Cultura Americana, Curiosidades

Etiqueta Em Restaurantes Americanos

Já comentei anteriormente que muitos americanos trabalham como garçons no início de suas carreiras e muitos deles entendem como esse ramo funciona e o que não se deve fazer quando em um restaurante para aproveitar o máximo da experiência que o local tem a oferecer. Seguem abaixo dicas dadas diretamente por esses profissionais e ex-profissionais da área:

 

Sentar-se sem a ajuda da hostess ou host:

Jamais chege em um restaurante americano, procure uma mesa e se sente por conta própria. Para isso que existe o host ou a hostess, às vezes eles não estarão onde eles devem estar,ou seja , saudando os clientes na porta, porém isso não quer dizer que você pode se servir (a não ser que haja sinais indicando o contrário, algo mais raro de acontecer).

Você deve esperar o tanto que for necessário para conseguir sua mesa (outra opção é procurar um restaurante com menos tempo de espera, caso você não tenha paciência para esperar).

Então se você quer garantir seu lugar é melhor chegar por lá cedo, lá pelas 7 ou 8 da noite, não mais tarde que isso. Se houver dúvidas sobre o horário que eles fecham é aconselhavel ligar para o restaurante antes de chegar lá.

 

Reclamar do serviço da casa nas costas do garçom:

Jamais reclame nas costas do garçom/garçonete, isso é muita falta de educação. Se você tem uma reclamação, seja educado e explique diretamente ao graçom o porquê da sua insatisfação. Garanto que o servente fará de tudo e mais um pouco para que a situação melhore para você.

 

Pedir para “ver” pratos que serão levados a outras mesas:

Jamais pergunte para o servente da sua mesa para “ver” que prato ele/a está levando para outra mesa. Você pode até perguntar mas não tocar ou cheirar o prato. Quer saber? Nem pergunte! 😀

 

Pedir demais:

Restaurantes por aqui estão sempre super lotados, então não peça para seu garçom trazer ou trocar dez coisas para você.

 

No seu aniversário:

Não force o garçom a cantar “parabéns para você” se for seu aniversário. Muitos restaurantes não obrigam seus funcionários a fazê-lo.

 

Chegar lá no restaurante encima da hora:

Não vá a restaurantes um minuto antes deles fecharem. Restaurantes por aqui não são como os do Brasil, onde se pode chegar tarde e ficar enrolando até altas horas. Restaurantes  realmente fecham quando dizem que vão fechar, então não reclame se você chegar meia hora antes, ter que esperar vinte minutos para se sentar e não consiga comer a sobremesa.

 

Controle as crianças:

Se você levar crianças a restaurantes, controle elas. Restaurantes americanos sempre oferecem menu para os pequenos e cadeiras especiais para segurar os pentelhos, assim como também copos especiais para eles. Porém cuidar do seu filho é tarefa sua.

 

Ao chamar a atenção do garçom:

Jamais estale seus dedos para chamar o garçon. Isso é considerado uma completa falta de educação.

 

Essas são algumas dicas de etiqueta dadas por profissionais e ex-profissionais que já  trabalharam em restaurantes. Agora  não há desculpas para pagar mico em restaurantes americanos.

E vocês? Já pagaram algum mico em restaurantes daqui e gostariam de compartilhar suas experiências? Deixe seu comentario abaixo ou criar um topico no forum do blog.

2 comentários sobre “Etiqueta Em Restaurantes Americanos

  1. olha interessante esse seu post ai heim :), o interessante disso tudo eh que faz pouco tempo que disponho de tv a cabo aqui em casa e era fanatico por soccer” mas começei a acompanhar football, basquete e beisebol tbm e nem to mais ai para o futebol, eu aconselho a voce que ta cansado do 0 a 0 do futebol e reserve uma meia hora para entender o football, tenho certeza que voce vai gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *