Curiosidades

O Que Saber Sobre Restaurantes Americanos

Ha certos segredos que o pessoal que trabalha em restaurantes e o donos desses lugares jamais te contariam. Afinal de contas, para que te contar que voce esta pagando mais do que devia por certo prato ou que a comida que dissemos ter sido preparada de certa maneira nao e exatamente o que eles dizem? Como somos todos consumidores e sempre buscamos os melhores restaurantes e de preferencia com um menu que tenha um preco justo, segue abaixo alguns dos segredos que garconetes e garcons nao contam para ninguem, pelo menos enquanto eles estiverem trabalhando em restaurantes 😀

Menus especiais ou do dia:

Levar sua mae para jantar no dia das maes? Que tal sair para jantar no dia dos namorados? Nao é uma boa ideia, pois os restaurantes estarao lotados, os serventes soterrados de pedidos e os menus chamados de “specials” nesse dia sao muito mais caros que em dias regulares.

Se voce prefere pratos feitos com ingredientes frescos, é bom ficar longe das “sopas do dia” pois elas geralmente contem itens que estao para ser jogados fora.

Jamais peca pratos com peixe ao domingo ou segunda-feira. A maioria dos restaurantes recebe frutos-do-mar duas vezes por semana, entao voce esta livre para pedir peixe de terca a sexta-feira.

Sobre o que você está rcomendo de verdade:

Criancas adoram pizza!: Se voce acha que junk food ou fast food é ruim para adultos, imagine para criancas. De acordo com uma funcionaria de uma rede de pizzarias, eles adicionam mais acucar a massa das pizzas quando elas sao destinadas a criancas. Dessa forma a crianca gostara ainda mais da refeicao (foi comprovado cientificamente que criancas preferem o sabor doce a qualquer outro) e pedira para seus pais a levarem novamente naquela pizzaria. Espertinhos, nao?

Decafeinado ou nao, eis a questao: Nao peca cafe com cafeina ou decafeinado depois das 8 da noite, pois independentemente do que voce pedir, o cafe sera decafeinado. Isso ocorre por que os serventes nao estao mais com vontade de fazer dois tipos de cafe, sendo assim eles usam somente uma garrafa e servem o mesmo tipo de cafe para aqueles clientes que pediram tipos diferentes de cafe.

Saladas: ja comentei em posts anteriores que saladas aqui vao alem do tomate e alface. Americanos basicamente nao conseguem comer salada sem molhos 😀 Por essa razao restaurantes oferecem varias opcoes de molhos para saladas (os quais sao extremamente caloricos), porem eles mentem sobre os molhos serem “feitos em casa”. Na verdade eles compram o molho em grandes quantidades e adicionam diferente tipos de queijo ao prato para dar a impressao de “feito em casa”.

Cafe da manha: seus ovos mexidos sao feitos com po de ovo e nao com ovos.

Repense se voce realmente precisa do limao: jamais peca bebidas com limao, pois funcionarios das cozinhas raramente os lavam. Infelizmente acho que o mesmo deve valer para a caipirinha daqui…é melhor faze-la em casa mesmo 😀

Lidando com os garçons/garçonetes e gorjetas:

Se voce se torna um cliente assiduo de um restaurante, todos adorarao te servir. Ate mesmo o chef pode vir a dar amostras de vinhos/bebidas para voce e seus acompanhantes. Os restaurantes dao mais atencao a cliente que aparecem na segunda-feira, terca-feira e quarta-feira.

Ja se voce quer irritar um servente de restaurante, peca cha quente. Eles nao gostam de servi-lo pois da muito trabalho faze-lo.

Seja sempre educado com os garcons e garconetes…nao, nao, nao…eles nao vao fazer coisas nojentas na sua comida, porem eles podem pegar seu cartao de credito e nao passa-lo, voltar para sua mesa e dizer que o cartao “nao funcionou” ou que foi “rejeitado”. Dessa maneira eles te embaracam na frente dos seus amigos, namorados, familia e etc.

Nao seja muxiba para com os garcons. Se ainda ja nao bastasse ganhar o salario minino dos mininos, que é uma vergonha, e ter que depender de gorjetas, os serventes tem que dividir suas gorjetas com os demais funcionarios do restaurante. Ou seja, mesmo se voce nao foi com a cara do servente ou ele/a nao fez um bom servico, de pelo menos os 15%, 20% do valor da conta em gorjeta. Pois voce nao afeta somente o garcon mas tambem todos demais empregados do local. Isso tambem vale para quando voce usar cupons: sempre deixe a gorjeta sob o valor total da conta e nao sob a conta com o desconto. Seu garcon agracece.

A culpa da demora para servirem seu prato nao é do garcon e sim da cozinha, entao nao seja mal educado.

Dietas e calorias:

Para aqueles que estao na dieta de contar calorias: o pessoal que trabalha em redes de fast food jamais te falara quantas calorias ha em qualquer item, eles sao obrigados a responder que toda informacao nutricional esta disponivel no website do restaurante.

Para aqueles que naos gostam de leite “gordo”: ter trocentos tipos de leite nao é uma coisa pratica para restaurantes, entao nao perca seu tempo pedindo por “leite desnatado” ou “2% fat” e etc.

Para aqueles que sao vegetarianos: o uso de caldo de carne no menu seria provavelmente considerado uma ofensa, afinal de contas eles sao vegetarianos. Porem o vegetariano nao ficara fulo da vida caso nao venha a descobrir que o caldo usado em sua refeicao foi o de carne mesmo…essa é uma das mentiras que serventes em restaurante contam.

E voces, sabem de outras dicas para proteger seu estomago, sua carteira ou ambos? Se voce souber, deixe seu comentario.

Referencias: Reader'sDigest 

Quer saber mais? Leia os ebooks da Lu!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

6 comentários sobre “O Que Saber Sobre Restaurantes Americanos

  1. Eles acham que é mais fácil manter um grande “batch” (grandes quantidades) de chá gelado do que quente. E não há o costume aqui de beber chá quente, americanos preferem café, quente ou gelado.

  2. Eu já trabalhei em restaurante caro, em restaurante pequeno e tbm em restaurante de comida caseira, isso aqui no Brasil, e sempre em todos os lugares que trabalhei, sempre tiveram muito cuidado com frutas e hortaliças, o limão então nem me fale, maior chatice pra que fiquem impecáveis, e teve lugar que eu trabalhei que tive que além de lavar e secar com paninho limpo ainda tive que passar álcool no limão pois eram fatiados pra colocar em bebidas e tinham que ser esterilizados, realmente eu nunca achei chato fazer isso, acho que VC deve tratar o cliente como gostaria de ser tratado. Ah lembrando que sempre que se lava o limão no restaurante os mesmos são secos com pano, pois podem estragar se ficarem molhados. Então se VC entrar em uma cozinha e ver os limões secos não vá achando que não foram lavados

  3. Bem Débora, os relatos do texto são baseados na experiências e dicas de pessoas que, como você, trabalham em restaurantes. É possível que a experiência coletiva deles difere da sua.

  4. Eu trabalho de. como garçom auns 11 anos e gostaria de trabalhar nos EUA

Faça parte da conversa: