Cultura Americana

O Censo Americano E Os “Hispânos”

Milhões de dólares foram gastos em propagandas divulgando a necessidade da participação da população residente dos EUA no census 2010.

E assim como no censo brasileiro, há perguntas a respeito da raça dos participantes. No entanto esse ano, uma nova versão do formulário foi elaborada com o propósito de descrever a nova face “racial” americana de maneira mais acurada possível.

Desde a década de 70, o censo americano possui uma seçãao somente para americanos de origem espanhola/hispâna. Isso embora o próprio governo diga que essa pergunta foi feita somente para aqueles de ascendência latina que “queiram se identificar como tal” e que ela não é de forma alguma considerada como racial (segundo eles essa pergunta é necessária pois ajuda o pais a controlar as leis trabalhistas americanas de forma mais eficaz.)

No censo desse ano, a mesma pergunta está presente no modelo a ser preenchido. A pegadinha porém é que as opções dadas pelo censo são tantas que confundiram muitos daqueles que poderiam ser considerados como hispânos e houve muita reclamação por parte dessa comunidade sobre esse assunto.

Simplesmente a situação se repete pois o governo não entende o fato de que “hispânicos” e ate “hispâno-americanos” (ou seja, aqueles filhos de latinos nascidos nos EUA) são tão miscigenados que é dificil (em certos casos) escolher entre as opções “branco” e “preto”.

Além do mais o termo hispâno não deveria estar presente numa questão de raça, ainda mais quando o próprio formulario diz tal coisa (você pode ver essa pergunta no vídeo abaixo) muito menos opções tais quais, “argentino”, “colombiano” ou “dominicano”. Qual sera a proxima? Daqui a pouco “brasileiro” vai ser uma pergunta da seção  racial também!

Veja as inúmeras possibilidades de definição dos termos “latino” e “Hispâno”, a definição americana e a pergunta do formulário do censo americano:

Se não souber inglês veja como colocar legendas no vídeo abaixo em português aqui.

Essa noção de que latinos pertencem a uma raça diferente só serve ao propósito de alienar ainda mais essa parte da população. Resumindo, se for para colocar uma parte do formulário somente com opções para “latinos”, porque tambem não colocar opções para “mediterrâneos”, “escandinavos” ou ainda ” eslavos”, por exemplo?

Muitos afirmam que as perguntas sobre raça devem ser respondidas subjetivamente, ou seja, voce escolhe a opção com a qual mais se identifica. Porém se o censo possui uma finalidade objetiva e quantitativa, qual o argumento usado pelo governo  para  defender que os participante respondam a essas perguntas de forma subjetiva?

A questão de raças é muito mais delicada e profunda que simples denominações. Nós, brasileiros, somos exemplos disso e o mesmo ocorre com o restante da América.

E talvez responder a esses questionários objetivamente seria possível se a pergunta feita fosse ” De acordo com seu fenóipo (cor da pele) você é…?”

Ebooks sobre a vida nos EUA

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

 

3 comentários sobre “O Censo Americano E Os “Hispânos”

  1. Mila,

    Onde voce viu/ouviu algo sobre a Globo instruir brasileiros a responderem o censo americano como nao sendo latinos? Brasileiros nao sao latinos quando essa palavra e igual a hispano, ou seja, brasileiros NAO sao hispanos. A questao dos brasileiros serem considerados latinos/hispanos e um pouco confusa. Se considerarmos que o Brasil se localiza na America Latina, dai somos latinos. Mas se considerarmos a etnia brasileria, nao somos latinos ou hispanos. Afinal de contas, se o fossemos falariamos espanhol e nao portugues. Agora se eles referem-se aqueles paises onde a lingua oficial deriva do latim, dai sim somos latinos novamente assim como os franceses, italianos , espanhois , colombianos e ate os canadenses de Quebec entre outros. A nao ser que seus avos ou demais ancestrais sao espanhois ou argentinos ou peruanos dai sim, voce seria hispana, caso contrario voce e mais dos muitos mesticos do Brasil.

    Brasileiro tem que parar com essa mania de achar que a cultura hispana e igual a brasileira. Temos coisas em comum? Sim porem nossa lingua e diferente, a comida e diferente e assim por diante. Nossa cultura nao e chamada de brasileira a toa.

  2. Interessante,mas oficialmente nos E.U.A os brasileiros são considerados brasileiros americanos,latinos por conta da lingua ,hispano-brasileiro só no caso de descendencia e mesmo assim é confuso porque a pessoa pode só falar a lingua portuguesa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *