Cultura Americana, Curiosidades

Americanos E Futebol (Soccer)

Estádio futebol americano
Para aqueles que nao sabem, nos EUA futebol nao o mesmo que football… Eles chamam  futebol de soccer. Futebol por aqui nao é o esporte favorito da nacao ja que americanos dividem sua atencao entre outros tipos de esportes, tais quais football, basquete, baseball, hockey, tenis, nascar (sim, eles chamam “aquilo”de esporte) , hipismo e muitos outros.

Porem essa “rejeicao” do futebol dentro dos EUA é algo estranho se levarmos em consideracao a quantidade de pais americanos que levam seus filhos pequenos para jogar futebol e obviamente assistem esses jogos.

Outra contradicao é o fato dos EUA ser um pais de imigrantes, muitos deles recentes, e seria logico que o futebol tambem fosse apreciado por aqui, ja que todo o mundo (exceto os EUA) ama esse esporte.

Mas por que americanos nao sao tao ligados assim em futebol? Ha varias explicacoes para essa fobia que eles tem do nosso futebol. Entre elas podemos citar:

  • Americanos acham que futebol é uma perda de tempo pois a contagem de pontos é muito simplista (se voce ja assitiu e tentou entender uma partida de football americano voce vai entender o porque disso). Para se ter uma ideia: o livro com as regras da FIFA tem 140 paginas enquanto o da liga americana de football (NFL) tem 295 paginas. Ou seja, americanos gostam de jogos complicados;
  • Americanos nao acham interessante observar 20 jogadores correndo atras de uma bola para cima e para baixo (eles dizem que o football deles  tem mais acao, muito mais pancada e machucados…Eles gostam de jogos brutais mesmo (na opinião deles um jogo de hockey sem brigas ou sangue não tem graça) embora eles critiquem os hooligans :D);
  • Americanos nao tem concentracao continua o suficiente para acompanhar um jogo de 90 minutos que somente tem um intervalo (se voce ja assistiu um jogo de basquete, football americano ou hoquei voce entendera o porque);
  • Americanos gostam de jogos onde jogadores podem sempre brilhar sozinhos. E ca entre nos, isso nao ocorre em partidas de futebol, nao interessa se o time tem o melhor jogador do mundo, se eles nao trabalharem juntos eles podem perder a partida. O mesmo nao ocorre no football americano, onde somente o quarterback do time pode leva-los a vitoria, mesmo que seu time nao esteja em completa harmonia naquele dia;
  • A quantidade de times de futebol nos EUA é pequena comparada com a quantidade de times no Brasil e americanos gostam de competicao. A quantidade de times de football por aqui aumenta a competicao e interesse dos americanos por esse esporte;
  • Americanos gostam de ver esportes onde os jogadores sao parecidos com a maioria da populacao. Voce ja assitiu um jogo da NFL? Voce ja viu o tamanho daqueles jogadores? Agora imagine-os correndo o tanto que um jogador de futebol corre numa partida? Impossivel. Se os jogadores da NFL nao conseguiriam correr atras da bola em uma partida de futebol, quanto mais a populacao americana jogando todo fim de semana antes do churrasquinho 😀
  • Acima de tudo americanos gostam de football porque foram eles quem inventaram esse jogo complexo. É mais uma vez o ego americano em acao.

No entanto essa historia esta mudando, afinal de contas os americanos foram um dos paises que mais enviaram torcedores para Africa Do Sul para torcer na Copa. Estima-se que 130 mil americanos ja passaram por la. Parece que as coisas estao mudando realmente.

E voces gostam de football americano ou outro esporte favorito nos EUA? Voces acompanham o campeonato de futebol brasileiro daqui? Deixe seu comentario abaixo.

Crédito Imagem:
By Thalan (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

Gostou Desse Post? Compartilhe Com Seus Amigos!

26 comentários sobre “Americanos E Futebol (Soccer)

  1. O fator que eles mais citam é o fato de ter poucos gols por partida, não é a complexidade que incomoda, mas a falta de gols.
    De qq forma, o futebol está cada vez mais no gosto deles, ainda vai ser bem popular

  2. Eu praticamente parei de acompanhar o soccer depois que conheci o Football, é muito melhor, um jogo com calma, tática, que apenas dois jogadores podem decidir o quarterback e o wide receiver, também sou fã de Beisbol e de Basquete, sempre acompanho a NFL, NBA, MLB, sou torcedor de todos os times de Boston, Celtics, Red Sox e Patriots…

  3. ooooi! finalmente cheguei aqui nos EUA. To amando tudo, realmente eh outro mundo, bem diferente do Brasil.
    Vi o post sobre futebol e meeeu Deus, aqui na minha casa, a unica super empolgada com copa sou eu, hehe. minha host family nem lembra q ta passando, nao assistem os jogos, nao torcem pelos EUA e a minha host mom, no dia do jogo do Brasil e Coreia, me perguntou se o Brasil era o de vermelho. hahaha. comico.
    Ate a transmissao eh diferente.. La no Brasil, vc ta acostumado a ouvir o GOOOOOOOOOOOOOL qndo eh gol, aqui, se vc n ficar atento na tv, vc n sabe quem fez gol, nem se alguem fez gol.
    Aquela comemoracao brasileira ta fazendo falta! hehe
    beeeijos

  4. Sempre ouvi dizer que os Americanos consideram o soccer um jogo de crianças e de meninas…

  5. Parabéns. Foi uma das mais simples, diretas e honestas definições sobre futebol na cultura americana que vi. De qualquer forma, football continua sendo um termo corrente para o esporte mais popular do mundo, não importa o que os ianques queiram impor ou não como termo corrente. Abraço.

  6. @ Sergio

    Obrigada pelo comentario, Sergio. Na verdade os americanos nao se interessam em impor nada em relacao a esportes, pode acreditar. Eles estao mais preocupados com os esportes que eles consideram interessantes. E sim o futebol e o esporte mais popular do mundo e eu conheco muitos americanos que “deram uma chance” para jogos da copa e realmente gostaram do esporte 😀 Ja e um comeco.

    Abracos,
    Lu

  7. E é por causa da sua quarta explicação que o futebol é o esporte mais popular do mundo!
    um jogador raramente desequilibra sozinho!
    e é o esporte onde o mais fraco pode vencer o mais forte.

  8. @Lu

    Isso é verdade tenho primas americanas e me falaram que depois de verem a copa gostaram muito do esporte!
    apesar de mim achar a copa de 2010 um fracasso.

  9. imagine a situação contrária:
    você deixaria de assistir um jogo do brasileirãocomo fluminense x palmeiras ou cruzeiro x grêmio para assistir um “jogo esquisito” como o baseball?
    nunca.
    o mesmo vale para o americanos que nunca deixará de assistir sua nfl para ver soccer.

  10. Com a globalização,os interesses vão se igualando brasileiro gostando do futball “deles” e vice e versa.Vllww!!!

  11. O engraçado é que os britânicos vivem esculhambando os americanos por estes chamarem esse esporte brutal que raramente se coloca o pé na bola de “football”… Não conseguem engulir essa apropriação indébita do “nobre esporte bretão”. Sem contar que o futebol americano é claramente imitação do Rugby (que sinceramente, acho melhor)

  12. Gosto de futebol um pouquinho mas prefiro Basquete porque futebol é meio chato parado com poucos gols aqueles toquinhos pa la e pa ca no jogo que da vontade de dormi e o pior Zero a Zero Basquete é mas agitado tem sexta o tempo todo, football é um pouquinho legal sim mas há muitas regras o mesmo baseball hoquei é legal. mas um dia assisti uma partida de soccer dos eua e achei bem legal pois o campo era pequeno e a bola ficava mais no ataque.

  13. Desculpa. Mas, futebol americano não é essa coisa de gente se batendo sem sentido. Lembre-se que a NFL existem apenas 32 times. Os campeonatos brasileiro A, B e C contam com cerca de 60. Isso sem falar dos pequenos de estaduais.

    Se o Quarterback de um time pode brilhar sozinho, qual o motivo do Dolphins não ganharem nenhum Super Bowl com Dan Marino – talvez o melhor QB que o time já teve, ou até o Buffalo Bills? E o Greatest Show in the Turf do St. Louis Rams era uma equipe de verdade, tinha ótimos recebedores, corredores e passadores.

    Vocês estão enganados, o football é muito mais que um ou dois jogadores, são onze. A diferença é que cada time tem seu diferencial. Assim como o Brasil tem o Neymar e em 2010 o Robinho.

    Tanto que são 11 no ataque e outros 11 pra defesa. Todos tem sua importância.

    E sobre o fato de não correrem, haha. Procura aí Desean Jackson TD return vs Giants, se aquele não correu, pelo amor de deus. E muitos americanos não tem a shape do D-Jax.

    Esse post foi muito ofensivo a cultura de futebol-americano em qualquer lugar do mundo. Visto que junto do Rugby é o esporte que mais cresce no Brasil.

  14. O futebol americano foi criado a partir de inovações e melhoramento de técnicas do Rugby e do futebol. Chama-se football pois a maior pontuação do jogo era feita com o pé. Logo a finalidade era levar o pé a bola, o football. Mas como todo esporte que se preze ele evoluiu e a maior pontuação é feita por passe, corrida, interceptação, fumble e por aí vai. Legal é um cara que curte Rugby falar que futebol americano é brutal, hahahaha. Eles não se batem sem motivos, só dar-se o tempo de buscar um tempo as regras que você vai mudar sua ideia, e lógico, assistir uma partida.

  15. Olá 3kahard,

    Não precisa se desculpar, essa é sua opinião mas acho que dizer que o post foi “muito ofensivo” é exagero da sua parte 😀 Quanto a bateção, há posições num time de futebol que praticamente só fazem isso, essa é a função da defesa: tirar ou interceptar a “bola” do quarterback a qualquer preço. Evitar ao máximo que o quarterback faça pontos. E sim, ele ainda é a estrela e capitão do time embora haja outros jogadores que contribuam, o que quis dizer no texto é que o rei da cocada será sempre o quarterback. Um time com um quarterback ruim sofre as consequências de tal pois essa posição é extremamente importante.

    E muitos americanos gostam de futebol americano tanto quanto de hockey justamente pela “bateção”. Já ouvi muitos deles dizerem que futebol não em graça por que não há muito “going on” num jogo de futebol (soccer).

    DeSean Jackson é um wide receiver e correr faz parte da função dele dentro de um time. Todo time tem seus jogadores mais rápidos. Você notou a diferença de tamanho entre os jogadores, a função dos maiores e mais gordinhos não é ser rápido e sim defesa (linebackers). Não são todas posições que correm ao contrário dos jogadores de futebol (soccer).

  16. Então isso desconcerta tudo o que você falou. É lógico que tem bateção, o jogo é movido por tackles. E você não vai parar alguém correndo sem empurrar, derruba-lo.

    Não nego que o quarterback seja a peça importante, mas não é tudo. Um time não é nada se só tiver um quarterback. Esses gordos que se batem a frente dele, são tão importantes quanto o próprio, eles tem a árdua função de segurar caras mais pesados e mais objetivos da defesa, que muita das vezes são maiores que eles (pouca coisa), isso tudo só pra proteger o QB.

    O esporte é muito mais inteligência e estrategia que bateção, tacklear é uma consequência. Até a maneira que vai se tacklear tem que ser pensada, que se é falha, la-se foi o jogador a marcar um touchdown.

    Esses linebackers são tão atléticos quanto parecem, muitos tem duas ou três funções numa mesma jogada, exemplo de linebacker rápido James Harrison (PIT). Os gordos da linha defensiva são tão rápidos quanto parecem também, JJ Watt (HOU). Na linha ofensiva, os gordos do ataque, em certas jogadas correm a frente de WRs e RBs para abrirem espaços. Ou seja, todos correm. Até Kickers e Punters.

    O goleiro no futebol raramente corre.

    O esporte é bateção, tem briga, mas não é só isso, quer dizer, não é isso.

  17. Nunca fui muito fã do football deles mas também nunca parei para assistir. Dos esportes deles só gosto do basquete, esse sim eu amo de paixão… Lakers até morrer kkkkk além de simpatizar com os Celtics na conferência leste. E em relação aos intervalos realmente, são três intervalos, sendo o do meio, entre o segundo e o terceiro período bem longo.

  18. ”Eles dizem que o football deles tem mais ação,n sei como eles gostam dessa porcaria de esporte pq se vc ja parou pra assistir a NFL n passa de um jogo inteiro onde um jogador esta com a bola na mão e um bando de outros aparecem e pulam em cima dele e é assim ate acabar tudo pois na minha opnião esse esporte é uma *****

  19. gosto muito mais de esportes americanos pois tem mais inteligencia o futebol ou soccer eu acho bem sem graça to mundo correndo o tempo todo tentando marcar um gol parece esporte de burro, fora que jogadores da nfl são os mais completos um jogador da nfl ganho uma medalha de atletismo no pan-americano

  20. claro que o futebol(soccer) numa vai ter espaço com tamanha competividade nfl,nba,mlb, so otario que diz que soccer sera popular por la

Faça parte da conversa: