Para Estudantes

O Que é Preciso Para Cursar O Ensino Superior Nos EUA?

Muitos brasileiros tem duvidas sobre o que é necessario para se estudar nos EUA.  Para saber disso é preciso conhecer primeiramente o sistema educacional superior americano. Depois de entendida a diferenca entre os tipos de  instituicoes de ensino disponiveis por todo territorio americano, podemos passar para as perguntas feitas mais frequentemente por estudantes estrangeiros que desejam cursar o ensino superior nos EUA:

Que coisas voce deve saber antes de escolher tal universidade americana?

  • Custo: toda instituicao de ensino superior americana cobra pelas aulas e materiais, ate mesmo as publicas. É importante ver o quanto se ira gastar aqui com taxas escolares (tuition), materiais (books and supplies), seguro de saude e etc (insurance) e gastos de moradia, comida e etc (living expenses). A maioria das universidades possuem informacoes relacionadas a gastos e quem pode se beneficiar com ajudas financeiras em seus websites, caso aquela que te interessa nao o tenha, voce deve contata-la por email e/ou telefone.
  • Lembre-se de procurar pelos precos para  “estudantes internacionais”, pois os precos variam dependendo da sua nacionalidade e ainda se voce mora no estado onde a universidade se localiza ou nao. Alem disso escolas tambem pedem para que o aluno prove que tem dinheiro suficiente para se manter nos EUA ate o termino de seu curso.

Que Coisas que voce deve providenciar antes de enviar seu pacote (seus documentos) para a escola americana?

  • Documentos: boletins de todas escolas que se tenha estudado ate agora, algumas faculdades somente pedem do ensino medio enquanto outras pedem o historico escolar completo do aluno. Caso o inividuo pretenda fazer um MBA ou doutorado, deve-se fornecer as notas da instituicao superior na qual ele estudava no Brasil.
  • Testes: a lista aqui tambem varia de faculdade para faculdade. Alguns dos testes mais pedidos para estudantes estrangeiros sao:
  1. Testes de proficiencia em ingles: TOEFL, EPT, MELAB e etc.
  2. Testes de aptidao escolar: SAT e ACT ou outros testes menos conhecidos de formato parecido que a escola pode usar. Ha certas instituicoes que exigem ambos testes (SAT e ACT) ja outras pedem um ou outro e é provavel que se possa fazer o SAT ainda no Brasil.
  • Cada escola tem uma nota minima que é aceita dependendo to tipo de teste feito pelo aluno. No caso de universidades prestigiadas, alunos que obtem notas  menores que o limite aceito nesses testes geralmente nao conseguem ser admitidos.
  • Cartas de recomendacao: Ha ainda aquelas universidades (especialmente as mais conhecidas) que exigem cartas de recomendacoes, particularmente se o aluno deseja fazer pos-graduacao. Essas cartas devem ser escritas por ex-professores do aluno, que de preferencia tenham trabalhado com ele durante os dois ultimos anos de colegial ou faculdade no Brasil e que saibam quais as qualidades do aluno em questao.

Quando devo enviar minha papelada?

  • Tempo: antes de mais nada é necessario saber das datas nas quais as universidades recebem os pedidos de admissao, ou seja, toda a documentacao que voce deve enviar ( a lista varia de escola para escola). É importante lembrar aqui que deve-se procurar pelas datas para estudantes internacionais, pois elas costumam ser diferentes dependendo da nacionalidade do individuo e sempre enviar seu pacote com antecedencia.

As dicas dadas acima sao generalizadas. É necessario saber em qual escola o individuo deseja se matricular e entrar em contato com a mesma para saber quais requerimentos ela pede e tirar quaisquer outras duvidas que se tenha. E outra coisa importante é ler… Ler TODOS os procedimentos descritos no website da instituicao para seu caso, somente assim voce pode ficar tranquilo que esta seguindo todas as regras deles e suas chances de ser aceito/a aumentam. Informacoes sobre esse processso ainda podem ser disponiveis nas embaixadas dos EUA no Brasil.

Enfim…Depois de ter feito tudo isso é so aguardar a resposta da universidade de sua escolha. Lembrando que admissao nao é como no Brasil, onde é so passar no vestibular e garantir a vaga. Aqui eles checam seus documentos escolares, sua “carteira”, seus cursos extracurriculares e etc. Nesse caso, se seu sonho é estudar por aqui, prepare-se desde ja.

8 comentários sobre “O Que é Preciso Para Cursar O Ensino Superior Nos EUA?

  1. Oláa,

    estou planejando fazer um doutorado nos EUA em 2012. Já estou estudando para o TOEFL e tudo mais…..
    Mas tenho uma duvida, vamos ver se vc pode me ajudar: vou fazer o doutorado com ajuda financeira do BR, provavelmente eles vao depositar o $ em uma conta de banco americana(em dolares), terei que pagar algum imposto por isso?
    Outra duvida: tenho uma filha q vai estudar enquanto eu estiver no doutorado, como faço para achar uma escola, tem alguma dica?
    Muito obrigada
    renata

  2. Oi Renata,

    Toda transferencia internacional de banco para banco possui suas taxas, as quais variam dependendo do banco. Para poder transferir dinheiro de um banco brasileiro para um banco americano, ambos precisam ser internacionais. Valores acima de 10 mil dolares tem que ser declarados ao governo americano. Se a transferencia fpr de pessoa fisica para pessoa fisica, por exemplo, um familiar seu enviando o dinheiro, Western Union e a melhor opcao ja que ela tem menos burocracia. Ja se o dinheiro for depositado diretamente na conta da escola na qual voce estudara, voce tem que contata-los para saber quais os parametros deles para tal transacao.

    Em relacao a sua filha: depende da idade dela. Especifique qual a idade e serie dela que poderei te responder melhor.

  3. Estou cursando o colegial aqui no brasil, e gostaria muito de fazer uma faculdade nos estados unidos. Mas no estou procurando nenhuma bolsa. Pois acredito que meu histórico escolar no bom o suficiente. Como eu faço os testes que vc listou acima? Da pra faz-los no brasil?

  4. Felipe,

    O TOEFL pode ser feito do Brasil sim. Você pode até ver os locais de provas no site do ETS- College Board (que é responsável pelo TOEFL e SAT, entre outros testes). Então visite o site deles e se informe mais sobre os detalhes. Agora em relação aos testes administrados por community colleges e outras universidades (os quais podem ou não ser exigidos) não tenho certeza se é possível fazê-los no Brasil, você terá que se informar com a universidade/faculdade de sua escolha.

  5. O que seriam cursos extracurriculares? E quais são as opções de cursos aqui no Brasil?

  6. Olá,
    Estou cursando o primeiro ano do ensino médio no CEFET e já estou me preparando para o TOEFL (fazendo cursinho de inglês). Fiz uns simulados pela internet e alguns eu tirei até 100%… Eu queria saber se o CEFET dá uma boa base pra algumas das melhores faculdades de lá (como a Brown ou Dartmouth… To encantada com elas!) e para o SAT ou outros testes… To lendo tudo o que posso nos sites dessas faculdades, mas estou com receio de que algo esteja passando despercebido.
    Obrigada,
    Laura.

  7. Laura,

    As aulas e testes do CEFET são administradas em inglês 100% do tempo? Se a resposta for positiva é possível que ajude. Caso a resposta for negativa, pode ser que ajude mas parcialmente (no quesito da grade curricular ser semelhante e/ou prover a instrução que você precisa para ser aceita nessas faculdades americanas).

    Como o SAT e outros testes são administrados em inglês, a não ser que você tenha aulas em inglês ou esteja praticando testes semelhantes a eles em inglês, fica difícil saber como você se sairá.

    Recomendo que você leia esse post do blog, as dicas dele te ajudarão a saber o que você precisa para se sair bem nos testes:

    Dicas para passar em qualquer teste de inglês

    Recomendo também que você faça uma pesquisa no blog sobre o TOEFL, já que há vários posts sobre esse teste.

    Boa sorte!

  8. Lu

    Parabens pela iniciativa do seu sit estou aprendendo muito sobre a educação nos EUA lendo aqui, sou um mero carpinteiro porém meu filho pretende fazer ciências da computação nos EUA e saber das coisas por aqui esta sendo muito bom, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *