Cultura Americana

Etiqueta Para Festas De Fim De Ano Nos EUA

Christmas cupcakes
Não adianta chegar atrasado em festas de fim de ano e reclamar que não sobrou comida.

Fim do ano por aqui e muitos brasileiros residentes nos Estados Unidos irao comemorar os feriados com suas familias ou até irao visitar ou passar certo tempo em casas de amigos/familiares americanos. Por isse motivo é interessante saber quais as regras de etiqueta para convidados, especialmente se voce é praticamente recem-chegado nos EUA.

Etiqueta para festas em casas de amigos americanos:

  • Sempre responda o RSVP da festa: para quem nao sabe, RSVP significa respondez sil vous plait ou reponda por favor em frances e é usado nos EUA para que o anfitriao da festa saiba com antecedencia exatamente o numero de convidados que comparecerao.
  • Americanos costumam ser mais comunicativos do que seu esteriotipo no Brasil, portanto mesmo se voce for timido e so conheca o anfitriao,faca um esforco para se enturmar com os demais convidados.
  • Voce nao precisa ser pontual quando o assunto é festa em casas de americanos (voce deve no entanto ser pontual em entrevistas de empregos), mas nao chegue super atrasado e reclame da falta de comida. Ja é considerado respeitavel ir embora 30 minutos antes do fim “estipulado” da festas, caso ele nao tenha sido estipulado use de bom senso.
  • Todo mundo pensa que dar flores é algo bom a se fazer, porem esse ato exige muita atencao do anfitriao, o qual deveria estar preocupado em receber os demais convidados que chegam depois ou ao mesmo tempo que voce. Entao uma garrafa de vinho.
  • Para terminar envie um cartao agradecendo pelo convite.

Etiqueta para festas em casas de familiares americanos (geralmente sogros/sogras):

  • Procure saber se a familia do seu esposo/a, namorado/a é religiosoa ou nao, se eles forem religiosos é provavel que certos ritos devem ser respeitados durante as comemoracoes, entao saiba quais voce deve respeitar.
  • Saiba tambem qual o traje apropriado para a ocasiao.
  • Se a ocasiao for Natal procure saber se a familia anfitria troca presentes e prepare-se para compra-los se for necessario.
  • Se voce vai passar alguns dias na casa dos anfitrioes,  é preciso saber onde voce e seu esposo/a vao dormir (se em mesmo quarto ou nao) ou se voces terao que dormir em um hotel.
  • Assim como em uma festa de amigos americanos, é preciso que voce pelo menos tente socializar com seus novos familiares e nao ficar grudado/a com seu esposo/a ou com o anfitriao o tempo todo. Entao aproveite e aprofunde ou crie novos laços com amigos e familiares americanos.
Crédito Imagem:
By cooknken (Christmas party) [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *