Para imigrantes

O Que É O Social Security Number?

o que é o SSN Social Security Number
por donkeyhotey via flickr

Se você é imigrante nos Estados Unidos já ouviu falar do SSN ou Social Security Number. Saiba abaixo o que é esse documento, para que ele serve, os cuidados a serem cuidados com ele e quem são os estrangeiros que têm direito a tirá-lo:

 

O que é o Social Security Number?

O Social Security Number ou SSN como também é conhecido, nada mais é que um numero de identificação pessoal, assim como o CPF no Brasil.

 

Quem pode tirar o SSN?

De acordo com as leis americanas as pessoas que podem tirar o SSN são as seguintes:

  • Cidadãos americanos;
  • Residentes permanentes (aqueles que possuem o Green Card);
  • E trabalhadores temporários (aqueles que possuem visto de trabalho para os EUA).

Estudantes internacionais também podem aplicar para receber o SSN caso eles tenham sido autorizados para trabalhar no campus da escola (o que é raro) e que tenham todos os requerimentos estabelecidos pelo governo americano para poder tirar o documento.

 

Turista pode tirar o SSN?

Então se você vier para os EUA como turista ou com qualquer visto que não permita que você trabalhe, você provavelmente não poderá pedir o Social Security Number.

 

Para que mais serve o SSN?

O SSN também serve para monitorar o credit score do indivíduo (transações financeiras, contas de bancos, cartoes de credito e etc), benefícios da previdência social e impostos.

 

O que o SSN não é:

Ele não é considerado como identificação pessoal universal, pois o cartão do SSN não exibe nenhuma foto, sequer as digitais do indivíduo que o possui (Formas de identificação universais aceitas nos Estados Unidos são: identidade emitida pelo estado americano no qual se reside, carteira de motorista ou passaporte válido).

Em certos casos, geralmente em transações financeiras, tais quais obtenção de cartões de crédito ou do número do credit score, entre outras, o uso do SSN como identificação adicional é necessário. Não é uma boa ideia mostrar seu SSN para qualquer pessoa sequer andar com ele na carteira – sempre que em dúvida pergunte que lei exige que você mostre seu cartão e se a resposta não te convencer, não mostre.

O SSN nao da autorização para trabalhar nos EUA (para que voce possa fazê-lo você deve ter  documentos emitidos pelo USCIS que o autorize a trabalhar por aqui).

 

“Tenho o SSN posso fazer isso ou aquilo?”

Essa é uma pergunta muito comum que recebo geralmente de pessoas que estudaram nos Estados Unidos há tempos atrás e que têm o SSN. O jeito mais simples de saber se o Social Security Number tem restrições é olhar o que está escrito no verso do cartão. Quaisquer restrições no uso do SSN estarão no verso do cartão, incluindo o que não se pode fazer com o cartão.

 

Os cuidados a serem tomados com o SSN:

O social security number é extremamente importante e não deve ser dado a qualquer pessoa ou instituição, loja, emresa que o peca, seja em formulários ou outras coisas desse tipo, ja que esse numero é ligado a varias contas do indivíduo e pode ser usado em transações fraudulentas de roubo de identidade (Saiba como proteger sua informação pessoal nos EUA aqui.

A importância do SSN:

Esse documento é tão importante que é cada vez mais dificil efetuar transações financeiras sem prover o mesmo, embora existam certas alternativas para ele dependendo do caso. Além disso, empregadores exigem esse numero, sendo assim fica difícil – senão impossível – conseguir um emprego nos EUA sem possuí-lo.

 

Quer morar nos EUA?

37 comentários sobre “O Que É O Social Security Number?

  1. Primeiramente, parabéns pela excelente qualidade das informações postadas nesse blog, incluindo as experiências pessoais. De fato, você conseguiu abordar de forma clara e descontraída diversos assuntos relacionados a se viver nos EUA. Acompanho o blog sempre que posso.

    Como sugestão, peço que, se houver oportunidade, você escreva sobre os subúrbios das cidades americanas e como é modo de vida em contraste com os grandes centros urbanos, assim como os custos de vida, amenidades e moradores.

    Sou estudante prestes a entrar na faculdade aqui no Brasil, mas viso fazer intercâmbio e morar nos EUA assim que possível.

    Enfim, minhas sinceras considerações. O blog é sensacional. 😀

    Abraços

  2. @ Bernardo

    Obrigada por acompanhar meu blog. Elogios como o seu fazem com que cada vez mais e mais eu procure melhorar. Obrigada pela sugestao para posts e assim que possivel postarei a respeito. Pode demorar um pouco pois e preciso bastante pesquisa, mas com certeza o farei.

    Abracos

  3. Oi Lu,

    Adoro o blog… Leio sempre… Estou num processo dificil, já com o K1 na mão, mas com mt medo de deixar meu emprego e familia, amo meu namorado… mas o medo não me deixa, seu blog me faz conhecer mais de uma cultura e um universo tão presentes e tão distantes de mim.

    Abraço.
    Lu.

  4. Lu tenho que dar novamente meus sinceros parabéns.
    Seu blog é o meu “café da manha” diario. Meu dia apenas começa depois de dar uma lidinha nas novidades por aqui.
    Muito obrigado pela dedicação e carinho em responder minha postagem anterior.
    Sonho demais com o Social Security e o Green Card quem sabe um dia não consigo esses pequenos cartões dos “sonhos”.
    Vou me aventurar nos Estados Unidos para realizar meus sonhos, espero de todo coração que consiga viver por ai!!!

    Novamente parabéns por todo esforço para manter o blog nessa grande qualidade

  5. Cara Lu

    Em 2001 fui aos EUA à passeio e um amigo que reside lá pediu que eu tirasse um Tax Number,pensando que eu quizesse ficar ,acabei tirando o documento pagando uma pequena taxa,mas após 3 meses voltei para o Brasil ,sem nunca ter trabalhado nos EUA neste perìodo,só turismo.
    Voltarei em janeiro de 2011 à turismo.Pergunto: Terei problemas ao chegar aí??Devido a ter tirado esse documento e não mais te-lo pago??Meu visto expira em abril,pois é o mesmo daquela época (valor de 10 anos )abril de 2001 a abril de 2011.(Aguardo resposta)

    Obrigado e fique com Deus

    Forte abraço

    Carlos Roberto

  6. @ Carlos

    Se voce conseguiu esse documento antes de Setembro de 2001, voce provavelmente nao tera problemas. Agora se foi depois voce podera ter que explicar porque voce tirou esse documento e pode ser que isso de problema. E se voce nao trabalhou e se nao ficou ilegal, pois idependente do periodo que que seu visto te da, o que vale e o periodo que o oficial na fronteira coloca no seu I-94 no porto de entrada nos EUA.

    Uma coisa e certa, se voce recolheu impostos (recorrente de trabalho) com esse numero eles terao registros disso e sua situacao pode compplicar.

  7. Cara Lu

    Agradeço sua atenção,e preciso só de mais uma informação por favor.primeiro:tirei esse tax number em dezembro daquele ano,foi um documento que chegou pelo correio,e não forneci número de passaporte ou qualquer coisa,apenas endereço e nome,será que isso tem registro??

    Não trabalhei em nada,não fiz nada ,só troquei um cheque para este amigo no valor de 140 dólares e o descontei no banco alguns dias depois com meu passaporte.para me identificar no caixa ,pois o mesmo era nominal…

    Obrigado Lu

    Aguardo aflito sua opinião

    fique com Deus.

  8. @ Carlos

    De acordo com o que voce fala acho que voce nao tera problemas nao, ja que o dinheiro nao e ligado a trabalho. De qualquer maneira se isso for mencionado quando voce retornar aqui voce tera que explicar tudo o que aconteceu.

    Abracos

  9. Tenho uma pergunta um pouco urgente. Moro nos EUA a dois anos, tenho visto de estudante mas trabalho ilegal … tenho Healthcard e um social que não é valido. Meu visto e na escola está tudo certo … terei problemas para voltar ? Sei que são orgãos diferentes mas não tenho mesmo mesmo assim. Muito obrigado pela atenção desde já.

    Ops: esqueci de dizer que estou voltando pro Brasil de férias.

  10. Gu,

    Com as informacoes que voce passou nao da para saber direito. Por que voce tem um Social Security Number falso? Voce recolhe impostos com esse SSN? Consta seu nome verdadeiro nesse tal SSN? Mas essa situacao envolvendo documentos falsos e crime e da deportacao na certa. Nao seria uma boa ideia voltar para o Brasil pois e bem provavel que com essa situacao sua voce nao consiga voltar para ca para terminar seus estudos por um bom tempo.

  11. lu , como eu faço o ssn ???li seus posts e não sei se me passei mais eu nã vi informando.
    me envie por email essa res´posta

  12. Vivi,

    O SSN e exclusivo para permanent residents ou pessoas que possuem o visto de trabalho. Outros vistos nao dao possibilidade de requerer o SSN.

  13. Olá, parabéns pelo blog!!! Estou querendo morar em Miami e trabalhar como corretor de imóveis lá…sei que é preciso ter o social security number para ser corretor…vc pode me dar uma dica de como posso tentar conseguir isso. Obrigado, Richard.

  14. Richard,

    O SSN somente e dado para estrangeiros portadores de vistos que permitam que o individuo trabalhe, tais quais de trabalho e vistos para imigrantes. A unica maneira e conseguir um desses vistos.

    Boa sorte!

  15. Ola Lu, to qse ficando ilegal aki e qro renovar a minha habilitacao em Washington (state) pq eh um dos unicos estados q nao precisa provar q vc ta legal aki,mais pelo SSN, No qual eu tenho mais nao sei se eles podem descobrir que estou ilegal se eu usar o SSN pra renovar a minha DL,
    Ate onde eles podem descobrir sobre mim pelo social security numero ?
    Obrigada pela Resposta.
    Carla

  16. Carla,

    Acho que atraves de SSN eles nao tem como ver seu status, digo isso devido ao numero de diversos tipos de fraudes q ocorrem com SSN e so sao descobertos mto tempo depois. Mas seria cauteloso pesquisar antes de fazer isso pois li uma noticia sobre o assunto (link abaixo) e parece que o ICE esta de olho naqueles que buscam fazer carteira em Washington. Ah proposito de nada adianta pegar a carteira de habilitacao de um estado e morar em outro, ha um limite de geralmente 3 meses (dependendo das leis do estado) para transferir a carteira e se o individuo nao o fizer vai ter problemas com a policia. Ademas muito cuidado com os esquemas que prometem carteira ou qualquer outra documentacao, lembre-se que fraude de documentos e algo serio e ha punicoes severas para tal.

    Estado de Washington Quer Dificultar Obtencao De DL

  17. Olá Lu,
    Referente ao CNPJ, como é chamdo nos Estados Unidos?
    Andei fazendo umas pesquisas, mas ainda não ficou claro.
    O (FEIN) Federal Employer Indentification Number é a mesma coisa do CNPJ?

    Desde já agradeço sua atenção.

  18. Olá Lu. Vi que consegui o NSS por trabalho temporário. Só para resumir. Seu eu contrato uma agencia de turismo para trabalho, aqueles de 4 meses, eu conseguiria tirar esse NSS??
    gostaria de ir pra New Jersey, é aconselhável? pelas Leis contra imigrantes? Obrigado.

  19. Olá, muito boas as explicações.

    O SSN pode me ajudar a provar que morei (e trabalhei) nos EUA por um certo período de tempo? Tenho Green Card e preciso provar que morei continuamente por um ano nos EUA, alguma sugestão (não tenho guardado mais contracheque nem declarações de impostos).

  20. Olá Bruno,

    Obrigada pela participação. Não sei há quanto tempo você está fora do país mas sei que é recomendável guardar taxes returns por 5 anos. Sim, é possível. Mas como não sei para quem ou para o quê (como um site por exemplo) você quer dar seu SSN, acho muito mais seguro você ir ao site do IRS e pedir uma cópia das suas taxes returns. Tenho certeza que há um link no site do IRS para isso. Você sabe que SSN é coisa séria e não devemos dar o número para qualquer um por que há diversos tipos de esquemas fraudulentos para obter SSNs. Sucesso!

  21. Olá Emilly,

    Vá no site do Social Security Administration office mais próximo de você e veja os requerimentos e o processo.

  22. Olá,

    Quando mais jovem vim com visto J1 aos EUA e teirei legalmente meu SSN … hoje retornei com visto de Turista….

    Com meu SSN consigo tirar carteira de motorista ou ID dos EUA?

  23. Olá Rick. Veja o que está escrito detrás do seu SSN, há especificadas as restrições do uso do seu SSN e leia o site do DMV do estado americano de seu interesse para se informar sobre a documentação necessária, ou seja, faça ambos para ver se seu SSN vale ou não nesses casos. Mas posso te dizer que com visto de turismo você não precisa tirar carteira de motorista para dirigir aqui, sua carteira do Brasil vale durante o período da estadia dada pelo oficial quando você desembarcou aqui – desde que ela não tenha expirado. Mais uma coisa: Pense bem antes de fazer coisas do jeito errado. Não vale a pena complicar sua vida por causa disso. Jamais recomendo que niguém venha para cá e fique ou faça as coisas de qualquer jeito.

  24. Bom dia !!!!
    Eu tenho ssn quando morei aí em 1990… Na época tinha visto de estudante e me deram esse número ….
    Tenho vontade de renovar minha carteira de habilitação dai tbm….
    Por eu possuir o ssn faz tempo posso requerer um green card?

  25. ola! minha filha nasceu nos eua! como cidada americana ela tem direito a fazer o social security fiz todos os procedimentos e nunca recebi nenhum documento.Onde consigo informacoes sobre ele??

  26. Se você mora no Brasil tem que ir a embaixada americana mais próxima de você e se informar sobre a situação dela. Se você mora nos EUA tem que ir a um escritório do SSA – Social Security Administration – mais próximo de você e ver o que aconteceu.

  27. Olá! Gostei mto do site e acho que aqui poderei tirar minha dúvida! Eu tenho um número de social security pq em 2006/2007 eu fiz um programa de intercâmbio pros EUA. Mas eu não sei onde coloquei. Eu tenho como tirar uma segunda via? Pretendo voltar para lá como turista desta vez… E cm turista, consigo recuperar o documento?
    Agradeço desde já!

  28. Oi, fui comprar um carro e me pediram o número do social security, é normal?
    Foi em um dealer daqui.

  29. Ola…
    Tirei um visto de turista e fui pro EUA em abril de 2001,e tirei uma carteria de carro em UTAH e veio com social sicuty, e morei la por 5 anos,trabalhando,atualmente moro no brasil,gostaria de saber se esse social possa me ajudar a tirar outro visto….obrigado

Faça parte da conversa: