Cultura Americana, Curiosidades

O Que Os Americanos Pensam Do Brasil?

o que americanos pensam do Brasil
por allg via flickr

Quer saber o que americanos pensam do Brasil? Se você é daqueles que se ofendem facilmente, leia nosso disclaimer e não diga que não avisei.

Como Brasileiros sempre estamos curiosos para saber o que nacionais de outros países, incluindo os americanos, pensam do Brasil. Se você é imigrante e mora nos EUA então é bem provável que algum parente ou amigo no Brasil já te perguntou o que americanos acham do Brasil e etc.das nossas vidas. Mas a resposta para essa pergunta comum vai surpreender a muitos brasileiros.

Se você perguntar a um americano o que ele acha do Brasil, ele provavelmente vai ser educado e responder algo neutro ou vai falar das únicas coisas que eles conhecem sobre o país, ou seja, de futebol e carnaval. Até aqui não há surpresas. Essas costumam ser as respostas padrão que ouvimos de americanos sobre o assunto.

A verdade porém é que a maioria dos americanos sabem pouco além do seu próprio quintal. Eles costumam saber algo – e olha lá – sobre o Canadá e o México mas é isso. Alguns americanos não dão a mínima para saber mais sobre outros países do globo.

O costume americano é não dar tanta atenção para o que acontece mundialmente e se concentrar naquilo que os impact mais visivelmente e rapidamente, ou seja, nas notícias municipais, regionais e nas notícias a nível nacional.A exceção à essa regra tende a ser quando os EUA estão participando de algum acontecimento ou evento importante no exterior.

Mas não leve isso a mal, até os maiores países do planeta passam desapercebidos aos olhos americanos em questão de cultura, clima e socioeconômicas. Além disso americanos não tem um currículo de história e geografia tão amplo quanto os currículos ensinados pelo Brasil todo, o que reforça esse desinteresse e falta de conhecimentos gerais deles.

Portanto não fique surprese se ao passar férias ou morar nos Estados Unidos, algum americano te pergunte se você fala espanhol pois é do Brasil ou se você fala “brasileiro” 🙂 ou outras perguntas desse tipo.

Claro que ao mesmo tempo, há exceções que são os americanos e americanas mais viajados e mais sofisticados. Esses serão capazes de elaborar um pouco mais sobre o Brasil e sua cultura, mas eles são a exceção e não a regra.

Agora outra pergunta comum que tenho recebido desde 2009 no blog é se americanos sabem que você é brasileiro/a só de te olhar. Isso sequer faz sentido pois sabemos que somos tão misturados que o Brasil não tem somente uma cara, um fenótipo receonhecido como tipicamente brasileiro.

Como é que americanos vão saber que somos brasileiros só de nos olhar? Não tem como, eu já fui chamada de tudo menos de brasileira e conheço muitos conterrâneos aqui que passaram pela mesma situação. 

Veja um vídeo do canal do Flyner Portugal, que nos concedeu essa entrevista sobre visto de trabalho, no qual um americano diz o que americanos sabem e pensam do Brasil:

 

Mora ou já morou nos EUA? O que você ouviu de americanos ao perguntar o que eles acham e sabem do Brasil? Comente abaixo.

Fique por dentro dos posts do blog!

Cadastre seu email abaixo

Quer saber mais dos EUA?

Gostou do Post? Compartilhe!

39 comentários sobre “O Que Os Americanos Pensam Do Brasil?

  1. sou italino e trabalho numa emprresa aqui no brasil a um tempo , sou filho de americanos , mas o que vi que muitos brasileiros se sentem meios frustados ao verem os comentarios dos americanos , que por ex : brasil e uma floresta, futebol , carnaval, ex essas coisas , mas se forem ver por outro lado , os brasileiros pensam que o americano se sente superior com as outras racas , mas isto ate pode ser verdade , mas uma coisa que vi e aprendi todo este tempo no meu estagio aqui em sao paulo e que os brasileiros tem a mesma filosofia que os americanos, e nao entendo o que reclamam , brasileiro se sente muito, percebi que sao uma raca bem nacionalista, e pensam por ex os paises latinoamericanos , que so tem indio exeto quem? brasileiro , porem o brasil nao pode dizer que o americano e racista com os negros e as outras variedades de racas porque o brasilero pensam e fazem comentarios que e de matar o peao como dizem eles perante aos povos latinoamericanos.

  2. Pode ser verdade, mas eu não me importo com isso. Os nortesamericanos são um pouco alienados e tal, mas os brasileiros também são. É claro que quanto a cultura do resto do mundo, os Brasileiros demonstram mais interresse e sabedoria quanto a isso, mas o resto é mesma coisa. Não sei se todos os países são assim, mas a verdade que brasileiros, como o proprio Camilo disse, se sente muito. Mas esse são uns dos charme do nosso povo. Afinal brasileiro adora fazer piada de tudo, principalmente se for tirado de uma história ruim.

  3. Os Brasileiros tbem nao e tao antenado no mundo tbem,os Brasileiros nao sabe distinguir os Asiaticos,chaman todos os Asiaticos de “Japones”.a questao da aparencia que vc disse no Brasil os Brasileiros acha que nipo-Brasileiro sao Japones mesmo.

    O pior de todos e Brasileiro achar que nao e Latino pq fala portugues,por isso nao podemos reclamar dos Americanos por eles achar que falamos espanhol.

  4. Oow, Roger, você tá falando por você que os Brasileiros não sabem a diferença entre Asiáticos. Eu sou brasileira (infelizmente) e eu sei a diferença; e aposto que muitos Otakus também sabem!
    ENTÃO, não fale por todos enquanto você não conhecer o Brasil inteiro.

  5. Porque “eu sou brasileira (infelizmente)” larga de ser r********* o Brasil é um pais maravilhoso o problema são os políticos. Tenho muito orgulho de ser brasileiro. você que deve ter nascido em uma família muito pobre e por isso julga o Brasil um país ruim não é culpa do país e sim culpa dos seus pais que não souberam estudar. Tenho pena de você

  6. lu, eu sou de origem galega (norte da espanha e portugal) e africana, mas tenho a pele clara, cabelo loiro quase mel e olhos verdes. oq eles achariam de mim qdo me vissem? p/ eles, a qual país eu pertenceria?

  7. Ah, eu já não tenho tanta curiosidade de conhecer o Estados Unidos. Mas quero muito ir paa o Canadá! Enfim, acho que não podemos ficar nessa de que os brasileiros se acham, assim como não podemos dizer que os americanos se acham demais. Pois sempre haverá uma discordia no meio. Mas algo eu tenho que dizer.. Não existe um país melhor que o Brasil para se viver. Até por que o clima tropical é maravilhoso e sempre há florestas e jardins, o que é outra coisa que eu amo. Que os outros países me perdoem, mas melhor que o Brasil, não tem. *-*

  8. Os norte-americanos são assim mesmo,arrogantes e não sabem de nada da geografia do mundo,só deles mesmos,e olhe lá!Pode ter uma cobra no quintal deles e eles não sabem.

  9. Sara,

    Ha americanos arrogantes sim, no entanto boa parte dos americanos simplesmente nao liga para coisas que acontecem ” fora do seu quintal” e nao e por arrogancia e sim por falta de interesse mesmo… Algo que pode ferir o ego de pessoas de outros paises que estao acostumadas a se preocupar mais com a vida no exterior do que com a vida no pais deles, ou de pessoas que nao podem ouvir um ” a” de reclamacao contra seu pais que ja se ofendem.

  10. Os americanos não sabem de nada, nem os jornalistas, e muito menos os políticos. Se você pesquisar as barbaridades que a imprensa americana publica sobre o Brasil, vai ficar ofendido ou frustrado. Elaboro uma lista

    1) A capital do Brazil é o Rrrreyo Del JanYero
    2) Nuestra presidenta es una ex guerrilla terrorista
    3) Brazil had ties with IRAN!!! Terrorists (?)
    4) O Brazzil é a capital mundial da pedofilia e da perversão
    5) Anything goes in Brazil – NO RULES!!
    6) Brazzileiros sobrevivem plantando banana e jogando futebol
    7) O que não é faveLLa (espanhol), é AMAZON
    8) E é claro, vivemos como homens das cavernas.

  11. O que eu penso dos americanos:

    1) pessoas fanáticas que cultuam a ilusão, exemplo cinema e artes;
    2) pensam que o resto do mundo não existe, como naquele conto da invasão alienígena e o presidente dos EUA salva o mundo;
    3) gostam de distorcer a história e de como ela é contada, um imperialismo bárbaro e sem qualquer pingo de caráter;
    4) tendência a desumanizar pessoas e torná-las escravas desse imperialismo, bem como guerras, bombas atômicas e tecnologia usada para exterminar pessoas, exemplo: guerra fria e outras guerras onde os EUA participou eliminando muitas vidas inocentes;
    5) culto ao imperialismo bárbaro de subjugar outras culturas, tentando imprimir uma única cultura em todo o mundo, a sua;
    6) falta de educação para com os estrangeiros que saem do Brasil para comprar nesse Grande Esgoto do Mundo, infestado de ratos e crápulas, chamado Big Apple ou Nova York, cidade detestável que apenas denota o materialismo do imperalismo desse pais afundado na sua própria ganância.

    Em síntese, como brasileiro, não posso me calar, americano não é nada. Os EUA nada são. Há países no mundo que são muito melhores que não tentam nos fazer ingolir a sua cultura como se essa fosse algo primacial em nossas vidas.

  12. Eu achava que Aracaju (sabe onde fica?) era uma cidade de primeiro mundo antes de sair de Salvador para vir morar aqui. Agora, vi que a cidade têm muitos problemas iguais a qualquer outra do Brasil. Só podemos falar alguma coisa de um povo ou de um país quando vamos morar nele. Cada um conceBe uma visão diferente das coisas ao seu redor. Eu amo o Brasil e os USA, pois todos somos seres humanos, e a ciência já comprovou que não existe Raça; A RAÇA É HUMANA. Eu sou gay e não posso me dá o luxo de discriminar ninguém, já que sou discriminado desde quando nasci.

  13. alguns Americanos são ignorantes, vivem cheios si, vivem em seu mundinho de merd*, são superiores a tudo

    penso que americanos são todos obesos, consumistas, se acham, não tem cultura alguma, não intendem a cultura de nínguem.
    Tentar impor seu modo de vida a todos
    agem sempre como se fossem os donos do mundo.
    Estou certa? não sei, mais quem liga, eles tambem não ligam para nossa cultura, eles são ridiculos então eu tambem posso ser;

  14. EU SOU BRASILEIRO, GRAÇA A DEUS, E TENHO ORGULHO DISSO ,QUANTO AO POVO AMERICANO, EU NÃO TENHO NADA CONTRA ELES ,MAS TENHO CONTRA A POLITICA DO GOVERNO DOS EUA QUE TANTO AJUDARAM A DERRUBAR GOVERNOS PELO MUNDO USANDO A CIA COMO FERRAMENTA PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS INCLUSIVE NO BRASIL,MAS TEMOS QUE OLHAR PARA O FUTURO E LUTARMOS POR UM PAÍS MELHOR E TEMOS QUE COMEÇAR PELA EDUCAÇÃO (ESCOLAS) DE QUALIDADE E GRATUITO QUE ENSINEM A SER BONS CIDADÃES .ESCOLAS QUE ENSINEM DO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO E AO TERMINO DO CURSO JÁ SAIAM ENCAMINHADOS PARA FACULDADE MAIS PRÓXIMA .A RIQUEZA DE UM PAÍS É O SEU POVO DESDE QUE ELE TENHA CONSCIÊNCIA DISSO

  15. Rogério,

    Aprovei seu comentário mas, por favor, da próxima vez não escreva tudo em CAPS lock, ok? Obrigada.

  16. O preconceito começa quando eles se intitulam “Americanos”. Cara, o continente todo não se chama Continente Americano? Logo, somos todos Americanos, não é ¬¬’ Um Alemão pode se auto intitular Europeu, e o “resto” de Norte europeu, Sul Europeu… Na boa não consigo entender isso. E outra, não tem essa de preguiça.. (Eu juro que se um dia eu disser a um Estadunidense que sou brasileiro e ele me perguntar se falo espanhol, vou dar uns paranauê na cara dele ¬¬). Eles não querem se dar o trabalho de olhar pro mundo, ou como diriam “resto do mundo”. Pode me chamar de preconceituoso, mas eu acho o cumulo um povo que só olha pro proprio umbigo, e se olha pro lado é com interesse(Iraque mandou oi ♥)… Diga o que quiser, mas eu tenho fé que em um doce dia eles vão se dar muito mau por causa dessa auto ignorancia… kkk’s desabafei.

  17. Creio que somos o que nossa cultura nos ensina, admiro o povo americano pela perseveranca e disciplina, e adoro nosso pais, se tivemos politicos comprometidos com o povo, teriamos condicoes de visitar outras nacoes e somar com a sua cultura e divulgar amplamente a nossa.

  18. também concordo os americanos não entendem nada de geografia,e a unica coisa que eles entendem é o pais deles eu sou brasileiro e concordo que a unica coisa que eles sabem é do futebol e do carnaval mas os americanos precisam aprender mais sobre o nosso país

  19. Não adianta generalizar tudo. A verdade é que todos os países, cada um com sua cultura, apresentam grandes divergências em que há pessoas mais simpáticas, outras mais retraídas, inteligentes ou desligadas de tudo. Todos eles possuem defeitos e qualidades, para tudo existe um lado negativo e outro positivo. Nada nesse mundo é perfeito e o problema é que existem pessoas que têm a mente muito fechada, indispostas a aceitar críticas e sugestões, pois vivem em seu mundinho e querem que as coisas sejam do seu jeito.
    Na minha opinião, o que vale é experimentar e se aventurar com as diferenças que o mundo nos oferece e, para a falar a verdade, seria tudo muito chato se as coisas fossem iguais. O importante é aceitar essas diferenças. Se não gostou, parte pra outra. A vida segue em frente!

  20. nao vejo os americanos como povos arrogantes, como falam, donos do mundo. vejo um povo que cuidam da sua vida, inves de cuidar da vida dos outros. vejo os americanos um povo que tem mais oque fazer.

  21. Vitor, você tem todo o meu apoio, meu pensamento saiu pela sua boca…i am brazilian, with pride, i love my country and peoples of here, i meet many peoples from other country, but do not have peoples as here…..

  22. Vitor é o seguinte mané, o fato de ser pobre não é defeito prá ninguém! Sou pobre + sou feliz porque aondem passo passo de cabeça erguida. Sou pobre + tenho muito orgolho de ser brasileiro, amo minha pátria amo meu país dou minha vida por ele.

  23. Rafaela,

    Você não liga tanto que comentou e lê um blog sobre a vida nos EUA. A ignorância é dos dois lados, eles não sabem da gente e pelo que você escreveu não sabe nada deles também.

  24. Não acho que seja uma questão de ignorância dos norte-americanos ou de qualquer povo, mas de prioridade ou interesse. Muitos brasileiros que dizem amar o Brasil também não sabem nada nem mesmo do Acre ou de Roraima. Falam que amam o Brasil. Sim, amam sim, na Copa do Mundo.

  25. Nunca entendi essa cobranca que as pessoas tem com os americanos. Acharem que eles tem obrigacao de saber qual idioma se fala no Brasil, ou como e o Brasil. Eles simplesmente nao tem interesse. Outro dia estava vendo num programa daqui do Brasil perguntas sobre varios paises. Alguns disseram que a capital de Cuba era Venezuela e nao sabiam responder nenhuma capital de algum pais vizinho (as vezes nem da Argentina, que e o unico pais latino-americano que os brasileiros se importam um pouco). Chegaram a dizer que a capital dos EUA (sim, o pais mais influente do mundo) era Miami. Pergunte a alguem na rua qual a capital da China, da Russia, do Canada, do vizinho Peru…

    ps Os acentos, o cedilha e o til estao funcionando no meu teclado, por isso a falta de acentuacao.

  26. Sinceramente. Conheci muitos americanos em minha adolescencia, rapazes e garotas, são em geral educados e até simpáticos quando se conhecem e fazem parte do seu convívio. Não vi tanta diferença de nós. Gostam de música, comida fast food, um pouco de esporte, praia,etc. Onde está há tamanha diferença. Não misturemos traços de personalidades com caracterísitcas gerais de um povo. Gente que se acha, tem em qualquer lugar. Aqui mesmo, em geral, as pessoas das cidades grandes, costumam discriminar gente do interior, estados mais importantes, se acham superiores aos mais “provincianos”, o Rio é o melhor lugar do mundo, como se o mundo se limitasse ao Rio, com todas suas favelas e criminalidade sempre em alta. E cá prá nós, não estamos entre os povos mais educados e mais informados/estudados do mundo. Verdade seja dita, não é?

  27. Tem uns americanos mais cultos que corrigem os outros entre si hoje em dia, quando o assunto é falar espanhol no Brasil: “-No brasil não se fala espanhol. -Então que língua eles falam? -Não lembro. É uma língua de um paisinho da Europa… Português. Lá eles falam português.”

  28. Gente cada um tem que apreciar a beleza de seus países,o brasil simplesmente é um lugar maravilhoso, já procurei imagens de todos os estados do brasil e algumas cidades são lindas RJ,SC,RS,PR e etc nos podemos ate ser divididos pelos países e falamos idiomas diferentes mas todos nos estamos em um único lugar a terra,falando assim parece um discursinho besta mas parem de brigar por isso, que um pais é melhor que o outro, cuidem do planeta e é isso ai, eua como brasil os dois são lindos, e acreditem em mim é muito melhor você pensar assim do que pensar que um é melhor (dane-se oque eles falaram da gente) ate mesmo por que não é porque uma duas ou mais pessoas falaram que vamos julgar o resto das pessoas.
    bjao

  29. uma coisa que eu sempre quis saber, porque nos estados unidos esses lugares tipo residenciais nunca se vê ninguém nas ruas e no brasil você vê em bairros pessoas indo e vindo o dia todo, lá parece que as pessoas se escondem dentro de casa ou isso é cultural mesmo, eles são mais reservados?

  30. Olá Ismael. Minha teoria: durante a semana americanos costumam trabalhar longe de onde moram e chegar ao trabalho e voltar para casa dura em média 30 minutos, em alguns casos bem mais tempo que isso. O almoço aqui é mais rápido, eles geralmente almoçam perto do serviço já que há restaurantes e redes de fast food para tudo que é lado – ou seja, voce raramente saberá de americanos que almoçam em casa. no fim de semana eles querem sair de casa mas isso tambem varia de acordo com a faixa etaria da pessoa e dos gostos pessoais, tem gente que quer ficar em casa nos fins de semana e tem os mais saídos os ultimos podem ter que sair longe de casa para achar entretenimento decente, as vezes ate em outras cidades – mas isso tambem depende da área. Entao durante a semana eles raramente serao vistos perto de casa por causa do trabalho e nos fins de semana por ir atrás de diversão.

    Outra coisa a notar também é que dependendo da regiao onde se vive, há praticamente um carro por cabeça, entao dificilmente se verá pessoas andando para lá e para cá, sequer há calçadas em muitas areas americanas por causa da predominancia de carros. Nos fins de semana voce ve mais gente nas vizinhanças, mas geralmente fazendo algum projeto no quintal ou lavando o carro na frente de casa, olhando a molecada brincar na rua e coisas do tipo, mas se eles tiverem que ir à padaria do outro lado da rua, vão pegar o carro, entende? rrsrsr

  31. Oi já fui aos Estados Unidos gostei muito de lá mais vejo que lá como todos os outros países que já fui tem suai própia cultura.. Mais o que me deixa frustrado e nos Brasileiros não serem tão patriotas como os norte-americanos são. .

  32. Eu estive em Oklahoma em 2011 e, posso assegurar, fui muito bem tratado em supermercados, aeroporto, vizinhança do condomínio em que fiquei , no zoológico, etc…Mas não me iludo, pois parte da cultura americana é recheada por uma certa dose de racismo ( não em todos os americanos) , um certo ar de superioridade, desconfiança com relação a latinos, etc… Mas, convenhamos, nós não vamos mudar essa realidade.Quando lá estive, procurei me adaptar ao American Way of LIfe e gostei bastante da experiência. Pessoas arrogantes e bairristas também existem aqui. O americanos possuem uma sociedade em que as coisas funcionam. Mas não troco meu país por qualquer outro. Tenho orgulho do meu Brasil!!!!!!!!!

  33. Chato é você visitar o museu aerospacial em Washington, ver um painel gigantesco inteiro sobre os irmãos Wright e, no cantinho(zinho, inho, inho, inho), uma microfoto de Santos Dumont, com um também microtexto sobre seu feito. Nem sei se há mais o tal painel, porém vi isso de perto há tempos, em 1998, enquanto uma fila interminável esperava para tocar num suposto pedaço de rocha da Lua kkkk (será que era mesmo?!). Os caras querem ser melhores em tudo, pô… e, caso outro povo se destaque, eles dão um jeito de dar uma “diminuída” no bicho rsrs… Ou então compram a nacionalidade dos bons… Babaquice total. Ninguém é nada a mais que ninguém nesta Terra. Tudo ilusão. Vejo isso como coisa de gente de alma pequena, tola, fútil (triste, no final das contas). E que o Mundo Espiritual tenha misericórdia de todos nós; e possamos passo a passo nos aperfeiçoar como seres humanos. Abraço geral!

  34. eu gosto do brasil tenho certeza de que um dia tudo isso vai mudar eu tenho orgulho de ser brasileiro,o que eu acho estranho é porque alguns brasileiros não tem pátria pelo seu pais..
    tenho certeza que um dia o brasil sera, um pais mais lindo do que é e todos teremos orgulhos temos que ter orgulho de falar pra estrangeiros que somos brasileiros o brasil é famoso por muita coisas falei tudo…..

  35. Muitos comentários legais e oportunos, principalmente quando se fala que não podemos generalizar e que falta ao brasileiro mais amor à pátria (exceto nas Copas do Mundo) . Acrescento apenas que não podemos confundir política externa de uma país com o que os nacionais pensam, até porque sempre terão os que serão contra ou a favor de uma determinada decisão de um país.
    E sempre terão aqueles que se acham, sejam americanos, brasileiros, italianos etc.

Faça parte da conversa: