Algumas perguntas estao fora do alcance de muitos entrevistadores ou pessoal de recursos humanos de empresas americanas. De acordo com a lei federal americana, empregadores nao podem te perguntar as seguintes questoes durante entrevistas de empregos:
“Você é cidadao americano?”
Eles podem ate ser tentados a ter perguntar isso, porem essa pergunta nao pode ser feita ja é proibida a discriminacao baseada em nacionalidade, etnia ou cidadania de um individuo. A unica pergunta que o entrevistador pode fazer é “Voce tem autorizacao para trabalhar nos EUA?” (lembre-se que para trabalhar nos EUA e preciso ter autorizacao para trabalho, independentemente do tipo de visto que voce possui, se voce nao tem autorizacao voce nao pode trabalhar).
“Qual sua raça?”
É proibido tambem discriminar candidatos de acordo com as racas deles. O que a empresa pode fazer é perguntar qual sua raca no formulario para a vaga e voce somente responde essa pergunta se quiser.
“Qual sua idade?”
A unica pergunta que eles podem te fazer em relacao a idade é se voce tem mais de 18 anos de idade (para poder trabalhar legalmente) caso voce pareca ser mais jovem. Caso contrario a pergunta é ilegal pois ha uma lei federal que protege pessoas com mais de 40 anos de idade contra discriminacao por idade.
“Qual sua religião? Você é religioso?”
Afinal de contas, que tipo de entrevista é essa? É para um emprego ou para arranjar namorado em um site de namoro? Nenhum empregador pode discrimiar funcionarios baseando-se na religiao que ele/a pratica ou deixa de praticar. Como ja falamos no post sobre liberdade religiosa nos EUA, por aqui todos tem direito a seguir a religiao que preferirem assim como nao seguir religiao alguma se esse for o caso. As empresas americanas tem a obrigacao de serem flexiveis em relacao as praticas religiosas de seus funcionarios, mesmo se elas de certa forma “interfiram” com o ambiente de trabalho, como no caso de vestuario ou feriados, por exemplo.
“Você esta grávida ou pretende ficar grávida em breve?”
Nenhuma empresa americana pode deixar de contratar uma mulher se ela estiver gravida ou por qualquer motivo relacionado a esse pequeno detalhe. O que eles podem perguntar porem é se a funcionaria tem algum problema com horas extras, quantos dias e horas por semana ela estara disponivel e etc.
“Você é casado/a? Gostaria que te chamássemos de Ms. Ou Mrs.?”
Essas perguntas sao proibidas pois empregadores podem resolver nao te contratar caso voce seja casado/a. Ja que isso pode influenciar sua decisao de sair do servico de uma hora para outra dependendo das necessidades da sua familia.
“Você tem algum problema de saúde?”
Desde a decada de 90 é proibido discriminar um provavel empregado baseando-se em qualquer problemas fisicos e/ou mentais que ele/a venha a ter. Contanto que a pessoa possa fazer as tarefas requeridas pelo servico, ela tem o direito ao emprego tanto quanto um individuo que é “normal”.
“Você se droga, fuma ou bebe?”
Entrevistadores jamais podem perguntar isso. Aquilo que eles podem porem é se voce ja foi penalizado ou despedido por violar condutas de trabalho anterior por atos relacionadaos ao consumo de bebidas alcoolicas, cigarro e etc.
Agora voce ja sabe quais sao as perguntas que empregadores americanos podem e nao podem fazer para candidatos a vagas de emprego. Jamais responda esses tipos de perguntas seja em formularios ou oralmente, pois elas sao ilegais e se voce tem autorizacao para trabalhar nos EUA, voce tem alguns direitos sim e eles nao podem ser violados.
Fonte: Investopedia
Lu,
Adorei a dica, vou fazer desta forma porem espero resceber minha licenca o mais rapido possivel. Esta sera minha 3 tentativa rsrsrs
Olá Lu.. essa do entrevistador perguntar se tem autorização pra trabalhar nos EUA, que tipo de autorização seria? não entendi, Eu estando como au pair tenho essa autorização? pq como estudante provavelmente não tenho..
Anna,
Obrigada pelo comentário. A autorização de trabalho é um cartão com seus dados que diz que você pode trabalhar, ela tem data de expiração também. Ela não é o Green Card e nào é carteira de motorista, ela somente dá direito a trabalhar dentro dos EUA durante o período indicado na mesma.
Agora em relação a situação de au pairs aqui, elas podem sim trabalhar, penso eu que elas devem ter a autorização de trabalho para tal, porém somente para exercer suas funções como au pair (voce deve ler mais sobre restricoes do visto de au pair no site do consulado/embaixada brasileira nos EUA).
Sei que au pairs podem estudar sim, inclusive a carga de trabalho delas é menor em razão disso. Agora vistos de estudante em sua maioria não permitem que o estudante trabalhe, os que conseguem autorização de trabalho são para empregos que que pagam pouco e dentro da faculdade . é possível pedir uma autorização para trabalho fora da escola, poré são poucos que a conseguem.
Sugiro que você leia o blog da Renata, que é au pair. Há muitas informações úteis por lá sobre tudo au pair. Você encontra o link pro blog dela na parte de baixo da coluna direita do blog sob o nosso BLOGROLL.
Não podem perguntar se a pessoa se droga, fuma ou bebe? Esqueceram de mencionar que a maioria das empresas americanas obrigam os funcionários a fazerem teste de urina para procurar drogas. Há casos de empresas que despediram funcionários até por fumar cigarro.
Renato,
Claro que ninguem que faz drogas vai admitir e por isso ha o teste de urina. Listei somente as perguntas que eles nao podem fazer, nunca disse que eles vao dar um jeito de descobrir sobre isso. A mesma coisa vale para a idade da pessoa, eles nao podem perguntar mas voce tem que listar ses historico de empregos e escolar, mostrar sua identidade e eles saberao sua idade, quanto a raca so de olhar para a pessoa eles sabem porem eles nao podem dar na cara ou mencionar esse tipo de coisa.