Para imigrantes

Governadora Do Arizona Assina Lei De Imigração 1070

o estado do arizona é bom para imigrantes?
by drcuervo via flickr

A governadora do Arizona, Jan Brewer, assinou sábado, dia 24, a lei estadual de imigracao 1070. Brewer que é republicana tentará em breve se reeleger como governadora e muitos dizem que isso a impulsionou ainda mais a assinar a nova legislação.

Muitos analistas políticos, advogados, lideres hispânicos e até mesmo o presidente Barack Obama consideraram essa lei como anticonstitucional. Na sexta-feira de manhã Obama deu um discurso ao lado da  secretária do departamento de segurança de fronteiras, Janet Napolitano, que é  a ex-governadora do Arizona.

Ele comentou que a lei 1070 ameaça as noções de justiça das quais cidadãos americanos têm orgulho. Porem ele tambem culpou o governo federal por nao criar leis em ambito nacional que lidem com a situacao imigratoria e que por causa disso o numero de estados que criem legislacao  tal qual a do Arizona pode aumentar.

Alem de anticostitucional a lei assinada por Brewer foi considerada por muitos como discriminatoria pois ela dara permissao a policiais para que eles chequem qualquer individuo que pareca “suspeito” de ser um imigrante ilegal, o que leva ao topico de discriminacao racial.

Os imigrantes deverao carregar documentação que comprove seu status imigratório a todo momento. Pessoas que cometerem qualquer tipo de crimes poderao tambem ter seus documentos checados. Oficiais ainda poderao prender suspeitos sem a necessidade de mandatos de prisao.

Ademas a lei diz que é considerado um “misdemeanor” ,ou em português uma contravenção, o ato de recrutar pessoas na rua/ ou nao para fazer qualquer tipo de trabalho (isso é comum nos EUA, onde imigrantes ilegais esperam na rua para serem recrutados para trabalhar em construcao e etc). Individuos que aplicam para empregos sabendo de sua situacao ilegal tambem terao cometido um misdemeanor. Em geral pode-se dizer que pessoas no estado do Arizona que contratem, transportem ou escondam imigrantes ilegais serao punidos.

Aqueles que apoiam a lei argumentam que ela foi criada para preencher o vácuo criado pela falta de leis provindas do governo federal a respeito do assunto, que a mesma não é de forma alguma discriminatoria e ainda que 70% da populacao que vota no Arizona esta a favor de leis mais vigorosas contra a imigracao ilegal.

Abaixo link com video com um debate da rede CNN  que mostra os dois lados da moeda:

Debate Lei 1070 na CNN \”Protecting or Profiling\” – em ingles

De qualquer maneira as implicacoes dessa lei afetarao tanto aqueles que estao nos EUA ilegalmente quanto aqueles imigrantes  que estiverem legais assim como tambem aqueles que sao cidadaos americanos descendentes de latinos e (provavelmente) de ibericos tambem.

Quer saber sobre os EUA? Leia os ebooks da Lu!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.