Para Estudantes

As Universidades Mais Baratas Dos EUA

Nem sempre qualidade anda de maos dadas com a quantia de dinheiro que voce investe em alguma coisa. Isso tambem vale quando estamos comparando diferentes universidades e suas mensalidades.

E procurar por uma universidade barata  depois dessa crise economica toda nao é facil, ja que a taxa escolar aumentou mais de 4% desde o ano passado e consequentemente o mesmo ocorreu com o custo da educacao nos EUA.

Alem disso calcula-se que a media que um universitario americano gasta com taxas escolares por ano é de quase 27 mil dolares (estudantes estrangeiros geralmente tem que dobrar esse valor caso nao sejam considerados residentes do estado no qual a universidade e localizada).

Se voce quiser cursar o ensino superior por aqui é bom procurar por uma boa barganha. Lista com algumas das melhores abaixo de acordo com o site WalletPop:

University of Texas:

Localizada em Austin no Texas: a aceitacao nessa universidade é alta, metade daqueles que tentam uma vaga conseguem. Alem disso ha uma otima oportunidade para economizar: se um aluno out-of-state (nao residente no estado) consegue bolsa de no minimo mil dolares para estudar nessa escola, ele pode se qualificar para se tornar estudante residente no estado e pagar menos pelos seus creditos escolares, ou seja, ele/a somente pagara metade do que um aluno que vem fora do Texas pagara.

Rice University:

Localizada em Houston no Texas: essa universidade promete pagar todas as taxas escolares de alunos que realmente precisam de ajuda financeira para terminar seus cursos e muitos dos demais alunos nao pagam toda a tuition requerida de 31 mil por ano. E embora nao faca parte da famosa Ivy League, essa escola é super competitiva e uma das melhores que ha.

Deep Springs College em Inyo County na California: essa e uma faculdade  e cooperativa que oferece cursos de dois anos somente, ou os chamados Associate’s Degrees. Todos seus alunos sao homens e tem que ajudar na fazenda (ja que a faculdade se localiza dentro de uma). Se seu sonho é ser um fazendeirou ou saber como os cowboys vivem de verdade, essa é sua escolha.

Berea College em Berea no estado do Kentucky:

Nada de taxas escolares… bem nao necessariamente, ja que a faculdade exige que seus alunos trabalhem ate 15 horas por semana alem de estudar. Mas e melhor que nada nao? A proposito , essa faculdade é crista. Pontos ruins? Se voce gosta de cidade grandes, esqueca essa faculdade rural.

Birgham Young University em Provo, Utah:

Se voce nao sabe, o estado do Utah é um dos estados mais religiosos dos EUA e “casa” dos Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias. Nao é surpresa que essa universidade tem essa religiao como “oficial”. Mormons somente pagam aproximadamente dois mil dolares, enquanto demais alunos pagam em media quatro mil por semestre. Se voce gosta de festar e quer aproveitar todas as experiencias que uma universidade americana pode oferecer, esqueca a BYU, pois todos alunos aceitos tem que assinar um papel dizendo que ate o termino de seus cursos eles nao morarao com pessoas do sexo oposto, nao beberao, fumarao e muito menos festarao.

Cooper Union For The Advancement of Science and Art :

Localizada em Nova Iorque, NY: a taxa escolarnessa faculdade tambem é zero e essa escola é considerada como daquelas que oferecem os melhores cursos de engenharia, arquitetura e artes plasticas. Se voce tiver a sorte de ser aceito, pois competicao para entrar nela é o que nao falta.

University Of North Carolina Chapel-Hill:

Localizada na em Chapel Hill na Carolina do Norte: essa universidade é a mais antiga do pais.  Alem disso essa universidade faz o possivel para que seus alunos nao terminem seus cursos com altas dividas de financiamento estudantil e etc.

University of Virginia:

Situada em Charlottesville no estado da Virginia: Assim como Chapel Hill essa universidade nao “entope” seus alunos com divida e mais divida, ja que ha diversos programas para ajudar alunos que precisam de dinheiro para terminar seus cursos.

E para completar essa lista nao poderiam faltar as academias militares americanas, as quais sempre oferecem boa educacao e por pouco preco (para residentes americanos e do estado, claro):

  • West Point no estado de Nova Iorque;
  • Kings Point no estado de Nova Iorque;
  • Annapolis no estado de Maryland;
  • New London no estado do Connecticut;
  • Air Force Academy no estado do Colorado.

A proposito, ano passado a academia militar de West Point foi escolhida por alunos como a melhor universidade americana.

Essa e a lista com as universidades e faculdades mais baratas (e melhores) dos EUA. Se voce gostaria de saber quais universidades foram consideradas as melhores no ano passado, leia nosso post sobre as melhores universidades americanas.

 

20 comentários sobre “As Universidades Mais Baratas Dos EUA

  1. Como assim ‘residete do estado’? Se uma pessoa está cursando uma universidade,é meio lógico que ela esteja residindo no estado onde a mesma se encontra certo? Quero dizer, até que a pessoa viva numa cidade que seja próxima à universidade, vá lá, mas estados diferentes? Como é o procedimento para comprovar isso? Comprovante de residência é o suficiente? E se eu moro com um roomate e a papelada toda está no nome dele?
    Bj grande, Luh!

  2. @ Janaina

    Requerimentos para o aluno conseguir pagar aquilo que residentes do estado pagam variam de estado para estado. Nao sei em que estado voce mora, porem aqui na Florida, por exemplo, um aluno que queira ser classificado como residente tem que ter morado na Florida por um ano ANTES da matricula e nao ter tido quaisquer lacos com outros estados americanos durante esses 12 meses. (Isso para os cidadoes americanos)

    A maiorida das pessoas que veem para ca com visto de estudante sempre terao que pagar “out-of-state” tuition. E residentes permanentes ou estrangeiros que podem ficar aqui por tempo indefinido (cubanos, refugiados e etc) tem que ter morado na FL pelo menos por 5 anos com um parente adulto que tenha residencia do estado (12 meses de residencia).

    Aqui os documentos que sao pedidos para provar residencia sao : registro de voto na FL, conta de banco na FL, registro de veiculo na FL, carteira de motorista ou identidade da FL, papel que motre que se e dono de casa na FL, certificado militar e etc.

    Enfim ha mais requerimentos e isencoes nesse caso. Mas como ja disse antes, esses sao requerimentos para universidades da Florida. Cada estado tem os seus e as escolas geralmente informarao sobre os requerimentos para residencia no site delas. E so procurar. Se voce quiser ter uma ideia de requerimentos em outros estados de uma olhada no link abaixo:

    Guia Para Classificacao de Residencia

    Nao sei qual seu caso exatamente, pois nao sei se voce e residente permanente ou nao, veio com visto de estudante ou etc. Para saber qual sua situacao voce tem que ir no site da universidade que voce escolher e ver o que ela pede, se voce ainda tiver duvidas voce tem que entrar em contato com a administracao de admissoes e saber o que voce pode fazer no seu caso.

  3. Lu, como diram os beatles, HELP!!

    Pode parecer uma duvida simples, mas só em setembro abre-se turmas novas nas faculdades, ou em outros meses tambem?

    Temo que por pouco eu nao consiga o dinheiro ate agosto, e ter que esperar ate set de 2014 para abrir vagas seria muito tempo.

    obrigado!!

  4. Olá, tudo bom?

    Fiquei um pouco curioso em relação à residência permanente no Texas. Digamos que se eu estudar (e morar legalmente com visto de estudante) no Texas durante 12 meses, posso fazer a requisição para residência permanente?
    Residência permanente seria equivalente ou a mesma coisa que o Green Card?
    Ou preciso fazer o pedido de residência permanente (qual provavelmente será negado) e somente assim poderei fazer o pedido de residência no Texas?

    Obrigado pela atenção,

  5. Se vc vier estudar por 12 meses no texas, seu visto sera o de estudante e que da permissao de moradia somente pelo tempo que vc esta estudando. Um estrangeiro residente permanente tem o green card mas nao e um cidadao. Se voce nao tem o green card vc sera considerado um estudante estrangeiro e pagara mais de qualquer jeito. As leis de imigracao sao as mesmas para o pais inteiro. Se vc tem o green card vc paga um pouco menos de tuition e dependendo do tempo que vc tem o documento, vc pode ate conseguir financiamento para pagar seu curso. Sucesso.

  6. Boa tarde,

    Eu estava alisando os sites das universidades nos EUA e muitas diziam “non-resident” ou “non-virginian” [na Virginia University] e como você comentou, o preço realmente dobra e em umas até triplica.

    Com esses termos, eles querem dizer que quem for de outro país pagará esse valor? Tipo, se eu sou brasileiro, resido na West Virginia, tudo comprovado, mas só por ser brasileiro pagarei o triplo?

    Muito obg pela atenção!

  7. Olá Eduardo,

    Vai depender de como o estado define “residents” versus “non-residents”. Sei que se você não tiver o green card você vai pagar o mesmo que um “international student”. Agora se você tem o GC, vai depender das leis do seu estado, quanto tempo de residencia eles pedem no mínimo e etc. Geralmente essas informações estão no site da universidade, quando não estão eles linkam para as mesmas. Você também pode entrar em contato com o escritório de admissão dela para se informar mais. Sucesso!

  8. olá eu só de Angola e pretendo fazer a minha faculdade nos EUA podem dar-me algumas informações em termos de universidade????

  9. Lu desculpa mas você errou em uma coisa. Residente dos estado muda de estado para estado, mas no geral é a pessoa que mora no estado por pelo menos 12 meses. Na maioria dos Estados eles não diferem você por seu status no país, apenas se tem 12 meses pelo menos ou não.
    Inclusive alguns Estados com Califórnia, Texas, Colorado e outros o estudante pode pedir ajuda financeira do estado, pagar como IN STATE e outros.

  10. Olá Vagner,

    Alguns links:

    “Who is a California resident?
    If you are an adult student (at least 18 years old), you can establish residence for tuition purposes in California if:

      You are a U.S. citizen
      You are a permanent resident or other immigrant, or
      You are a nonimmigrant who is not precluded from establishing a domicile in the United States. Nonimmigrants who are not precluded from establishing domicile in the U.S. include those who hold valid visas of the following types: A, E, G, H1, H4, I, K, L, O1, O3, R, or V
      You have been conferred lawful presence in the U.S. through Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) and hold an approved I-821D.
      To establish residence for tuition purposes, you must satisfy 3 conditions:
      Physical presence
      Intent to become a California resident
      Financial independence”

    fonte

    Colorado:
    “Q. Are non-U.S. citizens capable of establishing “in-state” classification?
    A. Generally, time in Colorado during which a person has student immigration status, such as F1 or J1, cannot be included in the one-year period. Unemancipated minors with student immigration status may qualify through their parents so long as the parents do not have student visas.

    Q. Can I establish “in-state” status while a student?
    A. Yes, but the mere fact that you are a student, part-time or full-time, is not alone sufficient evidence to consider you an “in-state” student. You must still demonstrate your physical presence and intent before you can be considered “in-state.”

    fonte:

    A do Texas é muito grande para colocar tudo aqui, te passo o link: Residency requirements.

    Mas resumindo, o status imigratório do estudante influencia sim se ele/a será considerado In-State ou Out-of-State (dependendo do tipo de visto que ele tem mas aqui assumimos que ele tem um dos de estudante (M, J, F, B) e fora algumas diferenças, como por exemplo o Texas somente ser casado com um residente dá os “direitos de residência” enquanto na Califórnia isso não ser a regra, é sim semelhante mas cada estado tem seus pormenores e isso deve ser pesquisado com antecedência.

  11. ola,nas academias militares,so frequentam os americanos natos? ou tambem os residentes? e se nao fores americano nato podes voltar para o teu país depois de formado? agradecia…

  12. Marcelo, residentes nos EUA são imigrantes que possuem o green card, é possível que eles possam sim estudar nessas academias. Atualmente para entrar nas forças armadas o estrangeiro já tem que ter o GC, ele consegue assim a cidadania mais rápido do que outros residentes no país mas o documento é exigido. Há décadas atrás ouvia-se muitas histórias de pessoas sem o GC que conseguiam se alistar e o documento pelo fato de ter se alistado. As coisas hoje estão diferentes.

  13. Olá eu gostaria de saber se vcs não conhecem nenhuma faculdade nos EUA boa que cobrem 20.000 por ano? e tipo 10.000 por semestre, algo aproximado a isso!

  14. Boa noite Lu, sou Angolana e sempre foi o meu sonho ir estudar e viver nos Estados Unidos, mais tenho medo. Podes ajudar a me informar melhor quanto a educação neste país?

  15. Boa noite tambem é o meu sonho morar nos EUA e fazer lincenciatura quais sao os requisitos pra tal Sou Angolano

  16. Sinceramente não sei Florindo. Você vai ter que checar os requisitos com a universidade americana de seu interesse, na seção de estudantes internacionais. Sucesso!

  17. Olá! Fiquei com uma dúvida em relação à University of North Carolina Chapel Hill…. Você disse no post que o custo com a universidade seria de aproximadamente 2 mil dólares por semestre. Fui atrás do site e lá dizia que o gasto com o ano letivo seria de 28 mil dólares… Onde tu conseguiu essa informação? Ou será que eu que entendi errado? Segue o link onde eu li essa informação.
    Obrigada!

  18. Olá Luísa. O valor listado era para somente a tuition por 6 meses (há mais gastos envolvidos no estudo nos EUA) no ano de 2010 e para alunos residentes do estado da Carolina do Norte. Alunos estrangeiros não são considerados residentes a não ser que tenha o green card e tenham morado no tal estado por X meses de acordo com as regras ditadas pela escola para poder considerá-los como residentes. A fonte é o WalletPop e a revista Forbes. Coloquei o link para o artigo mas ele não redireciona para o artigo provavelmente pois deve ter tirado ele do ar. Enfim, Se você quer ter uma ideia de quanto seria para você estudar lá sendo estudante internacional nos anos de 2017 e 2018 este documento mostra quanto. Ou seja o valor para alunos estrangeiros é de $ 53,702 dólares por 1 ano acadêmico. Mas para ter certeza mesmo é melhor entrar em contato direto com eles e perguntar. Agora, obrigada por notar o valor, vou autualizar o texto. Sucesso!

  19. Olá Lu eu gostaria de saber as universidades mais baratas de ciências da computação, e saber também se estes valores são com moradia e alimentação também obrigado

Faça parte da conversa: