Como Conseguir Vistos Para Os EUA?

tirando vistos para os EUA
by mari_m_tavares via flickr


Qualquer pessoa que queira entrar nos Estados Unidos, seja para fazer turismo, estudar ou trabalhar temporariamente precisa de um visto.

Há várias categorias de vistos e cada uma delas tem suasexceções e regras a serem seguidas caso se consiga tirá-los. Porem há alguns pré-requisitos básicos que todo brasileiro deve ter e saber provar que tem para conseguir um visto para a América. Eles seguem abaixo:

Você não pode ter antecedentes criminais:

É  necessario retirar um atestado de antecedentes criminais na Polícia Federal antes de tirar o visto.

Você precisa provar que é uma pessoa saudável:

No caso de vistos de imigrantes é preciso provar que não tem nenhuma doença grave, por essa razão o consulado/embaixada americana onde você vai tirar o visto pede a apresentação de atestados médicos (de médicos indicados por eles) que comprovem sua saúde e  que voce está com suas vacinas em dia.

Você terá que provar que tem raízes no Brasil e que pode se virar dentro dos Estados Unidos:

Ou seja, se você somente quer passear nos EUA,  terá que mostrar as passagens de ida e de volta compradas, mostrar que tem dinheiro suficiente para o hotel, alimentação, falar do roteiro de viagem, que está empregado e/ou está estudando no Brasil e vai voltar a trabalhar e/ou estudar depois das suas férias aqui e etc.

Se você vem estudar, terá que provar que pode bancar seus estudos ou que seus pais o podem fazer, além de comprar seguro de saúde estudantil internacional, mostrar que possui vínculos com a instituição de ensino e etc.

Veja como é o processo de vir para estudar nos Estados Unidos com o Ciência Sem Fronteiras e outro depoimento de como é vir estudar aqui com bolsa escolar esportiva.

Se você vier para os Estados Unidos a trabalho tera que provar vínculo com a empresa a qual te contratou e assim por diante. Sim, você primeiro consegue a proposta de emprego e depois vem para cá, saiba mais sobre como funciona o processo do visto de trabalho, seu custo e etc nessa entrevista.

Provas de raízes no Brasil, incluem (mas não somente) as seguintes: Ter imóvel e/ou outros bens no Brasil, ter família próxima (pais, irmãos e irmãs) que residem no Brasil, declarações de imposto de renda, emprego estável  ou estar cursando universidade/faculdade no Brasil.

Resumindo, os oficiais americanos de imigração querem ter certeza que o indivíduo portador do visto sairá do país deles depois de ter teminado o intuito da visita ou estadia. Se por algum motivo eles desconfiarem que a pessoa não vai fazer isso, eles podem negar a obtenção do visto.

Ou seja, muitas vezes oficiais do consulado não dão vistos por falta de provas que o indivíduo voltará para o Brasil, mas é claro que há outros motivos possíveis para o visto para os EUA ser negado.

É importante também se inteirar sobre os processos de vistos, prestar atenção e seguir as instruções do consulado/embaixada, enviar a papelada antes do prazo dado, fazer cópias de todos os documentos enviados just in case  e ter sempre em mãos provas ou documentos que comprevem sua ligação forte e intuito de voltar ao Brasil.

Ah propósito, o jeitinho brasileiro jamais pode ser aplicado em oficiais de orgãos americanos, muito menos quando seu visto depende deles.

E se você conseguiu uma entrevistas no consulado americano, está ansioso e não sabe o que fazer? Veja  dicas para o dia da entrevista de visto aqui.

Para informações detalhadas sobre vistos e requerimentos específicos a cada um deles visite o website da embaixada ou consulado americano  no Brasil (em português).

Quer saber mais? Leia compre meus ebooks !

Gostou do post? Compartilhe!

More about Lu

Seja bem vindo à perspectiva de uma brasileira sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. A Brazilian take on the American Way of Life.

Comments

  1. Hey,
    Lu eu faço faculdade de Direito e penso em imigrar pra New York ao terminar e fazer uma pós por ai. Será difícil validar meu diploma e conseguir um emprego? Desde de pequeno quero morar nos EUA, to disposto a correr a trás mesmo, não me imagino vivendo no Rio de Janeiro pra sempre.
    Abraços Luan

  2. @ Luan

    Voce provavelmente tera que fazer o curso todo aqui para poder exercer a profissao aqui. Acho que nao tem como validar diploma de direito, ja que as leis mudam muito entre os dois paises. Isso tambem dependera de que tipo de direito voce cursou. Entao voce tera que fazer um curso completo de direito por aqui se e realmente aquilo que voce gosta. Enquanto isso melhore seu ingles, pois voce precisara de ingles fluente.

  3. Meu marido e eu recebemos uma proposta do nosso chefe daqui que está fazendo uma parceria com uma empresa americana para que nós dois possamos trabalhar aí.
    E eu nunca entendi direito… Nós podemos entrar com pedido de green card? Ou temos que pedir o visto de trabalho, primeiro?
    Outra duvida é, caso fiquemos aí, com o visto do trabalho, nós poderemos visitar outros lugares dos USA, né?
    E caso eu engravide e meu filho nasça aí, mudaria alguma coisa caso nós não tivessemos o green card? Poderiamos continuar morando no país, ou teríamos que voltar para o Brasil?

  4. @ Andrez

    Nao, a empresa que entra com o pedido de visto de trabalho para voce e seu marido e e ela que tomara conta de todo o processo. Se voce estiver aqui com qualquer tipo de visto voce pode viajar pelo pais sim.
    Filho nascido aqui nao da garantia nenhuma de vistos ou quaisquer beneficios imigratorios. Inclusive alguns senadores republicanos estavam querendo mudar o 14th ammendment, que e a lei que rege quem merece nacionalidade americana entre outras coisas. Esses politicos querem muda-la paras que imigrantes ilegais que tenham criancas nascidas aqui nao possam se beneficiar com o nascimento dos filhos deles e para que essas criancas nao sejam cidadas americanas.
    Assim que seu visto terminar voce tem que voltar para o Brasil, independentemente se seu filho nasca nos EUA ou nao.
    Se seu filho nascer aqui ele sera americano mas isso nao vai te afetar ate depois que ele possa peticionar para voce, isso so ocorre depois que ele tiver mais de 21 anos de idade…Longa espera.

  5. Olá Lu, ótimo site!

    Tenho uma dúvida: uma empresa dos EUA quer me contratar para trabalho remoto. Vou trabalhar como PJ aqui do Brasil.

    Algumas vezes precisarei ir à empresa nos EUA para participar de alguns treinamentos e conferências. Como só tenho o visto de turismo (B2), existe um problema para eu conseguir entrar nos EUA? Consigo obter o visto de negócios (B1) com alguma carta de apresentação da empresa americana?

    Obrigado!

  6. @ Someone

    Obrigada pelo comentario. Acho que voce consegue sim, especialmente com aprensetacao de documentos que comprovem sua ligacao com a empresa americana, inclusive acho que esses documentos sao ate exigidos para voce poder consguir esse tipo de visto. Procure se informar no site do consulado ou embaixada americana mais proxima de voce e tambem no site do USCIS.

    Boa sorte!

  7. Lu eu to me focando mais em Direito internacional é a parte que eu mais gosto depois de Direito Constitucional, voltei pro curso de inglês recentemente pra relembrar tudo, principalmente gramática, na parte de falar eu já consigo me virar bastante bem e entender bastante também, tenho assistido muito CNN e BBC pra me acostumar a escutar inglês diariamente. Eu tenho ainda uns 4 anos pra me preparar. Você sabe quais são os procedimentos pra que eu consiga fazer o curso de Direito ai?
    Abraços Luan

  8. @ Luan

    Se voce esta estudando Direito Internacional, acho que e bem posivel que voce consiga validar seu diploma, porem nao garanto que voce nao que estudar um pouco mais. Vai depender da universidade na qual voce deseja estudar, de uma olhada no site dela e veja quais os requisitos que ela pede para estudantes internacionais ja graduados em seus paises de origem.

    Achei um site que pode te ajudar a entender mais sobre o curso de Direito para estudantes internacionais aqui nos EUA:

    International Law Institute

    Colocarei um post detalhado sobre como estudar Direito nos EUA no blog em breve, aguarde.

    Quanto ao ingles, procure se acostumar mais ao ingles americano, o qual difere bastante do britanico (lembre-se que a BBC e britanica :D), procure ler bastante tambem, sites tipo a NPR e quem sabe se tornar membro de um site ou forum de discussao para estudantes internacionais de direito e etc.

    Boa sorte.

  9. Lu,
    muito obrigado. Adoro seu blog mostrei pra minha mãe e ela também gostou muito. Vou seguir seus conselhos sobre ouvir mais inglês americano e vou passar a ler mais também. Olhei o site que você recomendou e nossa foi maravilhoso fiz uma pesquisa também e já to meio que com tudo pensado pra quando for imigrar, entrei no site da Ordem dos Advogados de NY e lá diz que estudantes de Direito de outros paises podem prestar a prova se tiverem feito o LL.M. To bem feliz agora vou ficar atento ao seu post sobre estudantes de Direito, espero ansioso por ele.
    Um grande abraço,
    com muito calor do Rio de Janeiro 😀

  10. para morarnos eua tem um visto que vale para 5 a 10 anos oque eu tenho que fazer

  11. @ Ste = Aline = Dayane = Safira:

    Nao sei que a tipo de visto voce se refere. Antigamente o visto de turista era valido por 5 anos, nesse ano esse visto passou para 10 anos. Agora visto para residir permanetemente nos EUA ou por 10 anos nao existe. Voce deve estar confundindo esse tal visto com o Green Card, que e valido por 10 anos. Leia os requisitos para obter o Green Card no site do consulado/embaixada americana no Brasil (em portugues).

  12. Olá!
    Consigo um visto de trabalho através de uma confirmação do respectivo empregador ou há outras burocracias além do procedimento padrão?

  13. Denilson,

    Nao. E preciso passar por uma entrevista primeiro. Nao somente dependera da empresa, quem decidira sobre o visto e o consulado/embaixada americana.

  14. Falando em valores reais… quanto dinheiro eles consideram suficiente para dar um visto (ex.: de trabalho)?

    Se a empresa quiser me contratar, eu só posso trabalhar nos EUA no prazo do visto? Quer dizer: uma pessoa que vive legalmente por lá, vai ser demitida porque querem mandar a pessoa de volta pro país dela? País onde, aliás, eu não gosto de viver.
    Não me conformo com isso.

    Desculpa a insistência no assunto. Tô fazendo um dossiê com todas as informações que preciso pra literalmente virar americano, mas com essa incerteza da permanência, eu fico de mãos atadas.

  15. Edvaldo,

    Quando uma empresa americana estiver disposta a contratar um cidadao estrangeiro, ela arcara com os custos do processo. Seus gastos incluirao: validacao e traducao do seu diploma, passaporte, taxa consular e etc.

    Infelizmente voce so podera trabalhar nos EUA dentro do prazo do seu visto de trabalho. Se por qualquer razao o contrato de emprego e quebrado, o estrangeiro tem que deixar o pais. E claro que ela tem um prazo para sair, mas ela tem que sair do pais.

    Voce esta se preocupando demais, voce tem somente 15 anos e como eu ja disse… ate quando voce tiver idade para poder pedir visto de trabalho, muita coisa pode mudar.

  16. Ola Lu,

    estou querendo ir para o Canada no proximo ano com visto americano. Não pretendo ir com o intuito de estudar, quero ir para trabalhar e melhorar meu ingles no cotidiano mesmo. Pretendo ficar lá somente 6 meses. Voce acha que é dificil conseguir este visto? Não tenho ligação com nenhuma empresa lá, pretendo ir e conseguir um emprego quando estiver lá.

    Abraços

  17. Luiz,

    Para ir para o Canadá você precisa tirar um visto canadense e não um visto americano. Para se informar melhor no site do consulado ou embaixada canadense.

    Boa sorte!

  18. Olá Lu,

    Tenho uma pequena dúvida sobre vistos. Por exemplo, se eu tenho o visto permanente, green card depois de me casar com uma americana, eu teria o greencard. Com esse greencard eu poderia ter uma empresa nos eua. Eu poderia contratar pessoas para trabalhar nessa minha empresa. Quanto tempo levaria para eu levar um amigo brasileiro para trabalhar comingo nos EUA e ele pegar o visto de trabalho?

    Obrigado.

  19. Marcos,

    Resposta numero 1: Sim, voce pode abrir uma empresa.
    Resposta numero 2: Sim, voce podera contratar pessoas para trabalhar na sua empresa, mas com um porem: elas tem que ser americanas. Voce somente podera contratar um brasileiro para algum tipo de cargo especial que nenhum americano possua todos os requisitos.

  20. No caso se consiguir bolsa de estudo 100% não precisara de atestado de dinheiro(quase isso)

  21. Leonardo,

    Claro que não. Se vc tem uma bolsa integral, isso quer dizer que vc terá tudo pago. Nesse caso vc precisará provar que tem a bolsa mesmo.

  22. O que ajuda mesmo a conseguir o visto americano é ter vinculos fortes com o nosso pais. mas nao basta apenas ter facudade e ter um bom emprego, tudo depende mesmo da entrevista

    Ronaldo

  23. Boa Noite, tenho 19 anos, sou técnino do TRE em minha cidade e estou cursando Direito. Gostaria de saber quais os procedimentos que faço para conseguir o visto de uma forma mais segura. Se ele for negado, eu nunca mais terei chance de tentar novamente? Recebo 4.315,00 e pretendo ir a turismo, passar no máximo 15 dias sozinho ou com meu irmão de 12 anos e minha namorada. O procedimento é mais complexo para menores de idade? Obrigado pela atenção.

  24. Brendo,

    Sim, no caso de vc levar seu irmão fica mais complicado. Você fazendo imposto de renda, tendo fortes vínculos com o Brasil, creio que não seja difícil conseguir o visto. Se o visto for negado voce pode tentar novamente.

    É bom você entrar em contato com o hotel, com a empresa que aluga carros (caso vc for alugar carros) e etc devido a vc ser menor de 21 e pode haver restrições nesse sentido também. Lembrando que há certas coisas que você não pode fazer nos EUA sendo menor de 21 anos, tais quais beber e sair para baladas.

  25. Gostaria muito de morar nos EUA, mas tenho muitas dúvidas: é difícil se acostumar, se fixar? E eu farei o curso de Letras, então, será difícil arrumar um emprego aí?!

  26. Olá Larissa,

    Se acostumar bem vai depender de cada um, tem gente que vem pra cá e ama e tem gente que vem pra cá e odeia. Isso é uma questão de gosto e tbm se a pessoa está aberta a novas experiências e costumes.

    Poder ou não trabalhar aqui dependerá do tipo de visto com o qual vc pretende vir pra cá. Visto de estudante, por exemplo, não dá direito a trabalhar nos EUA. Já se vc pretende fazer sua faculdade no Brasil e começar a trabalhar aqui com seu histórico acadêmico, tem que saber que esse mesmo curso é diferente nos EUA e que vc precisará de certificações e de validar seu diploma brasileiro, o qual pode ou não ser aceito parcialmente por aqui.

    Recomendo que vc leia esses posts do blog:

    O que é preciso fazer para morar nos EUA?
    Reconhecimento de diplomas brasileiros nos EUA
    Pontos importantes a considerar antes de ir para os EUA

    Boa sorte!

  27. Lu,

    eu estou planejando passear com minha familia no EUA, porem não sabemos falar ingles, isso implica no visto ?

    Eu tenho um amigo que já morou no EUA muitos anos se eles forem com nosco isso ajuda de qualquer forma com o visto ?

  28. Não vi muito post sobre visto para noivas.

  29. Escreverei algo a respeito em breve.

  30. Ola! Eu faço faculdade de Psicologia e penso em imigrar para os States ao terminar e fazer uma pós por ai. Será difícil validar meu diploma e conseguir um emprego? Obg, Luana.

  31. Olá Luana,

    Recomento esse post do blog para você: Como saber se seu diploma vale nos EUA? Sucesso!

  32. Oi eu quero ir fazer o ensino medio nos eua, n conheço ngm lá seria para morar sozinha, pq considero o caminho mais simples para dps fzer uma facul lá, como poderia fazer para requisitar um visto?

  33. Olá Lara. Entre em contato com diferentes agências de intercâmbio estudantil de high school, você vem para cá e fica hospedada na casa de uma família americana e estuda ao mesmo tempo. Depois do término do seu curso você tem que voltar para o Brasil e depois pedir um visto de estudante para universidade.

  34. Olá Lu…
    Estou querendo ir morar nos EUA, não falo nada de inglês, mesmo assim tenho chance de conseguir me comunicar, ou arrumar trabalhos por ai?
    existe algum site que tenha algum meio, tipo brasileiros que moram nos EUA, que possa me ajudar, tipo dividir ap, ajudar arrumar trabalho, e até mesmo criar amizade para melhor se firmar no EUA?
    Não aguento mais morar no RJ, tenho um amigo que faço as vezes a segurança dele, e ele tem casa em orlando se nao me engano, será que eu pedindo ajuda dele ele vai poder ser util em algo, por ter uma casa ai:? sendo que ele mora aqui no RJ!
    desde já obrigado Lu

  35. Olá David,

    Você pode não gostar da minha resposta mas é isso que penso e que aconselho: Não aconselho ou incentivo que ninguém venha para cá ilgelamente ou legalmente e “vá ficando”. Os tempos são outros. Recomendo para todos que queiram vir para cá aprender inglês,se possível ainda no Brasil e o mais rápido possível.

    Recomendo também que a pessoa procure conseguir todos requerimentos para o visto certo, ou seja, um visto que permita que ela more e trabalhe aqui, demore o que demorar pois vale mais a pena esperar um pouco mais e vir preparado do que vir para cá e viver no mundo da exploração e de sub-empregos.

    Quer saber quais são esses vistos e o que você precisa para conseguí-los? Vá nesse site oficial: Vistos de imigrantes

    Recomendo também as dicas de outros brasileiros, alguns que vivem aqui há mais tempo do que eu, pensam sobre o mesmo assunto nesse post: Dicas de brasileiros que vivem nos EUA para quem quer morar nos EUA.

    Quanto ao seu amigo, não sei, acho que você tem que perguntar isso para ele.

    Pense bem antes de fazer uma besteira. Faça as coisas do jeito certo e Sucesso!

  36. Olá, eu moro no Brasil e meu namorado no EUA, ele pretende custear minha viagem, o que implica é que não trabalho e sou estudante (mais de 18 anos rs) . qual será a chance de conseguir o visto?

  37. Olá Ca,

    Há a probabilidade considerável do seu visto ser negado sim, digo o porquê nesse esse outro artigo do blog: Como saber se ele quer algo sério ou não?. Recomendo também que você leia esse outro artigoComo funciona o visto de noiva. Sucesso!

  38. Hi Lu! ótimo blog, vai me ajudar muito!

  39. como faço para mudar de nacionalidade(deixar de ser brasileiro)e ser americano?

  40. Olá Paulo.Consiga um visto que dê o direito de obter o green card, consiga o green card, espere alguns anos (varia de acordo com o tipo de processo),passe no teste da cidadania americana e renuncie a cidadania brasileira.

  41. Ola Lu,
    Primeiramente agradeço as dicas e informações generosas que voce tem dado a todos nós.
    Gostaria de uma informação se com um visto B1/B2 consigo ir aos USA, ficar alguns meses e fazer um curso de ingles intensivo?

    Desde ja agradeço apoio.

  42. Olá Lu. Já foi martelado várias vezes mas não encontrei algo mais específico , sobre faculdade , sei que são todas particular , mas suponhamos que eu queira cursar e trabalhar nos EUA. Aqui já possuo curso superior , porém não tenho mestrado e nenhuma pós graduação. Falo pessimamente mal inglês , consigo interpretar bem mas não sei responder . As perguntas são : 1-qual visto pedir e suas barreiras ? 2-custo de mensa pra cursar administração ? 3- caso eu faça um mestrado aqui , o mesmo terá valor equivalente ? 4- vejo vários casos de pessoas irem ilegalmente , e se estruturar. Me questiono o fato de ser uma estrutura falsa (ex. Casa própria , carro , trabalho ) ?

  43. Alisson, primeiro você tem que aprender inglês, sem inglês você nem consegue fazer um mestrado ou uma pós aqui. Você poderia vir fazer um curso de inglês numa faculdade aqui, daí voltar por Brasil no término do curso e pedir um visto de estudante para fazer mestrado ou pós. Os valores vão variar muito dependendo da universidade, aqui é muito mais caro, nem tem comparação e você sendo estrangeiro vai pagar mais ainda. Procure por sites de universidades que te interessam e o google tradutor para traduzir as páginas. Exatamente, é uma estrutura falsa, se você vem ilegal como é que vai conseguir documentos? Não caia nessa de vir ilegalmente. Não recomendo que ninguém faça esse tipo de coisa. Você tem que levar em consideração que muitos dos ilegais aqui não contam a história inteira deles, na verdade é tabu aqui perguntar o status imigratório de outros brasileiros, a gente não faz isso… E as histórias que eles contam pros amigos e parentes no Brasil nem sempre são a verdade ou a história toda. Às vezes nem é questão de querer enganar, mas de não deixar os parentes preocupados e que eles sabem como é difícil viver dessa maneira. Resumindo: não faça isso! Procure jeitos legais de vir para cá. Você encontra essas maneiras no site do consulado americano no Brasil e em português. Sucesso!

Leave a Reply

Faça parte da conversa: