Para Estudantes, Para imigrantes

Como É O Calendário Escolar Nos Estados Unidos?

calendário escolar nos Estados Unidos

Há muitas diferenças entre os sistemas de ensino brasileiro e americano, uma dessas diferenças é em relação ao ano letivo, ou calendário escolar nos Estados Unidos .

Enquanto no Brasil, o ano letivo inicia em fevereiro ou março e termina em novembro ou dezembro, o mesmo começa em agosto ou setembro e vai até maio, junho ou julho nos EUA.

Escolas primárias e de ensino fundamental, conhecidas nos Estados unidos como ensino K-12 (ou seja do Kindergarden – K- até a 12a série, daí o 12) seguem esse calendário e usam como base de avaliações o sistema bimestral ou trimestral.

A maioria dos Community Colleges seguem o mesmo sistema de provas que as escolas K-12, já as Universities e Colleges variam no uso desses sistemas podendo dividí-lo em semestres, trimestres ou bimestres. Para saber qual o calendário certo, você tem que checar diretamente no site da instituição educacional.

 

calendário escolar nos Estados Unidos
por Mario Sánchez Prada vai Wikimedia Commons

 

O sistema mais usado nas instituições de ensino superior americanas ainda é o semestral.

Além disso deve-se saber que as aulas geralmente começam um dia depois do feriado do dia do trabalho (Labor Day), porém há escolas que usam datas posteriores para o início das aulas (final de agosto, por exemplo).

Veja um resumo sobre os calendarios escolares no Brasil e nos EUA na tabela abaixo:

 

Ano LetivoBrasilEstados Unidos
Início das aulasfevereiro / marçosetembro / agosto
Fériasjaneiro e julhojulho / agosto
Término das aulasdezembrojunho / julho
Dias da semanade segunda a sextade segunda a sexta
Total dias de aula200 dias180 dias
Base do calendário escolarbimestraltrimestral / bimestral
Fonte: Wikipedia

 

Os dias de aula costumam ser de segunda a sexta-feira, porém há certas escolas que possuem dias diferentes de aulas, tais quais escolas judaicas (aulas de quarta à sábado) e muçulmanas (aulas de quinta à domingo).

Além das férias há também os dois períodos de recesso escolar nos EUA, a chamada spring break e a winter break. A primeira ocorre geralmente um dia depois da Páscoa ( equivalente a nossa semana do saco cheio) e a última na véspera de Natal.

Geralmente as provas mais importantes são dadas semestralmente ou anualmente, dependendo da escola. Avaliações que visam revisar o material aprendido em sala costumam ocorrer a cada dois ou três meses.

 

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

Quero morar nos EUA!

47 comentários sobre “Como É O Calendário Escolar Nos Estados Unidos?

  1. No EUA tem 180 dias de aula e no Brasil 200 dias.. e o ensino do EUA é muito superior ao do Brasil !!

  2. Livia, concordo plenamente. nos EUA, tem menos dias letivos e o ensino é superior porque a investimento das autoridades, que acham que e melhor ter um povo sabio e inteligente, enquanto nossos governantes preferem um povo leigo para poder enganar.

  3. Se o primeiro ano aqui começa em fevereiro de 2010 por exemplo lá ele começará em setembro de 2010 ou de 2009??

  4. Oi eu sou um estudante e moro aqui nos usa , e n e o q vcs acham, o ensino no Brasil e mt mais avancado, mas em questao de tecnologia, aula praticae etc, aqui e sem comparação!

  5. Gostaria de saber se pode me dizer qual a carga horária das aulas pra alunos do high school e o horário que geralmente se estudam.
    Vemos em filmes geralmente eles almoçando na escola em alguns casos e em outros lanchando apenas.
    Os horários são variáveis?
    Qual a média de horários em que se entra e se sai da escola?
    E as aulas? São em turmas fixas como aqui no Brasil, ou cada aluno tem uma grade diferente, mesmo estando na mesma série.
    Porque aqui por exemplo cada turma tem uma sala e a sala tem o sua grade de aulas? Lá a impressão que tenho é que cada aluno tem sua grade e por isso tem momentos em que se estuda com determinados alunos e em outros momentos não, mesmo sendo todos da mesma turma? É verdade ou minha impressão está errada?
    Obrigada pelo post e mais ainda pelo site.
    Beijos,
    Mari

  6. Olá Mariana,

    Meus filhos não chegaram nessa época ainda mas perguntei para um americano em relação a Flórida e soube o seguinte: quatro aulas por dia, cinco vezes por semana, uma hora e meia cada aula e cada aula em salas diferentes.

  7. Ah, entendi. MUITO obrigada, Lu pela resposta!
    Adoro o seu site, viu?
    Muito informativo, dinâmico e gostoso de se ler!
    Parabéns!
    Beijos,
    Mari

  8. Gostaria de saber qndo devo transferir minha filha de escola. Pois ela está no 6 série 7ano aqui no Brasil e estarei indo a trabalho no EUA e irei ficar lá por mais de um ano.

  9. Olá Taline,

    Se você já sabe a cidade na qual voces vai morar voce já pode entrar em contato com as escolas da área e se informar dos procedimentos. Eles sao as melhores pessoas para te informar do que fazer e quando. Sucesso!

  10. Oi Lu,
    no meu caso, meu filho está no 1o ano do ensino fundamental, que terminará em dezembro de 2016. Em Miami, ele deverá iniciar a escola em qual data? Maio? ele terá que fazer novamente o 1o ano né?

  11. Olá Adriana. Não se preocupe, ele vai fazer um teste na escola para saber em que série vai estudar. O ano letivo nos EUA começa em agosto ou setembro, vai depender da escola. Para saber disso tudo entre em contato com a secretaria da escola da região na qual você vai morar em Miami para detalhes.

  12. Se no Brasil as aulas terminam em setembro ou dezembro significa que se eu fosse pros Eua eu ficaria uns tempos sem estudar ? E se eu ficasse eu ficaria atrasada? Mds to confusa!!

  13. Depende Myllena, você vem pra cá para morar indefinitivamente (ex: seus pais obtem um emprego aqui e se mudam para cá com você e você é menor de idade) ou você vem para cá para estudar e morar temporariamente (ex: um intercambio de high school)?

  14. Olá eu estou no 2 ano do ensino médio, comecei agora no caso. E em setembro vou me mudar para os EUA, aí gostaria de saber se eu chegando lá posso continuar cursando o 2 ano do ensino médio, ou ja posso ir pro 3 ano ?

  15. Gostaria de receber dicas de como buscar por escola em Miami – Doral e arredores para minha crianca especial com autismo de grau lleve , porem com limitacoes. Se for pela idade, posso dizer que ele tem 11 anos e atualmente estuda em escola reguular com criancas de 9 anos . Connta com acompanhamento individualizadoo na sala de aula para evitar que fique disperso demais e perca o fio da meada ….. Esttou bastante preocupada. O ponto positivo , seria dizer que ee uma crianca inteligente, gosta muito dos Estados Unidos e aprova totallmente estudar numa escola americana . Conhece algumas palavras em ingles e quanto a linguagem nao me preocupo. A integracao dele social ee mais delicada por causa da diferenca de idade . Saberia dizer se ha alguma avaliacao neste caso, como se fosse uma pre sellecao ?
    Se tiver qualquer informacao pra refinar essa busca sera de grande valia. Agradeco muito. Vou tentar conversar com algumas instituicoes que conseguir contatar ainda este anno.

  16. Olá Claudia. Se for estudar em escola pública ele vai ter que ir na escola na região onde você irá morar, você não tem escolha neste caso. Você tem que procurar pelos sites e entrar em contato com o School district da redondeza e com o Department of Special Education, você vai encontrar todas informaçoes necessárias nestes sites para matricular seu filho especial, mas a escola te auxiliará e vão fazer um placement test com seu filho, etc. Não tenho como te passar o site exato pois pelo que sei há 3 distritos escolares em Miami e você vai ter que entrar em contato com o distrito ligado a cidade que você vai morar. Agora na escola particular, você terá que achar escolas que tenham programas para dar aulas para crianças especiais e elas não seguem todas as regras dos School Districts e nem todas aceitam crianças especiais. Uma dica que tenho é para que você comece a acompanhar e/ou fazer parte de associações de autismo daqui, eles são de ajuda, e se inteirar sobre as leis de estudo para crianças especiais na Flórida no site do School district t do departamento que já citei. Sucesso!

  17. Eu sou Maria do carmo e gostaria de saber se vc pode sanar algumas dúvida minhas?. como se diz prova escolar, nota escolar,série escolar, porque os alunos trocam de sala e não o professor, como se chama o nível de 6 ano ao 9 ano. Desde já , muito obrigada. Ducarno.

  18. Vou para os EUA em de Dezembro, até lá, meu filho já vai ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio, se as aulas começam em Agosto ele ficaria esse tempo todo sem estudar? Ou posso matricular ele em Janeiro? Pois penso, que se matricular ele quando as aulas já estão “acontecendo”, ele irá perder algumas matérias. Não? Se puder me responder eu vou ficar muito grato.
    Abs.

  19. Olá. Meu nome é Sarah, Sou americana. Tenho 15 anos e vou fazer 16 em primeiro de outubro. Estou pretendendo em mudar de volta para os EUA para estudar. Quando eu cheguei no Brasil eles me voltaram um ano, estou no nono ano mas deveria está no primeiro ano do ensino médio. Eu sou fluente em inglês pois fui criada nos EUA até os 10 anos. Eu queria saber qual opção é melhor:
    1º: eu ir para os EUA em dezembro (se eu for em dezembro, e terminar o ano aqui, vão me atrasar um ano na escola quando eu chegar nos EUA ou eu vou colocar sophomore year como eu deveria?)
    2º: eu ir pro EUA em outubro (se eu for em outubro, eles vão me fazer repetir o 9º ano pois eu não terminei ele aqui, ou vão me colocar no sophomore year de acordo com minha idade?).
    Estou precisando saber urgente. Obrigada.

  20. Só a escola na qual você vai estudar para te passar essas informações. Entre em contato com eles. Sucesso!

  21. Luiz, as matrículas geralmente começam em julho, mas também depende da escola. Entre em contato com eles para saber. Sucesso!

  22. ola
    Eu sou Angolano estou no 12 ano(termino no final de novembro) pretendo ir a E.U.A no final de dezembro, a minha questão é será que vou fazer de novo todo medio ou nem por isso

  23. Se você terminar o ensino médio no seu país, você não tem a necessidade de estudar o ensino médio aqui.

  24. oi Lu em primeiro lugar parabéns por ajudar tantas pessoas. vou estudar 1 ano em aventura e tenho uma filha de 6 anos. voce acha q ela vai ficar sem estudar todo esse tempo? (até agosto) ou na idade dela seria maiz facil matricula-la em fevereiro. outra dúvida é sobre a escola waterways, voce sabe algo a respeito? minha filha sempre estudou em escola montessoriana, o q vc acha ??

  25. Infelizmente não conheço, Renée. Sei que há escolas Montessori aqui então se você quer que ela estude numa delas, e sendo elas particulares, por que não? entre em contato com as escolas de sua escolha para saber quando é feita a matrícula e como funciona o processo. Sucesso!

  26. Minha neta irá em Fevereiro. Estará no quarto ano. Ela não sabe inglês. O que poderei fazer nesse caso?

  27. Meu filho iniciará a Universidade agora em janeiro estamos sem entender como concluir o semestre. Estão dando maio para concluir e só retornar setembro? Estamos muito confusos. Que férias longas são essas? Para imigrante fica muito difícil. Alguém pode me orientar? Ele viaja sexta, dia 12/01

  28. Olá, minha filha irá com cinco anos em junho… Consigo colocar v em uma escola gratuita em Atlanta!?

  29. oi lu , vc sabe me informar sobre o sistema do mec referente ao ano escolar estou querendo retornar em dezembro quando elas estiverem no meio do ano aqui , ela tera que começar a quarta serie no brasil no inicio do ano novamente ?

  30. Não sei, Marcelo. Você vai ter que entrar em contato com a escola no Brasil para se informar mais.

  31. Oi será que alguma escola aceita um aluno com 19 anos para cursar o último ano do high school

  32. ESTA não dá direito a estudar, só de passear e por tempo limitado, se a pessoa com cidadania européia quer trabalhar, estudar e etc, precisa ter o visto de trabalho, de estudo e etc. Se informe mais a respeito no site do consulado americano na Itália (pois as regras mudam para europeus). Sucesso!

  33. Não sei Luiza, mas talvez ele terá que fazer o GED ao invés de entrar numa high school. Leia sobre o GED aqui: o que é o GED?. o jeito de saber é conversar com a escola para saber. Sucesso!

  34. Minha filha está terminando o 7 ano no Brasil, se nós nos mudarmos para Florida em Fevereiro ela vai ter que ficar sem estudar até setembro?

  35. Adriely, você tem que entrar em contato com a escola na qual ela vai estudar para tirar suas dúvidas. Cada condado, cada cidade, cada escola com suas regras. Sucesso!

  36. Possível é, mas é difícil conseguir o tipo de visto que permita isso. Visite o site do consulado americano no Brasil e procure pelos vistos de estudante, de lá procure por aqueles que permitam que se trabalhe e veja se você preenche os requisitos para tirá-lo. Sucesso!

  37. Bom dia! Estou indo para orlando em janeiro, minha filha tem 4 anos ,n fala nada em inglês, terá muita dificuldades com os coleguinhas na escola, corre o risco de sofrer bullying? Obrigada.

  38. Crianças aprendem mais rápido do que adultos, Luciana e ela terá aulas de reforço na escola se for preciso. Recomendo que você converse com a escola para saber o que eles oferecem neste sentido. Sucesso!

Faça parte da conversa: