Os Diplomas Brasileiros São Reconhecidos Nos EUA?

diplomas brasileiros são reconhecidos nos EUA

por Viktor Braga via flickr

Muitos leitores do blog me perguntam se diplomas do ensino superior brasileiros são reconhecidos nos Estados Unidos. A reposta para essa pergunta é não (pelo menos não completamente reconhecidos).

Então não adianta você achar que só por que tem um diploma de enfermagem ou pedagogia ou qualquer outro que você conseguirá fazer pós-graduação ou trabalhar na mesma profissão nos EUA só por causa do canudo.

Mas “se não é assim que o sistema funciona, o que é preciso fazer com meu diploma brasileiro? Afinal de contas estudei todo esse tempo no Brasil à toa?”

Ao contrario do Brasil, onde o Ministerio da Educação reconhece (leia-se “desconhece”) diplomas de estrangeiros que ali moram.

Os Estados Unidos não possuem um orgão governamental que tome cuide do reconhecimento de diplomas estrangeiros.

Portanto esse processo é delegado à empresas privadas, as quais fazem o que é conhecido como credential evaluation services, ou seja, são essas empresas que avaliam seu diploma em relação ao seu equivalente – se existir – nos Estados Unidos.

Depois essas mesmas empresas passam a equivalência ao empregador ou instituição de ensino interessada no candidato à vaga profissional ou de estudo.

Portanto é bem provável que a escola ou a comissão que regulamenta o seu tipo de profissão nos EUA peça que seu diploma seja avaliado por uma dessas empresas. São elas quem vão te passar uma lista dos evaluation services de sua preferência.

A partir daí a instituição saberá se você terá que conseguir mais educational credits (literalmente horas-aula de estudo), fazer cursos adicionais, fazer testes de certificações específicas para poder atuar na mesma área profissional ou ainda se seu diploma está compatível (quase um milagre isso acontecer) com seu curso americano correspondente.

Infelizmente na maioria das vezes o diploma não é completamente reconhecido e em certas instâncias até ignorado. Nesses últimos casos aluno/candidato tem que refazer o curso, só que dessa vez a versão americana do mesmo (isso costuma acontecer com os cursos superiores da área médica, pois a grade curricular e treinamentos costumam ser diferentes).

Por que você acha que há tantos fisioterapeutas e outros profissionais brasileiros da área médica trabalhando em lanchonetes e em outros empregos típicos de imigrantes nos EUA?

Mas isso não quer dizer que todos profissionais brasileiros acabarão trabalhando em empregos que são considerados míseros no Brasil e que essa é o único caminho para eles.

Porém como a validação de diplomas é um processo demorado, caro e complexo, essa opção tende a ser a escolha de muitos até eles conseguirem juntar um dinheirinho extra para poder bancar todo o processo.

É importante notar que além do processo citado acima, algumas profissões precisam ser licenciadas dentro do estado americano antes que um indivíduo possa exercê-las.

O porém aqui é que geralmente cada estado americano possui sua licença própria, ou seja,  se você mudar de estado tem que fazer outra prova e obter outra licença para trabalhar na mesma profissão por lá, de acordo com as instruções da associação profissional daquele estado americano.

Essas mesmas áreas profissionais costumam exigir treinamento e pós-graduação e muitas delas não possuem orgãos que cuidem da avaliação de estudantes/profissionais formados no exterior, portanto cabe ao empregador e à instituição de ensino, se for o caso, lidar com isso.

É com eles que você tem que se informar sobre os procedimentos para sua área e para saber quais os serviços de credit evaluation que eles preferem.

Algumas das profissões que exigem a obtenção de licenças para se trabalhar nos Estados Unidos são:

  • Contabilidade;
  • Profissões na área de saúde (cargos de auxílio) .
  • Enfermagem – leia mais sobre como trabalhar com enfermagem nos EUA;
  • Medicina – leia mais sobre como estudar medicina nos EUA;
  • Odontologia;
  • Nutrição;
  • Orientadores psicológicos (educacionais);
  • Terapia ocupacional;
  • Terapia familiar e marital;
  • Especialistas em massagem;
  • Optometria;
  • Osteopatia;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Psicologia;
  • Arquitetura;
  • Veterinária;
  • Cosmetologia;
  • Quiropraxia;
  • Engenharia;
  • Direito;
  • Serviço social;
  • Educação, entre outros.

Portanto além do tempo de estudo e treinamento, pessoas interessadas nas profissões citadas acima devem obter certificação estadual para exercer tais profissões.

Então resumindo, a melhor maneira de saber o que você precisa fazer no seu caso é contatar a comissão profissional da região onde você vive e fazer seu processo de acordo com as instruções deles.

Já se você pretende estudar ou trabalhar em outra área que não se encontra na lista acima, você deve entrar em contato com a instituição de ensino de seu interesse ou com o empregador de sua escolha e se informar sobre os procedimentos de validação/reconhecimento de diplomas para estudar ou atuar nessas áreas.

Você  será informado que precisa ter seu diploma traduzido e avaliado por uma empresa americana de credit evaluation e sobre os passos a seguir.

Quando o interesse é trabalhar nos EUA e a profissão não está listada acima a necessidade de validar o diploma fica a critério da empresa contratadora. De qualquer forma ela vai te informar do que fazer e será preciso fazer isso ou não.

Só mais uma última coisa, tanto a tradução quanto a avaliação do diploma não são grátis, logo, você terá que pagar por elas.

E além de validar seu diploma, para trabalhar nos EUA, você precisará melhorar e/ou aprender inglês. Se você quer dicas sobre o assunto compre o ebook abaixo:

 

 

Fique por dentro dos posts do blog!

Coloque seu email abaixo

106 ideias sobre “Os Diplomas Brasileiros São Reconhecidos Nos EUA?

  • Gostaria de saber se você tem algum conhecimento se no estado de Maryland o diploma de Pedagogia é plenamente válido para se cursar o mestrado(graduate) na mesma área, ou se será necessário cursar mais matérias antes de se estar apto à fazer o mestrado.

  • @ Anderson,

    Voce tem que entrar em contato com Maryland State Department of Education e tambem com a universidade na qual voce deseja estudar para saber quais os requisitos e procedimentos no seu caso.

  • Mas e as profissões que NÃO necessitam dessa validação. me parece quem algumas precisam apenas de uma validação mais simples, sem aquela prova. Estou doido procurando, mas não consigo mais encontrar o site que eu li isso! Vocês poderiam me ajudar com essa informação? Ou onde eu possa encontrá-las. Muito Obrigado!

  • Guilherme,

    Primeiramente voce tem que entender que ha 3 coisas completamente diferentes: a traducao do diploma e uma coisa, a validadacao do diploma e outra coisa e a certificacao (o que voce se referiu como “aquela prova”) e outra coisa.

    Por exemplo, voce pode ser um cabeleireiro com certificado brasileiro mais 20 anos de experiencia, por exemplo, chegando aqui e claro que sua experiencia contara bastante, porem para poder exercer essa profissao e preciso fazer uma certificacao (que e obrigatoria) estadual americana. Dependendo da experiencia, habilidade da pessoa na profissao e da fluencia dela em ingles as coisas ficam mais faceis.

    Como ja disse nesse post o empregador te informara exatamente como voce devera proceder para trabalhar na area.

    Boa sorte.

  • boa tarde!
    Primeiro, parabéns pelo site, estou interessado no assunto e existe pouca coisa na internet sobre isto.
    Estou inclinado a me increver na Anhembi Morumbi, que é uma universidade que tem parceria com a Laureate Universities, que teoricamente voê ficaria habilitado a trabalhar em outros países. E eles também tem parcerias com universidades americanas (na minha área a Walton U de Minessota). Será que vale a pena fazer este curso com eles? ou eu posso fazer qualquer outra universidade e simplesmente fazer a validação?
    Detalhe, meu curso é Administração com enfase em Marketing, acredito que seja um curso sem grandes complicações para validar.
    Outra coisa, existe alguma lista de instituições aceitas nos EUA ou as não aceitas? Assim posso filtrar a minha escolha.
    Abraços!

  • David,

    Ja que voce encontrou uma universidade brasileira que possui convenio com universidades americanas, e mais vantajoso voce fazer o curso com eles e transferir para os EUA do que comecar um curso numa universidade brasileira e ter que passar pela dor de cabeca da validacao depois.

    Voce tem razao em dizer que administracao e um curso facil de validar. Ele e com certeza bem mais facil do que os da area de medicina, por exemplo.

    Essa tal lista que voce mencionou nao existe. O que ocorre as vezes e que a universidade nos EUA ja fez validacoes de alunos brasileiros da mesma universidade que a sua,por exemplo, e isso facilita a validacao da grade dessa tal universidade. Agora se voce for o primeiro e claro que complica mais.

    O que mais muda nos EUA e a grade curricular, que podemos considerar quase que individualizada. As materias mudam praticamente de aluno para aluno dependendo do objetivo profissional do mesmo. Resumindo e bem mais complicado do que o curriculo generalizado do Brasil, por isso a complicacao da validadao.

  • Olá….tenho 49 anos, sou casado, descendente de italianos (pretendo um dia requerer cidadania italiana),e sou recém formado em fisioterapia. Experiência somente adquirida nos estágios. Possuo experiência como cuidador de idosos. Estou iniciando curso de inglês, sei um pouco, mas quero aprender bem a falar ingl~es este ano. Gostaria de saber quais minha chances de trabalhar nos Estados Unidos. Cidadania italiana ajudaria? Se cursar uma pós no Brasil (Latu sensu) ajudaria? Desculpe tantas perguntas, mas desde os 18 anos tenho verdadeira paixão para morar e trabalhar nos Estados Unidos. Não vou mais fazer perguntas, mas, se puder me enviar todas as informações que puder, te agradeço muito. Um abraço!

  • David,

    A questao no seu caso nao e conseguir emprego ou nao, e sim conseguir um visto que te de direito de trabalhar. Essa e a parte dificil. Quanto a cidadania europeia, a unica coisa que ela difere da brasileira e que voce nao precisa de visto para ficar aqui como turista por tres meses, o resto e mesma coisa.

    Ao inves de voce fazer uma pos ai, pense em fazer uma pos aqui. Essa seria a solucao mais imediata e provavel para voce vir para ca. Ha mtas universidades brasileiras que possuem convenios com universidades nos EUA e voce poderia tentar algo atraves delas. Mas tenha em mente que para fazer isso voce precisa ter um ingles muito bom. Entao acelere seu ingles ai e e isso.

    Boa sorte,
    Lu

  • Parabéns pelo site. Possui bastante informação. Mas vc poderia me dar alguma orientação? Sou farmacêutica aqui no Brasil e tenho um irmão com dupla cidadania americana. Vamos tentar o visto de parente de cidadão americano. Mas eu gostaria de exercer a minha profissão lá. Por onde começo?

    Agradeço antecipadamente.

  • Valéria,

    Levando em consideração que o visto através de irmãos leva em média de 10 a 11 anos para ser obtido. Até lá muita coisa pode mudar em relação à sua área profissional e também a vistos.

    Abçs
    Lu

  • Parabéns pelo site, muito bom mesmo! Eu gostaria de saber se por acaso você tem alguma informação sobre algum curso que eu poderia fazer nos EUA e depois ter sucesso profissional com ele no Brasil. Moro nos EUA, minha mãe tem cidadania e estou em processo de obtenção de meu greencard, e após dois anos de tê-lo recebido poderei pedir a minha cidadania. Se nesse tempo eu quiser voltar para morar no Brasil você saberia me dizer, em sua opinião, qual seria uma profissão que me daria um bom retorno financeiro e cujo certificado americano seria reconhecido no Brasil? Muito obrigada por sua atenção!

  • Sabrina,

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo comentário. Você pode fazer a aplicação para a cidadania depois de 5 anos de Green Card e não 2 anos. Você deve consultar o Ministério da Educação para saber sobre a validação/ reconhecimento de diplomas americanos no Brasil. Sei que o processo é bem demorado e burocrático, se duvidar mais até do que reconhecer diplomas brasileiros por aqui.

    Em relação à profissão vou dizer uma coisa que ouço muito por aqui “se você gosta realmente do que você faz, o dinheiro vem mais cedo ou mais tarde”.

    Abçs

  • well, I’d like to work and to live at the United States for about two years. I’m graduated in portuguese language by University of Amazon. How can I get search thing like that? Can you help me, please. I’ll be very gratefull. because I want to improve my english, of course. thanks.

  • Bem eu gostei muito das informações, dadas pela “Lu”. Principalmente com relação aos salários americanos. se comparados aos salários dos professores brasileiros, ainda é melhor. resta saber o custo de vida americano, para saber se compensa um empreitada dessa magnitude. Sou graduado em Lingua Portuguesa pela UFAM, em Manaus. Meu sonho sempre foi viver nos Estados Unidos, mas como esperiência e enriquecer meu Inglês. Um abraço. Parabéns pelo site.

  • Ok, minha situação é a seguinte: vou terminar o 3º ano do ensino médio esse ano e, como meu pai não quer me deixar ir pra faculdade ainda (porque tenho 15 anos), queria ir pros EUA, já que lá tem até o quarto ano do ensino médio (foi meu primo que mora lá que disse). Isso que você falou de o diploma não valer, é só pra universidades e pra trabalhar ou valeria pra mim também?

  • Anna,

    No artigo discuto os diplomas de ensino superior e não os de ensino médio. Nesse caso você teria que vir para cá como intercâmbista.

  • Em relação a diplomas de cursos como ciencias da computação, sistemas de infomação e áreas afins? Soube que esse tipo de diploma é reconhecido. Você saberia me informar? Agradeço !!!

  • Meadiator/ Argus

    Vai depender do empregador americano e a mesma coisa no de transferir seus historico para faculdades aqui, pode ser que de algumas aceitem seu diploma, outras nao, algumas somente parcialmente… e o mesmo no caso de trabalho.

    Para saber mais sobre isso voce deve entrar em contato com a associacao de profissionais desse área localizada no lugar onde voce pretende morar ou no caso de transferencias, entrar em contato direto com a universidade.

    Boa sorte!

  • Boa Tarde. Você poderia me informar sobre como ser médico no estados unidos?
    Já sou formado, fiz especialização e Pós graduação, e estou muito interessado em morar nos Estados Unidos.
    Gostaria de saber que tipos de documentos são necessários.. quais os primeiros passos e à quem devo recorrer inicialmente….
    Tenho parentes próximos por lá morando em Chicago e Miami…
    Obrigado..

  • Lu, eu achei uma coisa na internet, não sei se você já sabe, ou já postou no seu blog e eu ainda não vi, afinal seu blog é muito EXTENSO… Bem andei pesquisando e fui parar sobre os estados que tem mais empregos a oferecer, ou coisas parecidas, e fui parar no site FORBES.COM, e achei um lista assim: THE BEST STATES FOR JOBS (Os melhores estados para trabalhar-Os melhores estados para trabalho), bem aqui está a classificação:

    1°= Texas
    2°= Nevada
    3°= Arizona
    4°= Novo México
    5°= Dacota do Norte
    6°= Utah
    7°= Florida
    8°= Oklahoma
    9°= Georgia
    10°= Oregon

    E aí, você concorda com a lista?

  • Lu,

    Sou formado em pedagogia e filosofia e gostaria de saber como funcionaria para validar o diploma nos EUA, para dar aulas em escolas primárias.

    Você saberia algo sobre isso?

    Agradeço

    Parabens pelo site, e as informações postadas.

  • Fernando,

    Como coloquei no artigo acima, voce tem que entrar em contato com empresas americanas que fazem validacao de diplomas estrangeiros. Seu diploma pode tanto ser totalmente aceito quando parcialmente ou ignorado. Ai se voce tiver um visto q te de o direito de trabalhar aqui vc tem fazer uma certificacao junto ao departamento de educacao da regiao na qual voce vai morar.Tendo o certificado vc pode dar aulas em qualquer escola daquela determinada regiao.

  • Olá Lu, tudo bem? Sou o mesmo Lucas que postou um tempo atrás no post dos vistos que dão mais chance de conseguir o green card. Então, eu gostaria de saber se um diploma em programação em uma faculdade pública (UFRJ ou UERJ) seria reconhecido (depois da validação, etc) e eu não precisaria fazer nenhum adicional. Grato.

  • Lucas,

    Recomendo que você procure saber se essas ou uma dessas duas universidades possuem convênio com universidades aqui nos EUA. Se elas tiverem, a probabilidade delas aceitarem seu diploma ou parte do seu currículo escolar é maior.

    Mesmo se seu diploma for aceito você certamente precisará passar por exames profissionais aqui para poder exercer a profissão em questão.

  • Oi Lu.. Estou pra começar minha faculdade de Medicina Veterinária, mas sempre com planos de mudar pros EUA.. Eu vi que ela está na lista, assim como Direito e etc.. Será que terei que, se por acaso mudar pros Eua, fazer o curso TODO de novo? Ou seria só um ‘pós’? Realmente tenho essa dúvida e não conheço ngm que more aí pra me tirar ela, rs.. Ah, e aaaaaamo seu site, nunca nos deixe sem informações, ok?? Hahahah sana um pouco a curiosidade desse país onde as coisas dão certo, que é o Estados Unidos.. Bjs e obrigada desde já! 🙂

  • Finalmente acho que encontrei uma pessoa que pode ter a resposta às minhas perguntas.

    Bom, promeiro acho que tenho que contar um pouco da minha situação… meu noivo está atualamente nos EUA, em Wisconsin, a principio em treinamento, mas já está dando entrada na documentação para o visto H. Pelo pouco que sabemos se nos casarmos, que é nossa intensão, poderei ir como acompanhante, mas não poderei trabalhar, apenas estudar (não sei se é verdade) – favor comentar se souber de algo.
    Sou Farmacêutica, já fui estágiaria em uma industria no Colorado e pretendo exercer minha profissão no EUA, se possivel.
    Sempre tive um sonho de montar um salão de beleza e utilizar os produtos fabricados por mim (situação possivel no Brasil devido a minha formação). Então pensei em tentar fazer algo semelhante ai, porém apenas encontrei curso de cosmetologia. Você sabe me informar qual seria a melhor maneira de eu tentar algo nesta área?? (farmacia e cosmetologia?) não sei se apenas este curso me dará a possibilidade de ter um salão e de manipular os produtos.

    Ficarei muito agradecida se puder me ajudar, já não aguento mais a distancia do meu noivo e precisamos de um “rumo”!!

    Obrigada,
    Débora

  • Pois bem, até que enfim achei um site que pode tirar as minhas duvidas nesses quesitos, poi ninguém conseguiu me dar um resposta plausivel em relação a profissões da area da aviação, como poderia ingressar em uma empresa americana nos EUA, será que somente com validação de diploma ou será que por se tratar de aviação se tornam mais complexas, dificil de poder ingressar!

  • Fabricio,

    Infelizmente não tenho uma resposta exata para vc. Mas a melhor maneira de vc descobrir é entrar em contato com empresas de aviação e enviar seu CV para eles e também entrar em contato com associações profissionais americanas nessa área. Eles poderão te informar se vc precisará de certificados extras e/ou mais horas de trabalho, etc.

    Boa sorte!

  • Olá!
    Vou iniciar um curso de Letras – Tradutor e Interprete aqui no Brasil…
    Porém meu plano é me mudar para os Estados Unidos e atuar lá com a profissão.
    A pergunta é: Meu diploma de tradutora e interprete valerá lá?
    Pensei em fazer o curso lá, porém pelo que eu vi só tem em Pós Graduação…
    Bom, deve haver outro curso, não?
    Enfim… O que seria melhor ser feito? Fazer a universidade aqui ou procurar outro meio lá?
    Obrigada!
    Att.
    Thaís

  • Olá Thais,

    Muitas empresas dos EUA preferem pessoas que já tenham experiência profissional na área que eles vão traduzir, por isso alguns tradutores aqui fazem bacharelado em outras áreas (mais especificamente a área profissional na qual eles gostariam de traduzir) e depois pós em tradução. Mas ha outras alternativas e isso dependerá dos seus objetivos.

    Alguns diplomas são aceitos, outros parcialmente e alguns não são aceitos. Vai depender da área, infelizmente não tenho certeza qual dessas opções se aplicam a tradutores, no entanto sei o que você pode fazer para saber mais sobre isso:

    Entre em contato com as associações encontradas nessa página Interpreters and translators – US Department of Labor e veja o que eles têm a dizer sobre validação de diplomas estrangeiros de tradução.

    Depois de saber se seu diploma pode ser completamente validado ou se vc terá que estudar mais aqui, daí vc pode ver qual a melhor estratégia para se caso.

    Boa sorte!

  • Olá! Primeiramente parabéns pelo blog super informativo, descontraído e empolgante de se ler!!

    Eu gostaria de saber sobre profissões que não requerem essa licença/validação. Existe?? Caso você possa informar uma lista de algumas delas, serei grato! 🙂

  • Olá Guilherme,

    Profissões que não exigem essa licença são aquelas tipo trabalhadores de restaurantes, vendedores de lojas e etc (embora haja exceções à regra) ou seja, as quais não exigem nível educacional alto, porém essas mesmas profissões não dão visto de trabalho.

    Se você já tem certas profissões em mente e gostaria de saber como conseguir trabalhar nos EUA nessas áreas, visite o mesmo site que indiquei para a Thais no comentário acima.

  • Nos estados unidos existe sim, um órgão que avalia a verassidade do diploma. Você pode fazer o processo online pelo site( http://www.wes.org). Eles vão avaliar o seu diploma e traduzir para inglês, que te dar a possibilidade de cursa uma outra faculdade, mestrado ou trabalhar. Por que quando você vai procurar um emprego ou vai estudar, eles vão pedir que você solicite uma carta desse órgão, pois o wes é o único que poder provar que você tem ou não um diploma.

  • Livia,

    Esse é somente um dos orgãos que avaliam diplomas nos EUA e Canadá, portanto NÃO existe um único orgão que traduza e valide diplomas estrangeiros.Se houvesse um único eu o teria indicado no artigo.

    Quando pretende-se estudar aqui algumas universidades dão uma lista desses orgãos ou darão preferência a um ou outro deles ou ainda deixarão a escolha a seu critério, mas isso não quer dizer que esse orgão é o único que existe e ele ainda é um credit evaluation service, que foi justamente aquilo que indiquei que interessados em trabalhar/estudar nos EUA busquem.

    Outro orgão muito listado por universidades e empregadores americanos é o NACES: http://www.naces.org

  • Olá, sou arquiteto recem formado no Brasil, gostaria de estudar ingles nos EUA e em seguida fazer uma Pós . isso é possivel?
    se for qual a melhor cidade ou estado para estes estudos?
    tem noção dos preços? aproximadamente.

    um grande abraçoo
    obrigado!

  • Jonathan,

    E possivel sim, mesmo por que vc precisara dominar bem a lingua inglesa para fazer sua pos aqui. Vc tem que entrar em contato com escolas daqui que dao o I-120 e se informar sobre o processo, precos e etc.

    Boa sorte!

  • Olá, sou nutricionista. Por onde eu começo para tentar a validação do diploma? Procurando uma instiuição? Vc teria algumas nessa area para me sugerir? O caminho de fazer uma pós nos EUA tbm me interessa. Dessa maneira seria mais facil a validação ou dá na mesma com relação a parte burocratica? Gostaria de fazer as duas coisas, trabalhar e estudar mais. Ultima pergunta….vc tem alguma noção dos valores dessas taxas…de tradução e etc….??? Obrigada

  • Talita,

    Recomendo que vc siga as instruções desse texto e desse outro artigo do blog:

    Como Saber se seu diploma vale nos EUA?

    Vc pode saber das taxas de tradução visitando sites de organizações que validam diplomas aqui nos EUA, há diversas dessas, é só vc fazer uma pesquisa em engenhos de busca que encontrará uma lista com as mais conhecidas.

    Boa sorte!

  • Oie,

    Alguem sabe alguma informacao a respeito de diplomas americanos no Brasil. Eu estou cursando faculdade nos Estados Unidos e gostaria de saber mais sobre quais diplomas sao aceitos no Brasil, tipo accounting que e contabilidade, arquitetura, engenharia e outros.

    Obrigada

  • Danielly,

    Busque informações no site do Ministério da Educação Brasileiro para se informar sobre isso.

    Boa sorte!

  • Não sei se você ainda vai me responder, mas sobre o ensino fundamental e o ensino médio, vão valer nos EUA? Digo, grande partes dos empregos aqui no Brasil precisam de Ensino Médio, então lá o meu certificado vai valer?

  • Oi Lu, tudo bem?

    Caramba esse assunto é muito complexo e dificil de achar informações sobre…
    Muito bom o seu texto.
    A minha formação é em Ciências Sociais e tenho um mestrado em Sociologia também.
    Você conhece o processo da validação desses diplomas?
    Eu estou me planejando para fazer um curso (mestrado ou phd) em Seattle, WA mas queria ter o reconhecimento dos meus diplomas para procurar emprego e mudar o status do meu visto no futuro.
    A questão é que sou funcionaria publica aqui no Brasil na área de meio ambiente, sou analista ambiental e irei fazer uma pós nessa área.
    O que sei é que a faculdade que me interessou pediu apenas as traduções dos meus diplomas. Como faço para saber mais sobre o processo de validação deles?

    Obrigada.

  • Simone,

    Você tem que entrar em contato com empresas que fazem tradução e avaliação dos seus créditos estudantis, eles te explicarão o processo. Minha dica é que você converse com bastante dessas firmas antes de escolher a melhor.

    Você pode se informar mais sobre isso com a própria faculdade que te interessou.

    Boa sorte!

  • Os seus esclarecimentos me ajudaram mtoooooo, mas só ficou uma dúvida, não há nada que eu possa fazer daqui do brasil né (no que tange a tradução e a validação) ?

    Só faço isso quando chegar no U, certo ?
    Tem ideia de faixa de preço ?

  • Olá Ianele,

    Você pode checar os preços e se informar mais sobre o assunto em sites de empresas que fazem traduções e acreditações de diplomas online mesmo. Faça uma pesquisa em engenhos de busca.

  • sou Mocambicano, quero estudar nos estados unidos e nao sei se o meu diploma da Universidade pedagogica é valido para universidades americanas.

  • Olá boa tarde, eu tenho 17 anos faço 2 ano vou fazer curso de inglês mês que vem mas, eu já sei falar um pouco cantar é meu hobbie canto muito em inglês perfect acredito eu que quando eu fazer inglês vou falar fluentemente, quando eu terminar os estudos quero me formar em sistemas de informações desenvolvimento de software eu amo essa área sou expert em computador será que eu falando fluentemente inglês e com certificado de diploma com notas boas fica fácil de eu achar um visto de trabalho para morar nos E.U.A trabalhando nessa área ? Grato !

  • ola, tenho duas duvidas,
    quais destes cursos é mais facil pra ter reconhecimento ai nos estados unidos: engenharia mecanica, engenharia de produção ou medicina?
    e é melhor eu fazer intercambio durante a faculdade ou terminar aqui e depois faz um pos ai nos estados unidos?

  • Olá lu,
    Eu faco faculdade no Brasil, porém meu namorado (que eh um militar americano) e eu pretendemos morar juntos nos EUA . Gostaria de saber se existe uma maneira de transferir meu curso para uma faculdade americana , e se a minha bolsa escolar aqui se manteria aí, ja que eu nao tenho como pagar uma faculdade americana.

    Bjs

  • Olá Amanda,

    Por morar juntos você quiz dizer se casar? Primeiro você tem que casar com ele, afinal de contas ele sendo militar só pode te levar com ele para cima e para baixo ( e militares americanos são enviados para todos os cantos do planeta) se ele for casado contigo además vc só poderá morar com ele indefinitivamente aqui se vcs forem casados.

    Se sua universidade possui covênio com alguma universidade americana a possibilidade de transferência existe sim, caso contrário você tem que validar seu currículo (mesmo incompleto) aqui e torcer para que universidades daqui o considerem. Em casos extremos e dependendo do tipo de curso você poderá ter que refazer tudo aqui. A única maneira de você saber se sua bolsa vale aqui é entrar em contato com a instituição que te deu a bolsa, eles que regulam onde você pode usar essa bolsa e se vc poderia ou não usá-la fora do país.

    Boa sorte!

  • Adoro o seu blog e cada vez mais venho aqui aprender o máximo possível para realizar meu sonho de morar nos EUA, gostaria de te perguntar, estou quase me formando em Administração e estou com medo de acontecer do meu diploma ser invalidado. Queria saber se na migração de diploma eu iria perder meu curso, ou iria perder uma quantidade muito grande de matérias. em média seria muitas? como funciona isso?

  • Moro atualmente no Brasil porem sou cidadã americana, se me formar aqui isso tambem se aplica a mim? Estudei pouco nos eua, somente até a sexta serie em rede publica.

  • Olá Anna,

    Se você fizer ou fez ou ensino superior aí, você precisará validar seu diploma aqui também. Não é por causa da nacionalidade, é por causa das diferenças das grades curriculares.

    Boa sorte!

  • Olá, curso Engenharia Civil em uma instituição particular, e estou prestes à me formar, assim q terminar o mesmo, terei que me mudar para os EUA com meus pais. Enfim, gostaria de saber se o meu diploma será válido nos EUA, especificamente NY.

    Agradeço desde já.

    Johy Salti

  • Olá boa noite! Sou recém formada em Enfermagem por uma universidade estadual, já tenho registro no conselho regional de enfermagem. Gostaria muito de poder fazer cursos e especialização nos EUA, tenho amigos que moram lá em Massachusetts. Tenho chances reais de validar meu diploma, conseguir um emprego na minha área e fazer cursos e/ou especialização? Quando e onde é cobrado o inglês, saberia me dizer? Grata desde já! Abraços e Parabéns pelo site.

  • Olá, bom dia. Parabéns pelo site. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Minha namorada se forma em Enfermagem no fim do ano 2013, aqui no Brasil. Gostaria de saber como faço pra validar o diploma dela no EUA. Quais os benefícios que ela consegue (caso consiga), qual site devo procurar para ver os procedimentos, como faço para “fechar” um contrato de trabalho daqui do Brasil, pra não ter que ficar procurando e perder tempo. Qual cidade necessita desse serviço. Caso tenha que fazer algum curso ou complementar matérias, de quanto em média seria o gasto, qual o salário médio de uma Enfermeira. Lembrando que ambos moramos no Brasil. Muito Obrigado.

  • Lucas,

    Você tem que ir por etapas. Primeiro ela tem que fazer as transcrições das notas delas, ela tem falar inglês fluente por que certamente ela terá que fazer mais matérias aqui, estudar mais para poder exercer a mesma profissão. Portanto ela tem que vir como estudante de enfermagem, depois durante o decorrer do curso dela, ela tem que procurar por um sponsor aqui, o qual vai patrocinar o visto de trabalho para ela. Não tem como ela fechar um visto de trabalho para enfermagem do Brasil.

    Dei dicas sobre validação de diplomas brasileiros nos EUA nesse post do blog:
    Como saber se seu diploma vale nos EUA?

    E sobre salários nesse outro:
    Como saber quanto você ganharia nos EUA?>

    Boa sorte!

  • Olá, tenho muita vontade de morar aí, tenho visto de turista, sou formada em direito e estou cursando pós aqui, gostaria de saber se na advocacia tenho como trabalhar ai? e qual seria o órgão ou a quem devo procurar para me habilitar à isso? vou todo ano passar as férias aí, logo, acho que o inglês não seria o problema. Desde já agradeço, abraços.

  • Olá, boa noite.
    No caso de Direito? Você colocou na lista, mas considerando o fato de que a legislação brasileira é diferente dos outros países, existe essa possibilidade de um bacharel em Direito no Brasil atuar no exterior?

    Grato.

  • Eric,

    Se ele refizer o curso todo dele aqui ou quem sabe se o curso dele for direito internacional.

  • Olá Bruna,

    Para trabalhar com direito aqui você tem que ser formada aqui. Então se informe mais sobre cursos de direito e os requerimentos em uma universidade americana. Elas informam tudo sobre o processo.

    Sucesso!

  • Prezados, sou formada em Biologia Licenciatura e gostaria de saber oq tenho q fazer p validar meu diploma, gostaria de lecionar nas escolas publicas, sera q preciso validar o diploma????

  • Olá! eu tenho grande desejo de ser médica veterinária, mas infelizmente esse tipo de prática ainda ñ é mto valorizada no Brasil, já nos EUA creio ser uma profissão q valeria a pena, qual caminho seria mais curto e prático, tentar fazer uma faculdade lá mesmo ou me formar aki e depois ir pros EUA tentar validar meu diploma e exercer a profissão ??

  • Aff , eu tinha planos baseados nesse assunto e agora foram todos por água abaixo :((
    Eu planejava fazer faculdade de engenharia biomédica ou medicina aqui no Brasil e trabalhar aqui por um tempo até conseguir dinheiro suficiente para ir morar no EUA e trabalhar dentro da minha área.
    Então deixa eu ver se entendi direito, quer dizer que se eu fizer universidade aqui no Brasil terei que trabalhar por aqui mesmo, e se eu quiser morar no EUA trabalhando como médico ou eng. biomédico terei que fazer a universidade lá. Se eu escolher um não poderei conseguir o outro. é isso ?

    Gente por favor me deem alguma dica do que posso fazer ??

  • Olá Ciro,

    Voce pode sim estudar no Brasil e tentar um pós ou residência aqui. O que não pode é vc se formar no Brasil e achar que já vai poder trabalhar na mesma área sem revalidar seu diploma, sem fazer testes alguns e etc. Escrevi sobre isso aqui:

    O que é preciso para estudar medicina nos EUA?

    Recomendo que você leia os comentários do post acima também. Sucesso!

  • Olá…

    Sou formada em Marketing, curso de 2 anos, e quero fazer um curso bacharel agora… Estou prestes a dar entrada na papelada do visto americano, já que vou me casar lá!

    Minha duvida é… É melhor eu estudar aqui no Brasil e depois tentar fazer esses testes deles para que meu curso seja reconhecido lá, ou é melhor eu esperar e já fazer a 2ª graduação lá? Levando em consideração que é uma nota fazer faculdade lá… Caro mesmo!!

    Ouuuuu… não estudo nada e trabalho babá…???

    Que faço da minha ??

  • Olá Bruna,

    Primeiramente parabéns pelo casório 🙂 É melhor você estudar aqui do passar pela dor de cabeça de validar seu diploma e etc. Já que subentendo que vc vem com visto de noiva, me corrija se estiver errada, e vai dar entrada no processo do Green Card depois do seu camento, o preço das escolas para vc já vai baixar um pouco e vc poderá pedir financiamente do governo. O que você pode fazer é trabalhar assim que você chegar e juntar seu dinheirinho e depois estudar na área que você. Quem sabe você não acaba estudanto outra coisa? Há tantas possibilidades. Sucesso e felicidades!

  • Ola… Sou brasileira com naturalizaçao americana, morei 15 anos nos EUA. Por questões financieras, voltei ao Brasil para cursar a faculdade de Pedagogia e farei pós graduação em Psicopedagogia, ao mesmo tempo estou trabalho em escolas publicas como professora de Inglês. pretendo retornar para os EUA para trabalhar em escolas como Counseling. Achei que tendo toda esta experiênia no resume me ajudaria entrar na minha area de desejo lá!! Socorro!!! E agora? O que faço? Depois que concluir todos esses cursos, e aulas praticas que estou fazendo, o que devo fazer??? Ou simplismente foi buragem minha voltar para o Brasil para estudar??? Help Me!!! Muito obrigada!!!

  • Erica,

    Antes de considerar o que você fez errado ou certo, você precisa entrar em contato com a associação profissional da área na qual vc deseja trabalhar da cidade/região na qual vc pretende morar e se informar sobre o que vc pode fazer no seu caso, já que ele é bem específico. Há a possibilidade de que vc poderá ter que estudar um pouco mais e/ou tirar certificações e passar em testes para poder trabalhar aqui? Certamente. Mas se vc não se informar direito vc não saberá. Vc também pode entrar em contato com empresas de validação de diplomas acreditadas americanas e com empregadores. veja também o site do bls.gov e procure pela profissão de sua escolha, eles explicam o basiquinho de como trabalhar em diversas profissoes dentro dos EUA. Pelo menos você terá uma idéia. Además vc pode acabar usando suas habilidades em outras áreas já que vc é naturalizada e a parte mais difícil, a necessidade de visto, no seu caso é inexistente. Sucesso!

  • Olá! eu pretendo cursar cinema e audiovisual aqui no Brasil… mas se eu quisesse ir para os eua trabalhar nessa área, eu teria chances de reconhecimento do meu diploma? Obrigada desde já (:

  • Boa tarde!

    Estou cursando o 3° ano de Administração de Empresas na Faculdade Anhanguera de minha cidade, gostaria de saber se meu diploma futuro será válido no exterior (Canadá ou Estados Unidos) pois penso em fazer uma pós-graduação e estagiar la fora.
    Favor verificar para mim este meu caso, Obrigado!

  • E no caso de tu teres cursado uma parte do curso na Inglaterra e ter feito o mestrado e o doutorado nos EUA, ainda assim a graduação precisa ser validade de alguma maneira específica? Obrigada.

  • Oi Lu,

    Eu faço faculdade de fisioterapia no Centro Universidade La Salle, estou entre 5 e 6 semestres, e é conveniada com a La Salle University dos EUA.

    Como tem esse convênio internacional, O La Salle Canoas permite que os acadêmicos façam 1 semestre do seu curso no Exterior, no La Salle University da Espanha, EUA entre outros.

    Segundo a minha professora, a fisioterapia brasileira é muito valorizada pelos EUA e fora que o salário é bem maior do aqui.

    Pelo que entendi, tenho chances que meu diploma será válido e aceito aí por causa do Unilasalle. Eu tenho de arrumar um excelente emprego no bom hospital daí?

    Thanks!

  • Camila,

    Você tem que conversar com a secretaria da sua escola e perguntar como funciona o processo. Mostrar que você está interessada nisso. Se eles são conveniados com essa universidade americana eles tem que saber te explicar o processo e se você tem que arrumar um emprego aqui ou não e como. Sucesso!

  • Ola , tenho 18 anos e estou no segundo ano do ensino medio e pretendo morar em Nova Iorque , pretendo ser um chef de cozinha , gostaria de saber se o diploma de conclusão do Ensino Medio Brasileiro e aceito nos Eua

  • Olá! Parabéns pela matéria aqui exposta!

    Você teria como me indicar uma empresa para fazer a tradução do meu diploma e também a avaliação?

    Obrigada.

  • Olá Julia,

    Obrigada pela participação. Quando pretende-se estudar/ trabalhar aqui algumas universidades e empresas dão uma lista das empresas de tradução que eles preferem ou ainda deixarão a escolha a seu critério, você pode procurar por credit evaluation service em engenhos de busca. Um deles, muito listado por universidades e empregadores americanos é o NACES: http://www.naces.org. No entanto ele não é o único, portanto compare os preços e tipos de serviços oferecidos por mais de uma empresa dessa área para fazer o melhor deal. Sucesso!

  • Olá Lu, boa tarde. Curso educação física e pretendo fazer uma pós graduação na área, gostaria de saber se e muito difícil pra minha área, que no meu caso seria em uma escola para conseguir ocupar uma vaga por lá, pretendo Pensilvânia ou Virgínia.não sei como as coisas funcionam por lá , obrigado Lu, em breve seremos do mesmo pais! Hahaah

  • Olá Oliver,

    Procure pelos sites de educação desses dois estados em engenhos de busca. Eles explicam como é o processo para poder trabalhar nas escolas e quem pode fazer isso (se não me engano você precisara ter no mínimo o green card). Mas dê uma conferida por lá. Sucesso!

  • E quanto custa em médica o processo dos enfermeiros? Pois pelo que pesquisei,enfermeiros tem que aplicar pro greencard e não pro H1B.. Seria interessante um post comentando qual estado a chance de conseguir ser enfermeiro é maior.

  • Recomendo esses artigos para você:

    Posts de enfermagem

    E sim mas não há como aplicar para o green card sem antes ter um visto que dê direito a abrir o processo para o green card.

  • Há um post na lista de artigos com as diferenças no processo para cada tipo de enfermeiro no link que te passei no outro comentário.

  • Olá LU!

    Soube de vários brasileiros que foram contratados pelo Facebook assim que terminaram a faculdade de Ciência da Computação aqui no Brasil, quando uma empresa americana se interessa por um profissional brasileiro é obrigatório que esse profissional passe por essa adaptação de curso? E quanto tempo é de estudo para ter a permissão de atuar na área em que se formou aqui no Brasil?

    Desde já agradeço!

  • Olá Arlino,

    Isso vai variar dependendo da empresa e do tipo de curso. Tem empresas que ficam contentes somente o diploma brasileiro validado, outras exigirão mcertificações nos EUA mais X anos de experiência e etc. E não depende só disso, depende também do tipo de visto que a pessoa tem , por que somente com o visto de estudante ela nao consegue trabalhar aqui, ela precisa de um visto de trabalho ou ter green card para poder fazer as licensas.

  • sou médico, prôximo a me aposentar aos 70 anos, de duas instituições governamentais, Prefeituras, com salários fixos. não necessariamente iria trabalhar nos EEUU. Iria morar com minha esposa, e continuar pesquisando nas áreas que ultimamente dedico. teria como viver aí? teria direito ao SSN?
    Minha intenção primeira é adquirir moradia nessa, e me manter com os salários vijndos do Brasil. Tenho já a terceira aposentadoria pelo INSS. as outras duas são de servidor estatutário, regime diferente ao INSS.
    Minha última especialização é Phytotherapy e está em andamento a última, Ayurveda.

  • Olá Augusto,

    Procure se informar em universidades americanas sobre programas de pesquisa e se você teria como vir para cá através deles (como pesquisador). Sucesso!

Não é possível comentar.