se informar sobre isso no site do conselho de educação do condado que engloba a cidade onde você vai morar.

    Sucesso!

  16. Olá Lu, gostaria de um esclarecimento. Quero que minha filha termine o High School nos EUA, para que ela possa candidatar a uma faculdade americana em par de igualdade. Gostaria que ela fosse em seu 2º ano do ensino médio (julho) e inicia-se o 10th grade lá e ficasse até concluir todo o restante do curso. Minha dúvida é: ela faz aniversário em novembro, há algum impedimento pra ela cursar o Senior com 19 anos completados na metade do semestre letivo? Alguns outros blogs me deixaram com esta impressão. Ficaria muito grata com a resposta.

  17. Boa tarde,
    Minha filha vai passar 1 ano fazendo high scholl nos EUA. Gostaria de aproveitar esse tempo para ficar em outra cidade e levar meu filho de 11 anos para que nesse tempo ele estude em uma escola pública e assim aproveite para aprender o idioma. Não estou certa ainda se peço visto de estudante para mim (pretendo pagar algum curso de ingles ) ou fico c o de turista mesmo (voltando ao BRA de 3 em 3 meses para ficar legalmente). O q vc acha?
    Nessa idade dele (11 anos) pode-se frequentar a escola pública?
    Tem algum site para procurar essas escolas, saber referências ? Obrigada

  18. Olha vou para florida no dim desse ano tenho 14 anos mas faco 15 em novembro eu vou entrar na escola da florida de acordo com a minha idade ou nao

  19. Eu tenho um namorado Americano que quer que eu mude pra lá e estude.
    Eu já sou formada aqui no Brasil em Direito,mas sei que lá não tem validade nehuma,então gostaria de fazer algum curso técnico.
    O que devo fazer?

  20. Olá Tatiana,

    Gostaria de dizer que se ele não está te pedindo em casamento ainda ele não tem direito de te pedir pra fazer nada 😀 O importante é o que VOCÊ quer. Mas se você quer mesmo vir para cá como estudante você pode ler esse outro post do blog que fala sobre o processo e o que você precisa fazer desde já:

    Passo A Passo: Estudar Nos EUA

    Recomendo também os outros posts da categoria Para Estudantes do blog.

    Sucesso para ti!

  21. Oi Lu, estou com uma dúvida cruel desde que decidi fazer intercâmbio, no caso o High School nos EUA e eu iria por agência mesmo. Eu no momento estou em dúvida em questão dos anos escolares nos EUA (que no caso seria o lugar que eu gostaria de fazer intercâmbio). Se eu fosse fazer intercâmbio, eu gostaria de cursar o terceiro ano do ensino médio lá (ultimo ano aqui no Brasil). Porém, eu ouvi que lá você se encaixa em um ano escolar de acordo com a sua idade. No meu caso, eu começaria a organizar o meu intercâmbio lá para setembro do ano que vem (2014), e nesse ano estaria cursando o segundo ano aqui, ok. Tenho 15 anos e nisso eu faço aniversário em 1/2/1998. Como eu estaria fazendo o processo do intercâmbio em 2014, ele só seria concluído em 2015, certo? Em 2015 (17 anos) estaria cursando o 3o ano do ensino médio no Brasil. Como eu soube que as aulas nos Estados Unidos começam em agosto/setembro, SUPONDO, eu iria para os EUA nesse período, fecharia minha matricula na minha escola no Brasil, e faria todo o 3o ano lá. Porémmm, eu faria 18 já em Fevereiro de 2016. E eu gostaria de saber se eu seria colocada no Junior (17), ou eu já estaria no Senior (18). O problema é que eu não teria concluído o 3o ano, seria deslocada para o Senior Year, que é mais um ano de matérias extras que ajudam na faculdade e não tem as matérias que eu precisaria para fechar o 3o ano, mas se eu cursasse o Senior Year, as matérias que eu aprenderia lá não teria como validar no Brasil quando eu voltasse para fazer faculdade. Ou seja, eu teria perdido um ano, e teria que fazer de novo. O que seria feito no meu caso? E qual a solução? Desculpe pela complexidade da pergunta, mas é uma questão que ta me deixando maluca com o Intercâmbio. Espero que você tenha conseguido me entender direito. Fico no aguardo da resposta. Thanksssss!

  22. Olá Rayane,

    Você já tirou essa dúvida com os representantes das agências de intercâmbio? Eles tem que saber tirar essa sua dúvida. O que eles te disseram?

  23. Atualmente Moro em Newark porem fiz o ensino médio no Brasil e gostaria de saber que tipo de documentação se faz necessário para que eu consiga iniciar uma universidade nos Estados Unidos?

  24. Denise,

    Traduzir seu diploma, entrar em contato com a universidade de seu interesse para ver se seu inglês é suficiente para saber detalhes de como proceder, caso contrário fazer testes de inglês e até voltar a estudar, outra opção é você entrar em cursos profissionalizantes no State (community) College mais próximo de você já que esses cursos exigem menos. Sucesso!

  25. Por favor,gostaria de uma informação? Meu filho repetiu o 3 ano do ensino médio e quer fazer 2 anos de college e a faculdade nos estados unidos. Como ele repetiu o 3 ano médio,ele quer ir prestar o GED,para validar o ensino médio. Ele irá prestar o TOEFL também. Como é esportista ele vai jogar no time do college. Vc saberia me dizer se o GED é válido já que ele não mora nos USA?
    Ele tem que mandar toda documentação até junho.
    Agradeço sua atenção e aguardo retorno.
    Luciana

  26. Olá Luciana,

    Não sei mas você pode encontrar essa informação no site oficial do GED ou entrando em contato direto com eles; GED: Contact. Sucesso para seu filho!

  27. Agora fiquei preocupada.. tenho dois filhos 15 e 16 anos e vamos morar em Houston no maximo no fim do ano . O nivel de ingles deles é baixo. Existe professores que dao aula em casa e eles fazem as provas de aprovação. Acredito que em um ano eles possam ter o ingles fluente morando ai.. Agora estou muito preocupada.. me ajude

  28. Olá Margareth,

    Não se preocupe. A maioria das escolas aqui possuem professores que ajudam alunos estrangeiros a se adaptarem ao idioma (você pode se informar sobre isso diretamente com a escola na qual eles serão matriculados), além disso, como você mesma disse, é possível contratar professores particulares para ajudá-los em casa (procure por escolas de inglês da região de Houston no google.com – nao no .com.br- que você verá várias e é só entrar em contato com elas para ver como eles podem ajudar seus filhos). Vocês podem fazer os dois. Mas se duvidar seus filhos provavelmente vão se adaptar mais rápido do que você 😉

  29. Olá,meu nome é Fany e tenho um filho de 8 anos que fará 9 em Junho.Gostaria de passar um ano com ele nos EUA para fazer um teste de como é viver por lá.Ele já fala e entende bem o inglês.Ele pode estudar em escola pública ?É necessário fazer algum teste para saber em que ano ele estudará?Estou pensando em ir no ano que vem para resolver tudo com calma.Aqui,ele está cursando o 4-o ano.Nós já temos o visto de turismo,ele precisará tirar o de estudante?Talvez eu faca um curso de inglês para me aperfeicoar;existe algum free ou no meu caso todos serão pagos? Será melhor eu tirar um visto de estudante também?Thank you very much.

  30. Olá Fany,

    com visto de turista vocês não podem ficar por um ano aqui. Vocês tem que tirar outro visto. Você vir como estudante e ele como seu acompanhante (ele será incluído no seu processo e poderá estudar sim) é uma das opções. Seu curso tem que ser pago e numa escola de inglês que dê o I-120 para poder tirar um visto de estudante. Aliás quase não há mais cursos de inglês grátis e eles somente são ministrados a estrangeiros com o green card e/ou cidadania. Muitas escolas que oferecem esses cursos estão exigindo esses documentos agora. Mas o principal aqui é seu visto, por que ele não tem como vir com visto estudante e estudar sem pagar numa escola pública. Então você terá que tirar o visto de estudande. Recomendo que você leia sobre o visto de estudante e o de acompanhantes de estudantes no site do consulado americano no Brasil, para entender mais sobre o processo e ver como procurar por escolas que podem te dar o visto e etc. Quando a ele se adaptar na escola, sim ele terá que fazer um teste que fica a critério da escola e se tiver problemas pode ter aulas que o ajudem a lidar com o idioma – se preciso e depende da escola, mas muitas deleas hoje tem esse tipo de programa. Sucesso!

  31. Na verdade, eu achei que iria encontrar as informacoes até o ensino superior e suas escalas. Contudo, atendeu minhas necessidades Obrigado.

  32. Olá Lu, Tenho 16 anos e estou indo em dezembro para os Estados Unidos, vou fazer um curso intensivo de ingles la até que comecem as aulas normais na escola publica em Agosto/Setembro, no caso estou concluindo o 1 ano aqui, é recomendado que eu faça o que 10th ou 11th grade?

  33. Ola Maiara,

    A escola na qual voce estudara vai te informar. Voce provavelmente tera que fazer testes e etc e ela decidira em qual ano voce vai estudar. Sucesso!

  34. Minha filha estava cursando o 3 ano do ensino medio quando chegou aqui colocaram ela no 11 e ainda querem baixar para o 10 o que posso fazer para ela ficar no 12?

  35. Olá Silvia,

    Você tem que procurar saber quais motivos deles para querer colocar ela no 10o ano. Se ela não está conseguindo acompanhar as aulas do 11o ano aqui ela precisa de aulas de reforço. Em que estado você está e sua filha fala inglês fluente?

  36. Olá, minha filha terminou o 9º ano aqui no Brasil, indo para aí agora em janeiro, ela poderia entrar na escola já? E entraria em qual série? 9º ano de novo ou 1º high school???

  37. Olá Marcia,

    Vai depender do grau de conhecimento da sua filha. A escola vai fazer testes para ver em que série ela vai entrar. Sucesso pra vocês!

  38. Meu nome é Marcos e completei o ensino médio do Brasil no ano de 2014, e queria fazer o high school la, as agencias de intercambio dizem que nao é possivel pois como o aluno ja terminou a escola aqui nao levaria a sério a escola de lá.Tenho 17 anos(17/03/1997) e iria fazer o intercambio no meio do ano de 2015 é possivel?

  39. Olá Marcos,

    Fazer a escola de novo você não pode. Nem aqui, nem em outro lugar. Você terminou, terminou. Pra quê high school de novo? rsrs O que você pode fazer são duas coisas: ou você vem estudar num curso de inglês aqui ou você vem fazer sua faculdade aqui. Pense nisso e sucesso!

  40. Ola estou numa dúvida cruel
    Estou no 2° ano no Brasil e quero fzr o 3° ano no estados unidos Boston
    Mas vou fzr em janeiro será que tem algum problema já que o ano letivo começa em agosto ou setembro ?

  41. Olá, Lu! Sempre li seu blog mas agora estou “devorando” seus post, uma vez que estarei acompanhando meu marido numa viagem de um ano afim de fazer uma pesquisa na Universidade de Michigan. Tenho um filho de 3 anos e gostaria de saber quais são as opções de escola/creche que teria aí nos EUA. Procurei exaustivamente no google e só acho privates daycare e elas são caríssimas! Não existe mesmo outra opção para esta idade? Obrigada desde já!

  42. Olá Sâmila. Infelizmente não tem outra opção, você vai ter que cuidar dele em casa ou contratar uma babá pois seu filho não 6 anos ainda. Até o kindergarden em escolas públicas é pago.

  43. Olá eu vou fazer o 2 eo 3 ano do ensino médio o ano que vem nos EUA. Gostaria de saber se eu poderia repetir de ano lá ? Pois eu nao sei ingles fluente .

  44. Olá Ruatã. Não sei, você vem para cá fazer intercâmbio ou morar indefinitvamente? Quanto ao seu inglês você terá chances de fazer aulas de reforço para melhorar.

  45. Eu tendo 14 anos e no Brasil o ano que vem vou passar pro 9 ano ou 8 série ( no caso se eu ficasse no Brasil) vou pro estados unidos em janeiro que série ou ano que devo entrar e quano? eu faço aniversário em junho eu vou te que fazer o mesmo ano que eu fiz no Brasil e depois em agosto ir pra outro?

  46. OLá Spethany. Você vai fazer um teste na sua futura escola e eles decidirão em que ano você vai entrar. Assim que seus pais fizerem sua matrícula, eles te informarão os passos a seguir. Boa viagem!

  47. Lu, gostaria de saber assim, eu repeti 2 anos aqui no Brasil o 7 eo 9 e hoje estou no 1°ano do ensino médio , com 16 anos já p fazer 17 em agosto desse ano , era para eu estar no 3°ano do ensino médio esse ano . Ano que vem eu vou morar nos eua , eu vou ir pro 2° ano do ensino médio normal ou não ?

  48. Olá Gustavo. A escola vai aplicar testes para saber seu nível e em que ano você estudará. Eles informarão seus pais e você sobre os procedimentos. Se voces quiserem se informar desde ja entre em contato com a escola do distrito educacional da cidade na qual voces vao morar. Sucesso!

  49. Se tipo, eu for 11th grade nos eua, 17 anos de idade, vou fazer 18 em 2017, seu eu começar o ano de 2017 no brasil, serei 2 ou 3 ano?

  50. Você tem que ver isso com a escola, Gabriel. Eles provavelmente vão testar você para te colocar na turma certa.

  51. oi lu tudo bom? Então a minha dúvida é o seguinte:
    Eu tenho 16 anos e quero fazer high school mas eu tenho onde ficar (casa) , gostaria de saber como faço para conseguir o visto e como faço a documentação para entrar na escola

  52. Olá Anna, não sei se é possível fazer intercâmbio sem passar por agências. A família que quer ter você na casa deles tem que se informar com um advogado de imigração para ver se isso é possível e/ou com a embaixada americana. Sucesso!

  53. olá, o meu ex-marido está morando em Michigan e comenta a possibilidade de levar nosso filho de 10 anos para estudar lá… Hoje ele cursa o 5º ano. Mas meu filho nunca estudou inglês.
    Existe a possibilidade de ele ir para lá sem conhecer o idioma? e não ficar atrasado?
    Outra duvida, se ele cursar o parte do ensino fundamenta e o médio lá, é reconhecido no Brasil?

  54. Olá Viviane. Seu filho vai ter aulas de reforço e como é criança aprenderá rápido. Claro que há opções de contratar tutores particulares ou colocá-lo numa escola de idiomas enquanto ele não estiver estudando. Se ele tem algum tempo no Brasil ainda, também a possibilidade de fazer o mesmo, para que ele saiba ao menos o básico.

  55. Olá, eu estava em um site de escolas de boston e eu vir no “graus oferecidos” coisas tipo “10-12” ou “K0-12” sera que voce sabe me informa o que significa isso?

  56. PK ou K a k12 é a educação primária e secundária nos EUA, indo do pré ao colegial (high school). Veja este gráfico para entender mais:K12

  57. eu tenho 14 anos e faco 15 em novembro, estou no 7 grade aqui no TX. Meu amigo entrou no primeiro ano do high school em virginia. Ele fez um teste e sua capacidade foi grande. ele era meu colega. Entao sendo assim, eu nao deveria entrar no minimo no 8 grade? ate por o ensino no Brasil e mais adiantado. estou em duvida, a materia que estou vendo vi na 5 serie do Brasil, meus colegas tem 12 anos e eu 14

  58. Marcelo, você não fez um teste também? Sua escola provavelmente te colocou no nível que eles acharam melhor. Converse com seus pais e com a administração da sua escola, talvez você possa refazer os testes. Sucesso!

  59. Olá!
    Gostaria de passar 6 mêses com minhas filhas de 11 e 13 anos, em Marietta-Ga. Elas podem estudar em escola pública por esse período? É ao retornarem para o Brasil, perderão o ano?
    Agradeço desde já.
    Obrigada!

  60. A resposta vai depender do tipo de visto que você vai usar para entrar no país:

    Se o seu visto é de turismo: Não, suas filhas não tem direito a estudar em escola pública de graça.
    Se o seu visto é de trabalho: Daí sim suas filhas terão direito a estudar em escola pública americana de graça.

  61. Oi Lu, estou precisando de uma luz. Meu enteado vai fazer 16 anos agora em Junho, ele mora no estado do Mato Grosso em um sitio longe da escola, e isso acabou dificultando a vida escolar dele. Ele infelizmente esta a quase 2 anos fora da escola e esta para vir morar conosco aqui na America. Eu nao tenho a menor ideia de como sera. Ele nao terminou a setima, mais pela idade ele deveria estar na nona. Em casos assim como as escolas procedem? Obrigada.

  62. Oi Andressa. Acredito que da mesma maneira que com alunos estrangeiros que não falam a língua inglesa bem. Eles vão testar ele, ver em que série ele se encaixa e darão aulas de reforço para ele pegar o ritmo da coisa. Você pode se informar sobre isso na escola que pretende matricular ele. Eles te ajudarão no processo. Se você não fala inglês pode requerir que eles providenciem um intérprete. Mas não se estresse demais com isso, ele vai pegar o jeito da coisa. Sucesso!

  63. Lu tenho treze anos e estou no oitavo ano na escola . Tem alguma bolsa de estudos que aceita o nono ano . Quero ir morar aí eu e meu irmão ele esta terminando o último ano na escola e vai entrar na faculdade . Pra ele é mais fácil . Mais será que tem pra mim .
    Sou praticamente fluente no inglês

  64. Não sei Luiza, cabe a você pesquisar para ver se acha uma bolsa nesta série e se achar alguma, tente. Se não tentar não saberá e se não conseguir agora, venha estudar como universitária depois ou venha com outro visto. Sucesso!

  65. Em setembro irei passar seis meses nos EUA. Mas a escola de meus filhos não quer encerrar o ano letivo deles para eles começarem p ano seguinte nos EUA. Como ficarei seis meses e o ano letivo começa em setembro se eles não terminarem aqui para poder ir, será como reprovação. Como resolver esse impasse?

  66. Sinceramente não sei Luiz, a escola dos seus filhos te disse que será que nem reprovação? Você tem que resolver isso com as 2 escolas. A brasileira e a americana. Porém se você está vindo com visto de turista, seus filhos não tem direito a estudar em escola pública americana, então neste caso não faz sentido vir para cá e não conseguir continuar os estudos deles. Converse com elas.

  67. Olá Lu, tudo bem?

    Eu fiz um curso de tecnólogo e o mestrado. Gostaria de fazer um doutorado nos Estados Unidos, mas que precisa de uma graduação de 4 anos. Voce sabe me informar se eu teria que fazer algum curso complementar ou algo do tipo. Obrigada

  68. Olá Yasmin. A escola/universidade/faculdade de seu interesse vai poder te guiar a respeito, entre em contato direto com eles online. Sucesso!

  69. Oi tenho 16 anos e estou no segundo ano de ensino médio do Brasil. Queria saber se tem como eu terminar o ensino médio no Brasil mesmo e depois fazer o 4 ano nos EUA.Queria saber também se tem como eu ir morar com uma tia minha que esta ai com visto de turista. Obrigada.

  70. Oi! Então eu tenho uma dúvida…
    O primeiro semestre nos EUA é em Agosto/Setembro e no Brasil é em Janeiro/Fevereiro.
    Eu queria que minha filha fizesse o 9º ano nos EUA, ela iria começar em Agosto de 2018, 1 semestre aí, e terminaria em junho de 2019. Se ela quisesse voltar para o Brasil no ensino médio ela ficaria atrasada? Pois em 2019 a turma dela aqui no Brasil em junho já estaria indo para o 3 semestre e ela estaria terminando o 9º ano…
    Ela terá de fazer denovo e ficar atrasada?

  71. Isso tudo tem que ser visto com a escola na qual ela será matriculada e no school distric ao qual a escola pertence. O único jeito de saber ao certo é entrando em contato com eles, explicar a situação e ver o que eles recomendam e/ou qual o procedimento. Sucesso!

  72. Lu, sou nova aqui no seu blog e já posso começar a dizer que eu amei.
    Mas surgiu uma dúvida, eu tenho 17 anos e daqui para o começo do ano estou indo morar nos EUA, eu terminarei os estudos (3Ano do Ensino Médio) no final do ano aqui no Brasil. Quando eu for pra lá eu ainda terei que ir para escola?

  73. Se voce for se formar este ano e pegar seu diploma de ensino médio, nao precisará estudar o ensino médio aqui. Se você ainda tem mais um ano de ensino medio, ou seja, nao vai receber seu diploma este ano, entao voce tera que terminar o ensino medio aqui. Sucesso!

  74. Olá, eu reprovei o 2 ano do ensino médio, e gostaria de fazer faculdade nos EUA. Por conta da reprovação, terei dificuldades em entrar em uma universidade?

Faça parte da conversa: