Para Estudantes

Como É A Pós-Graduação Nos EUA?

Devido a situacao economica e a dificuldade de se conseguir empregos, muitos americanos optam por voltar a escola e no caso de certa fatia da populacao isso quer dizer fazer uma pos-graduacao (aqui chamado de graduate degree).

O que os americanos buscam nesse momento é aumentar suas rendas pessoais e de acordo com diversos estudos e estatisticas o graduate degree pode ajudar bastante nesse sentido. No entanto aqueles que pensam que conseguir ser admitido em um programa de pos por aqui, como uma MBA por exemplo,  é facil se engana. As exigencias sao maiores atualmente devido a grande demanda de alunos interessados nesses cursos. Abaixo algumas dos requerimentos basicos:

GPA e Experiência:

Antigamente um bom GPA (leia sobre o que é o GPA) era o basico para ser aceito em uma instituicao que oferecia cursos de pos-graduacao. Agora outra exigencia esta listada: experiencia. Muitas universidades chegam a pedir ate 3 anos de experiencia na area de atuacao do aluno para admissao.

Estágios e Trabalho Voluntariado:

Quer uma maneira mais facil de conseguir entrar para um curso de graduacao? Estagios e trabalho voluntariado na area de estudo do aluno ajudam um pouco.

Entusiasmo e Força de Vontade:

Outra coisa que ajuda bastante? Demonstracoes de entusiasmo e vontade de revolucionar na area de estudo. Universidades que oferecem pos-graduacoes buscam cada vez mais alunos motivados e interessados de verdade em suas areas de atuacao (e que de preferencia terminem seus cursos).

Esses itens acima contribuem bastante para uma possivel admissao, porem nao devemos nos esquecer que muitos americanos e inclusive muitos alunos estrangeiros competem todos os dias por vagas para pos-graduacao nos EUA. Em certos cursos, como os de tecnologia e ciencias em geral, os estudantes do exterior sao em maior numero do que os estudantes americanos.

Outros pontos de consideração:

Cursos de pos-graduacao nos EUA costumam ser super caros e nao é uma boa ideia pedir emprestimos estudantis para cobrir todas as despesas ja que dependendo da reputacao da escola em questao, seu diploma pode nao ser super reconhecido e consequentemente seu salario anual pode ser menor em comparacao com o mesmo curso de outra escola mais “famosa”.

É preciso tambem saber exatamente qual rumo profissional se deseja seguir antes de iniciar estudos de pos-graduacao por aqui, ja que as grades escolares mudam drasticamente de escola para escola (especialmente a partir  do segundo ano letivo desses cursos).

E finalmente, esqueca a velha concepcao  de que é trabalho da escola arrumar o melhor emprego possivel para voce caso voce termine a sua pos nos EUA. Nao de tambem muita atencao aos grupos dentro da escola que oferecam ajuda para buscar empregos depois de termino do curso, ja que muitos  deles sao direcionadas aos alunos menos experientes na area, ou seja, aqueles cursando bacharelados ou undergraduate studies.

Alunos de pos tem que praticamente buscar vagas com menos ajuda das instituicoes. Afinal de contas, aquele entusiasmo e forca de vontade requeridos serao de bom proveito nessa hora… Nao é a toa que as universidades buscam esse tipo de aluno.

3 comentários sobre “Como É A Pós-Graduação Nos EUA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *